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- Ambientes com narrativas imersivas através da técnicas OC2-RD2 no ensino de programação de computadores no ensino superior a distância: perceções dos estudantes sobre os nomes das personagensPublication . Castelhano, Maria; Araújo, Tânia; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cravino, JoséEste estudo desenvolveu-se numa Unidade Curricular da Licenciatura em Engenharia Informática, no contexto de ensino superior português a distância, com alunos maiores de 23 anos, na qual se adotou a abordagem pedagógica e-SimProgramming. Esta abordagem situada em ambiente empresarial simulado recorre a narrativas imersivas desenvolvidas através da técnica OC2-RD2, contemplando o argumento, as personagens e os espaços. Os nomes das personagens têm significados que remetem para arquétipos. Para operacionalizar esta técnica adaptaram-se os nomes dados às personagens ao contexto cultural de Portugal, origem da maioria dos alunos, já que os originais tinham sido concebidos para o contexto cultural do Brasil. Adotou-se uma metodologia de investigação quantitativa e qualitativa, numa perspetiva de estudo de tendência, baseada na análise de respostas a um questionário online. O objetivo visa compreender as perceções dos estudantes sobre os nomes das personagens, em relação à sua adequabilidade na abordagem aos arquétipos da técnica OC2-RD2 no ambiente de simulação. O questionário é composto por questões relativas à perceção dos estudantes quanto ao nome de cada personagem, e caso considerassem o nome desadequado poderiam sugerir alternativas. Realizou-se a análise de dados quantitativa e qualitativa, sendo que em 99 alunos inscritos, 40 responderam ao questionário (40%). Os resultados demonstram que os nomes selecionados para as personagens foram aceites pela maioria dos estudantes (valores iguais ou superiores a 70%). Quanto às sugestões de nomes alternativos, surgiram três grupos distintos: 1- personalidades da área do desenvolvimento de software (e.g. Lovelace, remetendo para Ada Lovelace) e referências técnicas (e.g. Python, uma linguagem de programação); 2- nomes próprios portugueses (e.g. Manuel, Íris); 3- expressões figurativas (e.g. Quasenada, MaisouMenos). Conclui-se que a adaptação dos nomes originais das personagens para o contexto cultural de Portugal foi considerada adequada pelos estudantes, podendo contribuir para a aprendizagem situada com imersão em simulação de ambiente empresarial. Em trabalhos futuros recomenda-se a análise da interpretação dos nomes sugeridos pelos alunos às personagens, para aferir se correspondem aos arquétipos originais ou se induziram alguma alteração, para melhor compreensão da perceção das narrativas face ao contexto cultural e às várias áreas de conhecimentos.
- O impacto do processo de transformação digital na arquitetura empresarial e na estratégia da organização: uma revisão da literaturaPublication . Bonfim, Vitor Queiroz; São Mamede, HenriqueAs grandes organizações vêm ajustando e direcionando constantemente suas atividades de maneira a atender as novas demandas de negócio exigidas pelo mercado. Essa transformação organizacional e dos negócios, vem de encontro com outros obstáculos como: a falta de planeamento, estratégia, mudança cultural e etc. Os modelos de negócio das organizações vêm sofrendo constantes evoluções, dando espaço para as inovações tecnológicas. As estratégicas de negócios tornam-se um grande desafio, exigindo cada vez uma melhor comunicação entre os níveis hierárquicos das organizações que costumam tomar as decisões e dar o direcionamento estratégico. Consequentemente, buscando um alinhamento entre a estratégia de TI e a estratégia de Negócio para dar andamento aos processos de otimizações, digitalizações e transformações estruturais necessárias. Diante do cenário apresentado, a Arquitetura Empresarial (EA) como um conjunto de modelos e definições que podem descrever a estrutura de uma empresa, seus subsistemas e as relações entre eles, que incluem as relações com o ambiente externo, terminologia para empregar e princípios orientadores para design e evolução futura [28]. Neste sentido, a ideia deste artigo é mostrar o resultado da pesquisa relacionado a comunicação e sensibilização da Administração da organização para a problemática, determinar os pontos onde a Transformação Digital tem um impacto para a Arquitetura Empresarial e validar as iniciativas de Transformação Digital no contexto da Arquitetura Empresarial.