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Centro de Estudos Globais | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books

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  • Competências empreendedoras numa e para uma Europa global
    Publication . Castanheira, Carlos Augusto
    O conceito de empreendedor e empreendedorismo tem vindo a ser cada vez mais abrangente e transversal a áreas mais vastas da sociedade contemporânea. Educar para empreender tem sido o processo encontrado para dotar o cidadão de competências capazes de superar os desafios criados pelas sociedades onde se inserem. A Educação para o Empreendedorismo é um dos principais objetivos estratégicos da União Europeia de forma a dar à sua população e, em especial, aos jovens uma mentalidade empreendedora capaz de gerar valor, bem como dar-lhes competências e moldar-lhes atitudes fundamentais para um empreendedorismo de sucesso, uma cidadania ativa, inclusão social e empregabilidade. A nossa grande motivação emerge da estreita relação do empreendedorismo com a globalização. Pretendemos contribuir para uma maior compreensão da interligação e multidisciplinaridade destas duas dimensões. É a educação no ensino superior que mais evidencia e promove a globalização. Contribui para isso a mobilidade académica, sendo o programa de mobilidade Erasmus+ o exemplo mais expressivo dos programas de mobilidade mundiais.
  • O Marquês de Pombal como personagem de ficção: primeiras anotações e aproximações hermenêuticas
    Publication . Oliveira, Luiz Eduardo; Franco, José Eduardo
    A figura, o percurso de vida, a relevância e os impactos da política de Pombal têm inspirado, esparsamente ao longo dos três séculos da sua posteridade, significativa criação literária e dramatúrgica onde surge como personagem, ora principal ora secundária, nos cenários sociais, políticos e familiares do seu Século das Luzes. Embora a maior incidência da produção romanesca pombalina ocorra em Portugal, não são despiciendos os exemplos da produção ficcional brasileira, surpreendendo pelas suas publicações mais recentes e suas abordagens singulares à figura do Marquês de Pombal.
  • Do saber à ciência
    Publication . Vila Maior, Dionísio
    Reflexão sobre a Educação para o século XXI.
  • Perceções sobre o 3º ciclo de avaliação externa das escolas: o olhar dos atores escolares
    Publication . Correia, Ana Paula; Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia; Henriques, Susana
    Apresentam-se os resultados de um estudo que dá a conhecer as representações de diretores, coordenadores e educadores / professores de dois agrupamentos de escolas e de uma escola com contrato de associação, na área territorial do sul, sobre os mecanismos de mudança decorrentes da implementação do 3º ciclo do Programa de Avaliação Externa das Escolas (AEE).
  • Mudança pedagógica e apoio institucional ao ensino: um estudo no contexto português
    Publication . Vieira, Flávia; Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Silva, José Luís Coelho da; Almeida, Maria Judite; Gonçalves, Susana
    O presente estudo, de natureza exploratória, visou produziu conhecimento acerca de estruturas existentes no ensino superior público português, com finalidade de as caracterizar e discutir o seu papel na reconfiguração das culturas pedagógicas.
  • Seminário de investigação em e-Learning: caminhos de projetos
    Publication . Vieira, Cristina Pereira; Sousa, Lúcio
    A UC Seminário de Investigação é parte do Mestrado em Relações Interculturais (MRI), lecionado na Universidade Aberta desde ano letivo1993/94. Inicialmente presencial, o mestrado passou, no ano letivo 2010/2011, a ser lecionado através de plataforma de eLearning da Universidade Aberta. Esta alteração coincidiu com a passagem para o regime de Bolonha. A UC, integrada no modelo pedagógico do 2º ciclo da Universidade Aberta, adota um regime de avaliação contínua. Seguindo as orientações do modelo pedagógico do 2º ciclo, todas as UC são realizadas de modo colaborativo pelo(s) docente(s) e pelos estudantes. A classificação final tem em conta as seguintes dimensões: (i) participação nas discussões realizadas em fóruns; (ii) e-Portfólio (ou realização de trabalhos individuais) que reflete a aprendizagem pessoal e (iii) a realização de um trabalho final, que no caso especifico da UC Seminário de Investigação é a apresentação de um pré-projeto de investigação. No entanto, os trabalhos finais têm como objetivo último permitir aos estudantes uma revisão conceptual, relacionado com os conteúdos pedagógicos de aprendizagem, e permitir mostrar a sua capacidade crítica e reflexiva sobre as diferentes temáticas estudadas – ainda que no caso especifico desta UC tudo esteja direcionado para o debate crítico aplicado a um projeto concreto de. pesquisa. Por forma a partilhar a experiência e a refletir sobre esta no contexto académico do eLearning, propomo-nos apresentar o processo construído a partir dos diferentes momentos por nós percebidos como estruturantes para a compreensão do percurso da UC
  • Estruturas de apoio à reconfiguração das culturas pedagógicas no ensino superior
    Publication . Vieira, Flávia S.; Silva, José Luís Coelho da; Almeida, Maria Judite; Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Gonçalves, Susana
  • Diagnóstico intra-organizacional: a sexualidade no quotidiano da pessoa idosa institucionalizada
    Publication . Ribeiro, Ana; Vieira, Cristina Pereira
    A velhice é uma construção social, como tal o seu entendimento tem variado ao longo do tempo, em cada momento histórico e no mesmo espaço de tempo, nas diferentes realidades sociais e culturais (Vieira, 2012). A velhice deve ser compreendida na sua totalidade e nas suas múltiplas dimensões, ou seja, ela é uma etapa do curso da vida na qual ocorrem modificações de ordem biopsicossocial, que afetam as relações do indivíduo com o seu contexto social (Queiroz, 2010). Para compreender a realidade e o significado da velhice é indispensável pensar qual o lugar que lhe é atribuído e qual a imagem que se tem dos que lá permanecem, em diferentes períodos, lugares e cultura (Beauvoir, 1970). Hoje, o aumento do número de idosos implica necessariamente pensar qual o papel que estes ocupam na sociedade e de que forma esta poderá dar respostas que permitam um “envelhecimento bem-sucedido”...