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Centro de Estudos Globais | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 38
  • 1887: o arejamento estético e cultural
    Publication . Rosa Maria Sequeira
    No âmbito da história global da literatura portuguesa, o ano de 1887 ficou marcado pela publicação do Livro de Cesário Verde que se destacava da poesia coeva da chamada Escola Nova e manifestava uma visão moderna, cosmopolita e aberta a elementos culturais estrangeiros que procuravam integrar as várias artes. A influência francesa predomina mas adquire um caráter singular ligado às circunstâncias nacionais.
  • Compras publicas sustentáveis no judiciário brasileiro
    Publication . Silva, Vera Lícia de Arimatéia; Jacquinet, Marc; Macedo, Luis Otavio Bau
    Desde os primeiros documentos e artigos sobre a sustentabilidade até a implementação de técnicas e metodologias para incorporar compras públicas sustentáveis como uma política pública promotora do desenvolvimento sustentável, houve uma evolução significativa. Essa trajetória também está se desenrolando dentro do Poder Judiciário Brasileiro. Este artigo explora as compras públicas sustentáveis como uma política para o desenvolvimento sustentável no contexto do Poder Judiciário Brasileiro. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e normativa sobre sustentabilidade e compras públicas no Poder Judiciário Brasileiro. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental, com análise de documentos oficiais, leis, regulamentos e outros tipos de documentos normativos. Com isso, o presente resumo busca saber qual é o panorama das compras públicas sustentáveis no Sistema de Justiça no Brasil e qual a influência dos normativos internos na institucionalização das práticas sustentáveis. O artigo oferece um panorama geral sobre as compras públicas sustentáveis no Judiciário, a importância dessas práticas e seu desenvolvimento em alguns tribunais do Brasil. Além disso, traz as normativas que inicialmente definiram e impulsionaram essa evolução das compras públicas sustentáveis no país. Verifica-se, finalmente, que o Judiciário Brasileiro avançou à medida que as normativas específicas e nacionais foram publicadas, ainda que muitos órgãos estudados tenham iniciados a sua trajetória na implementação das políticas de sustentabilidade antes mesmo desses normativos serem publicados.
  • Competências empreendedoras numa e para uma Europa global
    Publication . Castanheira, Carlos Augusto
    O conceito de empreendedor e empreendedorismo tem vindo a ser cada vez mais abrangente e transversal a áreas mais vastas da sociedade contemporânea. Educar para empreender tem sido o processo encontrado para dotar o cidadão de competências capazes de superar os desafios criados pelas sociedades onde se inserem. A Educação para o Empreendedorismo é um dos principais objetivos estratégicos da União Europeia de forma a dar à sua população e, em especial, aos jovens uma mentalidade empreendedora capaz de gerar valor, bem como dar-lhes competências e moldar-lhes atitudes fundamentais para um empreendedorismo de sucesso, uma cidadania ativa, inclusão social e empregabilidade. A nossa grande motivação emerge da estreita relação do empreendedorismo com a globalização. Pretendemos contribuir para uma maior compreensão da interligação e multidisciplinaridade destas duas dimensões. É a educação no ensino superior que mais evidencia e promove a globalização. Contribui para isso a mobilidade académica, sendo o programa de mobilidade Erasmus+ o exemplo mais expressivo dos programas de mobilidade mundiais.
  • O Marquês de Pombal como personagem de ficção: primeiras anotações e aproximações hermenêuticas
    Publication . Oliveira, Luiz Eduardo; Franco, José Eduardo
    A figura, o percurso de vida, a relevância e os impactos da política de Pombal têm inspirado, esparsamente ao longo dos três séculos da sua posteridade, significativa criação literária e dramatúrgica onde surge como personagem, ora principal ora secundária, nos cenários sociais, políticos e familiares do seu Século das Luzes. Embora a maior incidência da produção romanesca pombalina ocorra em Portugal, não são despiciendos os exemplos da produção ficcional brasileira, surpreendendo pelas suas publicações mais recentes e suas abordagens singulares à figura do Marquês de Pombal.
  • Do saber à ciência
    Publication . Vila Maior, Dionísio
    Reflexão sobre a Educação para o século XXI.
  • Perceções sobre o 3º ciclo de avaliação externa das escolas: o olhar dos atores escolares
    Publication . Correia, Ana Paula; Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia; Henriques, Susana
    Apresentam-se os resultados de um estudo que dá a conhecer as representações de diretores, coordenadores e educadores / professores de dois agrupamentos de escolas e de uma escola com contrato de associação, na área territorial do sul, sobre os mecanismos de mudança decorrentes da implementação do 3º ciclo do Programa de Avaliação Externa das Escolas (AEE).
  • Mudança pedagógica e apoio institucional ao ensino: um estudo no contexto português
    Publication . Vieira, Flávia; Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Silva, José Luís Coelho da; Almeida, Maria Judite; Gonçalves, Susana
    O presente estudo, de natureza exploratória, visou produziu conhecimento acerca de estruturas existentes no ensino superior público português, com finalidade de as caracterizar e discutir o seu papel na reconfiguração das culturas pedagógicas.
  • Seminário de investigação em e-Learning: caminhos de projetos
    Publication . Vieira, Cristina Pereira; Sousa, Lúcio
    A UC Seminário de Investigação é parte do Mestrado em Relações Interculturais (MRI), lecionado na Universidade Aberta desde ano letivo1993/94. Inicialmente presencial, o mestrado passou, no ano letivo 2010/2011, a ser lecionado através de plataforma de eLearning da Universidade Aberta. Esta alteração coincidiu com a passagem para o regime de Bolonha. A UC, integrada no modelo pedagógico do 2º ciclo da Universidade Aberta, adota um regime de avaliação contínua. Seguindo as orientações do modelo pedagógico do 2º ciclo, todas as UC são realizadas de modo colaborativo pelo(s) docente(s) e pelos estudantes. A classificação final tem em conta as seguintes dimensões: (i) participação nas discussões realizadas em fóruns; (ii) e-Portfólio (ou realização de trabalhos individuais) que reflete a aprendizagem pessoal e (iii) a realização de um trabalho final, que no caso especifico da UC Seminário de Investigação é a apresentação de um pré-projeto de investigação. No entanto, os trabalhos finais têm como objetivo último permitir aos estudantes uma revisão conceptual, relacionado com os conteúdos pedagógicos de aprendizagem, e permitir mostrar a sua capacidade crítica e reflexiva sobre as diferentes temáticas estudadas – ainda que no caso especifico desta UC tudo esteja direcionado para o debate crítico aplicado a um projeto concreto de. pesquisa. Por forma a partilhar a experiência e a refletir sobre esta no contexto académico do eLearning, propomo-nos apresentar o processo construído a partir dos diferentes momentos por nós percebidos como estruturantes para a compreensão do percurso da UC