Centro de Estudos Globais | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
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- A sexualidade ao longo da vidaPublication . Vieira, Cristina PereiraNeste capitulo propomos compreender que a sexualidade existe durante toda a vida do ser humano: desde nascimento à sua morte. O importante é não a esgotarmos no modelo de sexualidade/genitalidade. Compreender que todo o Corpo é sexuado, dá e partilha prazer e afetividade.
- Diagnóstico intra-organizacional: a sexualidade no quotidiano da pessoa idosa institucionalizadaPublication . Ribeiro, Ana; Vieira, Cristina PereiraA velhice é uma construção social, como tal o seu entendimento tem variado ao longo do tempo, em cada momento histórico e no mesmo espaço de tempo, nas diferentes realidades sociais e culturais (Vieira, 2012). A velhice deve ser compreendida na sua totalidade e nas suas múltiplas dimensões, ou seja, ela é uma etapa do curso da vida na qual ocorrem modificações de ordem biopsicossocial, que afetam as relações do indivíduo com o seu contexto social (Queiroz, 2010). Para compreender a realidade e o significado da velhice é indispensável pensar qual o lugar que lhe é atribuído e qual a imagem que se tem dos que lá permanecem, em diferentes períodos, lugares e cultura (Beauvoir, 1970). Hoje, o aumento do número de idosos implica necessariamente pensar qual o papel que estes ocupam na sociedade e de que forma esta poderá dar respostas que permitam um “envelhecimento bem-sucedido”...
- Um Manual de Maus Costumes: José Saramago e o AntibiblismoPublication . Pinto, PorfírioO artigo apresentado estuda o tema do antibiblismo numa figura portuguesa contemporânea, Prémio Nobel da Literatura: José Saramago. Embora ele se mostre hostil em relação à Bíblia, considerada “manual de maus costumes”, o escritor português pensa sobretudo na instituição que a interpreta – a religião, ou a Igreja Católica – , e no modo como o faz, mormente através das chamadas leituras ‘simbólicas’. Por isso é possível aproximar também o escritor português ao antigo exegeta Marcião de Sinope ou aos deístas do século xviii.
- Sexualidade e género: educar para um social pluralPublication . Vieira, Cristina PereiraPensar a sexualidade e género como uma construção social . São expostos um conjunto de argumentos sumários sobre a necessidade de pensar e educar no sentido plural e como esta poderá ser uma ferramenta de combate a diferentes formas de discriminação e de violências que persistem na moderna sociedade de forma mais ou menos dissimulada.
- Diagnosticar o género: desenvolvimento social a partir de princípios de igualdade e não-discriminação em função do sexo e da orientação sexualPublication . Vieira, Cristina PereiraA partir do entendimento de que o conceito de Diagnóstico Social implica fotografar, ou analisar com precisão e objetividade, o social, dirigimos especificamente a nossa atenção para uso desta ferramenta nas questões da igualdade de género e da não-discriminação em função do sexo e da orientação sexual - com a consciência das implicações diretas na promoção do desenvolvimento da sociedade.
- Seminário de investigação em e-Learning: caminhos de projetosPublication . Vieira, Cristina Pereira; Sousa, LúcioA UC Seminário de Investigação é parte do Mestrado em Relações Interculturais (MRI), lecionado na Universidade Aberta desde ano letivo1993/94. Inicialmente presencial, o mestrado passou, no ano letivo 2010/2011, a ser lecionado através de plataforma de eLearning da Universidade Aberta. Esta alteração coincidiu com a passagem para o regime de Bolonha. A UC, integrada no modelo pedagógico do 2º ciclo da Universidade Aberta, adota um regime de avaliação contínua. Seguindo as orientações do modelo pedagógico do 2º ciclo, todas as UC são realizadas de modo colaborativo pelo(s) docente(s) e pelos estudantes. A classificação final tem em conta as seguintes dimensões: (i) participação nas discussões realizadas em fóruns; (ii) e-Portfólio (ou realização de trabalhos individuais) que reflete a aprendizagem pessoal e (iii) a realização de um trabalho final, que no caso especifico da UC Seminário de Investigação é a apresentação de um pré-projeto de investigação. No entanto, os trabalhos finais têm como objetivo último permitir aos estudantes uma revisão conceptual, relacionado com os conteúdos pedagógicos de aprendizagem, e permitir mostrar a sua capacidade crítica e reflexiva sobre as diferentes temáticas estudadas – ainda que no caso especifico desta UC tudo esteja direcionado para o debate crítico aplicado a um projeto concreto de. pesquisa. Por forma a partilhar a experiência e a refletir sobre esta no contexto académico do eLearning, propomo-nos apresentar o processo construído a partir dos diferentes momentos por nós percebidos como estruturantes para a compreensão do percurso da UC
- Participação de jovens na prevenção da violência de género: o caso do Projeto Igualdade do Agrupamento de Escolas Lima de FreitasPublication . Costa, Dália; Vieira, Cristina Pereira; Neves, SofiaO Projeto Igualdade, desenvolvido no Agrupamento de Escolas Lima de Freitas desde 2015, é, de acordo com o modelo de classificação da participação de crianças e jovens de Hart (1992), revelador do nível de participação mais profundo de jovens de ambos os sexos na promoção de igualdade de género e prevenção de violência no namoro, incluindo violência nas relações homoafetivas. A narrativa do Projeto apresentada neste capítulo revela a agência dos jovens e das jovens dando origem a um projeto para o qual convidam docentes, direção da Escola e outros agentes na comunidade, fora do espaço escolar, para que se envolvam no processo de tomada de decisões, com planeamento e realização de ações mobilizadoras da mudança de toda a comunidade (um Concelho na área metropolitana de Lisboa). O Projeto representa uma forma de aprofundar a cidadania através das Escolas e em contexto educativo podendo ser fonte de inspiração para outros projetos, noutros contextos.
- Escrita e Outro em Maurice Blanchot: disrupções na obra, na identidade e no pensamento (filosófico)Publication . Carvalho, HelenaSendo uma questão primacial do pensamento filosófico – de tal forma que, como nos adverte Maurice Blanchot, resistiu sempre nos limites do seu questionamento e dos seus sistemas, mesmo quando estes pretenderam desvalorizá-la, ultrapassá-la ou subsumi-la – a questão radical do Outro, pensado como (in)condição e limite de todo o pensamento e discurso, surge como uma das maiores tarefas e exigências da filosofia contemporânea. Assomando, na sua radicalidade, em pensadores como Kierkegaard e Nietzsche, tal questão permeará igualmente o estruturalismo, o existencialismo, a hermenêutica e, muito especialmente, o pensamento da “diferença” representado por filósofos como Levinas, Deleuze e Derrida. Maurice Blanchot (1907-2003) surge, neste contexto, tal como reconhecem os últimos filósofos que referimos, como um autor incontornável pelo papel crucial que teve na emergência e radicalização da questão do Outro, questão central na sua conceção da literatura.
- O antiluteranismo em PortugalPublication . Marques, João FranciscoA grande divisão religiosa ocorrida na Europa cristã no dealbar da Modernidade cavou uma fratura e um movimento imenso e multifacetado que toma a designação generalista de protestantismo. Contudo, o protagonista que mais se destacou como autor bem-sucedido e mais se evidenciou de entre muitas tentativas de afrontamento, protesto e crítica em relação a alguns aspetos da vida e da doutrina da Igreja foi Martinho Lutero. A cisão operada por Lutero e o pletórico movimento denominado “Reforma protestante”, que envolveu diversos outros protagonistas, suscitou um movimento contrário chamado “Contrarreforma” ou, mais hodiernamente, “Reforma católica”, dado que a vontade e o apelo em favor da renovação da Igreja foram assumidos por muitas figuras que procuraram reformá-la por dentro sem optar pela separação. Ao lado do espírito de reforma que gerou movimento dentro e fora da Igreja com os líderes reformistas, que, apoiados politicamente, optaram pela confronto e pela separação, gerou-se uma verdadeira corrente de combate de ambos os lados que criou uma cultura negativa, quer alimentando uma imensa história das ideias anticatólicas, de um lado, quer das antiprotestantes, do outro. Em Portugal, conhece-se uma importante herança cultural documentada desta cultura de combate.
- Da anglofobia à anglofilia: as letras inglesas e a intelectualidade luso-brasileira (1750-1873)Publication . Oliveira, Luiz EduardoPortugal manteve relações de dependência econômica formal com a Inglaterra desde a época do Tratado de Methuen, de 1703, pelo qual, em troca de proteção marítima contra os inimigos europeus – França e Espanha – os ingleses obtiveram liberdade de comércio sem salvo-conduto nem licença em Portugal e em todos os seus domínios, liberdade de religião e de culto, privilégio de créditos, jurisdição especial, isenção e embargo de navios e bens para uso de guerra, entre outras regalias. Mesmo nos discursos político-económicos prépombalinos, isto é, nos estudos produzidos pelos intelectuais estrangeirados do reinado de D. João V, como Alexandre de Gusmão (1695-1753), D. Luís da Cunha (1662-1749) e Sebastião José de Carvalho e Melo (1699-1782), podemos perceber o carácter destrutivo que é atribuído à aliança inglesa, que havia sujeitado a nação portuguesa à humilhação de ter que depender da Inglaterra até mesmo para os cereais necessários à sua subsistência.