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- How COVID-19 pandemic affected fisheries (catch volume and price): a case study in EuropePublication . Seixas, Sónia; Verdelhos, Tiago; Veríssimo, HelenaPortugal, with the highest per capita fish consumption and expenditure in the European Union, provides an excellent case study for examining the effects of COVID-19 containment measures on fishing activity. The present study focused exclusively on data obtained from mainland Portugal, covering the years 2015–2021. The analysis included different time periods: namely, pre-lockdown, during lockdown, and post-lockdown. The primary objective was to investigate and gain insights into the potential effects of lockdown measures on the quantity (catch volume) and price ($/Kg) of different fish species groups. During the lockdown, professional fishermen experienced lower quantities, compared to the average of previous years (2015–2019), in some months (March, April and May), of tuna (− 44%: from 85 ton to 47 ton), small pelagic fish (− 41.8%: from 4510 ton to 2627 ton), crustaceans (− 31.9%: from 94 ton to 64 ton), and bivalves (− 33.5%: from 412 ton to 274) being landed. Although prices fluctuated, only crustaceans showed a significant decrease in value (− 34.8%: from 14.85$/Kg to 9.68 $/Kg). Groundfish, flatfish, cephalopods, and other marine fish groups did not experience any significant impacts on landing quantities. Although there was some recovery in catch volume and market prices in the post- closure period, indicating a certain level of resilience in the sector, the socio-economic context indirectly exacerbated the profitability challenges faced by the fishing industry due to COVID-19. Given the potential for future socio-economic crises, policymakers (e.g., country government) and stakeholders (e.g., Fishers’ associations, HORECA) should prepare comprehensive and easily implementable measures to strengthen the sector and minimize potential disruptions.
- Immersive learning environments: theory and research instrumentsPublication . Morgado, Leonel; Beck, Dennis
- Competências empreendedoras numa e para uma Europa globalPublication . Castanheira, Carlos AugustoO conceito de empreendedor e empreendedorismo tem vindo a ser cada vez mais abrangente e transversal a áreas mais vastas da sociedade contemporânea. Educar para empreender tem sido o processo encontrado para dotar o cidadão de competências capazes de superar os desafios criados pelas sociedades onde se inserem. A Educação para o Empreendedorismo é um dos principais objetivos estratégicos da União Europeia de forma a dar à sua população e, em especial, aos jovens uma mentalidade empreendedora capaz de gerar valor, bem como dar-lhes competências e moldar-lhes atitudes fundamentais para um empreendedorismo de sucesso, uma cidadania ativa, inclusão social e empregabilidade. A nossa grande motivação emerge da estreita relação do empreendedorismo com a globalização. Pretendemos contribuir para uma maior compreensão da interligação e multidisciplinaridade destas duas dimensões. É a educação no ensino superior que mais evidencia e promove a globalização. Contribui para isso a mobilidade académica, sendo o programa de mobilidade Erasmus+ o exemplo mais expressivo dos programas de mobilidade mundiais.
- Uma visita ao Museu das Emoções: explorar e desenvolver a literacia emocionalPublication . Almeida, Ana Patrícia; Pacheco, Patrícia; Oliveira, Paulo; Martins, AndreiaComunicação realizada no âmbito do Congresso “A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafios”, realizado entre 8-13 de janeiro de 2024, online.
- UNITEL Project e-Course: Evaluation of Quality and EffectivenessPublication . Paz, João; Teixeira, António
- Ferramentas de Avaliação da Maturidade (Digital) de uma OrganizaçãoPublication . Santos, ArnaldoApresentação de um recurso educacional no âmbito das Ferramentas de Avaliação da Maturidade (Digital) de uma Organização. Criado para a Pós-graduação em Transição e Transformação Digital nas Organizações.
- Didactic Knowledge (DK) eLearning: optimising digital strategies for the continuous pedagogical training of trainersPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Nobre, Ana; Chenoll, Antonio; Valente, PaulaAlthough some research on optimising digital strategies is already known in higher education, in the context of vocational training, more specifically in the continuous pedagogical training of trainers, there have been few studies to date in Portugal. There is a call for new digital strategies that enable innovation and change. However, in vocational training, change occurs when the actors want to "change their identity" (Machado & Formosinho, 2009, p.302). It is against this backdrop of a desire to change paradigms that this chapter aims to bring this topic, and its importance, into the discussion. This work is the result of analysing online courses in the continuous pedagogical training of trainers based on criteria that have already been validated in terms of the pedagogical design of learning in an e-learning context. The methodological procedures involve a qualitative, interpretative approach that is applied in a vocational training context.
- O lugar do perfil do aluno no contexto do ensino secundário: leituras da avaliação externa das escolas e dos documentos internosPublication . Álvaro, Maria Helena; Seabra, FilipaEsta investigação teve como objetivo conhecer como se posiciona o 3.º ciclo de Avaliação Externa das Escolas (3.º AEE) perante o Perfil do Aluno (PA), e o seu lugar no Projeto Educativo de Escola e a Área de Cidadania e Desenvolvimento. Tendo como objetivo estudar de que modo refletem os documentos internos de escolas o lugar do Perfil do Aluno no contexto do currículo do ensino secundário, o estudo foi desenvolvido interpretando a relação existente entre os documentos internos das Escolas, o PA e a Área Cidadania e Desenvolvimento. O estudo foi circunscrito a quatro escolas, selecionadas tendo como base os Relatórios da AEE, do ano 2019/2020, pela relevância que têm na regulação do trabalho curricular e no desenvolvimento das Escolas. Partindo do seu quadro de referência e dos quatro domínios em que se estrutura recorremos às apreciações dos respetivos Relatórios como critério para apurar os que contém referências explicitamente positivas ao trabalho que desenvolvem com vista à prossecução do PA, bem como à articulação curricular que estabelecem com a área de Cidadania em coerência com os seus documentos internos, e os que expressam tais referências negativamente. A investigação teve uma natureza qualitativa com base na análise documental e de conteúdo, tendo como fontes os Relatórios do 3.º ciclo da AEE e os documentos internos das Escolas. Do estudo apuramos que os documentos internos analisados carecem de maior explicitação no desenvolvimento e operacionalização de práticas pedagógicas relativos ao PA em articulação com a Cidadania.
- Perceção de acento e redução vocálica na aquisição fonológica em PL2 : implicações para a prática pedagógicaPublication . Tavares, Gabriela Pereira; Susana Correia; Andrea DemeAtualmente, a promoção oficial da língua portuguesa em universidades no estrangeiro abrange cerca de 90 países, através de cátedras académicas, leitorados e acordos de cooperação, e Centros de Língua Portuguesa (Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, 2016a). Na Hungria, o português está presente em nove universidades, duas das quais com um professor nativo de português europeu (PE). Os materiais didáticos para o Português L2 (PL2) utilizados na Hungria incluem livros publicados em Portugal para um público mais vasto de aprendentes e livros criados especificamente para aprendentes húngaros. Os manuais publicados em Portugal incluem uma variedade de material auditivo, mas não se destinam especificamente a falantes nativos de húngaro. O material concebido para os alunos húngaros de PL2 é constituído por dois manuais e um volume de exercícios, mas nenhum deles inclui exercícios auditivos. Uma breve consulta ao material disponível para o ensino do PL2 revela lacunas no que respeita à aquisição fonológica e, especificamente, a exercícios auditivos e de pronúncia. Embora nas últimas décadas a investigação sobre perceção de fala em L2 tenha atraído a atenção de investigadores, e a produção científica nesta área se tenha multiplicado e desenvolvido consideravelmente, os estudos sobre PL2 nas áreas da perceção da fala e aquisição fonológica ainda são escassos, o que condiciona a criação de material didático que reflita conhecimento baseado em evidência. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para diminuir esta lacuna. O tema desta tese foi motivado pela observação em sala de aula de problemas específicos observados em aprendentes húngaros na aquisição da fonologia do PE, nomeadamente com as vogais reduzidas [ɐ] e [ɨ], bem como com o acento de palavra. Relativamente a este último, estudos anteriores demonstraram que os falantes nativos húngaros apresentam insensibilidade a contrastes de acento de palavra, isto é ‘surdez acentual’ (Honbolygó et al., 2017; Peperkamp et al., 2010; Peperkamp & Dupoux, 2002). Quanto às vogais átonas do PE [ɐ] e [ɨ], estas encontram-se ausentes no inventário vocálico húngaro e, até ao momento, não foram publicados estudos sobre a perceção destas vogais por falantes nativos húngaros. No entanto, as dificuldades e o percurso de aprendizagem dos nativos desta língua podem ser facilmente identificados nas produções escritas dos aprendentes, em sala de aula. No caso de [ɐ], os estudantes apresentam o hábito sistemático de transcrever esta vogal reduzida como , que no sistema húngaro representa inequivocamente a categoria /ɛ/. Este problema é observável tanto em níveis de aprendizagem iniciais como em níveis mais avançados, embora menos frequentemente. Já no que diz respeito a [ɨ], embora se observem algumas dificuldades iniciais, os aprendentes parecem aperceber-se rapidamente de que, na fala, esta vogal é frequentemente apagada, ao contrário do que acontece com [ɐ]. Finalmente, vale a pena mencionar que os problemas descritos acima – vogais reduzidas e acento de palavra – estão fortemente interligados, uma vez que, em português, as vogais reduzidas ocorrem principalmente em sílabas átonas. Além disso, a redução das vogais é a principal pista acústica para a perceção de acento para os falantes nativos de PE (Correia et al., 2015; Delgado-Martins, 1986). A relação entre vogais reduzidas e acento de palavra é, portanto, de grande importância na aquisição do PL2. A questão específica que orienta este trabalho é a de compreender como falantes cuja língua não inclui as vogais reduzidas [ɐ] ou [ɨ] e que não distingue contrastes de acento de palavra adquirem estas propriedades do PE. Para além desta questão, pretendemos também investigar qual o método mais eficiente para adquirir estas características. Para averiguar estas questões, foram conduzidos dois estudos. O primeiro estudo consistiu num teste de identificação (forced-choice identification task with goodness-of-fit rating). Neste estudo foram analisados resultados de 78 participantes, que identificaram as nove vogais orais do PE a partir das nove vogais húngaras. Os resultados mostraram que as vogais portuguesas [ɐ] e [ɨ] são identificadas maioritariamente como as categorias húngaras /ɛ/ e /y/, respetivamente. Estes resultados sugerem os seguintes problemas: primeiro, existe um conflito na perceção de [ɐ], uma vez que tanto [ɐ] como [ɛ] são identificados pelos falantes húngaros como /ɛ/. Segundo, os ouvintes húngaros também apresentaram problemas na perceção das vogais [ɛ], [e] e, em menor grau, [i]. Com base nos resultados recolhidos nesta experiência, selecionámos então as vogais portuguesas a treinar por aprendentes húngaros: as vogais-alvo da presente tese, [ɐ] e [ɨ], e as vogais [ɛ], [e] e [i]. O segundo estudo consistiu num treino percetivo, que incluiu três intervenções, conduzidas paralelamente em três grupos de aprendentes húngaros de PL2: uma intervenção focada nas vogais orais do PE acima mencionadas (Grupo Vowels), uma intervenção focada em contraste de acento suprassegmentais (Grupo Stress), e uma intervenção focada nas vogais orais e acento do PE (Grupo Vowels & Stress). Os treinos foram completados por 66 aprendentes húngaros inscritos em cursos de PL2 Nível Iniciação, recrutados em nove universidades da Hungria. Cada intervenção teve a duração de seis semanas, tendo os aprendentes de completar uma sessão por semana. As sessões consistiram em tarefas de discriminação AX e AXB, com cerca de 10 ou 15 minutos cada. Antes e depois do treino, os participantes completaram um pré-teste e um pós-teste. Estes consistiram em tarefas de intruso (oddity tasks), e testaram a discriminação das vogais orais centrais e anteriores do PE, assim como do acento de palavra a nível suprassegmental. Todas as etapas – testes, sessões de treino e questionários – foram conduzidas online. No que diz respeito a alterações na discriminação das vogais, a análise dos resultados mostrou que, no geral, nenhum dos três grupos melhorou significativamente na discriminação das vogais-alvo, nem mesmo os grupos cujas intervenções focaram contrastes vocálicos – Vowels e Vowels & Stress. No entanto, na análise dos resultados de cada contraste observou-se que os três grupos melhoraram na discriminação dos contrastes [ɐ]-[ɛ] e [ɐ]-[ɨ], embora neste último caso a melhoria tenha sido apenas ligeira. Relativamente à discriminação de contrastes de acento de palavra, os grupos cujo treino focou este aspeto – Grupo Stress e Grupo Vowels & Stress – apresentaram uma melhoria significativa na perceção de acento de palavra, comparativamente ao Grupo Vowels. A análise mostrou ainda que o Grupo Stress apresentou melhorias mais visíveis do que o Grupo Vowels & Stress. Os resultados do estudo do treino percetivo permitiram-nos apresentar diferentes conclusões. Primeiro, a trajetória de aquisição de vogais não é homogénea, uma vez que os participantes apresentaram melhorias apenas alguns contrastes vocálicos. Especificamente, os aprendentes húngaros de PL2 apresentaram uma melhoria mais visível no contraste que prevíamos ser o mais problemático: [ɐ]-[ɛ]. Contrariamente, nos contrastes envolvendo as vogais [ɛ], [e] e [i], os participantes revelaram mais dificuldades. Segundo, a melhoria observada na discriminação de contrastes de acento de palavra mostra que a ‘surdez acentual’ pode ser ultrapassada com um treino adequado, e em pouco tempo (6 semanas). Terceiro, um treino que combine vogais e acento de palavra não é mais eficaz do que treinos que foquem estas propriedades separadamente. No entanto, acrescentamos que a análise dos resultados também não apresenta evidência estatística de que um treino que combine vogais e acento de palavra seja menos eficaz. Finalmente, os resultados mostram que aprendentes húngaros de PL2 no nível inicial da aprendizagem da L2 beneficiam de um treino percetivo que foca uma propriedade suprassegmental (acento de palavra), mas não de um treino percetivo que foca uma propriedade segmental (vogais). Este facto sugere que, tal como para a L1, na aquisição da perceção de fala em L2, as propriedades suprassegmentais precedem as segmentais. No entanto, esta conclusão deve de ser interpretada com precaução, uma vez que os resultados podem ser específicos do contexto do estudo realizado. Os estudos apresentados nesta tese apresentam evidência empírica que, esperamos, possa vir a contribuir para uma melhor compreensão do processo de aquisição de fala do PL2. Além disso, com este trabalho, pretende-se também contribuir para o desenvolvimento de material didático a partir de conhecimento cientificamente adquirido.
- Análise do atual planeamento e políticas de português língua estrangeira na China: comparação com o caso do espanhol língua estrangeira e recomendações para planeamento e políticas articuladasPublication . Pires, Luís Tiago Alves; Silva, Mário Filipe daA presente tese centra-se numa análise comparativa das políticas e estratégias estatais de promoção do português e espanhol como línguas estrangeiras na China. Para este efeito, perspetivam-se Portugal e Espanha como ‘exportadores’ destes idiomas, e a China como sua ‘importadora’. Estabelece-se, primeiro, o valor e relevância para a China do português e do espanhol, no contexto do seu estatuto como línguas globais, e das relações diplomáticas e económicas entre os países em apreço. De seguida, caracteriza-se a presença destas línguas no sistema de educação do gigante asiático, enfatizando-se o ensino superior na China Continental. Procura-se desvendar que forças motrizes e políticas têm favorecido ou contrariado a importação do português e do espanhol no país, bem como a sua situação atual. Por fim, retratam-se as políticas e estratégias dos estados ibéricos para a exportação dos idiomas em questão, com enfoque inicial na atuação global dos organismos encarregues desta missão, e, em sequência, na sua concretização na China. Concluída esta abordagem tripartida, procede-se a uma análise comparativa que procura evidenciar as diferenças nas abordagens adotadas por Portugal e Espanha. Foram identificadas lacunas na estratégia de exportação do português para a China, apesar do contexto favorável à sua importação. Portanto, face aos resultados, apresentam-se recomendações para uma utilização mais eficiente dos recursos atuais e identificam-se áreas com particular potencial de expansão, a fim de beneficiar todos os envolvidos na promoção e ensino do português língua estrangeira na China, desde professores e investigadores, a formuladores de políticas e diplomatas.
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