Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA
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Browsing Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais BrandãoPublication . Almeida, Cátia da Palma; Bello, Maria do Rosário LupiO objetivo deste estudo é comparar a construção das imagens poéticas de Fiama Hasse Pais Brandão em Área Branca (1978) com a construção das imagens no cinema moderno através da montagem cinematográfica. Com esse intuito, a definição de imagem-tempo de Gilles Deleuze e a teoria da montagem de Sergei Eisenstein são analisadas e relacionadas com o uso de metáforas, comparações, cesuras e enjambements na criação de imagens poéticas. Este estudo procura reforçar a relação entre o cinema e a poesia e a forma como percebemos e concebemos as imagens em artes diferentes.
- A canção como arma: José Afonso, Sérgio Godinho e José Mário Branco, entre Cantigas do Maio (1971) e FMI (1981)Publication . Anacleto, Joaquim de Sousa Rodrigues; Bello, Maria do Rosário Lupi; Coelho, Paula MendesEsta dissertação tem como propósito estabelecer plataformas, comparatistas e outras que surjam como identicamente legítimas, entre as obras lírico-musicais de José Afonso, José Mário Branco e Sérgio Godinho, no âmbito da sua intenção interventiva, nas áreas política e social, e tendo como objecto-base essas suas produções artísticas entre dois momentos que se consideraram charneira, no âmbito e pressuposições deste estudo: a gravação do disco Cantigas do Maio, de José Afonso, em 1971 (com edição nesse mesmo ano) e da canção FMI (escrita em 1979, gravada em 1981, ao vivo, e editada em 1982). O cerne da investigação, após uma prévia incidência sobre os conceitos fundamentais da canção enquanto opus político, procurará entender de que forma, a par de outros papéis (sociais, estéticos, funcionais) inerentes à forma “canção”, esta alcança envolver-se directamente nos processos que espelha, isto é, que analisa e crítica, descortinar os mecanismos que potenciam o nexo causal entre a intencionalidade da canção e a sua recepção, mormente ao nível da eficácia da transmissão da mensagem acima do ruído metafórico e das assimetrias culturais, ou outras, verificadas entre a criação e a fruição. Buscar-se-á, pois, responder tão só a uma pergunta basilar: até onde alcança a canção política, no movimento (mental, físico, pessoal, social) que se desenha entre o que sonha e o que faz?
- O diário de Anne Frank em banda desenhada: vozes narrativasPublication . Silveira, Majane; Bello, Maria do Rosário LupiO presente estudo "O Diário de Anne Frank em banda desenhada: vozes narrativas" consiste em uma análise da obra em banda desenhada O Diário de Anne Frank – Diário Gráfico, de Folman e Polonsky (2017), considerando como referência a obra original da qual foi adaptada, denominada O Diário de Anne Frank, de Otto Frank e Mirjam Pressler (2015). A metodologia adotada apoia-se nos estudos comparatistas e a abordagem teórica fundamenta-se nos estudos narrativos, culminando nos conceitos de dialogismo e polifonia. A análise, centrada no confronto entre duas obras pertencentes a distintos sistemas semióticos, tem por objetivo compreender a maneira pela qual as vozes narrativas são transpostas do diário verbal para a linguagem da banda desenhada, assim como refletir sobre as outras vozes que se apresentam por meio dos recursos gráficos. Deste modo, há reflexões a respeito das dinâmicas intrínsecas à narrativa gráfica, considerando a complexidade do discurso narrativo não verbal presente na adaptação em banda desenhada. O enfoque principal da investigação relaciona-se com os critérios internos das obras, especialmente nas relações intertextuais.
- Entre a literatura e o cinema: do livro Cadernos de Nijinski: O Sentimento (1998) ao filme The Diaries of Vaslav Nijinsky (2002)Publication . Fernandez, Mariane Barros; Bello, Maria do Rosário LupiEste trabalho tem por objetivo apresentar o estudo da obra literária Cadernos de Nijinski: O Sentimento (1998), estabelecendo relações com a posterior obra fílmica The Diaries of Vaslav Nijinsky (2001), de forma a melhor compreender algumas das implicações manifestadas na passagem de uma narrativa literária para narrativa fílmica. O fato de o filme ser baseado nos cadernos escritos pelo bailarino não representa sua total dependência do livro, pois, apesar de as obras “dialogarem” entre si, elas repercutem, no leitor e no espectador, uma variedade de impressões e sentimentos por muitas vezes distintos. Por outro lado, sendo a dança o ponto fulcral de ambas as obras, esta investigação resultou no cruzamento de três formas de expressão artística que se interligam e fecundam de forma evidente. Ao longo dos anos, a arte da dança foi expressa por várias pessoas de diferentes maneiras. O seu encontro com o cinema foi muito prolífico, e este vínculo se fortaleceu de tal forma que a cada ano novas produções são criadas ou até mesmo recriadas renovando as diferentes dimensões desta parceria.
- Fazer falar o silêncio: Paterson de Jim Jarmusch: uma tradução de Paterson de W. C. WilliamsPublication . Silvestre, Daniel José da Silva; Bello, Maria do Rosário LupiEsta dissertação tem como objetivo evidenciar o conceito de silêncio que percorre o filme Paterson (2016) de Jim Jarmusch. A comparação com a obra de Williams servirá inevitavelmente para encontrar pontos de ligação entre as obras e sobretudo, pontos que apoiem a finalidade do estudo proposto. Divide-se em quatro partes: Teoria (que se encontra subdividida em quatro temas); Silêncio (com destaque para a composição da tipologia de silêncios que irão ecoar no filme); Paterson de Jim Jarmusch (destinado à importância dos elementos cinematográficos que corroboram a tese); Fazer Falar o Silêncio (capítulo essencial, pois é neste capítulo que irei apontar os elementos fílmicos responsáveis pela definição da tipologia de silêncios, assim como a sua aplicação); Conclusão. O corpus do trabalho é constituído por: Paterson (filme) e Paterson (obra literária). Estes foram escolhidos pelas semelhanças no que se refere à presença do motivo “silêncio” que se encontra presente nas obras dos dois autores. Foi também tida em conta a variedade de contextos, tempos e motivações que separam as obras, abrindo assim a possibilidade de pensar esta discussão num contexto mais alargado que inclui outros textos, outras formas de fazer arte. Este trabalho toma também em consideração a realidade atual e o estado da arte, incorporando questões que se mantêm apesar de o tratamento do tema remontar aos primórdios da reflexão sobre ele.
- Figuração e sobrevida de Ricardo Reis em José Saramago e João BotelhoPublication . Campos, André Filipe de Amorim; Gonçalves, Luís Carlos PimentaNo contexto da crescente valorização dos estudos interartes e da personagem, propõe-se uma análise aos processos literário e cinematográfico de figuração e sobrevida da personagem de Ricardo Reis implicados no romance O ano da morte de Ricardo Reis (1984), de José Saramago, e no filme homónimo (2020), de João Botelho. No processo literário, é dado destaque, através dos elementos narrativos relevantes, à intenção autoral como eixo da figuração e ao que aqui se designa por relação entre continuidade e transformação enquanto dinâmica estrutural da sobrevida romanesca. O processo cinematográfico é analisado no quadro da transposição intermediática e da estética botelhiana, sendo privilegiada uma abordagem comparatista que resgata o diálogo entre os três universos – Pessoa, Saramago, Botelho. Apresenta-se o Ricardo Reis fílmico como produto do binómio luz–diálogo, aquela sinédoque do primado da linguagem cinematográfica, este sinédoque do primado do texto.
- Herói(s) e anti-herói(s) na Crónica de D. Fernando, de Fernão Lopes, e em “Arras por foro de Espanha”, de Alexandre HerculanoPublication . Bernardo, Noémia Maria Mota Baião; Dias, Isabel de BarrosEste trabalho tem como finalidade analisar a figura do herói e do anti-herói medievais revisitados em “Arras por foro de Espanha”, de Alexandre Herculano. Procedemos a uma comparação com a fonte de inspiração do conto de Alexandre Herculano, a Crónica de D. Fernando, de Fernão Lopes. Detivemo-nos, sobretudo, nas personagens, procurando identificar herói(s) e anti-herói(s), com destaque para as figuras de D. Fernando e de D. Leonor Teles. O ponto de vista adotado, ao nível metodológico, foi o dos Estudos Comparados e dos Estudos sobre o Imaginário. Identificados os perfis dos heróis e dos anti-heróis, analisámos as suas ações tendo como pressuposto a obra O herói de mil faces de Joseph Campbell. Foram igualmente objeto de análise e de reflexão as eventuais motivações e estudados, ainda que de forma sucinta, os autores das obras que serviram de base à nossa dissertação. Tanto Fernão Lopes como Alexandre Herculano, através da investigação, análise e, sobretudo, da sua arte criativa, deixaram um legado importante não só ao nível cultural como social. O conhecimento que esse legado nos faculta, nomeadamente, no que se refere às consequências das nossas ações, visa alertar para os efeitos nocivos que podem advir de um comportamento contrário à ética e à moral, quer seja em termos individuais, quer seja em termos coletivos.
- A hora da estrela das páginas aos palcosPublication . Sacramento, Felipe de Castro; Bello, Maria do Rosário Lupi
- Imagens literárias e iconográficas na poesia das Festas Minervais (1697) e na pintura Barroca da Galiza: estudo interartesPublication . Nimo, Sandra Freire; Dias, Isabel de BarrosA dissertação de mestrado consiste, maioritariamente, na análise das imagens veiculadas pelas poesias da obra Fiestas Minervales y Aclamación, uma miscelânea, publicada em 1697, resultado de um certame literário encomiástico de enaltecimento ao arcebispo Alonso de Fonseca, figura de relevo para a cidade e para a Universidade de Santiago de Compostela, de que foi elemento fundador, no séc. XVI. A parte inicial do trabalho contém a identificação das principais representações imaginárias desta obra literária, a que se junta um estudo onde se reflete sobre os seus significados, incluindo diversas explicações. Após o comentário inicial inserimos uma reflexão comparativa entre este livro de poesias, impresso em Santiago de Compostela em 1697, Festas Minervais, e duas pinturas pertencentes ao período Barroco da Galiza. Mais concretamente, esta parte do estudo centra-se nas imagens presentes nas poesias da obra assinalada relacionando-as com duas representações figurativas, de temática funerária, que integram a pintura galega do mesmo período. Para finalizar, reflete-se sobre a comparação realizada, tendo em conta o contexto que viu nascer as duas obras.
- La vita dei dettagli de Antonella Anedda: diálogo interartes no detalhePublication . Caseiro, Natália Maria Antunes; Avelar, MárioNunca um título foi tão literal. Na sua obra La vita dei dettagli, Antonella Anedda cumpre todas as letras do seu título. Isolando detalhes de obras de arte, a autora dá-lhes vida em registos ecfrásticos que convocam outras obras e artistas, num vasto mundo de referências que constitui o seu Museu Interno, Museu Imaginário, segundo outros. Nesse mundo e museu, encontramos poetas que dialogam com pinturas e artistas gráficos que se apoiam na palavra e na Literatura. Mas não só, também a Crítica e os teorizadores são aqui convocados, fazendo desta obra um texto híbrido a meio caminho entre o ensaio, a prosa poética e o registo de viagem e memórias. Mas nem todos os livros de género misto e transversal têm a particularidade de A vida dos detalhes de Antonella Anedda: o seu contributo único no âmbito dos Estudos Comparados e Interartes e a afirmação da modernidade e singularidade desta poeta italiana.