Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA
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- Divulgar arte e cultura em mundo virtuais : Museu Virtual de TaviraPublication . Blanc, Helena Maria de Sousa Mestre; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara; Dias, Isabel de BarrosO presente trabalho nasceu da ideia de reconstituir, através de uma animação multimédia, a cidade de Tavira na época medieval, mais precisamente durante a primeira metade do século XIII, de acordo com a informação expressa na Crónica da Conquista do Algarve, entre outras fontes. Pretendeu-se perceber como, quando e qual o contexto em que se revelou a campanha devastadora de D. Paio Peres Correia, comendador da Ordem de Santiago, contra as forças muçulmanas que dominavam esta região. Naturalmente, esta interpretação pessoal está centrada na interação de várias áreas disciplinares, conjugando duas abordagens complementares, com o objetivo de construir um protótipo multimédia. A primeira parte inicia com uma narração histórica, relevando-se os aspetos sociais, tensões políticas, interesses económicos, eclesiásticos, conflitos entre Portugal e Castela e seus protagonistas na disputa pelo território algarvio. A segunda parte da dissertação apresenta um vídeo elaborado a partir de uma plataforma de mundos virtuais, congregando a utilização de softwares como o Adobe Photoshop (edição de imagem), Sony Vegas (edição de vídeo) e o Sketchup (criação de maquetes), para poder apresentar uma visualização imagética do texto e recriar o coração da vila medieval de Tavira: o castelo, a igreja de Santa Maria e a ponte romana. Deste modo, mostra-se gradualmente a forma como todos estes elementos se interligam entre si, a partir da implantação espácio-temporal, revelando quais as razões pelas quais Tavira foi o mais importante centro urbano do Algarve naquele tempo.
- As poéticas de Chico Buarque e Gilliard : uma leitura comparativa intertextualPublication . Neves Filho, Marcello Lopes; Avelar, MárioEsta dissertação trata da possibilidade de comparação das letras de Gilliard e Chico Buarque fundamentadas teoricamente em Mikhail Bakhtin. As primeiras partes da pesquisa contem uma introdução à Música Popular Brasileira da qual os poetas e compositores fazem parte. Entre os assuntos abordados teremos o de biografia dos autores, música brega, cultura Popular no Brasil, samba, literatura de cordel, poética, texto e pensamento e linguagem. Na segunda parte, abordamos o tema da ditadura militar no Brasil, além dos discursos políticos e literários. Finalmente, na terceira parte, colocamos sobre a literatura comparada e a análise das canções.
- "Sinais de fogo", do romance ao cinema : a adaptação e a (re)construção de significaçõesPublication . Pinho, Armando Jorge da Silva; Bello, Maria do Rosário LupiA literatura e o cinema sempre mantiveram uma relação de proximidade. Atualmente, verificamos que uma obra literária que se torne num best-seller apresenta forte possibilidade de ser adaptada para cinema. Neste sentido, a adaptação hoje, apresenta-se como um ato cultural, em que o leitor, quer seja de um filme ou de um livro, vai migrar entre as duas artes com aparente naturalidade. Nesta dissertação analisamos as aproximações entre estas duas artes que conduzem o espetador de um filme a procurar ler o livro que foi texto de partida e o caso contrário, o de um leitor literário a pretender visualizar a narrativa na versão cinematográfica. Esta inter-relação entre literatura e cinema é consubstanciada pela adaptação, resultado de um trabalho que procura transportar os sentidos de um texto escrito para um texto audiovisual, coloca o adaptador perante uma questão normalmente alimentada pelo espetador e pela crítica em geral, que é a fidelidade do filme ao romance, sobretudo quando este tem reconhecida qualidade literária. Abordaremos os fundamentos que atribuem relevância ao critério da fidelidade, averiguando se este é importante na relação entre estas duas manifestações artísticas, literatura e cinema, e qual o papel do adaptador neste processo. O cinema caracteriza-se por oferecer imagens ao espetador, que as apreende e as funde com as imagens que já fazem parte da sua memória, traduzindo-se numa constante atualização de informação. É uma arte com um carácter persuasivo, verificando-se que intervém na realidade através da veiculação de novas perspetivas, da transmissão de valores e ideologias e na construção da visão da história. Analisaremos este poder interventivo do cinema no imaginário da sociedade, de como o filme pode revelar mundos que são divergentes do mundo factual, alterando as perceções do seu público leitor. Todas estas questões que pretendemos elucidar serão apoiadas pelo estudo da adaptação cinematográfica do romance de Jorge de Sena, Sinais de fogo, realizada em 1995 pelo realizador Luís Filipe Rocha. Esta análise será de carácter comparativo entre as duas obras para melhor exemplificar as questões que vão sendo apresentadas.
- Literatura e artes plásticas : uma nova linguagem : o modernismo brasileiro unui as formas de representação literatura e artes plásticas, dialogando em prol da renovação das artes brasileirasPublication . Correa, Vivian Sheila Elizabeth da Cunha Aschermann; Avelar, MárioEsta dissertação defende a ideia da aproximação das linguagens artísticas imagem e texto atuando uma como complementação da outra e visa a apresentar como essa aproximação ocorreu nas artes brasileiras. Foram selecionados como objeto de nosso estudo o livro de Poesias Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, publicado em 1925, e as obras de Tarsila do Amaral da fase pau-brasil, compreendidas entre 1923 e 1926. Para contextualizar e embasar o estudo, abordamos o papel das revistas literárias brasileiras do início do século XX, bem como o das revistas europeias na formatação e na disseminação dos movimentos artísticos do início do século XX, as vanguardas artísticas. No Brasil, as revistas disseminaram os conceitos da modernidade e da necessidade de uma arte nacional para o país. O estudo das revistas literárias modernistas, além de apresentar as ideias de modernidade, expõe o início do dialogo entre as formas de representação. Um vasto material teórico que fundamentou o objeto de estudo escolhido. A análise permeia a relação das produções literárias de Oswald e das artísticas de Tarsila, fazendo um comparativo entre os temas, as formas e as técnicas, apontando as semelhanças e as relações existentes entre ambas. Essa abordagem visou a defender as relações entre as formas de expressão, literária e artística, por intelectuais que ansiavam por uma arte que representasse nossas tradições e cultura. A escolha do livro Poesias Pau-Brasil e das obras de Tarsila da fase pau-brasil foi definida pela representatividade que os dois possuem na formatação da literatura e arte brasileira. Através de suas produções, criaram uma representação em que interagem o texto, a imagem, a oralidade, a cor, o som; enfim, as diversas formas de expressão e sentimentos. Ao final da análise, estão as obras que foram comentadas e comparadas com as obras literárias de Oswald.
- Nos lugares da infância, o sonho e a liberdade : estudo comparatista sobre livros para a infância e juventude de Agustina Bessa-Luís e Luísa DacostaPublication . Ramalhete, Ana Maria Godinho de Lacerda; Coelho, Paula MendesAgustina Bessa-Luís e Luísa Dacosta são duas escritoras portuguesas, da mesma geração com vários livros publicados na área da literatura para a infância e juventude. Neste estudo, procurámos analisar, através de uma perspectiva comparatista, o modo como cada autora representa a infância e como aborda o sonho e a liberdade, temas fundamentais que perpassam as suas obras. As obras estudadas revelam um carácter eminentemente autobiográfico e a sua escrita pressupôs uma viagem à infância das autoras, às vivências e aos ambientes onde viveram; às pessoas que as habitaram e às histórias de fadas e contos tradicionais que acompanharam o seu crescimento.
- A metáfora do mar : do imaginário de Ulisses aos homens dos dórisPublication . Pernas, António José dos Santos; Carreto, Carlos F. ClamoteO objetivo desta dissertação, intitulada, “A metáfora do mar: do imaginário de Ulisses aos homens dos dóris” centra o seu ponto principal de estudo à volta do imaginário marítimo português. Num país com ligações estreitas com o mar, importa olhar para a viagem oceânica no sentido de explorar a condição odisseica na qual o real converge plenamente com o imaginário, desde os tempos de Homero a Luís de Camões e, tendo o seu alcance principal, num grupo de pescadores, conhecidos, como os homens dos dóris. Na contextualização desta dissertação traçou-se uma panorâmica sobre as vivências destes homens em alto mar, contrastando todo um sentido alegórico e simbólico, revestido, na figura do herói mítico, Ulisses. No regresso – imaginário de ausência – fundamentam estes homens o seu dia-a-dia, solitário, submisso e sacrificado, em prol da família que os aguarda, ansiosamente, em terra. Assumindo o sagrado, como uma forma de regresso, navegam, tal como Ulisses, pelo olhar e acabam por percorrer uma trajetória marítima e de vida, onde se descobrem, interiormente. Esta investigação acabou por concluir ser possível tecer analogias, entre os homens dos dóris e o imaginário do herói Ulisses, criando-se uma contiguidade que fortalece e transporta os homens dos dóris à ressurreição do mito de Ulisses. Através da arte de pescar à linha do bacalhau, foi possível perceber a ligação e o poder que o mito conjuga na metáfora do mar. Depois nas memórias guardarão os homens dos dóris toda essa metáfora. E assim poderão proporcionar às gerações futuras, uma herança cultural em forma de identidade narrativa.
- A engenharia do admirável mundo novo : aspectos do imaginário da poesia de Álvaro de CamposPublication . Gonçalves, Daniel da Silva; Carreto, Carlos F. ClamoteA imaginação permite ao homem captar a essência oculta do mundo, ligando, através da simbolização, níveis de matéria e de significação invisíveis a olho nu. Observar, além da forma, imagens que cintilam verdades inefáveis é uma tarefa que o poeta pode abraçar, se desejar ser a ponte entre mundos que raramente se encontram. E porque a poesia é, geralmente, um momento raro e precioso, percebemos por que razão é que os poetas aspiram ir além do visível, atentos à abertura de uma profundidade inesgotável, quase sobrenatural, para lá do sensível. A poesia de Álvaro de Campos pode ser resumida, de facto, neste apelo ontológico, que busca o conhecimento do ser absoluto, das causas do universo, como fim ideal e inacessível da arte. Primeiro, à luz do imaginário futurista, depois, sob o candeeiro fusco do próprio Pessoa, confundindo, assim, alter-ego e heterónimo, deixando-se infiltrar pela melancolia, pela apatia, pela solidão que, necessariamente, se revelam através de determinadas imagens e símbolos, como chaves para acedermos a um mundo sagrado, noutra realidade do Ser. Se a poesia possui este poder, a de Álvaro de Campos, cuidadosamente organizada por Fernando Pessoa para permitir o acesso a um íntimo latente dele-próprio, terá, com certeza, um filão interessante de matéria para explorar, à luz do pensamento dos estudos do imaginário, com os contributos de Gilbert Durand, Gaston Bachelard, Jean-Jacques Wunenburger, entre outros.
- De Pedro Oom a Luiz Pacheco : o (Neo-) abjeccionismo como insubmissãoPublication . Pereira, Paula Cristina Antunes; Bello, Maria do Rosário LupiO Abjeccionismo que nasce em Pedro Oom e tem expoente máximo em Luiz Pacheco caracteriza-se por um desejo imenso de não ceder a vontades alheias. A linguagem indecorosa e os actos obscenos e em contraponto a ausência perturbadora, excedem o puro prazer fetichista, a catarse ou o exercício de estilo literário. Visam uma contínua e incessante busca pela liberdade e pela verdade, dizendo “não” a toda e qualquer forma de submissão.
- "Imitado do inglês"? : a transtextualidade e o romantismo : noivados e (des)amores do sepulcroPublication . Moreira, Inês Querido; Childs, Jeffrey ScottA popularidade da chamada temática sepulcral reflecte-se no número de variações com que foi tratada ao longo de Setecentos e de Oitocentos – a que correspondem de um modo geral o Pré-Romantismo e o Romantismo, respectivamente. O motivo recorrente do morto que regressa do além-túmulo por causa da pessoa amada em vida é retomado em diferentes variações, e são as relações de aproximação e de afastamento entre algumas delas que aqui exploramos. Este estudo compara as baladas portuguesas “A Noiva do Sepulcro” de Alexandre Herculano, e “O Noivado do Sepulcro” de Soares de Passos, publicadas durante o século XIX, com baladas inglesas e escocesas de origem maioritariamente incerta: “William and Margaret”, “Margaret’s Ghost”, “Fair Margaret and Sweet William”, “William’s Ghost” e “The Suffolk Miracle”. Estas foram recolhidas e publicadas ao longo do século XVIII em colectâneas que visavam a recuperação da tradição lírica popular dos povos das Ilhas Britânicas. A popularidade deste tipo de obra contribuiu para a sensibilização dos românticos relativamente à exaltação das tradições, da língua e da cultura em torno do conceito que começava a emergir: o de nação. Em Portugal vários autores dedicariam parte da sua obra ao culto do passado nacional, entre eles Herculano e Soares de Passos. Apesar do surgimento da ideia de literaturas nacionais, encontramos na poesia sepulcral de diferentes países elementos de transtextualidade não apenas em termos técnico-compositivos como em termos culturais, sobretudo em relação ao revivalismo do passado – habitualmente medieval. A popularidade da forma da balada popular e o seu revivalismo são sintomáticos desta nova sensibilidade, e é precisamente nesta forma mista – que combina o lírico com o narrativo e o dramático – que este corpus textual é escrito, razão pela qual a sua análise literária abrange desde a prosódia às personagens, passando pela dramatização do discurso em diálogo e pelo imaginário.
- As TIC como motivação para a leitura : um mundo para lá do impressoPublication . Oliveira, Maria Vicência Simões Braz; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraO objetivo deste trabalho é analisar as capacidades tecnológicas como ferramentas comunicativas a nível da leitura, escrita e os “novos géneros literários” e contexto de literatura digital. Passa também por apresentar algumas referências que podem ser um contributo para a evolução da leitura. Tem ainda a finalidade de abordar a temática relacionada com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), suportes informáticos, os formatos e a sua interação com a sociedade/comunidade que foi escolhida para este trabalho, com o propósito de saber qual a sua relação e interligação com as TIC, na sua utilização, práticas e conhecimento. Nesse sentido foram colocadas 3 questões principais, nomeadamente: 1ª-“O ebook irá sobrepor-se ao livro impresso?”, 2ª“As TIC serão um incentivo para a leitura?” e 3ª “Como são as novas formas de leitura e escrita na sociedade atual?”. Metodologicamente recorreu-se à elaboração de um questionário direto e pessoal que foi distribuído em Instituições de uma localidade situada na zona Centro e Interior de Portugal, abrangendo várias faixas etárias. Foram também selecionados alguns testemunhos na Internet, pelo youtube. Analisando as questões de investigação, entende-se que o ebook não se irá sobrepor ao livro impresso; as TIC são um incentivo para a leitura e; por fim, na utilização das novas formas de leitura é preponderante a utilização do computador e o portátil. Assim, concluiu-se também que as TIC são importantes para quem não mora nem se situa perto das áreas metropolitanas, que o ebook terá lugar e posição futura ao lado do livro, mas que o livro impresso não irá desaparecer, que as TIC são um incentivo para a leitura foi a resposta maioritária dos inquiridos.
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