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Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA

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  • Van Gogh em movimento: Loving Vincent, de Dorota Kobiela e Hugh Welchman
    Publication . Gonçalves, Karina; Childs, Jeffrey Scott
    Esta dissertação de Mestrado é fruto de um trabalho de pesquisas dentro do campo dos Estudos Comparados Interartes e Intermédia. Investiga as relações entre literatura e outras artes na sociedade moderna e contemporânea. Tem como objetos de estudos as produções autorais do artista e escritor Vincent Van Gogh (1853-1890) e o filme Loving Vincent, de Kobiela e Welchman (2017), este, o primeiro longa-metragem da história que foi inteiramente pintado à mão. O trabalho retoma a história da representação do movimento nas artes visuais e localiza nas pinturas de Van Gogh a proposta vanguardista que viria a transformá-lo em um dos artistas mais presentes em obras de arte multimédia no século XXI. Do mesmo modo, expõe como um longa-metragem baseado em fatos reais apresenta, com plasticidade poética, sua vasta produção literária epistolar, de pinturas e desenhos reconhecidos no mundo todo. Nesse ínterim, discute as relações entre narratividade, representação, descrição e retórica presentes na écfrase cinematográfica. Mais ainda, abrese à discussão sobre as conexões entre e tempo e espaço em um aparato multimédia representativo da evolução da história da arte e do imaginário na sociedade contemporânea.
  • Fazer falar o silêncio: Paterson de Jim Jarmusch: uma tradução de Paterson de W. C. Williams
    Publication . Silvestre, Daniel José da Silva; Bello, Maria do Rosário Lupi
    Esta dissertação tem como objetivo evidenciar o conceito de silêncio que percorre o filme Paterson (2016) de Jim Jarmusch. A comparação com a obra de Williams servirá inevitavelmente para encontrar pontos de ligação entre as obras e sobretudo, pontos que apoiem a finalidade do estudo proposto. Divide-se em quatro partes: Teoria (que se encontra subdividida em quatro temas); Silêncio (com destaque para a composição da tipologia de silêncios que irão ecoar no filme); Paterson de Jim Jarmusch (destinado à importância dos elementos cinematográficos que corroboram a tese); Fazer Falar o Silêncio (capítulo essencial, pois é neste capítulo que irei apontar os elementos fílmicos responsáveis pela definição da tipologia de silêncios, assim como a sua aplicação); Conclusão. O corpus do trabalho é constituído por: Paterson (filme) e Paterson (obra literária). Estes foram escolhidos pelas semelhanças no que se refere à presença do motivo “silêncio” que se encontra presente nas obras dos dois autores. Foi também tida em conta a variedade de contextos, tempos e motivações que separam as obras, abrindo assim a possibilidade de pensar esta discussão num contexto mais alargado que inclui outros textos, outras formas de fazer arte. Este trabalho toma também em consideração a realidade atual e o estado da arte, incorporando questões que se mantêm apesar de o tratamento do tema remontar aos primórdios da reflexão sobre ele.
  • A poética do devir nos cruzamentos interartes: a expansão de sentidos da literatura à performance (dança)
    Publication . Dourado, Elisabete da Costa; Bello, Maria do Rosário Lupi
    Este projeto tem o objetivo de evidenciar o devir que emerge dos cruzamentos artísticos, concretamente nos processos de “adaptação” da literatura para dança (performance) e aferir de que forma esse devir também se pode constituir como elemento de coesão textual na criação da nova obra de arte. Procurar-se-á explorar, entre outros aspetos, de que modo a temporalidade se assume como estratégia narrativa transmedial, possibilitando a (des)construção de textos e a expansão de sentidos e compreender a relevância do recetor na (re)construção de novos tempos narrativos. Na contemporaneidade, o devir nas artes serve-se não só da (des)construção estrutural, como da confluência de linguagens artísticas, na busca de novos sentidos, que se podem transformar e expandir para além do espaço e tempo narrativos até ao infinito. Efetivamente, o estudo fundar-se-á num enquadramento conceptual mais geral, no âmbito dos cruzamentos interartes, não só sobre o conceito de devir, integrado no panorama das artes contemporâneas - a noção de “adaptação” enquanto transcodificação intersemiótica -, como também privilegiará noções gerais de narratologia e de conceitos afetos à análise performativa (dança). Numa perspetiva comparatista, alicerçada no diálogo intermedial e intertextual, encarar-se-á o fenómeno de transposição intersemiótica como forma de criação de novas obras de arte independentes, com novos e inesgotáveis sentidos, ainda que, inexoravelmente, evocativas das obras que inspiraram a sua produção. Assim, o estudo incide na dinâmica relacional, no diálogo interartes, neste caso concreto, literatura (narrativa literária: romance(s) de José Saramago) e dança – performance (Deste mundo e do outro, 2022, de Olga Roriz). Pretende-se adotar uma abordagem comparatista, fundamentada em preceitos teóricos relativos ao conceito de “adaptação”, que envolve dois sistemas semióticos diferentes, evidenciando-se, numa perspetiva intertextual e intermedial, o cruzamento e a interseção de aspetos literários e performativos (dança), preservando-se a essência vital dos temas que se revelam, a relação semiótica entre a arte e a vida, a revelação poética do devir.
  • Imagens literárias e iconográficas na poesia das Festas Minervais (1697) e na pintura Barroca da Galiza: estudo interartes
    Publication . Nimo, Sandra Freire; Dias, Isabel de Barros
    A dissertação de mestrado consiste, maioritariamente, na análise das imagens veiculadas pelas poesias da obra Fiestas Minervales y Aclamación, uma miscelânea, publicada em 1697, resultado de um certame literário encomiástico de enaltecimento ao arcebispo Alonso de Fonseca, figura de relevo para a cidade e para a Universidade de Santiago de Compostela, de que foi elemento fundador, no séc. XVI. A parte inicial do trabalho contém a identificação das principais representações imaginárias desta obra literária, a que se junta um estudo onde se reflete sobre os seus significados, incluindo diversas explicações. Após o comentário inicial inserimos uma reflexão comparativa entre este livro de poesias, impresso em Santiago de Compostela em 1697, Festas Minervais, e duas pinturas pertencentes ao período Barroco da Galiza. Mais concretamente, esta parte do estudo centra-se nas imagens presentes nas poesias da obra assinalada relacionando-as com duas representações figurativas, de temática funerária, que integram a pintura galega do mesmo período. Para finalizar, reflete-se sobre a comparação realizada, tendo em conta o contexto que viu nascer as duas obras.
  • O diário de Anne Frank em banda desenhada: vozes narrativas
    Publication . Silveira, Majane; Bello, Maria do Rosário Lupi
    O presente estudo "O Diário de Anne Frank em banda desenhada: vozes narrativas" consiste em uma análise da obra em banda desenhada O Diário de Anne Frank – Diário Gráfico, de Folman e Polonsky (2017), considerando como referência a obra original da qual foi adaptada, denominada O Diário de Anne Frank, de Otto Frank e Mirjam Pressler (2015). A metodologia adotada apoia-se nos estudos comparatistas e a abordagem teórica fundamenta-se nos estudos narrativos, culminando nos conceitos de dialogismo e polifonia. A análise, centrada no confronto entre duas obras pertencentes a distintos sistemas semióticos, tem por objetivo compreender a maneira pela qual as vozes narrativas são transpostas do diário verbal para a linguagem da banda desenhada, assim como refletir sobre as outras vozes que se apresentam por meio dos recursos gráficos. Deste modo, há reflexões a respeito das dinâmicas intrínsecas à narrativa gráfica, considerando a complexidade do discurso narrativo não verbal presente na adaptação em banda desenhada. O enfoque principal da investigação relaciona-se com os critérios internos das obras, especialmente nas relações intertextuais.
  • Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais Brandão
    Publication . Almeida, Cátia da Palma; Bello, Maria do Rosário Lupi
    O objetivo deste estudo é comparar a construção das imagens poéticas de Fiama Hasse Pais Brandão em Área Branca (1978) com a construção das imagens no cinema moderno através da montagem cinematográfica. Com esse intuito, a definição de imagem-tempo de Gilles Deleuze e a teoria da montagem de Sergei Eisenstein são analisadas e relacionadas com o uso de metáforas, comparações, cesuras e enjambements na criação de imagens poéticas. Este estudo procura reforçar a relação entre o cinema e a poesia e a forma como percebemos e concebemos as imagens em artes diferentes.
  • Unidade e diversidade do imaginário do coelho em contos de países de língua oficial portuguesa
    Publication . Carmo, Fernanda Cristina Faria do; Dias, Isabel de Barros
    A narrativa literária é elemento basilar para a construção e formação do imaginário coletivo. Através dos contos, sobretudo os tradicionais, mas também os de autor, o indivíduo, em especial, a criança entra em contato com valores transmitidos por essas narrativas, desenvolve capacidade de raciocínio, enriquece as relações entre linguagem e pensamento criativo. Sabe-se que o desenvolvimento do pensamento é influenciado pela linguagem e esta está diretamente associada com a experiência sociocultural e imagética vivenciada pelo sujeito, dessa forma, é extremamente necessário compreender como as questões sociais, políticas e culturais são transmitidas às crianças a partir dos contos tradicionais. Nesse sentido, o presente estudo debruça-se sobre o imagotipo do Coelho, isto é, a representação literária da identidade desse animal, em algumas narrativas literárias infantis de diferentes países de Língua Oficial Portuguesa de 3 (três) continentes (Europa, América e África). Assim, a nossa pesquisa investiga idiossincrasias e eventuais características comuns entre contos de Portugal, Brasil e de alguns Países Africanos de Língua Portuguesa. A análise do imagotipo do Coelho em textos das referidas nacionalidades tem ainda como intuito comparar as diversidades e semelhanças da personagem nos comportamentos, verificando se remetem para estereótipos relacionáveis com questões de identidade nacional.
  • Figuração e sobrevida de Ricardo Reis em José Saramago e João Botelho
    Publication . Campos, André Filipe de Amorim; Gonçalves, Luís Carlos Pimenta
    No contexto da crescente valorização dos estudos interartes e da personagem, propõe-se uma análise aos processos literário e cinematográfico de figuração e sobrevida da personagem de Ricardo Reis implicados no romance O ano da morte de Ricardo Reis (1984), de José Saramago, e no filme homónimo (2020), de João Botelho. No processo literário, é dado destaque, através dos elementos narrativos relevantes, à intenção autoral como eixo da figuração e ao que aqui se designa por relação entre continuidade e transformação enquanto dinâmica estrutural da sobrevida romanesca. O processo cinematográfico é analisado no quadro da transposição intermediática e da estética botelhiana, sendo privilegiada uma abordagem comparatista que resgata o diálogo entre os três universos – Pessoa, Saramago, Botelho. Apresenta-se o Ricardo Reis fílmico como produto do binómio luz–diálogo, aquela sinédoque do primado da linguagem cinematográfica, este sinédoque do primado do texto.
  • A hora da estrela das páginas aos palcos
    Publication . Sacramento, Felipe de Castro; Bello, Maria do Rosário Lupi
  • A pintura como diálogo interartístico nas obras de Machado de Assis
    Publication . Vazquez, Andréia de Jesus Cintas; Bello, Maria do Rosário Lupi
    A aproximação entre a literatura e as artes plásticas está presente em diversas obras literárias consagradas pelo cânone, ou seja, em um conjunto de obras que são consideradas como referência ao longo de um extenso período de tempo. Assim, esse diálogo estabelecido entre a narrativa literária e as artes visuais torna-se umobjeto de estudo relevante para as pesquisas a que se referem as interartes. Dessa forma, esta investigação tem como finalidade discutir a importância do diálogo existente entre a literatura e as artes plásticas presentes nos textos de Machado de Assis, sob a perspectiva dos estudos ecfrásticos. Segundo The Classical Oxford Dictionary (2012: 495), a écfrase consiste numa: “descrição literária extensa e detalhada de qualquer objeto, real ou imaginário”. Assim, pode-se declarar que a ekphrasis é uma manifestação artística, no domínio interartes, estabelecendo relações entre a imagem e a palavra, e que, segundo estudos feitos por teóricos da antiguidade até a modernidade, proporcionou, nas obras de poetas e escritores, textos fascinantes e ricos de possibilidades interpretativas. Na atualidade, ocorrem várias discussões sobre a forma como se lê e como se lida com o outro, com aquele que não é semelhante ou idêntico a nós. O conceito de “Imagologia” pretende oferecer um contributo a este tipo de debate, através do estudo das imagens e estereótipos, mentalidades, atitudes, etc., de forma a favorecer a análise de determinados padrões de relação entre os seres humanos. Este estudo, que agora se apresenta, parte do contexto cultural representado pela narrativa ficcional de Machado de Assis, e tem como objetivo analisar o modo como o escritor faz “ver”, por meio de uma linguagem pictórica, as relações humanas entre os indivíduos que fazem parte da sociedade carioca do século XIX. Neste cenário, a Imagologia estuda a proximidade entre os povos e as culturas, com a finalidade de desenvolver uma conexão entre as imagens que são expressas na literatura, fazendo questionar a imagem que se tem sobre o outro, e levando a inferir a respeito desta figura como um objeto que pode remeter a uma conjuntura histórica. Isto posto, o estudo aqui apresentado pretende possibilitar a reflexão e a compreensão dos diálogos sociais que se formam durante a leitura das obras de Machado de Assis, e, além disso, compreender melhor quais os critérios que foram estabelecidos pelo autor na composição das suas produções.