Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Alteridade e fragmentação do eu na obra de E. A. Poe: a trilogia de Auguste Dupin da palavra à imagemPublication . Neves, Maria de Lurdes da Silva Martins; Bär, GeraldCom o presente trabalho, procuramos enquadrar a obra de Edgar Allan Poe no campo dos estudos interartes à luz do motivo do Duplo, destacando a desconstrução da personalidade das suas personagens literárias, atendendo em particular à fragmentação do eu da personagem Auguste Dupin, nos seus Tales of Ratiocination, atentando de que forma a (des)construção desta personagem inspirou o género literário no séc. XIX e XX. Procuramos ainda refletir sobre a relação literatura-cinema, nomeadamente sobre a problemática da tradução e da fidelidade cinematográfica, analisando o processo de adaptação a partir do conto The Murders in the Rue Morgue (1841) de E. A. Poe, com especial enfoque na forma como a duplicidade existente nos contos foi traduzida para a versão cinematográfica.
- Van Gogh em movimento: Loving Vincent, de Dorota Kobiela e Hugh WelchmanPublication . Gonçalves, Karina; Childs, Jeffrey ScottEsta dissertação de Mestrado é fruto de um trabalho de pesquisas dentro do campo dos Estudos Comparados Interartes e Intermédia. Investiga as relações entre literatura e outras artes na sociedade moderna e contemporânea. Tem como objetos de estudos as produções autorais do artista e escritor Vincent Van Gogh (1853-1890) e o filme Loving Vincent, de Kobiela e Welchman (2017), este, o primeiro longa-metragem da história que foi inteiramente pintado à mão. O trabalho retoma a história da representação do movimento nas artes visuais e localiza nas pinturas de Van Gogh a proposta vanguardista que viria a transformá-lo em um dos artistas mais presentes em obras de arte multimédia no século XXI. Do mesmo modo, expõe como um longa-metragem baseado em fatos reais apresenta, com plasticidade poética, sua vasta produção literária epistolar, de pinturas e desenhos reconhecidos no mundo todo. Nesse ínterim, discute as relações entre narratividade, representação, descrição e retórica presentes na écfrase cinematográfica. Mais ainda, abrese à discussão sobre as conexões entre e tempo e espaço em um aparato multimédia representativo da evolução da história da arte e do imaginário na sociedade contemporânea.
- Fazer falar o silêncio: Paterson de Jim Jarmusch: uma tradução de Paterson de W. C. WilliamsPublication . Silvestre, Daniel José da Silva; Bello, Maria do Rosário LupiEsta dissertação tem como objetivo evidenciar o conceito de silêncio que percorre o filme Paterson (2016) de Jim Jarmusch. A comparação com a obra de Williams servirá inevitavelmente para encontrar pontos de ligação entre as obras e sobretudo, pontos que apoiem a finalidade do estudo proposto. Divide-se em quatro partes: Teoria (que se encontra subdividida em quatro temas); Silêncio (com destaque para a composição da tipologia de silêncios que irão ecoar no filme); Paterson de Jim Jarmusch (destinado à importância dos elementos cinematográficos que corroboram a tese); Fazer Falar o Silêncio (capítulo essencial, pois é neste capítulo que irei apontar os elementos fílmicos responsáveis pela definição da tipologia de silêncios, assim como a sua aplicação); Conclusão. O corpus do trabalho é constituído por: Paterson (filme) e Paterson (obra literária). Estes foram escolhidos pelas semelhanças no que se refere à presença do motivo “silêncio” que se encontra presente nas obras dos dois autores. Foi também tida em conta a variedade de contextos, tempos e motivações que separam as obras, abrindo assim a possibilidade de pensar esta discussão num contexto mais alargado que inclui outros textos, outras formas de fazer arte. Este trabalho toma também em consideração a realidade atual e o estado da arte, incorporando questões que se mantêm apesar de o tratamento do tema remontar aos primórdios da reflexão sobre ele.
- A poética do devir nos cruzamentos interartes: a expansão de sentidos da literatura à performance (dança)Publication . Dourado, Elisabete da Costa; Bello, Maria do Rosário LupiEste projeto tem o objetivo de evidenciar o devir que emerge dos cruzamentos artísticos, concretamente nos processos de “adaptação” da literatura para dança (performance) e aferir de que forma esse devir também se pode constituir como elemento de coesão textual na criação da nova obra de arte. Procurar-se-á explorar, entre outros aspetos, de que modo a temporalidade se assume como estratégia narrativa transmedial, possibilitando a (des)construção de textos e a expansão de sentidos e compreender a relevância do recetor na (re)construção de novos tempos narrativos. Na contemporaneidade, o devir nas artes serve-se não só da (des)construção estrutural, como da confluência de linguagens artísticas, na busca de novos sentidos, que se podem transformar e expandir para além do espaço e tempo narrativos até ao infinito. Efetivamente, o estudo fundar-se-á num enquadramento conceptual mais geral, no âmbito dos cruzamentos interartes, não só sobre o conceito de devir, integrado no panorama das artes contemporâneas - a noção de “adaptação” enquanto transcodificação intersemiótica -, como também privilegiará noções gerais de narratologia e de conceitos afetos à análise performativa (dança). Numa perspetiva comparatista, alicerçada no diálogo intermedial e intertextual, encarar-se-á o fenómeno de transposição intersemiótica como forma de criação de novas obras de arte independentes, com novos e inesgotáveis sentidos, ainda que, inexoravelmente, evocativas das obras que inspiraram a sua produção. Assim, o estudo incide na dinâmica relacional, no diálogo interartes, neste caso concreto, literatura (narrativa literária: romance(s) de José Saramago) e dança – performance (Deste mundo e do outro, 2022, de Olga Roriz). Pretende-se adotar uma abordagem comparatista, fundamentada em preceitos teóricos relativos ao conceito de “adaptação”, que envolve dois sistemas semióticos diferentes, evidenciando-se, numa perspetiva intertextual e intermedial, o cruzamento e a interseção de aspetos literários e performativos (dança), preservando-se a essência vital dos temas que se revelam, a relação semiótica entre a arte e a vida, a revelação poética do devir.
- Imagens literárias e iconográficas na poesia das Festas Minervais (1697) e na pintura Barroca da Galiza: estudo interartesPublication . Nimo, Sandra Freire; Dias, Isabel de BarrosA dissertação de mestrado consiste, maioritariamente, na análise das imagens veiculadas pelas poesias da obra Fiestas Minervales y Aclamación, uma miscelânea, publicada em 1697, resultado de um certame literário encomiástico de enaltecimento ao arcebispo Alonso de Fonseca, figura de relevo para a cidade e para a Universidade de Santiago de Compostela, de que foi elemento fundador, no séc. XVI. A parte inicial do trabalho contém a identificação das principais representações imaginárias desta obra literária, a que se junta um estudo onde se reflete sobre os seus significados, incluindo diversas explicações. Após o comentário inicial inserimos uma reflexão comparativa entre este livro de poesias, impresso em Santiago de Compostela em 1697, Festas Minervais, e duas pinturas pertencentes ao período Barroco da Galiza. Mais concretamente, esta parte do estudo centra-se nas imagens presentes nas poesias da obra assinalada relacionando-as com duas representações figurativas, de temática funerária, que integram a pintura galega do mesmo período. Para finalizar, reflete-se sobre a comparação realizada, tendo em conta o contexto que viu nascer as duas obras.
- O diário de Anne Frank em banda desenhada: vozes narrativasPublication . Silveira, Majane; Bello, Maria do Rosário LupiO presente estudo "O Diário de Anne Frank em banda desenhada: vozes narrativas" consiste em uma análise da obra em banda desenhada O Diário de Anne Frank – Diário Gráfico, de Folman e Polonsky (2017), considerando como referência a obra original da qual foi adaptada, denominada O Diário de Anne Frank, de Otto Frank e Mirjam Pressler (2015). A metodologia adotada apoia-se nos estudos comparatistas e a abordagem teórica fundamenta-se nos estudos narrativos, culminando nos conceitos de dialogismo e polifonia. A análise, centrada no confronto entre duas obras pertencentes a distintos sistemas semióticos, tem por objetivo compreender a maneira pela qual as vozes narrativas são transpostas do diário verbal para a linguagem da banda desenhada, assim como refletir sobre as outras vozes que se apresentam por meio dos recursos gráficos. Deste modo, há reflexões a respeito das dinâmicas intrínsecas à narrativa gráfica, considerando a complexidade do discurso narrativo não verbal presente na adaptação em banda desenhada. O enfoque principal da investigação relaciona-se com os critérios internos das obras, especialmente nas relações intertextuais.
- Aproximações entre a imagem cinematográfica e a imagem poética: construção e montagem: o caso de “Área Branca” de Fiama Hasse Pais BrandãoPublication . Almeida, Cátia da Palma; Bello, Maria do Rosário LupiO objetivo deste estudo é comparar a construção das imagens poéticas de Fiama Hasse Pais Brandão em Área Branca (1978) com a construção das imagens no cinema moderno através da montagem cinematográfica. Com esse intuito, a definição de imagem-tempo de Gilles Deleuze e a teoria da montagem de Sergei Eisenstein são analisadas e relacionadas com o uso de metáforas, comparações, cesuras e enjambements na criação de imagens poéticas. Este estudo procura reforçar a relação entre o cinema e a poesia e a forma como percebemos e concebemos as imagens em artes diferentes.
- Unidade e diversidade do imaginário do coelho em contos de países de língua oficial portuguesaPublication . Carmo, Fernanda Cristina Faria do; Dias, Isabel de BarrosA narrativa literária é elemento basilar para a construção e formação do imaginário coletivo. Através dos contos, sobretudo os tradicionais, mas também os de autor, o indivíduo, em especial, a criança entra em contato com valores transmitidos por essas narrativas, desenvolve capacidade de raciocínio, enriquece as relações entre linguagem e pensamento criativo. Sabe-se que o desenvolvimento do pensamento é influenciado pela linguagem e esta está diretamente associada com a experiência sociocultural e imagética vivenciada pelo sujeito, dessa forma, é extremamente necessário compreender como as questões sociais, políticas e culturais são transmitidas às crianças a partir dos contos tradicionais. Nesse sentido, o presente estudo debruça-se sobre o imagotipo do Coelho, isto é, a representação literária da identidade desse animal, em algumas narrativas literárias infantis de diferentes países de Língua Oficial Portuguesa de 3 (três) continentes (Europa, América e África). Assim, a nossa pesquisa investiga idiossincrasias e eventuais características comuns entre contos de Portugal, Brasil e de alguns Países Africanos de Língua Portuguesa. A análise do imagotipo do Coelho em textos das referidas nacionalidades tem ainda como intuito comparar as diversidades e semelhanças da personagem nos comportamentos, verificando se remetem para estereótipos relacionáveis com questões de identidade nacional.
- Figuração e sobrevida de Ricardo Reis em José Saramago e João BotelhoPublication . Campos, André Filipe de Amorim; Gonçalves, Luís Carlos PimentaNo contexto da crescente valorização dos estudos interartes e da personagem, propõe-se uma análise aos processos literário e cinematográfico de figuração e sobrevida da personagem de Ricardo Reis implicados no romance O ano da morte de Ricardo Reis (1984), de José Saramago, e no filme homónimo (2020), de João Botelho. No processo literário, é dado destaque, através dos elementos narrativos relevantes, à intenção autoral como eixo da figuração e ao que aqui se designa por relação entre continuidade e transformação enquanto dinâmica estrutural da sobrevida romanesca. O processo cinematográfico é analisado no quadro da transposição intermediática e da estética botelhiana, sendo privilegiada uma abordagem comparatista que resgata o diálogo entre os três universos – Pessoa, Saramago, Botelho. Apresenta-se o Ricardo Reis fílmico como produto do binómio luz–diálogo, aquela sinédoque do primado da linguagem cinematográfica, este sinédoque do primado do texto.
- A hora da estrela das páginas aos palcosPublication . Sacramento, Felipe de Castro; Bello, Maria do Rosário Lupi
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »