CIAC-UAb - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Polo da Universidade Aberta
Permanent URI for this community
Este grupo de investigação visa a realização de pesquisa tanto ao nível da computação e dos computadores como das tecnologias dos media juntamente com a conceção de experiências estéticas altamente apelativas e envolventes que fundamentem o desenvolvimento de artefactos computacionais criativos e inovadores fortemente interligados com cenários de fruição e uso de cariz artístico, intercultural e socialmente intervencionistas, permitindo compreender e alargar as fronteiras da arte e da tecnologia, da cultura, do entretenimento e da educação e as suas implicações no quotidiano.
Browse
Browsing CIAC-UAb - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Polo da Universidade Aberta by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- A/R/Cografia no ensino e prática artística: a experiência no Doutoramento em Média-Arte DigitalPublication . Veiga, Pedro Alves da; Sales, José; Tavares, MirianEste texto propõe apresentar, enquadrar e demonstrar uma metodologia de investigação criativa suportada em prática artística, a a/r/cografia, especificamente orientada para a investigação e prática no domínio das artes digitais. Pretende, assim, divulgar e promover a sua utilização noutras instituições e, eventualmente, em contextos de ensino. Para isso, será feita uma sua apresentação teórica prévia, incluindo as abordagens metodológicas que estão em sua origem, conceitos-chave e etapas constitutivas. Seguir-se-á uma exemplificação da sua aplicação na criação da instalação artística Ommandala, ilustrando cada etapa e conceito teórico com os detalhes do projeto artístico. O capítulo concluirá com uma reflexão sobre a aplicação da a/r/cografia enquanto metodologia de investigação e de prática artística, ao longo dos últimos três anos, na unidade curricular de Seminário de Investigação e Prática Artística do Doutoramento em Média-Arte Digital, uma oferta conjunta da Universidade Aberta e Universidade do Algarve, em Portugal, onde o autor é também docente.
- Alguns caminhos e deslocamentos perceptivos: Brasil – América – EuropaPublication . Nascimento, Adriana; Carvalho, Isabel Cristina; CarvalhoA junção do debate sobre os caminhos como elementos estruturadores da relação entre o espaço público e o privado com o debate feminista orienta os encaminhamentos e desdobramentos desta produção artística. Os trabalhos aqui apresentados resultaram em pesquisa artístico-científica e de processos criativos e artísticos produzidos colaborativa e internacionalmente. O projeto submetido ao edital de Criação e Circulação Artística da Pró-Reitoria de Extensão e Cultural da Universidade de São João Del-Rei, em seus veículos com a pesquisa e a extensão é que intitula o livro. É importante mencionar que o projeto contou com financiamentos tanto do Brasil, quanto de Portugal, por meio do grupo de pesquisa A.T.A.-UFSJ na junção e articulação entre objetos de pesquisa. As importantes colaborações entre projetos parceiros, têm em “Gender in Map – Women Empowerment in Planning and Urban Development”, realizado no Centro de Investigação em Arte e Comunicação (CIAC), seu lastro português. Algumas perguntas a respeito da relação histórica entre Brasil e Portugal, feitas no projeto, dizem respeito sobretudo ao modo como Portugal tem lidado com a historiografia dos caminhos.
- Angústia: uma análise autoetnográfica e fenomenológica da documentação da subjetividade através da Inteligência ArtificialPublication . Henriques, Pedro; Veiga, Pedro Alves da; Osório, António; Reis, SérgioThis article examines the impact of Artificial Intelligence (AI) on the creative process behind the short film Angústia, highlighting the role of Generative AI in documenting subjective concepts. It explores the intersection of technology and artistic expression, focusing on the challenges and opportunities of human-machine collaboration. The study employs an autoethnographic approach, where the author reflects on personal experiences with AI tools, alongside a phenomenological perspective that examines the creative process of generating prompts and video sequences. By combining these methods, the research aims to assess the influence of AI on artistic decision-making and its role in shaping audiovisual narratives.
- Aperfeiçoamento da formação de bombeiros através da realidade virtual: perspetivas sobre benefícios, desafios e integração tecnológicaPublication . Pinheiro, Bruno; Veiga, Pedro Alves da; Branco, PauloA utilização da realidade virtual (RV) na formação de bombeiros é uma inovação promissora, com o potencial de transformar métodos de treino tradicionais, ao permitir simulações de cenários de alto risco de forma controlada e segura. Este artigo explora os benefícios e os desafios da integração da RV em programas de formação, destacando as suas vantagens no desenvolvimento de competências práticas e na preparação para situações de emergência complexas. O realismo proporcionado pela RV facilita a imersão dos bombeiros em ambientes virtuais onde podem praticar manobras e tomada de decisões sem os riscos inerentes ao uso de fogo real, aumentando a segurança e permitindo a repetição de cenários sem custos adicionais significativos. Contudo, a aplicação da RV enfrenta desafios técnicos e de aceitação. Barreiras como o custo elevado de equipamentos, as dificuldades na criação de simulações completamente realistas, especialmente para replicar fatores como o calor e o fumo, e a resistência de alguns profissionais em adotar tecnologias novas são questões relevantes. Além disso, a necessidade de hardware especializado e a possível ocorrência de desconfortos físicos, como enjoos, indicam a importância de um período de adaptação. Ainda assim, estudos indicam que a RV pode oferecer benefícios significativos, como o feedback imediato e a possibilidade de personalização do treino para responder às necessidades individuais. A integração eficaz da RV requer uma abordagem colaborativa entre corporações de bombeiros e de quem desenvolve a tecnologia para adaptar a inovação às especificidades do treino de emergência. O potencial da RV para elevar o nível de preparação dos bombeiros de forma segura e eficiente aponta para uma aplicação crescente dessa tecnologia na área de segurança pública, destacando a importância de investigações futuras para otimizar o seu uso em cenários reais de emergência.
- BioFlux: collective memory as generative video art through deconstructed biographical narrativesPublication . Veiga, Pedro Alves daBioFlux is a video artwork that employs generative techniques to explore and deconstruct documental bio-graphical narratives. The piece is derived from personal interviews, which are woven into a seamless and dyna-mic stream of human experiences, thereby transporting them into parallel worlds where different outcomes and plot lines may (or may not) come to fruition, based on three pillars: place, person, and memory. By harnessing a generative art approach, BioFlux disassembles individual stories, reconfiguring and intertwining them into a fluid, ever-evolving narrative tapestry. The resulting compo-sition is a living, breathing video flux that transcends traditional storytelling, offering viewers a contemplative and surreal – yet profoundly human – journey through identity’s multifaceted and interconnected nature. Bio-Flux invites the audience to reflect on the complexity of personal histories and the shared threads that bind us all, revealing the profound interdependencies within our collective narrative.
- Ciberperformance: da transposição à inovaçãoPublication . Veiga, Pedro Alves daEste artigo visa explorar e identificar formas de ciberperformance nativas do meio digital e/ou telemático, com especial ênfase nas surgidas durante o período pandémico. As tecnologias digitais contribuem para a alteração ou disrupção de práticas estabelecidas, criando oportunidades de inovação em toda a economia criativa. Este fenómeno foi potenciado pela pandemia do COVID-19, que ao dificultar a fruição dos espaços públicos, contribuiu para um aumento significativo de experiências ao vivo nas principais redes sociais. Para tal, a resposta imediata de artistas e instituições das artes foi a transposição literal dos seus eventos e criações para sistemas de videoconferência ou videodifusão, como Zoom, Microsoft Teams ou Google Meet. No entanto, os nativos digitais encontraram caminhos e motivações para ir além da simples transposição da exibição ou performance tradicional para as redes sociais e media digitais, dando origem ao que se pode designar por ciberperformance nativa, constituindo novos formatos artísticos e produtos culturais, cuja criação é moldada pelas próprias tecnologias e redes de informação. Importa, pois, explorar a natureza da literacia digital artística, criativa e performativa. E importa entender como a experiência estética, participativa e de interação social das audiências é moldada pela fruição artística destas ciberperformances nativas.
- Digital counter-narratives for inclusive spacesPublication . Carvalho, Isabel CristinaMany cities still reflect patriarchal logics that perpetuate gender inequalities in everyday socio-spatial appropriation and practices. These practices do not align with what is necessary to achieve the United Nations Agenda’s Sustainable Development Goals (SDGs), pointing to the need to identify and address the conditions that limit inclusive urban experiences. This study explores the role of digital counter-narratives in identifying and challenging gendered power dynamics within urban spaces. The main objective is to investigate how digital activism and feminist counter-narratives challenge patriarchal spatial appropriations influenced by misogynistic norms, ultimately promoting more inclusive and equitable spaces. The theoretical discussion explores how digital counter-narratives challenge the exclusionary dynamics of urban spaces, crossing urban studies, gender studies, and digital activism. The research employs qualitative case study approaches to analyse two feminist activist movements, “Girls at Dhaba’s” and “Chalk Back,” and their potential to promote critical analysis of spatial experiences to deconstruct norms that perpetuate the exclusion and harassment of women in public spaces. Both projects operate locally and use images and social networks to document as a form of resistance and resilience. The reflections point to counter-narratives as a way of documenting lived experiences and facilitating new forms of participation and expression of territorial citizenship in dialogue with digital citizenship in demanding an inclusive city. This study offers new perspectives on the contribution of digital counter-narratives to research and the production of situated knowledge for inclusive urban spaces, and the need for more studies on feminist research methodologies at the intersection of technology and activism.
- Digital media and feminist activism: reclaiming inclusive urban spaces in the post-digital eraPublication . Carvalho, Isabel Cristina; Carvalho, Isabel Cristina; Viegas, Sílvia Leiria; Nascimento, Adriana; Egler, Tamara Tania CohenThis article examines the role of digital media in urban feminist activism, highlighting how activists utilize digital platforms to challenge patriarchal norms and practices, promote gender equality, and foster inclusive spaces for marginalised voices in urban contexts. At the intersection of feminism, technology, and urban development, this study aims to understand how digital media can contribute to identifying exclusionary practices and disparities while advocating the promotion of inclusive urban spaces that reflect the diverse needs and experiences of citizens, with a particular focus on women. This study adopts an interdisciplinary approach to explore the use of digital media for various types of mobilisation and support networks. It is based on a theoretical framework that addresses themes of digital citizenship, feminism, and urban studies, contextualised in various projects and digital initiatives of feminist activists. Examples of digital activism, such as the #NiUnaMenos, #MeToo, and “Woman, Life, Freedom” movements, are presented to demonstrate the reach of digital platforms in raising awareness, mobilising collective action, and pushing for social and legislative change. “Free to Be” and “Her City Toolbox” are presented as examples of how digital tools for collaborative digital mapping can collect data, empower participants and inform decision-making processes to create inclusive urban spaces. The final notes underscore the significance of digital empowerment in expanding opportunities to identify and address systemic barriers, exploring various forms of communication, and promoting active participation in urban processes, ultimately envisioning the co-creation of cities that value diversity, equity, and accessibility.
- Do tangível ao figital: integração físico-digital e metodologia criativa na arte pós-digital contemporâneaPublication . Caldeira, Nelson; Veiga, Pedro Alves da; Cordeiro, JoaoEste estudo visa apresentar a articulação entre uma proposta de taxonomia figital com a metodologia a/r/cográfica, oferecendo assim um quadro metodológico integrado para analisar e orientar práticas artísticas híbridas contemporâneas. Nos últimos anos, a criação artística contemporânea tem sido marcada pela fusão entre o tangível e o virtual, fenómeno designado por “figital”. Este conceito descreve como elementos físicos e digitais se interligam, redefinindo processos de produção, fruição e interação com a arte. A taxonomia figital, ora apresentada, permite mapear novos territórios híbridos e avaliar detalhadamente a simbiose entre o plano material, incluindo os aparatos tecnológicos, e o plano virtual ou digital, resultante da execução de código ou reprodução de média digitais. Por sua vez, a metodologia a/r/cográfica estrutura o processo criativo em três eixos essenciais: estética (cognição, emoções e sensações despertadas pela obra), aptidão (competências técnicas e concetuais evidenciadas) e função (impacto sociocultural e comunicativo da obra). A obra Texel2048Loom, desenvolvida neste âmbito pelo primeiro autor deste estudo, permite ilustrar a abordagem aqui proposta. Este texto evidencia ainda a necessidade de ajustes adicionais, particularmente nas dimensões éticas, culturais e multissensoriais, oferecendo contribuições claras para futuras investigações e práticas na arte pós-digital.
- Dos jogos sérios à arte digital: artefactos, espaços e estratégiasPublication . Veiga, Pedro Alves da; Carvalhais, Miguel; Ribas, Luísa
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
