CIAC-UAb - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Polo da Universidade Aberta
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Este grupo de investigação visa a realização de pesquisa tanto ao nível da computação e dos computadores como das tecnologias dos media juntamente com a conceção de experiências estéticas altamente apelativas e envolventes que fundamentem o desenvolvimento de artefactos computacionais criativos e inovadores fortemente interligados com cenários de fruição e uso de cariz artístico, intercultural e socialmente intervencionistas, permitindo compreender e alargar as fronteiras da arte e da tecnologia, da cultura, do entretenimento e da educação e as suas implicações no quotidiano.
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- Aperfeiçoamento da formação de bombeiros através da realidade virtual: perspetivas sobre benefícios, desafios e integração tecnológicaPublication . Pinheiro, Bruno; Veiga, Pedro Alves da; Branco, PauloA utilização da realidade virtual (RV) na formação de bombeiros é uma inovação promissora, com o potencial de transformar métodos de treino tradicionais, ao permitir simulações de cenários de alto risco de forma controlada e segura. Este artigo explora os benefícios e os desafios da integração da RV em programas de formação, destacando as suas vantagens no desenvolvimento de competências práticas e na preparação para situações de emergência complexas. O realismo proporcionado pela RV facilita a imersão dos bombeiros em ambientes virtuais onde podem praticar manobras e tomada de decisões sem os riscos inerentes ao uso de fogo real, aumentando a segurança e permitindo a repetição de cenários sem custos adicionais significativos. Contudo, a aplicação da RV enfrenta desafios técnicos e de aceitação. Barreiras como o custo elevado de equipamentos, as dificuldades na criação de simulações completamente realistas, especialmente para replicar fatores como o calor e o fumo, e a resistência de alguns profissionais em adotar tecnologias novas são questões relevantes. Além disso, a necessidade de hardware especializado e a possível ocorrência de desconfortos físicos, como enjoos, indicam a importância de um período de adaptação. Ainda assim, estudos indicam que a RV pode oferecer benefícios significativos, como o feedback imediato e a possibilidade de personalização do treino para responder às necessidades individuais. A integração eficaz da RV requer uma abordagem colaborativa entre corporações de bombeiros e de quem desenvolve a tecnologia para adaptar a inovação às especificidades do treino de emergência. O potencial da RV para elevar o nível de preparação dos bombeiros de forma segura e eficiente aponta para uma aplicação crescente dessa tecnologia na área de segurança pública, destacando a importância de investigações futuras para otimizar o seu uso em cenários reais de emergência.
- Dos jogos sérios à arte digital: artefactos, espaços e estratégiasPublication . Veiga, Pedro Alves da; Carvalhais, Miguel; Ribas, Luísa
- Graus de interação em obras de média-arte digitalPublication . Trigo, Clara; Veiga, Pedro Alves da; Santana, IvaniEste artigo visa apresentar uma forma de categorizar obras de média-arte digital a partir do nível de interação com o público que a obra oferece. Embora esta abordagem tenha sido elaborada a partir da análise de dez obras de dança com mediação digital, tendo o vídeo como matéria principal, propõe-se aqui a expansão da sua utilização na classificação de outros tipos de obras de média-arte digital, não performativas. São propostos, e justificados, quatro graus de interação: grau 1 – artefatos de via única; grau 2 – artefato de engajamento público; grau 3 – artefato de manipulação digital; e grau 4 – artefato de diferencial interativo. Esta categorização pretende reconhecer aspectos da interação do público com a obra, a partir dos recursos digitais utilizados. Não pretende atribuir valor hierárquico entre as diferentes escolhas e resultados artísticos. Pretende-se, assim, sugerir a sua utilização em ambientes de investigação e ensino, de maneira a introduzir mecanismos formais de análise e classificação deste tipo de artefato, bem como permitir que os artistas/criadores possa tomar consciência das variações e possibilidades ao seu dispor.
- Média-Arte Digital (MAD) na educação para a cidadania: práticas educativas formais e informais no século XXIPublication . Jermias, Sílvia; Carvalho, Isabel Cristina; Soares, Ana Isabel; INVEPA Média-Arte Digital (MAD) preenche o quotidiano visual das crianças e jovens do século XXI. A diversidade de conteúdos digitais, plataformas de informação e comunicação têm vindo a ampliar, nas últimas duas décadas, a investigação na área da MAD, assim como a relação com os públicos mais jovens, nas práticas formais em sala de aula e nas práticas informais. Este artigo explora a triangulação educativa entre a intervenção cívica, a criação em MAD e a comunidade jovem - Currículo, Cultura e Comunidade. Em ambiente de sala de aula - Cidadania e Desenvolvimento - duas turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico, a frequentar a Escola Básica Vasco da Gama de Sines, são representativas desta articulação, através da qual se questiona se as suas criações multimédia lhes despertam a consciência e intenção artivista para o poder da MAD. Procura conhecer-se que temas interessam aos jovens e de que modo estes atuam na sociedade em que se inserem, dentro e fora da escola, artística, social, digital ou fisicamente. A metodologia utilizada assenta numa pedagogia interativa e participativa, de acordo com a qual os alunos em sala de aula não são entendidos apenas como seguidores, mas são vistos igualmente como criadores em MAD - videoarte. No contexto da Literacia para a Média-Arte Digital, entendemos ser importante ampliar a comunicação entre docentes e estudantes na promoção da criação artística, digital e cívica. A criação em videoarte nas práticas educativas revela potencial na comunicação massiva e, quando direcionada para causas sociais e ambientais, permite o envolvimento coletivo cívico e artístico dos mais jovens, dentro e fora da escola, bem como a sensibilização das comunidades para temas de pertinência atual. No final, o artigo apresenta a perceção, a consciência sobre a utilização cívica que os alunos fazem da MAD e a sua capacitação digital mobilizada para a Cidadania, mais participativa nas práticas formais em sala de aula. A escola estimula e permite a participação dos jovens e coloca-lhes desafios atuais sobre o mundo que os rodeia; contudo, nas práticas educativas informais, fora da escola, verifica-se que os jovens não cultivam hábitos de intervenção sociocultural com autonomia. É pouco percetível a intervenção e o desenvolvimento da sua capacitação digital em iniciativas sociais, culturais e artísticas na cidade onde nasceram e vivem.
- MY MONO NO AWARE : um passeio sonoro interativo para a promoção de autorreconhecimentoPublication . Mestre, Ricardo; d'Orey, Rui; Veiga, Pedro Alves daEste artigo apresenta o processo de conceção, implementação e teste, ainda que com um público limitado, de um artefacto audiovisual interativo. Inspirado nos conceitos de soundscape e soundwalk, o artefacto utiliza um método empírico de exploração de ambientes sonoros para a perceção e compreensão das práticas diárias humanas. Através da combinação da arte sonora, generativa e média-arte digital, este artefacto visa exemplificar um método de construção de representações sonoras individuais, testando, posteriormente, o grau de autorreconhecimento dos indivíduos retratados. Suportado numa abordagem metodológica qualitativa de cariz etnográfico e fenomenológico, o artefacto é desenvolvido segundo o método a/r/cográfico, constituindo o presente artigo uma concretização da etapa final daquele método.
- As narrativas digitais pessoais como instrumento de ensino e aprendizagem online culturalmente sustentávelPublication . Pereira, Selma Eduarda Moita da Silva; Marcos, Adérito; Maneira, António; Abreu, Filipa Martins de; Estadieu, Gérald; Ng, Sandra Olga; Farinha, Daniel Filipe; Caires, Carlos Sena; Marcos, AdéritoAs narrativas digitais pessoais emergem como uma ferramenta inovadora no ensino e aprendizagem online, promovendo a interação cultural e permitindo que as histórias individuais sejam integradas num contexto educativo global. Este artigo explora o impacto das narrativas digitais pessoais em ambientes de e-learning, com ênfase no seu contributo para a sustentabilidade cultural e a promoção de metodologias pedagógicas mais inclusivas e diversificadas. Através de uma revisão da literatura e da análise de artefactos, propõe-se analisar a importância das narrativas pessoais no ensino e aprendizagem online, destacando o seu potencial para fomentar a interação cultural, a preservação do património imaterial e a construção de identidades, visando trazer para discussão o papel central que as narrativas podem desempenhar na transformação do ensino superior online, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e adaptada às realidades contemporâneas.
- Resonant aesthetics: attention and synaesthesia in digital media artPublication . Veiga, Pedro Alves da; Castilho, Luísa Correia; Dias, Rui Sampaio; Rocha, Luzia; Dias, António de SousaThis article posits the creative exploration of the interconnections between image and sound, as well as the intricate interplay between aesthetics and poetics within the contemporary landscape of new digital artistic formats. To facilitate this exploration, it analyses the nuanced roles attributed to visual and sonic elements and their cognitive effect as attention grabbing mechanisms, in order to discern their mutual interferences and the consequential amplification of their artistic resonance. Moreover, it extends its purview beyond the visual and auditory domains, contemplating the ramifications for the broader spectrum of human senses. Through this analysis of aesthetic dimensions, including sensory experiences that transcend the Aristotelian realms of perception, it seeks to unravel the cognitive and communicational implications inherent in the synergistic employment of these media and the transformative potential encapsulated within the convergence of digital formats, unearthing the profound sensory, cognitive, and communicational impacts that resonate within the realms of art and human perception.
- Sci-Bi: an infodemic of disorientationPublication . Alvelos, Heitor; Barreto, Susana; Lima, Cláudia; Penedos-Santiago, Eliana; São Simão, Fátima; Pereira, Jorge; Carneiro, José; Dolbeth, Júlio; Fernandes, Marta; Martins, Nuno; Veiga, Pedro Alves da; Santos, Rui; Vieira, Sónia; RuiRecent years have seen the emergence of two particular challenges to scientific knowledge and application. In both instances, communication design may be underperforming in its potential for contribution: 1. The exponential rise of social media has potentiated an equally exponential range of phenomena such as fake news, pseudo-science and superstition; as seductive, de-centralised, continuously reconfiguring webs, their longevity and adaptability far surpass that of rigorous knowledge. 2. The pandemic and corresponding public policies (confinement and vaccination in particular) seem to have further eroded the already precarious, aforementioned scenario. A range of misinformation channels and content have reached significant sectors of the population, just as media portrayal of the health crisis was largely reduced to statistical extrapolations, and a largely hermetic, prescriptive discourse often lacking in accessibility. Despite current decreases in pandemic levels, issues of mistrust remain and will likely retain an impact in future instances, health-related or otherwise. The above issues have been addressed both through increased technological sophistication of digital tools, and the adoption of logical discourse; however, both seem to have fallen short in tackling the scale and complexity of the phenomena of misinformation.
- Videoarte e arte generativa: performatividade videográfica, tecnodiversidade e IA generativa: aproximações e repercussõesPublication . Ribeiro, Regilene; Veiga, Pedro Alves daO estudo visa contribuir para o debate atual sobre o processo criativo em artemídia, arte do vídeo e as ferramentas de inteligência artificial. Para isso, aproximou os conceitos de tecnodiversidade e performatividade videográfica a partir da arte generativa. A metodologia é baseada em análises comparativas entre conceitos e uma breve análise de duas videoartes, G.O.D. Generative Ominous Dataset (2023) de Pedro Alves da Veiga e Sopa Primordial (2023) de Alexandre Rangel. Os resultados indicam que a performatividade videográfica pode ser impulsionada pelas ferramentas de IA generativa, mas a produção que tenha por objetivo gerar material criativo e obras de arte, precisa, em essência, da mente imaginativa do artista, da sua capacidade conceitual para tecer relações críticas, reflexivas e poéticas.
- Videoarte: identidade de género e territóriona prática da cidadania digitalPublication . Jermias, Sílvia ; Soares, Ana Isabel; Carvalho, Isabel Cristina; Universidade da Madeira (UMa)Este artigo apresenta a relação entre a videoarte, enquanto recurso pedagógico em Média-Arte Digital, na prática de uma cidadania digital, em contexto formal e informal com os mais jovens. A identidade de género e território é apresentada conceptualmente como enquadramento sociocultural para a abordagem artística à videoarte da criação da autora, Somos Todos Mar. A análise da referida videoarte reflete a relação entre a mulher e a infância, a poesia e a calma do mar. Este choque de identidade retrata a relação com o mundo - o mar (industrializado). Enquanto caso de estudo, reflete sobre como a videoarte explora as fronteiras de territórios com a intervenção da mulher. A relação estabelecida com o mar transcende-o enquanto fronteira, produtor de oxigénio; ou seja, enquanto elemento que, cultural e historicamente, sustenta e constrói comunidades. Reforça-se a necessidade de uma transversalidade disciplinar na diversidade de áreas de estudo e nos projetos escolares artísticos, que abordem a igualdade de género, o território e o ambiente, com base no ecofeminismo. Somos Todos Mar contribuiu para a discussão e a reflexão a propósito do território e da relação com a figura feminina, impulsionando a participação cívica e criativa para uma cidadania mais crítica, justa e proativa.