CIAC-UAb - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Polo da Universidade Aberta
Permanent URI for this community
Este grupo de investigação visa a realização de pesquisa tanto ao nível da computação e dos computadores como das tecnologias dos media juntamente com a conceção de experiências estéticas altamente apelativas e envolventes que fundamentem o desenvolvimento de artefactos computacionais criativos e inovadores fortemente interligados com cenários de fruição e uso de cariz artístico, intercultural e socialmente intervencionistas, permitindo compreender e alargar as fronteiras da arte e da tecnologia, da cultura, do entretenimento e da educação e as suas implicações no quotidiano.
Browse
Browsing CIAC-UAb - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Polo da Universidade Aberta by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Aperfeiçoamento da formação de bombeiros através da realidade virtual: perspetivas sobre benefícios, desafios e integração tecnológicaPublication . Pinheiro, Bruno; Veiga, Pedro Alves da; Branco, PauloA utilização da realidade virtual (RV) na formação de bombeiros é uma inovação promissora, com o potencial de transformar métodos de treino tradicionais, ao permitir simulações de cenários de alto risco de forma controlada e segura. Este artigo explora os benefícios e os desafios da integração da RV em programas de formação, destacando as suas vantagens no desenvolvimento de competências práticas e na preparação para situações de emergência complexas. O realismo proporcionado pela RV facilita a imersão dos bombeiros em ambientes virtuais onde podem praticar manobras e tomada de decisões sem os riscos inerentes ao uso de fogo real, aumentando a segurança e permitindo a repetição de cenários sem custos adicionais significativos. Contudo, a aplicação da RV enfrenta desafios técnicos e de aceitação. Barreiras como o custo elevado de equipamentos, as dificuldades na criação de simulações completamente realistas, especialmente para replicar fatores como o calor e o fumo, e a resistência de alguns profissionais em adotar tecnologias novas são questões relevantes. Além disso, a necessidade de hardware especializado e a possível ocorrência de desconfortos físicos, como enjoos, indicam a importância de um período de adaptação. Ainda assim, estudos indicam que a RV pode oferecer benefícios significativos, como o feedback imediato e a possibilidade de personalização do treino para responder às necessidades individuais. A integração eficaz da RV requer uma abordagem colaborativa entre corporações de bombeiros e de quem desenvolve a tecnologia para adaptar a inovação às especificidades do treino de emergência. O potencial da RV para elevar o nível de preparação dos bombeiros de forma segura e eficiente aponta para uma aplicação crescente dessa tecnologia na área de segurança pública, destacando a importância de investigações futuras para otimizar o seu uso em cenários reais de emergência.
- BioFlux: collective memory as generative video art through deconstructed biographical narrativesPublication . Veiga, Pedro Alves daBioFlux is a video artwork that employs generative techniques to explore and deconstruct documental bio-graphical narratives. The piece is derived from personal interviews, which are woven into a seamless and dyna-mic stream of human experiences, thereby transporting them into parallel worlds where different outcomes and plot lines may (or may not) come to fruition, based on three pillars: place, person, and memory. By harnessing a generative art approach, BioFlux disassembles individual stories, reconfiguring and intertwining them into a fluid, ever-evolving narrative tapestry. The resulting compo-sition is a living, breathing video flux that transcends traditional storytelling, offering viewers a contemplative and surreal – yet profoundly human – journey through identity’s multifaceted and interconnected nature. Bio-Flux invites the audience to reflect on the complexity of personal histories and the shared threads that bind us all, revealing the profound interdependencies within our collective narrative.
- Do tangível ao figital: integração físico-digital e metodologia criativa na arte pós-digital contemporâneaPublication . Caldeira, Nelson; Veiga, Pedro Alves da; Cordeiro, JoaoEste estudo visa apresentar a articulação entre uma proposta de taxonomia figital com a metodologia a/r/cográfica, oferecendo assim um quadro metodológico integrado para analisar e orientar práticas artísticas híbridas contemporâneas. Nos últimos anos, a criação artística contemporânea tem sido marcada pela fusão entre o tangível e o virtual, fenómeno designado por “figital”. Este conceito descreve como elementos físicos e digitais se interligam, redefinindo processos de produção, fruição e interação com a arte. A taxonomia figital, ora apresentada, permite mapear novos territórios híbridos e avaliar detalhadamente a simbiose entre o plano material, incluindo os aparatos tecnológicos, e o plano virtual ou digital, resultante da execução de código ou reprodução de média digitais. Por sua vez, a metodologia a/r/cográfica estrutura o processo criativo em três eixos essenciais: estética (cognição, emoções e sensações despertadas pela obra), aptidão (competências técnicas e concetuais evidenciadas) e função (impacto sociocultural e comunicativo da obra). A obra Texel2048Loom, desenvolvida neste âmbito pelo primeiro autor deste estudo, permite ilustrar a abordagem aqui proposta. Este texto evidencia ainda a necessidade de ajustes adicionais, particularmente nas dimensões éticas, culturais e multissensoriais, oferecendo contribuições claras para futuras investigações e práticas na arte pós-digital.
- Dos jogos sérios à arte digital: artefactos, espaços e estratégiasPublication . Veiga, Pedro Alves da; Carvalhais, Miguel; Ribas, Luísa
- O eterno desejo de voarPublication . Trigo, Clara; Veiga, Pedro Alves da; Santana, IvaniA informação de que a gravidade continua sendo um mistério para a ciência pode surpreender muitas pessoas. Por mais incontornáveis que os seus efeitos sejam para qualquer ser na terra, a gravidade ainda é um fenômeno de difícil compreensão. O animal humano – assim como todos os seres sobre a Terra – forjou-se nesta adaptação. O fenômeno gravitário constitui a existência humana, inclusive sua subjetividade, pois determina as formas de mover, perceber, sentir, em suma, acessar o mundo e desenvolver cognição. Não à toa, a questão da gravidade povoa as formas de fazer, as condutas artísticas e as preocupações da dança contemporânea. Este artigo oferece alguns exemplos dentre as mais variadas relações com a gravidade encontradas pela dança contemporânea, para sublimar o eterno desejo de voar. Apresentamos essas relações através dos seguintes aspectos: “Pelos ares”, “Pelas paredes”, “Espelhos e projeções”, “Caixas mágicas”, “Água” e “Outras forças fictícias”.
- Graus de interação em obras de média-arte digitalPublication . Trigo, Clara; Santana, Ivani; Veiga, Pedro Alves daEste artigo visa apresentar uma forma de categorizar obras de média-arte digital a partir do nível de interação com o público que a obra oferece. Embora esta abordagem tenha sido elaborada a partir da análise de dez obras de dança com mediação digital, tendo o vídeo como matéria principal, propõe-se aqui a expansão da sua utilização na classificação de outros tipos de obras de média-arte digital, não performativas. São propostos, e justificados, quatro graus de interação: grau 1 – artefatos de via única; grau 2 – artefato de engajamento público; grau 3 – artefato de manipulação digital; e grau 4 – artefato de diferencial interativo. Esta categorização pretende reconhecer aspectos da interação do público com a obra, a partir dos recursos digitais utilizados. Não pretende atribuir valor hierárquico entre as diferentes escolhas e resultados artísticos. Pretende-se, assim, sugerir a sua utilização em ambientes de investigação e ensino, de maneira a introduzir mecanismos formais de análise e classificação deste tipo de artefato, bem como permitir que os artistas/criadores possa tomar consciência das variações e possibilidades ao seu dispor.
- Média-Arte Digital (MAD) na educação para a cidadania: práticas educativas formais e informais no século XXIPublication . Jermias, Sílvia; Carvalho, Isabel Cristina; Soares, Ana Isabel; INVEPA Média-Arte Digital (MAD) preenche o quotidiano visual das crianças e jovens do século XXI. A diversidade de conteúdos digitais, plataformas de informação e comunicação têm vindo a ampliar, nas últimas duas décadas, a investigação na área da MAD, assim como a relação com os públicos mais jovens, nas práticas formais em sala de aula e nas práticas informais. Este artigo explora a triangulação educativa entre a intervenção cívica, a criação em MAD e a comunidade jovem - Currículo, Cultura e Comunidade. Em ambiente de sala de aula - Cidadania e Desenvolvimento - duas turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico, a frequentar a Escola Básica Vasco da Gama de Sines, são representativas desta articulação, através da qual se questiona se as suas criações multimédia lhes despertam a consciência e intenção artivista para o poder da MAD. Procura conhecer-se que temas interessam aos jovens e de que modo estes atuam na sociedade em que se inserem, dentro e fora da escola, artística, social, digital ou fisicamente. A metodologia utilizada assenta numa pedagogia interativa e participativa, de acordo com a qual os alunos em sala de aula não são entendidos apenas como seguidores, mas são vistos igualmente como criadores em MAD - videoarte. No contexto da Literacia para a Média-Arte Digital, entendemos ser importante ampliar a comunicação entre docentes e estudantes na promoção da criação artística, digital e cívica. A criação em videoarte nas práticas educativas revela potencial na comunicação massiva e, quando direcionada para causas sociais e ambientais, permite o envolvimento coletivo cívico e artístico dos mais jovens, dentro e fora da escola, bem como a sensibilização das comunidades para temas de pertinência atual. No final, o artigo apresenta a perceção, a consciência sobre a utilização cívica que os alunos fazem da MAD e a sua capacitação digital mobilizada para a Cidadania, mais participativa nas práticas formais em sala de aula. A escola estimula e permite a participação dos jovens e coloca-lhes desafios atuais sobre o mundo que os rodeia; contudo, nas práticas educativas informais, fora da escola, verifica-se que os jovens não cultivam hábitos de intervenção sociocultural com autonomia. É pouco percetível a intervenção e o desenvolvimento da sua capacitação digital em iniciativas sociais, culturais e artísticas na cidade onde nasceram e vivem.
- MY MONO NO AWARE : um passeio sonoro interativo para a promoção de autorreconhecimentoPublication . Mestre, Ricardo; d'Orey, Rui; Veiga, Pedro Alves daEste artigo apresenta o processo de conceção, implementação e teste, ainda que com um público limitado, de um artefacto audiovisual interativo. Inspirado nos conceitos de soundscape e soundwalk, o artefacto utiliza um método empírico de exploração de ambientes sonoros para a perceção e compreensão das práticas diárias humanas. Através da combinação da arte sonora, generativa e média-arte digital, este artefacto visa exemplificar um método de construção de representações sonoras individuais, testando, posteriormente, o grau de autorreconhecimento dos indivíduos retratados. Suportado numa abordagem metodológica qualitativa de cariz etnográfico e fenomenológico, o artefacto é desenvolvido segundo o método a/r/cográfico, constituindo o presente artigo uma concretização da etapa final daquele método.
- As narrativas digitais pessoais como instrumento de ensino e aprendizagem online culturalmente sustentávelPublication . Pereira, Selma Eduarda Moita da Silva; Marcos, Adérito; Maneira, António; Abreu, Filipa Martins de; Estadieu, Gérald; Ng, Sandra Olga; Farinha, Daniel Filipe; Caires, Carlos Sena; Marcos, AdéritoAs narrativas digitais pessoais emergem como uma ferramenta inovadora no ensino e aprendizagem online, promovendo a interação cultural e permitindo que as histórias individuais sejam integradas num contexto educativo global. Este artigo explora o impacto das narrativas digitais pessoais em ambientes de e-learning, com ênfase no seu contributo para a sustentabilidade cultural e a promoção de metodologias pedagógicas mais inclusivas e diversificadas. Através de uma revisão da literatura e da análise de artefactos, propõe-se analisar a importância das narrativas pessoais no ensino e aprendizagem online, destacando o seu potencial para fomentar a interação cultural, a preservação do património imaterial e a construção de identidades, visando trazer para discussão o papel central que as narrativas podem desempenhar na transformação do ensino superior online, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e adaptada às realidades contemporâneas.
- A novel shortcut to cubical perspective drawingPublication . Olivero, Lucas Fabian; Araújo, António; Rossi, AdrianaThe article introduces a novel construction that simplifies the drawing of cubical perspectives. A recent work described a method for drawing cubical perspectives which classifies lines into several types and renders each type systematically. Some of these types require an auxiliary external construction, hindering the drawing process. This research proposes a novel method that shortcuts this step with an internal construction. This method both accelerates and simplifies the studio process, reduces systematic errors, and makes freehand sketching more viable and precise. Next, the shortcut is applied through the case of the Solimene factory (Italy), an organic architecture that highlights both the issues inherent to cubical representation and the advantages of the proposed shortcut.
