Linguística | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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Browsing Linguística | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Author "Almeida, Carla Aurélia de"
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- Apresentação [do] Dossiê "O Português como Língua Pluricêntrica"Publication . Ribeiro, Alexandre do Amaral; Almeida, Carla Aurélia de; Osório, PauloA escolha da temática para este dossiê – O Português como Língua Pluricêntrica – prende-se com as motivações que esta questão suscita, tanto num plano mais teórico, quanto numa dimensão mais prática no seio da própria Linguística Aplicada. O presente texto visa apresentar o dossiê “Português como Língua Pluricêntrica" editado por Alexandre Ribeiro; Carla Aurélia de Almeida e Paulo Osório em 2022, que está integrado no número temático intitulado "Português: Língua de Muitas Pátrias" da revista Caderno Seminal Digital, nº42, revista eletrónica do Instituto de Letras e da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Publicações Dialogarts), julho de 2022 [e-ISSN: 1806-9142].
- A construção do sentido em interações verbais na rádio em português europeu: mecanismos discursivos em narrativas de experiência de vidaPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de interações verbais realizadas na rádio em Portugal, o presente artigo analisa o modo como, nestes discursos, se estrutura o processo de construção do sentido. Para o efeito, considera o quadro enunciativo, as sequências de atos de discurso e as estratégias discursivas que permitem atribuir credibilidade e legitimidade ao discurso, captando a atenção. Analisam-se aspetos semânticos e pragmáticos da construção de narrativas de experiência de vida: as falas justapostas, as repetições, o uso da expressão aproximativa “e tal”, o uso de “pronto” como marcador discursivo, a ocorrência de identidades na fala e a realização de asserções avaliativas. Neste contexto, consideram-se atos de autoelogio com mitigadores e com o recurso ao uso do verbo declarativo dizer na terceira pessoa do plural para minimizar a ameaça da face. Analisam-se ainda os comentários de avaliação que denotam a escuta atenta, permitindo fazer a gestão das trocas interacionais.
- Deixis temporal e modos de enunciação, tempos do «discurso»/ tempos da «narração»Publication . Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho situa-se no âmbito da análise enunciativo-pragmática dos tempos verbais, considerando-os como marcas da enunciação no enunciado, isto é, como categorias deícticas. Num primeiro momento, procede-se a uma reflexão das propostas de dois níveis de enunciação apresentadas por Émile Benveniste (1966) e H. Weinrich (1973). Num segundo momento, apresenta-se a análise desenvolvida por F. I. Fonseca (1992) sobre as relações temporais em Português Europeu, perspectivando, na linha de K. Bühler, a deixis indicial, anafórica e fictiva. Por fim, estabelece-se uma análise das relações de tempo num conto de Herberto Hélder.
- Estratégias de proteção e mitigação do discurso em português língua não materna: um estudo de casoPublication . Camacho, Idalina; Almeida, Carla Aurélia deO presente estudo procura examinar de que modo um grupo de estudantes de um curso intensivo de Português Língua Não Materna se serve de estratégias de hedging para proteger os seus enunciados, ao longo de uma série de entrevistas. O corpus é constituído por narrações de histórias de vida. Pretende-se verificar de que modo estes alunos, que procuram comunicar em Português no final do curso, usam estas estratégias, que consubstanciam um investimento implícito com cariz protecionista dos enunciados, resultante da assunção prévia de riscos inerentes ao ato comunicativo em causa. Estas subtilezas da língua variam na forma, no conteúdo, na intencionalidade e na referenciação dos enunciados, constituindo autênticas “armadilhas” para utilizadores pouco familiarizados com as questões pragmático-culturais de cada sociedade.
- Funcionamento do ato de asserção em interações verbais na rádio: estratégias discursivas de consensoPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de interações verbais presentes em cinco programas de rádio portugueses constituídos por telefonemas de ouvintes que entram diariamente em antena, em período noturno, para dialogar com o locutor de rádio, procedemos à análise da relação entre discurso e media e consideramos os direitos e deveres que o ato de asserção envolve, tendo como enfoque o valor performativo de todos os atos de discurso que visam modificar o alocutário nos seus estados epistémicos, emocionais e comportamentais. Analisamos o ato de asserção no seio da teorização dos atos de discurso de Austin, Searle e Grice, perspetivando este ato tendo em conta a análise que P. Attal faz, na linha dos estudos de Ducrot. Promovendo uma análise do uso estratégico do ato de asserção no quadro de uma retórica do consenso, analisa-se o funcionamento de topoï em asserções, demonstra-se o valor argumentativo de enunciados proverbiais, de aforismos e de sequências tautológicas nas interações verbais na rádio e descreve-se a ocorrência de mitigadores do valor de verdade expresso no conteúdo proposicional dos atos de asserção. Estes são aspetos que contribuem para a manutenção da ordem interacional das emissões de rádio e que ajudam ao estabelecimento do consenso e do envolvimento conversacional.
- O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativoPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base o “quadro de interação” (Goffman, 1987) presente em salas de aula virtuais num curso de mestrado da Universidade Aberta, analisaremos de que modo, no discurso em contexto educacional, são desenvolvidas estratégias discursivas de consolidação da relação interlocutiva. Demonstraremos que, nestes ambientes de aprendizagem, os interlocutores, com o desenho de e-atividades, põem no centro da aprendizagem o debate fundamentado no conhecimento explícito e construído através do discurso. Analisaremos, pois, a gestão da vez de elocução dos participantes e a realização de estratégias discursivas específicas que visam efeitos não só relacionais, mas também efeitos argumentativos. Estas estratégias discursivas visam a acomodação intersubjetiva e a gestão da emoção em contexto de aprendizagem online.
- O poder dos discursos do patronato portuense nas sessões comemorativas de aniversários: rituais verbais, argumentação e configuração enunciativaPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de notícias com os discursos de aniversário da Associação Industrial Portuense publicados na revista “A Indústria do Norte (1949-1970)”, procederemos à análise do modo como, nestes discursos, se estrutura uma imagem do locutor. Para o efeito, consideramos a organização enunciativa do discurso comemorativo de aniversário, as sequências de atos de discurso e as estratégias discursivas de intensificação e de mitigação ao serviço da persuasão. Verificaremos que os representantes dos patrões põem em jogo um dispositivo argumentativo de convocação de uma doxa partilhada pela comunidade de discurso. Esta estratégia de argumentação é reveladora de uma tomada de posição específica de um locutor representativo do patronato portuense.
- A reformulação do discurso em contexto pedagógico: análise de um corpus oral de interações entre professor e alunos na aula de portuguêsPublication . Barbeiro, Célia; Almeida, Carla Aurélia deO presente texto tem como objetivo analisar a reformulação enquanto estratégia discursiva no contexto específico de ensino-aprendizagem do Português, à luz do modelo da Sociolinguística Interacional. Pretende-se contribuir para o conhecimento das interações verbais que aí se desencadeiam. Adotando a perspetiva daquele modelo teórico, analisa-se o mecanismo conversacional de reformulação, em contexto pedagógico, na coconstrução da aprendizagem do Português Europeu, em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, num total de quarenta e quatro alunos. Os resultados do estudo revelam que a reformulação ocorre com muita frequência na fase de desenvolvimento da aula e faz parte das rotinas verbais dos participantes – professor e alunos – na sala de aula, constituindo uma estratégia de envolvimento conversacional, fundamental para toda a compreensão linguística nas interações pedagógicas. Nas aulas, a reformulação visa reparar problemas comunicativos, como erros ou mal-entendidos, e melhorar a compreensão do sentido dos textos para uma efetiva aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua materna.
- Rituais verbais, poder e identidades discursivas: estratégias discursivas de consolidação da relação interlocutiva em programas de rádioPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de interações verbais presentes em programas de rádio portugueses constituídos por telefonemas de ouvintes que entram diariamente em antena, em período noturno, para dialogar com o locutor de rádio, procedemos à análise dos rituais verbais que contribuem para a manutenção da relação de poder institucional que se estabelece entre os interactantes do discurso na rádio. O presente texto considera as dimensões sequenciais e interativas dos atos de discurso, analisando as estratégias discursivas realizadas pelos locutores de rádio e pelos ouvintes que entram na emissão e que têm como objetivo não só o equilíbrio interacional com a salvaguarda da face, mas também a persuasão. Regularmente nestes contextos institucionais, os ouvintes realizam produções discursivas com um dispositivo conversacional específico do oral e com fenómenos linguísticos que revelam o envolvimento conversacional dos participantes na interação: hesitações, sobreposições da fala, repetições, diminutivos, intensificadores do discurso e narrativas de experiência de vida. Os locutores de rádio fazem a gestão do fluxo de progressão temática estabelecendo e zelando pela manutenção da coerência através da realização de intervenções de continuidade e da produção de sequências de pergunta-resposta. Estes são aspetos que contribuem para a manutenção da ordem interacional das emissões de rádio em análise e para a consolidação da relação interlocutiva.