Linguística | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Linguística | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Title
Now showing 1 - 10 of 42
Results Per Page
Sort Options
- ApresentaçãoPublication . Seara, Isabel; Gomes Alonso Dominguez, Michelle
- Apresentação [do] Dossiê "O Português como Língua Pluricêntrica"Publication . Ribeiro, Alexandre do Amaral; Almeida, Carla Aurélia de; Osório, PauloA escolha da temática para este dossiê – O Português como Língua Pluricêntrica – prende-se com as motivações que esta questão suscita, tanto num plano mais teórico, quanto numa dimensão mais prática no seio da própria Linguística Aplicada. O presente texto visa apresentar o dossiê “Português como Língua Pluricêntrica" editado por Alexandre Ribeiro; Carla Aurélia de Almeida e Paulo Osório em 2022, que está integrado no número temático intitulado "Português: Língua de Muitas Pátrias" da revista Caderno Seminal Digital, nº42, revista eletrónica do Instituto de Letras e da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Publicações Dialogarts), julho de 2022 [e-ISSN: 1806-9142].
- AQUA-motion domain and metaphorization patterns in European Portuguese: AQUA-motion metaphor in AERO-motion and abstract domainsPublication . Batoréo, HannaThe AQUA-motion verbs – as studied by Majsak & Rahilina 2003 and 2007, Lander, Majsak & Rahilina [2005] 2008, 2012 and 2013, and Divjak & Lemmens 2007, and in European Portuguese (EP) by Batoréo, 2007, 2008, 2009; Batoréo et al., 2007; Casadinho, 2007 – allow typically metaphorical uses, which we postulate can be organized in patterns. Our study shows that in European Portuguese there are two metaphorization patterns to be observed: (i) AQUA-motion metaphor in AERO-motion domain and (ii) AQUA-motion metaphor in abstract domain (e.g. abundance, arts, politics, etc.). In the first case, where the target domain of the metaphorization is the air, in EP we navigate through a crowd or we float in a waltz, whereas in the second, where it is abstract, we swim in money or in blood, and politicians navigate at sea or face floating currency in finances. In the present paper we survey the EP verbs of AQUA-motion metaphors in non-elicited data from electronically available language corpora (cf. Linguateca). In some cases comparisons are made with typologically diferent languages (as, e.g. Polish, cf. Prokofjeva’s 2007, Batoréo 2009).
- Argumentação ad hominem, formas de tratamento e protesto políticoPublication . Marques, Maria Aldina; Duarte, Isabel Margarida; Seara, IsabelA descortesia linguística é um fenómeno discursivo que deve ser analisado no contexto e no género discursivo em que surge. Decorre da inadequação do ato de fala do locutor, tendo em conta normas sociodiscursivas. Mas faz parte do protesto político, sendo socialmente tolerada nesse contexto. Pretende-se analisar a construção discursiva da descortesia no espaço público em Portugal, tendo em conta os protestos em manifestações políticas e nas redes sociais; relacionar a descortesia com os traços dos géneros discursivos em causa; identificar argumentos ad hominem com base nas formas de tratamento. O corpus é constituído por enunciados descorteses produzidos no espaço público, em cartazes e palavras de ordem de manifestações ou nas redes sociais.
- Argumentação e impolidez: o post nas instâncias da interaçãoPublication . Albuquerque, Rodrigo; Seara, Isabel; Santos, Leonor Werneck dos; Mattedi Tomazi, MichelineA partir da convergência teórica dos estudos de (im)polidez e de argumentação, este artigo busca analisar estratégias linguístico-discursivas (im)polidas que subjazem aos posicionamentos dos leitores que opinam, no Facebook, sobre a notícia “Moradores de rua se casam em avenida de BH”. Para a construção da base teórica, convocam-se trabalhos afiliados aos estudos da (im)polidez (LAKOFF, 1973; LEECH, 1983; BROWN; LEVINSON, 1987; CULPEPER, 1996) e da argumentação (ROULET, 1989; AMOSSY, 2000; 2009; 2017; RODRIGUES, 2011). Sob a orientação de um paradigma qualitativo, foram analisados 22 comentários referentes à referida notícia, veiculada em 2019 no Facebook do Portal G1. Como resultados, percebeu-se, no corpus, que as interlocuções foram permeadas por diversas estratégias linguístico-discursivas que visavam a ridicularizar o casamento coletivo realizado em Belo Horizonte (BH), revelando um discurso marcadamente agressivo e impolido.
- Auditory processing disorder test battery in European Portuguese: development and normative data for pediatric populationPublication . Martins, Jorge Humberto; Alves, Marisa; Andrade, Susana; Falé, Isabel; Teixeira, AntónioThere is an increasing need for state-of-the-art Central Auditory Processing assessment for Portuguese native speakers, applicable as early as possible. As a contribution to answering this need, this paper presents a new battery for Central Auditory Processing assessment for European Portuguese applicable to children aged 5 and above, named BAPA-PE, providing information regarding test selection and development. The battery consists of six behavioral tests: Staggered Spondaic Words (SSW) for European Portuguese, Filtered Speech, Speech in Noise, Detection Interval in Noise, Duration, and Frequency Pattern. The normative data for children aged 5 to 12 are also reported. A sample was obtained of 217 subjects without ear pathology and with typical development. Each age group was composed of at least 30 children. All children were evaluated using pure tone audiometry, speech audiometry, impedance, and otoacoustic emissions. Normative scores are reported for each of the six auditory processing tests. The assessment is applicable to young children (aged 5 and 6). The statistical analyses showed significant effects in scores of Age for all tests and of Ear for several tests. The main result from the work presented, the Auditory Processing Assessment Battery—European Portuguese (BAPA-PE), is available for clinical use with normative data. This battery is a new tool for behaviorism assessment of European Portuguese speakers with suspected central auditory pathology and for monitoring the results of auditory training.
- Cognitive and lexical characteristics of motion in liquid medium: AQUA-motion verbs in typologically different languagesPublication . Batoréo, HannaIn the present paper we survey the verbs speakers use most frequently to encode the movement of a non-liquid Figure in or on a liquid Ground (AQUA-motion verbs). Our main data come from European Portuguese (EP) (cf. Batoréo, 2007; Batoréo et al., 2007; Casadinho, 2007), and our results are mainly based on non-elicited data from electronically available language corpora of native EP speakers and contrasted with traditional Portuguese dictionary data (cf. Majsak, 2007). The EP results obtained are discussed within a lexical field AQUAmotion, as presented and characterized in Lander, Maisak, & Rakhilina (2005) and Majsak & Rahilina (2003, 2007) as well as discussed for some particular languages in Arad (2007) and Divjak & Lemmens (2007). They are approached also within a broader context of the typology of lexicalization patterns in the sense of Talmy 1985, 2000 (cf. Batoréo, 2000 for EP). The tri-partition proposed for the AQUA-motion field by distinguishing Sailing, Swimming and Floating verbs will be revisited. Approaching both physical and metaphorical meanings in EP, the contrasts discussed are between the Floating verbs ‘flutuar’ vs. ‘boiar’ and the swimming one ‘nadar’, as well as the rich SAILING area with its prototypical verb ‘navegar’. The basic parameters to be discussed are: (i) the nature of the moving figure, (ii) the nature of motion (passive vs. active, directed vs. non-directed, motion and containment), (iii) the nature of the metaphorical projection (e.g. AERO-motion and abstract domains), proving that languages may differ in predictable ways not only in grammar but also in lexicon.
- Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagemPublication . Casotti, Janayna; Seara, IsabelAs interações que se estabelecem por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm-se tornando importante objeto de investigação linguística. Em contexto de cultura digital, intensamente perpassado pelas múltiplas linguagens, é necessário compreender a aprendizagem resultante dessas interações como coconstrução de saberes. Com base em Charaudeau (2008), para quem todo ato de linguagem constitui uma “interação de intencionalidades”, procuraremos perceber de que maneira professores em formação agem na mise en scène do ato de linguagem, a partir da identificação de seus comportamentos enunciativos nos registros de produção de textos que eles mesmos realizam em ambiente virtual de aprendizagem.
- A construção do sentido em interações verbais na rádio em português europeu: mecanismos discursivos em narrativas de experiência de vidaPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de interações verbais realizadas na rádio em Portugal, o presente artigo analisa o modo como, nestes discursos, se estrutura o processo de construção do sentido. Para o efeito, considera o quadro enunciativo, as sequências de atos de discurso e as estratégias discursivas que permitem atribuir credibilidade e legitimidade ao discurso, captando a atenção. Analisam-se aspetos semânticos e pragmáticos da construção de narrativas de experiência de vida: as falas justapostas, as repetições, o uso da expressão aproximativa “e tal”, o uso de “pronto” como marcador discursivo, a ocorrência de identidades na fala e a realização de asserções avaliativas. Neste contexto, consideram-se atos de autoelogio com mitigadores e com o recurso ao uso do verbo declarativo dizer na terceira pessoa do plural para minimizar a ameaça da face. Analisam-se ainda os comentários de avaliação que denotam a escuta atenta, permitindo fazer a gestão das trocas interacionais.
- Construções com pronomes locativos (Loc) do tipo LocV e VLoc no PB e no PE: correspondências e distinçõesPublication . Oliveria, Mariangela Rios de; Batoréo, HannaO presente artigo tem por objectivo a descrição e a análise de expressões verbais formadas por pronomes locativos, interpretadas como instanciações de dois padrões construcionais, LocV e VLoc, a funcionar na conexão textual (como 'aí vem' e 'lá vai'), e na marcação discursiva (como 'vá lá' e 'olha aqui'). Procede-se à abordagem das referidas expressões no PB e no PE, focalizando correspondências e distinções. Sob a orientação teórica da linguística centrada no uso, com base no Funcionalismo e no Cognitivismo, na linha de Traugott e Trousdale (2013), Bybee (2010), Goldberg (2006), entre outros, constata-se que as duas variedades trilham caminhos análogos apesar de apresentarem distinções de uso. Os resultados apontam no sentido de que a gramaticalização de construções, a depender da norma – PB ou PE – , pode assumir traços mais específicos, com distinção de visibilidade e de ritmo ao nível das mudanças construcionais, em função das motivações pragmáticas e estruturais específicas.