Browsing by Issue Date, starting with "2016-01"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- AQUA-motion domain and metaphorization patterns in European Portuguese: AQUA-motion metaphor in AERO-motion and abstract domainsPublication . Batoréo, HannaThe AQUA-motion verbs – as studied by Majsak & Rahilina 2003 and 2007, Lander, Majsak & Rahilina [2005] 2008, 2012 and 2013, and Divjak & Lemmens 2007, and in European Portuguese (EP) by Batoréo, 2007, 2008, 2009; Batoréo et al., 2007; Casadinho, 2007 – allow typically metaphorical uses, which we postulate can be organized in patterns. Our study shows that in European Portuguese there are two metaphorization patterns to be observed: (i) AQUA-motion metaphor in AERO-motion domain and (ii) AQUA-motion metaphor in abstract domain (e.g. abundance, arts, politics, etc.). In the first case, where the target domain of the metaphorization is the air, in EP we navigate through a crowd or we float in a waltz, whereas in the second, where it is abstract, we swim in money or in blood, and politicians navigate at sea or face floating currency in finances. In the present paper we survey the EP verbs of AQUA-motion metaphors in non-elicited data from electronically available language corpora (cf. Linguateca). In some cases comparisons are made with typologically diferent languages (as, e.g. Polish, cf. Prokofjeva’s 2007, Batoréo 2009).
- Pertença e nacionalidade: a auto-identificação dos imigrantes cabo-verdianos e brasileiros residentes em PortugalPublication . Costa, Paulo ManuelTendo em conta as funções da nacionalidade e da nação, a via da concessão nacionalidade enquanto estratégia política para a promoção da integração social dos imigrantes poderá não será a mais adequada. Mais do que facilitar a concessão da nacionalidade, cuja aquisição deverá ser o culminar de um processo de integração social bem sucedido, os esforços políticos deverão centrar-se na extensão da cidadania e do respectivo catálogo de direitos e deveres, de modo a assegurar não só a protecção dos estrangeiros, mas também a estabilidade social da nação e do Estado.
- E-Learning, educação online e educação aberta : contributos para uma reflexão teóricaPublication . Aires, LuísaO presente artigo resulta das reflexões desenvolvidas no âmbito do Observatório da Qualidade do Ensino a Distância e e-Learning sediado na Universidade Aberta e, ainda, da participação na docência do curso “MOOCs: Fundamentos e Práticas”. Trata-se de um artigo de natureza eminentemente teórica que pretende ser um contributo para a delimitação do universo concetual da Educação Online. Neste texto, são explorados os conceitos de e-Learning, Educação Online e Educação Aberta Virtual. Em primeiro lugar, aborda-se a diversidade de conceções sobre o e-Learning para, depois, se propor uma definição do conceito. Em segundo lugar, enquadra-se a Educação Online no espetro da Educação a Distância. E, em terceiro lugar, são propostos alguns referenciais para a caracterização do conceito de Educação Aberta na sociedade digital e dos seus movimentos atuais mais relevantes: os Recursos Educativos Abertos (OER) e os Massive Open Online Courses (MOOC). Em relação aos OER salienta-se que a matriz desse movimento ultrapassa o mero acesso a conteúdos e recursos e associa-se a uma nova filosofia educativa, a novos valores baseados na abertura, na ética da participação e na colaboração (Peters, 2008). No âmbito da reflexão sobre os MOOC, dá-se destaque à ecologia de aprendizagem específica desses cursos e sublinha-se a necessidade de reconceptualizar conceitos tradicionais, como o de inscrição, participação, frequência, aproveitamento do estudante, na senda da investigação desenvolvida por DeBoer, Ho, Stump e Breslow (2014). Finalmente, reitera-se a dispersão de conceções sobre e-Learning, Educação Online e Educação Aberta e propõe-se que a investigação em Educação a Distância seja um referencial central para a redução da entropia atualmente existente nas Instituições de Ensino Superior Presencial, relativamente à apropriação de conceitos-chave da Educação a Distância Online.
- Resultados do questionário aos percursos laborais e de vida dos licenciados da UAb : relatório síntesePublication . Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Henriques, Susana
- ¿Europa o Europas?: problemas y complejidad en la definición de un concepto de EuropaPublication . João, Maria IsabelComo indica el título, se analizan en este texto los problemas de la unidad y la diversidad de Europa desde un punto de vista histórico. Se comienza por la cuestión de la geografía y de la frontera fluida con Asia y el norte de África. A continuación se trata si Europa se constituye como el área de una civilización que se afirma en el mundo. La división y el conflicto siempre han sido parte de la historia europea, pero después de las guerras que asolaron su territorio y disminuyeron su importancia en el escenario mundial, un pequeño grupo de líderes europeos se dio cuenta de que era necesario construir, de manera pragmática, la unidad política y económica. El proyecto cuenta con poco más de medio siglo, pero las dificultades a las que se ha enfrentado en diferentes momentos parece amenazarlo y, en varias ocasiones, se profetizó su fin.
- Recensão crítica: The language myth: why language is not an instinct?Publication . Batoréo, HannaO livro The Language Myth: Why language is not an instinct?, da autoria de Vyvyan Evans e publicado pela Cambridge University Press, em 2014, é um bestseller linguístico no mundo inteiro, que, desde o momento do seu lançamento, tem vindo a causar um aceso debate nos meios linguísticos, tanto nos sites da internet como ao nível das publicações especializadas da área de Linguística. publicação aqui em destaque – The Language Myth: Why language is not an instinct? – é um livro complexo que permite várias leituras académicas. Por um lado, pode ser considerado, numa primeira leitura, apenas um livro erudito que analisa os mitos linguísticos, tal como vários outros o fizeram antes dele (cf. Bauer & Trudgill 1998). Por outro lado, no entanto, e explicando a grande popularidade que imediatamente ganhou, bem como a controvérsia e o impacto que sofreu, é considerado um livro único no meio académico, que, ao abordar e debater o maior mito linguístico de sempre – o da linguagem como instinto, inerente à teoria da Gramática Universal de Chomsky –, ousou questionar as ideias estabelecidas há muitas décadas em Linguística pela vertente da Gramática Generativa. Partindo da perspectva da Linguística Cognitiva, Vyvyan Evans constrói no seu tratado uma forte, apaixonante e minuciosa refutação dos argumentos chomskianos acerca da natureza, origem e uso linguísticos, criando, assim, um antídoto não só à teoria chomskiana ao nível académico, mas também aos populares livros escolares e universitários, nos quais, há mais de cinquenta anos, se propaga a tese da Gramática Universal e da linguagem como instinto.
- Household sustainability: challenges and dilemmas in everyday lifePublication . Caeiro, Sandra; Ramos, Tomás B.
- A cidade virtual: um modelo de pesquisaPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Murteira, Maria Helena Cunha; Rodrigues, PauloA tecnologia Second Life® acrescentou-lhe um outro atributo, a imersibilidade, que é fundamental ao projecto Cidade e Espectáculo: uma visão da Lisboa pré-terramoto, na medida em que não se pretende apenas tornar visível e interactivo um discurso interpretativo da história de Lisboa na primeira metade do século XVIII, ou criar uma mais dinâmica e tecnicamente sofisticada iconografia da cidade, mas utilizar a dimensão do virtual como instrumento metodológico e estrutura da construção e da comunicação desse discurso, maximizando um dos componentes de toda a imagem e representação ocidental, o simulacro, ou seja a capacidade de projectar no mundo uma ausência física, algo de que não existe modelo a imitar, que pertence às ideias e/ou às emoções, que pode substituir “a própria realidade mediante a simulação do real”1. Deste modo, porque o virtual é o possível, o pensamento do possível2, este projecto possibilitará uma aproximação, fundamentada em critérios científicos, a uma realidade física já desaparecida através da criação do seu simulacro virtual, a Lisboa destruída pela catástrofe de 1755, cuja pesquisa tem estado limitada à relativa fragmentação e abstracção do discurso narrativo e ao formato bidimensional de mapas, desenhos e gravuras.
- Entre Lisboa e Roma: espaços e quotidianos de Luís António Verney (1713-1792)Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago daO propósito desta reflexão que aqui proponho partilhar - não será tanto o de fornecer elementos novos, quanto o interpretar aqueles que se conhecem, prendendo-se com as perceções do espaço urbano da Lisboa contemporânea de Luís António Verney à data da sua partida para Roma – comparando uma cidade descrita e projetada com uma cidade efetivamente vivida e construída. Tomámos deste modo como exemplo a Lisboa deste período num “tempo longo”( pois a sua vida abrangeu uma grande parte do século XVIII, problematizando a ideia de cidade enquanto espaço e lugar social, e universo interdisciplinar. Durante a longa centúria de Setecentos ocorreram – é como já vimos - inevitavelmente mudanças profundas como sabemos ao nível do fazer urbano , de construir a cidade e sobretudo na forma da a entender e olhar tanto no que se refere à função dos seus vários espaços como à fruição do quotidiano. Percebemos que a história do espaço é também feita por pessoas que nele vivem e das suas próprias relações sociais, pois compreender as formas de circulação, hierarquização e especialização do espaço urbano pode, ser hoje um interessante contributo para o estudo da evolução das dinâmicas sociais e culturais).
- O associativismo cultural e o impacto na educação artística contemporânea em Portugal : o caso da Associação Cultural d'OrfeuPublication . Lima, Ana Catarina Amorim de; Teixeira, AntónioAs associações culturais, como coletividades que emancipam o papel do cidadão na criação e produção de atividades culturais, contribuindo para a dinamização das sociedades, podem ser um veículo de desenvolvimento da educação artística, ao nível do ensino não formal e informal, tendo como ponto de partida o contributo da participação ativa dos cidadãos, que buscam a promoção e dinamização de atividades de teor cultural e artístico. Sendo assim, a seleção do Associativismo Cultural para o estudo da evolução da educação artística é um caminho para a compreensão da dinâmica das coletividades e o seu impacto no desenvolvimento cultural e artístico, a nível local, regional e nacional. Neste estudo, foi selecionada a Associação Cultural d´Orfeu, como estudo de caso, pela sua longevidade como associação e pelo seu destaque a nível cultural e artístico da zona centro do país. Ao nível da metodologia optámos por uma metodologia mista, tanto numa abordagem qualitativa, ao nível da análise de conteúdo, como quantitativa, na análise de dados. As técnicas de recolha de dados consistiram em entrevistas a dirigentes associativos e colaboradores (metodologia qualitativa), inquéritos a sócios, colaboradores e participantes de associações culturais (metodologia quantitativa), registos para diário de campo (acontecimentos, atividades e formação artística), análise de espólio documental da Associação Cultural d´Orfeu e registo audiovisual e fotográfico. Com este estudo, espera-se compreender as dinâmicas que estão inerentes ao associativismo cultural ao nível da educação/formação artística e que impactos apresentam no desenvolvimento cultural, social e artístico da sociedade. Além disso, queremos verificar que estratégias são utilizadas pelas associações culturais para a diversificação da oferta cultural e para o incentivo da cidadania ativa.