Browsing by Issue Date, starting with "2022-08"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagemPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Terçariol, Adriana Aparecida de Lima; Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla; Santos, Vanessa Matos dos; Mello, Diene Eire; Ota, Marcos Andrei; Espírito Santo, Eniel do; Okada, AlexandraUma modalidade massiva, distante, a distância massiva, transmissiva e não atrativa para os estudantes, ocasiona alguns fatores como falta de autonomia, desinteresse e como consequência, o não engajamento dos estudantes. A perspectiva inovadora deste estudo centra-se em examinar quais as recomendações para a personalização de estratégias didáticas através de recursos pedagógicos, visando promover uma educação on-line envolvente e engajadora para dinâmicas sustentáveis e frutíferas como formas de coaprender (IYENGAR, 2020). Diversificadas estratégias utilizando tecnologias digitais no ensino superior on-line, ampliam o desenvolvimento da autonomia para uma aprendizagem individual, coletiva e emancipadora (OKADA; SHEEHY, 2020). Literaturas mais recentes, algumas inclusive desenvolvidas durante a pandemia por COVID-19, indicam que novas abordagens de aprendizagem estão sendo fundamentadas em perspectivas diversificadas, de acordo com necessidades e preferências para o processo de adequação às condições e perfis dos estudantes (AGUADED; JARAMILLO-DENT; PONCE, 2021; FULLAN, 2020; OCDE, 2020). Quais tipos de recursos pedagógicos podem ser adotados para oportunizar uma aprendizagem divertida, destacada como “significativa - envolvente” no ensino superior on-line, considerando-se o cenário a partir do contexto da pandemia? Este estudo qualitativo exploratório analisou dados gerados de um questionário aberto on-line implementado pela rede UAb-PT voltado para estudantes durante o período de três meses no ensino superior dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil e Portugal). Para a sistematização dos dados coletados, adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que propicia o agrupamento de depoimentos e sua respectiva síntese (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Ao total, foram analisados dados de 570 estudantes respondentes do formulário on-line. A aprendizagem on-line divertida deve contemplar uso de tecnologias colaborativas, individuais, em rede para a coaprendizagem com atividades e exercícios diferenciados de acordo com as necessidades e preferências de uso da virtualidade. Esse tipo de abordagem personaliza a aprendizagem conforme o perfil do estudante, permite reflexões e abordagens pedagógicas mais envolventes e divertidas a partir do ponto de vista aliciante aos estudantes no ensino superior.
- Apresentação [do] Dossiê "O Português como Língua Pluricêntrica"Publication . Ribeiro, Alexandre do Amaral; Almeida, Carla Aurélia de; Osório, PauloA escolha da temática para este dossiê – O Português como Língua Pluricêntrica – prende-se com as motivações que esta questão suscita, tanto num plano mais teórico, quanto numa dimensão mais prática no seio da própria Linguística Aplicada. O presente texto visa apresentar o dossiê “Português como Língua Pluricêntrica" editado por Alexandre Ribeiro; Carla Aurélia de Almeida e Paulo Osório em 2022, que está integrado no número temático intitulado "Português: Língua de Muitas Pátrias" da revista Caderno Seminal Digital, nº42, revista eletrónica do Instituto de Letras e da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Publicações Dialogarts), julho de 2022 [e-ISSN: 1806-9142].
- Gestão de stocks e sua aplicação no contexto de uma empresa comercial: a Inseltec Soluções, LdaPublication . Ikbal, Sádia; Bernardo, Maria do Rosário MatosEnaltecendo as tecnologias da atualidade, quer em termos empresariais quer a nível global, pretendeu-se neste trabalho realizar um estudo da sua implementação na organização Inseltec Soluções, Lda, mais concretamente no departamento de gestão de stocks, com o objetivo de adquirir conhecimento sobre como melhorar o seu sistema interno, de modo a melhorar a eficácia operacional. A investigação aprofundou diferentes formas de gerir os stocks da organização, focou não só os modelos de gestão de stock existentes, para auxiliar no que se refere ao ponto de equilíbrio dos stocks e seus custos, uma vez que a detenção de stocks implica custos seja de armazenamento, manuseamento e outros, mas também uma gestão administrativa com o apoio em ferramentas informáticas, como os sistemas de informação para gestão (SIG) aplicados à gestão de stocks. Pretendeu-se determinar a melhor forma de gestão de stocks a aplicar à empresa, de forma a atingir a eficácia operacional seja em termos financeiros seja em termos de satisfação dos clientes. A Inseltec Soluções, Lda é uma empresa moçambicana, cuja atividade consiste na importação e distribuição de tabaco a nível regional das marcas internacionais Black Devil (holandesa) e Pine (coreana). O estudo teve como objetivo minimizar erros humanos, devido ao sistema atualmente em uso, relativamente a falhas de stock em armazéns, reduzindo seus custos e obtendo dados de forma mais eficiente e correta. O estudo aplicado incidiu na análise de duas opções de implementação de software na empresa, tendo-se concluído que o software Gestwin, atendendo às necessidades e especificidades da empresa, será a melhor opção a implementar.
- A exploração de carvão mineral a céu aberto no distrito de Moatize, província de Tete, Moçambique, no período de 2005 a 2019: implicações e perceção da comunidadePublication . Bofana, Luís Francisco; Oliveira, Carla Pradel de; Caetano, Fernando J. P.Moçambique é um dos países mais ricos em recursos naturais a nível mundial. A província de Tete, actualmente considerada como a maior província carbonífera não explorada do mundo, possui no distrito de Moatize, um dos maiores jazigos de carvão, com reservas estimadas em mais de 2,5 biliões de toneladas. A exploração de carvão contribui para o crescimento económico (PIB) e para o melhoramento do índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mas apesar do carvão ser um recurso energético importante, a sua produção e utilização contribui consideravelmente para a degradação do meio ambiente. Nesta vertente, foram analisadas as implicações e a perceção das comunidades locais dos riscos ambientais em virtude da exploração de carvão mineral a céu aberto. A área total concessionada pela mineração foi de 28.450 ha da qual 23.780 ha pertence à Vale Moçambique com um contrato de 35 anos (2005-2040), 4.560 ha pertence à ICVL (2009- 2033) com a duração de 25 anos e por fim, à Minas Moatize Lda. (Beacon Hill) com 110 ha (2010-2037), também com contrato de 25 anos. Todos os contratos são renováveis. Para tal, foi mapeada a área mineira através de imagens satélite (Landsat-sensor OLI (Landsat 8) e LT5) e notou-se que até 2011 a área afectada era 1.124,40 ha das quais, 838,70 ha da Vale Moçambique, 12,80 ha Minas Moatize Lda e 272,90 ha ICVL. Até 2019 a área total afectada foi de 3.760,48 ha. A projeção da área afectada de 2019, 2027, 2035, 2043 até 2051 será 11.772,48 ha o que causará maior impacto negativo ao meio ambiente. A água dos poços que uma parte da população está a usar, os seus parâmetros físicos, químicos e biológicos estão acima do recomendado pela MISAU e OMS. Notou-se também existência de alguns parâmetros do solo acima do padrão recomendado para a prática de agricultura e, por fim, a poluição atmosférica também apresentou um aumento da concentração de Material Particulado Fino (PM2.5μg/m3), principalmente em zonas de mineração. Portanto, com estes parâmetros, regista-se a poluição do meio e pode-se dizer que o meio ambiente está poluído. Em contrapartida, existem populações que ainda não foram reassentadas e que estão a viver junto às minas de carvão. Os conflitos registam-se devido à inobservância das promessas feitas pelas mineradoras e também ao tipo de vida dos que foram reassentados. A população tem algum conhecimento acerca do risco, mas diz não ter saída para o problema.
- Editorial: climate change and societyPublication . Alves, Fátima; Schmidt, LuísaClimate change presents one of the greatest challenges of the 21st Century. It will massively affect human societies in complex and multiple ways. And it seems to be almost uncontrollable in the near future. Our knowledge of the chemistry and physics of climate change, its causes and its consequences for planetary systems, is far greater than our understanding of the societal changes it poses. Climate change results from a complex process of societal transformations, which we all need to understand to better cope with the challenges it presents. Climatic conditions play a significant role and interfere with people’s lives in multiple ways. The causes are essentially known, based on unequivocal human action. All solutions also involve human decision and action. It is social and human action in both individual and social settings that are decisive for the future pathways of climate change and its disentanglement. There is also a factor of climate injustice that must be addressed. The nations that contributed most to the problem are often those that experience more limited and manageable consequences while those who contributed the least are often the most affected, vulnerable and unprepared. With climate change, the risk of conflicts, disasters and internal displacement increases so exacerbate existing inequalities and poverty. This presents a moral conundrum of the highest order. At the ecological level, the destruction or disintegration of nature/nurture is more visible, with strong impacts on the availability and reduction of natural resources. In terms of social systems, climate change breaks down social organization, housing, the food system, generates migration, increases economic losses, hunger and public health breakdowns. In a more invisible way, climate change destroys cultural belonging and individual and collective identities. In addition to these expected impacts in the most diverse social, cultural, economic and environmental sectors, human health has emerged as an important area of considerable alarm. Although not frequently mentioned or targeted as a key political concern, it is expected that the impact of climate change on human health will be severe, both in the proliferation and incidence of diseases. Moreover, climate change will have extensive implications to human wellbeing, which will reflect on social structures and ways of life.