Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE by advisor "Almeida, Ana Patrícia"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A flexibilização curricular e as mudanças no processo de ensino-aprendizagem: um estudo numa escola não agrupada do distrito de LisboaPublication . Rogão, Micaela Cardoso; Almeida, Ana PatríciaEste estudo foi realizado numa escola não agrupada, secundária, do distrito de Lisboa e tem como objetivo principal realizar uma análise compreensiva do processo de flexibilização curricular e a mudança introduzida no processo de ensino-aprendizagem. O Decreto-Lei 55/2018 de 6 de julho regulou o projeto de “Autonomia e Flexibilidade Curricular” a todas as ofertas educativas e formativas. No seguimento desta medida política e com o intuito de conhecer e compreender o processo de implementação da mesma numa escola não agrupada, emergiram as seguintes questões: Como decorreu o processo de implementação da flexibilidade curricular? Quais são as mudanças globais e organizacionais decorrentes da flexibilidade curricular? Quais as perceções de diferentes atores sobre as mudanças que a flexibilização curricular introduziu, no âmbito do processo ensino-aprendizagem? No sentido de dar resposta a estas questões, desenvolveu-se um estudo de caso, com base no paradigma qualitativo que fez uso de várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente, entrevistas semi-estruturadas; entrevista de grupo (focus group) e inquéritos por questionário. Depreende-se deste estudo que o processo de implementação da flexibilidade curricular e as mudanças globais e organizacionais daí decorrentes encontraram constrangimentos e potencialidades. Como constrangimentos são referidos o pouco tempo disponível para a implementação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, as dúvidas que surgiram, a resistência à mudança e os exames, entre outras questões. Como potencialidades destacaram-se o trabalho interdisciplinar, o trabalho colaborativo, a possibilidade de mudar mentalidades, e a redução de conteúdos e o incentivo à mudança de práticas decorrentes das aprendizagens essenciais. Decorrem também vantagens no processo ensino-aprendizagem.
- A liderança distribuída nos cargos de liderança intermédia: um estudo exploratórioPublication . Mateus, Ricardo Jorge Mesquita; Almeida, Ana Patrícia; Neves, CláudiaEsta investigação foca a distribuição da liderança pelos cargos de gestão intermédia das escolas do Ensino Público Português, em particular nos cargos de Coordenador Departamento e Diretor de Turma. A metodologia que utilizámos nesta investigação teve por base a investigação exploratória. Propomos uma reflexão sobre o papel destes cargos nas organizações escolares como expressão de Liderança Distribuída. Motivados pela crença de que esta reflexão se possa tornar num contributo de relevo para quem deseje tomar em mãos o destino e a liderança de uma organização educativa. Partimos de entrevistas a quatro diretores de escola e quatro coordenadores departamento, todos oriundos de um painel de escolas, cada uma com um projeto educativo diferenciado. Foi nossa preocupação que o painel de entrevistados fosse composto por indivíduos com larga experiência, tanto como docentes, como ainda como líderes de cargos de gestão intermédia e de gestão de topo nessas escolas. Serão abordados os conceitos de escola enquanto comunidade social, de liderança na sua forma genérica e ainda liderança educacional. Por fim, apresentaremos propostas de mudança de alternativa ao modelo instituído de distribuição de liderança pelos cargos de gestão intermédia escolas do Ensino Público Português.
- Perceções da mudança: estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamentoPublication . Matos, Fernando Pedro Canas Nunes de; Almeida, Ana PatríciaA mudança é um processo que permite às organizações irem ajustando a sua cultura às expectativas tanto exteriores como interiores. Contudo, essa cultura é um constructo social onde os indivíduos da organização reagem opondo-se ou aderindo à mudança. Nesta dinâmica pesam fatores de ordem cognitiva e de ordem afetiva, que são representativos da dimensão individual da mudança. Esta contempla, ainda, uma dimensão estrutural da organização onde a respetiva liderança assume um papel determinante. Com efeito, a liderança não segue um modelo particular e este também pode evoluir em função dos apelos com que a organização se debate. As características da liderança contribuem igualmente para modelar a atmosfera de trabalho, também designada de clima organizacional. Este engloba ainda outros componentes que são percecionados pelos atores organizacionais acabando por condicionar as suas reações às iniciativas de mudança. O presente estudo foi gizado envolvendo docentes de duas escolas de uma mesma organização escolar, tendo o roteiro da investigação procurado compreender se as características socioprofissionais condicionam as perceções dos docentes relativamente à mudança, à liderança e ao clima de escola e analisar a influência das perceções da liderança e das perceções do clima de escola nas reações dos professores à mudança. Para o efeito, delineou-se um estudo de caso exploratório onde se procurou descrever e relacionar as perceções dos professores da organização nas três dimensões acima referidas. Recorreu-se a uma metodologia mista onde as técnicas quantitativas, baseadas na aplicação de um questionário, e as técnicas qualitativas, assentes na realização de entrevistas em grupo focal, possibilitaram a recolha e análise de dados necessários à investigação. Através dos dados recolhidos foi possível identificar os fatores de ordem emocional e os de resistência cognitiva como sendo os mais determinantes das reações dos professores da organização às iniciativas de mudança. Aqueles fatores são enfatizados por um estilo de liderança pouco atuante e distante dos professores, sendo estas características da liderança amplificadas por algumas componentes do clima de escola que acabam por retroalimentar os fatores determinantes das reações à mudança.
- Projeto Fénix em turmas do 2º Ciclo da escola O Roseiral e do 1º Ciclo da escola Os Girassóis: mudanças na gramática escolar?Publication . Antunes, Maria João de Vasconcelos; Almeida, Ana PatríciaO presente trabalho realiza-se no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Escolar. Tem por objetivo comprovar que o Projeto Fénix implementado no Agrupamento de Escolas O Nosso Jardim, pela comunidade escolar, operou de fato, uma mudança da gramática escolar. Consciente de que o mesmo depende igualmente de fatores externos. O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNSE) é uma medida governamental que apoia as dinâmicas institucionais através da contratualização de metas de melhoria nos resultados escolares e na redução do abandono escolar. O Projeto Fénix é um recurso proveniente do PNPSE, que visa a prevenção e o combate do insucesso e abandono escolar, pelo desenvolvimento de uma metodologia mais individualizada para cada aluno, nas disciplinas de Português e Matemática, as quais são importantes para o sucesso de outras. O Agrupamento de Escolas O Nosso Jardim é uma unidade educativa de Território de Intervenção Prioritária (TEIP) desde 2012, cuja comunidade escolar se caracteriza pela diversidade socioeconómico e cultural. Este agrupamento desde o ano letivo 2015/2016 até ao presente tem vindo a desenvolver o Projeto Fénix como forma de combater o insucesso escolar no 1º ciclo da Escola Os Girassóis e no 2º ciclo da Escola O Roseiral. Com o intuito de perceber se este Projeto desenvolvido nas referidas escolas promove o sucesso escolar, conseguindo assim uma mudança da gramática escolar, realizaram-se entrevistas aos agentes educativos, questionários aos alunos, analisaram-se grelhas de evolução do sucesso/insucesso escolar e documentos administrativos. Do estudo constatámos que este Projeto pode traduzir-se numa verdadeira mudança na gramática escolar, tendo em conta a coordenação, o trabalho colaborativo, a avaliação sistemática para ajuste da metodologia, o perfil do professor, a fixação deste à escola, o compromisso e responsabilização da comunidade escolar, em especial dos encarregados de educação dos alunos envolvidos no Projeto.
- Redes na Quint@: que papel na transformação educativa do Bairro Quinta do Alçada?Publication . Francisco, Sofia da Silva; Almeida, Ana PatríciaA presente investigação foi realizada no contexto do mestrado em Administração e Gestão Educacional, da Universidade Aberta, decorreu no âmbito da Cátedra UNESCO (Rede UnitWin) "Cidade que Educa e Transforma", e foca-se no papel transformador do projeto Redes na Quint@ - 9G, desenvolvido pela Inpulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário, no bairro social Quinta do Alçada, em Leiria. O projeto Redes na Quint@ - E9G intervém junto de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos, promovendo a inclusão social e o sucesso educativo através de práticas participativas, atividades artísticas, desportivas e de desenvolvimento pessoal. Tendo presente a abordagem teórica da Cátedra UNESCO “A Cidade que Educa e Transforma”, pretende-se explorar como é que este conceito se concretiza numa abordagem teórica que entende o espaço urbano como um território pedagógico, de forma a perceber como políticas locais e iniciativas de base, como o projeto gerido pela InPulsar, transformam o bairro num espaço ativo de educação e transformação social. Para isso, metodologicamente, a pesquisa recorreu a observações diretas, entrevistas e análise documental, procurando captar a perceção dos participantes e das suas famílias sobre o papel transformador do projeto Redes na Quint@ - E9G em 2024. Os resultados evidenciam que o projeto Redes na Quint@ - E9G tem um papel crucial na construção de um ambiente educativo inclusivo, reforçando a importância de iniciativas comunitárias em áreas de maior vulnerabilidade social. Conclui-se que o projeto representa um modelo de prática educativa inovadora que pode influenciar positivamente o desenvolvimento local e a implementação de políticas que transformem as cidades em espaços de educação e inclusão contínua.
- Ser pelas artes: o contributo da educação pela arte para a mudança do clima organizacional: papel e relevância da direçãoPublication . Matos, Simão; Almeida, Ana PatríciaCada escola é singular e, dentro da sua organização, muitos dos indicadores que a tornam particular, podem ser trabalhados de acordo com as necessidades. Configura-se, assim, como um espaço modelável, que pode ser transformado através implementação de certas dinâmicas, pela ação dos atores que a compõem, onde o líder desempenha um papel fundamental. A qualidade da escola depende muito da perceção do clima e da cultura organizacional, sendo que o grau de satisfação que resulte da vivência nesse espaço, poderá ter um impacto positivo na sua redefinição. O estudo teve como finalidade entender a importância do clima organizacional na definição da qualidade da escola, e aferir se o reforço da educação pelas artes, materializada através de um programa de expressão artística e emocional (consciente da importância da expressão artística, do processo criativo, e do trabalho das emoções junto dos alunos), pode contribuir de forma positiva para a melhoria do clima organizacional. Para a concretização dos objetivos, após a revisão bibliografia de modo a esclarecer-nos sobre os conceitos transversais, foi estruturado um programa de expressão artística e emocional e aplicado a um grupo de alunos entre os 15 e 17 anos de idade, durante o período de um ano letivo. Foram recolhidos dados através de aplicação de testes aos alunos em diferentes momentos do estudo, dos relatórios individuais a partir da sua experiência vivencial e dos registos de observação relativos à implementação semanal do programa. Este trabalho incidiu sobre Escola Europeia de Alicante, onde a multiculturalidade dos seus alunos é muito presente, uma vez que são provenientes de diversos países. A análise dos dados indicou existir uma tendência junto dos alunos que vivenciaram o programa (que lhes ofereceu algo mais que não encontram noutras disciplinas), para se sentirem melhor na escola, o que poderá resultar numa influência positiva na perceção que eles mesmos passarão e ter sobre o clima de escola. No entanto as limitações do estudo, não nos permitiram encontrar uma resposta objetiva, sobretudo por existirem múltiplos indicadores que não nos foi possível aferir, sobretudo, fora do contexto de aplicação do programa. No entanto, foram trabalhados indicadores que nos parecem muito úteis, para eventuais futuras investigações mais completas sobre este tema.
- A sombra de um diretor escolar: um estudo de caso sobre liderança num agrupamento de escolas em LisboaPublication . Cardeira, Ana Mafalda Ribeiro Ramalho de Almeida; Almeida, Ana PatríciaA presente dissertação tem como objetivo traçar o perfil de liderança de um diretor escolar, utilizando a metodologia de jobshadowing. Para isto, foi escolhido um caso de estudo no concelho de Lisboa. Para aplicação da metodologia de investigação, recorreuse a grelhas de observação, tendo sido observados três dias inteiros, uma manhã, uma tarde e dois dias de evento nas imediações do agrupamento. As grelhas foram analisadas num primeiro momento de discussão de resultados e foi realizada uma entrevista ao diretor. Na segunda fase de investigação, foi realizada análise à entrevista. Por fim, os dados da observação e da entrevista foram cruzados para se retirarem conclusões de investigação para o perfil de liderança. A partir de ambas as metodologias, foi possível apontar para um perfil de liderança relacional, em que o diretor tem a preocupação pelo bem-estar da comunidade de escolar. Por outro lado, são realizadas reflexões sobre a metodologia de jobshadowing e a sua pertinência no âmbito de estudos em administração escolar.