Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE by Title
Now showing 1 - 10 of 184
Results Per Page
Sort Options
- O abandono escolar no 3º Ciclo de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz : medidas implementadas na sua prevenção nos últimos cinco anos : estudo de casoPublication . Matos, Adelino Mário Graça; Moreira, Darlinda
- O absentismo docente na escola básica em Moçambique : um estudo de casoPublication . Nicolau, Domingos; Barreto, Maria AntóniaEste relatório de pesquisa é o produto duma investigação subordinada ao tema: “O absentismo docente na escola básica em Moçambique - um Estudo de Caso. Este estudo identifica as principais manifestações do absentismo docente na escola básica, fatores a ele relacionados, suas consequências bem como ações em curso pelas autoridades governamentais e seus parceiros para reduzir ao mínimo o impacto deste fenómeno. A pesquisa examina dados recolhidos através de entrevistas efetuadas aos senhores Diretor Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Manica, Diretor Adjunto da Escola, Professores e o Pessoal não docente da Escola Primária do 1º e 2º Grau Josina Machel em Chimoio, e conclui que o nível de conhecimento acerca dos instrumentos que regulam o processo do absentismo docente em Moçambique, em geral é baixo, pelo que há necessidade dos professores se familiarizarem mais com estes instrumentos tão importantes para a sua vida profissional. O estudo revelou-nos que este fenómeno se comporta de três formas (absentismo total parcial, e virtual, sendo que este segundo, o mais frequente). Sobre as suas causas, elas são várias, desde as ligadas à gestão até às causas não dependentes exclusivamente das lideranças escolares. O estudo sugere ainda que é preciso reforçar a supervisão escolar a vários níveis, nomeadamente lideranças de âmbito central, intermédias e locais, incluindo o papel desempenhado pelos Conselhos de Escolas, através do acompanhamento a par e passo do trabalho desenvolvido pelos professores na sala de aula, daí que medidas urgentes devem ser equacionadas para que se possa melhorar o ambiente de trabalho dos professores na escola e por conseguinte o desempenho dos alunos. O estudo mostrou também, que o absentismo traz consigo consequências para todos atores educativos, sendo o aluno, ator que mais sobre recaem estas consequências. Por último, esta pesquisa mostrou -nos que os entrevistados estão conscientes de que o fenómeno do absentismo docente tem reflexo direto na qualidade de ensino e nos quadros que o País produz para o mercado de emprego. Contudo, já não se pode dizer o mesmo quanto as ações em mangas pelas autoridades educativas e seus parceiros para o combate deste fenómeno.
- Acompanhamento tutorial : um outro caminho para a direção de turmaPublication . Funenga, Clemência JoanaO estudo de caso apresenta os resultados de uma investigação de natureza qualitativa realizado numa escola secundária com 3º ciclo, cujo objetivo principal é o de perceber que funções do diretor de turma referenciadas nos normativos estão em concordância com práticas profissionais do diretor de turma que são favorecedoras de um ambiente escolar capaz de gerar nos alunos um sentimento de pertença, de aceitação e de sucesso educativo. A análise dos dados da entrevista a três diretores de turma, da reflexão sobre a prática da coordenadora dos diretores de turma e das atas das reuniões de conselho de turma, permite explicitar: i) competências de liderança do diretor de turma, no que se refere à formalidade e informalidade do acompanhamento tutorial dos alunos, gestão da turma e conselho de turma, e promoção de bom ambiente e clima de turma; ii) práticas organizacionais que orientam os diretores de turma, nomeadamente as que resultam da articulação com órgãos e estruturas da escola, interação junto da turma e do conselho de turma e formação para o cargo e iii) processos de gestão da turma, de diferenciação pedagógica, eficácia de procedimentos junto do conselho de turma e promoção do sucesso escolar dos alunos. O estudo mostra a importância da articulação entre o diretor de turma e os órgãos e estruturas da escola e da gestão de turma centrada no conceito alargado da diferenciação pedagógica na turma. Conclui-se que o diretor de turma tem, no acompanhamento tutorial, uma prática adequada para a promoção do sucesso educativo.
- Administração e gestão educacional prisional, pilar para reabilitação e reinserção na sociedade : estudo de casoPublication . Nascimento Júnior, João do; Seabra, FilipaO presente documento resulta do estudo de caso CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) Doutor Mário Faraco. A partir da investigação o objeto central desse trabalho é a Administração e Gestão Educacional em contexto prisional na cidade de Piraquara, Paraná, Brasil. Nesse contexto a problemática que envolve o tema é fundamentada na carência e absoluta necessidade de mais estudos no âmbito da educação prisional. Os principais objetivos do trabalho realizado são: analisar o contexto da educação prisional através de um estudo de caso e compreender a estrutura organizacional do sistema educativo prisional considerando a educação de adultos. A metodologia científica usada foi o Estudo de Caso exploratório usando como método de recolha de dados a entrevista semi-estruturada tendo como público alvo 10 colaboradores, sendo 1 vice diretora, 1 secretária, 1 pedagoga e 7 professores que fazem parte da organização e execução administrativa e pedagógica. Como resultados apresentamos as perspectivas dos entrevistados, os avanços e desafios que devem ser superados, bem como aspetos da realidade da educação em sistema prisional especificamente do estudo de caso investigado.
- Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia : um estudo de caso do diário eletrônicoPublication . Oliveira, Francisco das Chagas Ferreira de; Negas, MárioEsta investigação pretende demonstrar os resultados da abordagem realizada sobre a influência das tecnologias da informação como ferramenta facilitadora das atividades administrativas e pedagógicas desenvolvidas pela equipe da escola pública estadual do estado de Rondônia no Brasil. Este estudo realizou-se na escola estadual Marcos Bispo da Silva, localizada no segundo distrito do bairro BNH1 na cidade de Ji-Paraná, estado de Rondônia. A problemática que deu origem a esta investigação foi à implantação do software diário eletrônico, desenvolvido pela equipe de TI2 do governo do estado e as interferências deste software na rotina diária dos profissionais que trabalham na escola. A metodologia aplicada nesta investigação foi a observação, entrevistas semi-estruturadas e questionário na modalidade fechada. O ponto de partida da pesquisa foi à interferência deste software no dia a dia da equipe da escola, diretores, secretário, equipe pedagógica e professores. Ao final do processo de investigação, seguindo o roteiro metodológico e fundamentado, pretendo apresentar os resultados deste trabalho, com base nas hipóteses propostas e рог fim, demonstrar se houve ou não contribuição no ensino aprendizado dos alunos da escola investigada. Este estudo de caso realizou-se na escola estadual Marcos Bispo da Silva, localizada no segundo distrito do bairro BNH na cidade de Ji-Paraná, estado de Rondônia.
- Alterações geradas pela avaliação externa de escolas na autoavaliação: estudo de caso num agrupamento de escolas do AlgarvePublication . Tomás, Ana Carina Guerreiro; Henriques, Susana; Abelha, MartaNo contexto educativo nacional a avaliação externa de escolas e a autoavaliação são uma obrigatoriedade regulamentada pela Lei nº 31/2002, de 20 de dezembro, que vai ao encontro da grande maioria dos contextos educativos internacionais, sendo ambas consideradas pilares na construção de uma escola de qualidade. A presente investigação, no âmbito da relação entre a avaliação externa de escolas com a autoavaliação, visa analisar alterações que foram geradas nos processos de autoavaliação, num agrupamento de escolas do Algarve, após a receção dos relatórios elaborados pela Inspeção Geral de Educação e Ciência relativos ao 1.º e 2.º ciclos de avaliação externa de escolas. Tendo como ponto de partida a revisão da literatura sobre: avaliação e avaliação de escolas; autoavaliação nas escolas e avaliação externa de escolas, a investigação desenvolvida é de natureza qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso. Os dados foram recolhidos com base na análise documental e em entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos vão no sentido de um conhecimento superficial, por parte dos participantes, acerca da informação que consta nos relatórios de avaliação externa e dos processos de autoavaliação do agrupamento em estudo. Nesse sentido, apesar de terem sido geradas algumas alterações no agrupamento de escolas estudado, estas foram insipientes e o processo de autoavaliação tem sido realizado de forma intermitente.
- Análise comparada das políticas educativas para a educação à distância em três países: Brasil, Portugal e Irlanda, especificamente na pandemia Covid-19Publication . Xavier, Adriana Maria Sonego; Barros, Daniela Melaré VieiraEsta investigação é incentivada no contexto educativo da aprendizagem à distância no Brasil, em Portugal e na Irlanda, em diferentes perspectivas analíticas. A técnica de entrevista semiestruturada, investigação exploratória e qualitativa foi aplicada para contribuir para a recolha de informações. A análise comparativa recorda-nos a uma visão de metodologia de investigação no sistema educativo, contribuindo para a identificação de semelhanças e de diferenças no campo amplo das políticas educativas nos países em análise. No entanto, na educação comparativa, espera-se que as experiências positivas adquiridas sejam agregadas na educação durante todo o processo de aprendizagem. Ao longo desta investigação, verificou-se que a história econômica e o índice populacional dos três países analisados eram representativos para este estudo. Foi estabelecido que os impactos educativos aumentam a compilação de informações e de mecanismos de como cada país conduz as suas atividades educativas. As políticas públicas na educação à distância permitiram uma análise onde a prática pedagógica se destaca estrategicamente no cenário em que a tecnologia ajuda a aprendizagem com níveis de oportunidade para todos os que dela necessitam. O papel da educação à distância impulsionou a transformação de uma realidade virtual, especialmente com o impacto de Covid-19, que transformou novos paradigmas de utilização do ensino/aprendizagem em sala de aula, para o modelo de ensino da EaD, que integra a tecnologia até a atualidade.
- Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Campos, Lígia Moraes de Matos; Gonçalves, Maria Filomena; Neves, CláudiaA presente dissertação foi desenvolvida a partir de uma pesquisa narrativa sobre a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) no ambiente escolar, baseada na experiência exercida pela diretora no combate a exclusão, construindo sentidos através de relatos narrados e vivenciados no processo de inclusão dos alunos com NEEs nas suas relações pessoais e com os órgãos responsáveis pelo atendimento desses alunos em um colégio público estadual situado no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral do estudo que propomos desenvolver é analisar a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no colégio na percepção da diretora adjunta, considerando a atuação dos profissionais envolvidos nesse processo, que são o orientador educacional, a professora da sala de recursos, a coordenador(a) pedagógico e os(as) líderes, composto pelos diretores. A orientação educacional, a professora de sala de recurso, a coordenação pedagógica e a equipe diretiva, chamados de núcleos de assistência, possuem funções de cooperação, orientação, intervenção e liderança, ainda que sejam encontrados percalços e desafios encontrados ao longo do caminho da inserção do aluno com NEE. Observa-se que o processo inclusivo apresenta lacunas e ainda precisa responder a todas as dúvidas e questionamentos relativos às necessidades educativas especiais investigando, mantendo-nos informados, atualizando-nos constantemente, cuidando dos alunos e sobretudo, partilhando as experiências que adquirimos ao longo da nossa profissão docente.
- Análise sectorial da educação e desenvolvimento em Cabo Verde : que intervenção?Publication . Correia, Ângelo António Neves; Carmo, HermanoTrata-se de uma dissertação de mestrado, fruto de uma pesquisa teórico-empírica desenvolvida em Cabo Verde, cujo objecto incide sobre a análise sectorial da educação no contexto do desenvolvimento nacional, procurando analisar o processo de intervenção neste domínio, a fim de se avaliar efectivamente o contributo da educação para o desenvolvimento da República de Cabo Verde. Com o intuito de fortalecer o quadro teórico-conceptual, procurou-se levar a cabo uma reflexão profunda em torno de três conceitos-chave: Educação, Desenvolvimento e Intervenção, para que se pudesse proporcionar uma melhor compreensão do objecto de estudo. A selecção e tratamento dos diferentes temas têm essencialmente como referencial teórico a área disciplinar de Sociologia nos seus domínios específicos, com particular atenção para a Educação, Política, Desenvolvimento e a Intervenção, como se pode constatar, na tentativa de dar uma maior consistência à parte prática deste trabalho. As unidades de análise demonstrarão as variáveis mais expressivas, relativamente à realidade do sector educacional e às dinâmicas de desenvolvimento por que tem passado o país, de forma a mensurar as políticas de intervenção e de administração educacional face ao contexto de constrangimentos e recursos existentes ao longo dos anos. Uma vez que Cabo Verde, geograficamente, se trata de uma sub-região no contexto do Continente Africano, fez-se uma análise sectorial sobre África nos seus principais aspectos, sem se esquecer da educação e saúde no contexto do desenvolvimento. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se essencialmente ao material de análise documental, para se fazer uma avaliação dos indicadores de evolução educacional em comparação com os índices gerais de desenvolvimento em Cabo Verde, passando a traços largos, pelos períodos colonial e pós-colonial, chegando efectivamente aos anos recentes do séc. XXI. Em alguns casos, baseou-se nas 4 entrevistas exploratórias, na medida em que o objecto de estudo também se circunscreveu ao campo mais restrito (Concelho de S. Lourenço dos Órgãos), para se avaliar o impacto local da “Educação – Desenvolvimento” em Cabo Verde. Do ponto de vista dos resultados, atendendo aos índices gerais de evolução analisados, é de realçar a forte intervenção no sector da educação e o real contributo deste mesmo sector no processo de desenvolvimento de Cabo Verde, fazendo ressalvar a clássica perspectiva que defende a Educação como sector-chave, recurso básico e insubstituível na promoção e desenvolvimento das capacidades pessoais e sociais, dotando o cidadão de autonomia e cidadania responsável, de acordo com as oportunidades. Entretanto, constatou-se entraves e desequilíbrios no quadro da administração e gestão educacional em Cabo Verde, dado a persistência de uma discrepância dicotómica: quantitativo/qualitativo, igualdade/desigualdade na promoção da educação. O quantitativo na maior parte das vezes é o mais expressivo em relação aos indicadores qualitativos aquando da medição do nível de desenvolvimento nacional. As dificuldades inerentes à distribuição dos recursos educativos à escala nacional estarão na origem das assimetrias regionais constatadas, tanto no âmbito das ofertas educativas, como no dos resultados conseguidos em termos de contributo da educação. Ao longo dos anos, as desigualdades e o elevado nível de centralização do sistema educativo terão suscitado a separação entre escola e comunidade (inexistência da rede escolar). A intervenção socioeducativa nas comunidades locais ainda é diminuta devido à acentuada dose do centralismo na administração educacional. O Caso do concelho de S. Lourenço dos Órgãos é o reflexo desta problemática. Deste modo, refira-se que, as ofertas não são acompanhadas regularmente pelo processo interventivo nos domínios políticos e sociais, com vista a reduzir as demandas existentes. Por outro lado, e de uma forma geral, desde a Independência ao presente, a intervenção estatal tem sido cada vez mais eficiente, contando também com a contribuição da sociedade civil em geral. Este facto revela a importância acrescida que o sector educacional tem assumido e, por conseguinte, o contributo que também tem dado a outros subsistemas de desenvolvimento em Cabo Verde.
- Apoio tutorial específico: um caminho para o sucesso educativo?Publication . Ferreira, Andreia Raposo; Abrantes, PedroNo quadro atual de políticas educativas, o Apoio Tutorial Específico (ATE) surge como uma medida de combate ao abandono escolar precoce e de promoção do sucesso educativo, pelo que o estudo Apoio Tutorial Específico: um caminho para o sucesso educativo? tem como objetivo compreender o respetivo processo de implementação e de que forma o mesmo contribui para a melhoria da qualidade da escola e, paralelamente, para o sucesso educativo. Para o efeito, foram analisados os principais fatores de insucesso escolar/educativo, assim como as principais medidas de política educativa implementadas no nosso país para o debelar, das quais destacámos o objeto do nosso estudo. De forma a melhor compreendermos todo o processo que envolve a implementação desta medida, adotámos um paradigma de investigação interpretativo, num design de estudo de caso, com abordagem mista, suportando-nos em dados qualitativos e quantitativos. Para o seu desenvolvimento realizámos a análise documental ao Projeto Educativo da escola onde o estudo foi realizado e procedemos à elaboração, testagem e aplicação de dois questionários destinados a diretores de turma e a alunos que beneficiaram de ATE. Realizámos, ainda, uma entrevista semiestruturada ao Diretor da escola e um focus group com os professores que se encontravam na altura do estudo a exercer a função de professores tutores. Os resultados do estudo revelam que a equipa de ATE, composta por uma coordenadora, professores tutores, uma psicóloga, uma professora da Educação Especial e uma assistente operacional, tem desenvolvido ações promotoras de uma maior colaboração entre professores e vários outros agentes educativos, provocando, ao longo do tempo, mudanças na cultura da escola, tornando-a muito mais colaborativa.