Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-02"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A liderança distribuída nos cargos de liderança intermédia: um estudo exploratórioPublication . Mateus, Ricardo Jorge Mesquita; Almeida, Ana Patrícia; Neves, CláudiaEsta investigação foca a distribuição da liderança pelos cargos de gestão intermédia das escolas do Ensino Público Português, em particular nos cargos de Coordenador Departamento e Diretor de Turma. A metodologia que utilizámos nesta investigação teve por base a investigação exploratória. Propomos uma reflexão sobre o papel destes cargos nas organizações escolares como expressão de Liderança Distribuída. Motivados pela crença de que esta reflexão se possa tornar num contributo de relevo para quem deseje tomar em mãos o destino e a liderança de uma organização educativa. Partimos de entrevistas a quatro diretores de escola e quatro coordenadores departamento, todos oriundos de um painel de escolas, cada uma com um projeto educativo diferenciado. Foi nossa preocupação que o painel de entrevistados fosse composto por indivíduos com larga experiência, tanto como docentes, como ainda como líderes de cargos de gestão intermédia e de gestão de topo nessas escolas. Serão abordados os conceitos de escola enquanto comunidade social, de liderança na sua forma genérica e ainda liderança educacional. Por fim, apresentaremos propostas de mudança de alternativa ao modelo instituído de distribuição de liderança pelos cargos de gestão intermédia escolas do Ensino Público Português.
- Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Campos, Lígia Moraes de Matos; Gonçalves, Maria Filomena; Neves, CláudiaA presente dissertação foi desenvolvida a partir de uma pesquisa narrativa sobre a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) no ambiente escolar, baseada na experiência exercida pela diretora no combate a exclusão, construindo sentidos através de relatos narrados e vivenciados no processo de inclusão dos alunos com NEEs nas suas relações pessoais e com os órgãos responsáveis pelo atendimento desses alunos em um colégio público estadual situado no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral do estudo que propomos desenvolver é analisar a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no colégio na percepção da diretora adjunta, considerando a atuação dos profissionais envolvidos nesse processo, que são o orientador educacional, a professora da sala de recursos, a coordenador(a) pedagógico e os(as) líderes, composto pelos diretores. A orientação educacional, a professora de sala de recurso, a coordenação pedagógica e a equipe diretiva, chamados de núcleos de assistência, possuem funções de cooperação, orientação, intervenção e liderança, ainda que sejam encontrados percalços e desafios encontrados ao longo do caminho da inserção do aluno com NEE. Observa-se que o processo inclusivo apresenta lacunas e ainda precisa responder a todas as dúvidas e questionamentos relativos às necessidades educativas especiais investigando, mantendo-nos informados, atualizando-nos constantemente, cuidando dos alunos e sobretudo, partilhando as experiências que adquirimos ao longo da nossa profissão docente.