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- Educação a distância no Estado de Rondônia - Brasil : alternativa para uma educação promissoraPublication . Molina, Rosana Navarro; Barros, Daniela Melaré VieiraA Educação a Distância - EaD no Brasil se desenvolveu por meio de iniciativas privadas e decretos governamentais, cumprindo uma trajetória que acompanha o desenvolvimento das tecnologias no país. A presente dissertação tem como objetivo verificar o desenvolvimento e contribuições que houve com implantação da educação a distância no Estado de Rondônia, analisando sua evolução, desafios e perspectivas. A EaD tem representado um papel importante na expansão do ensino superior privado, pois tem sido utilizada para ampliar o número de alunos e baratear os custos. A EaD apresenta-se como o fenômeno de mudanças na educação e é vista como a mais democrática das modalidades educacionais, uma vez que elimina, por meio das tecnologias da comunicação e informação, os tradicionais empecilhos à conquista do conhecimento, como o isolamento ou distanciamento geográfico dos grandes centros de ensino, incompatibilidade de horários e impossibilidade de conciliar trabalho e estudo. A pesquisa se descreve em caráter social, uma vez que busca respostas para os problemas mediante ao emprego dos procedimentos e métodos científicos; tem como caráter exploratório e descritivo, embasados em Gil, (1994). Em tese, este tema tem poucos estudos a respeito, por isso a importância de esclarecer e ressaltar, com visão geral, com um levantamento bibliográfico e documental, valendo-se também de entrevistas e questionários para levantar dados relevantes à pesquisa. A pesquisa, consistiu primeiramente pela parte bibliográfica, no qual se levantou as fontes bibliográficas como livros, revistas científicas, teses, dissertações, artigos e relatórios de pesquisa dos principais nomes que abordam o universo do ensino EaD. Após esse procedimento, realizou leitura do material e com base nas leituras, a elaboração de fichas com suas respectivas análises. No decorrer da pesquisa documental também foi identificado e utilizado outros tipos de materiais não científicos como as fontes de jornais, reportagens, textos e documentários sobre o ensino EaD no Brasil e em Rondônia. Após esses procedimentos foram levantado os dados qualitativos e quantitativos do local escolhido como referência para a pesquisa. Os resultados obtidos apresentam que a adoção do sistema EaD veio contribuir, não apenas com desenvolvimento do Estado de Rondônia, onde há várias áreas distantes e a educação presencial não dá conta de atingir todos os públicos, veio também contribuir com o fortalecimento dos direitos e da liberdade fundamental do ser humano de ter acesso à educação.
- Administração educacional da escola pública do estado de Rondônia : um estudo de caso do diário eletrônicoPublication . Oliveira, Francisco das Chagas Ferreira de; Negas, MárioEsta investigação pretende demonstrar os resultados da abordagem realizada sobre a influência das tecnologias da informação como ferramenta facilitadora das atividades administrativas e pedagógicas desenvolvidas pela equipe da escola pública estadual do estado de Rondônia no Brasil. Este estudo realizou-se na escola estadual Marcos Bispo da Silva, localizada no segundo distrito do bairro BNH1 na cidade de Ji-Paraná, estado de Rondônia. A problemática que deu origem a esta investigação foi à implantação do software diário eletrônico, desenvolvido pela equipe de TI2 do governo do estado e as interferências deste software na rotina diária dos profissionais que trabalham na escola. A metodologia aplicada nesta investigação foi a observação, entrevistas semi-estruturadas e questionário na modalidade fechada. O ponto de partida da pesquisa foi à interferência deste software no dia a dia da equipe da escola, diretores, secretário, equipe pedagógica e professores. Ao final do processo de investigação, seguindo o roteiro metodológico e fundamentado, pretendo apresentar os resultados deste trabalho, com base nas hipóteses propostas e рог fim, demonstrar se houve ou não contribuição no ensino aprendizado dos alunos da escola investigada. Este estudo de caso realizou-se na escola estadual Marcos Bispo da Silva, localizada no segundo distrito do bairro BNH na cidade de Ji-Paraná, estado de Rondônia.
- Emissão Nº 135Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoEntrevista ao professor Luís Filipe Barreto, Presidente do Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), sobre as relações culturais entre Portugal e a China e as coleções do Museu do CCCM. Fugas: Exposição “A Ópera Chinesa” = ”The Chinese Opera”, no Museu do Oriente. Visita à exposição, por Sofia Lopes, Cocomissária da exposição e conservadora da coleção Kwok On. Notícias: Apresentação da obra “Portugal Católico. A beleza na diversidade”, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.Obra dirigida por José Eduardo Franco, diretor da Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH-UAb) e professor da Universidade Aberta e José Carlos Seabra Pereira, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do Cardeal-Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal Portugal, D. Manuel Clemente; 1º Encontro iUAb: Projetos de investigação e desenvolvimento na Universidade Aberta (UAb), com docentes e investigadores no âmbito da consolidação da estratégia de desenvolvimento e participação da UAb em projetos nacionais e internacionais; Projeto Tele Média-Arte: Sessão de demonstração do equipamento XSENS, nas instalações da Universidade Aberta, Lisboa.
- As TIC na promoção do sucesso educativo dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE)Publication . Silva, América; Novo, AnaEste trabalho de investigação em educação analisa a relevância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em educação, e a contribuição que o seu uso pode dar no âmbito do desenvolvimento de competências sociocognitivas do aluno com necessidades educativas especiais (NEE), promovendo a sua inclusão. Neste contexto, e no quadro dos novos paradigmas da educação, da escola do século XXI, face às exigências da sociedade global, é incontornável falarmos de tecnologias, de novas ferramentas e recursos na educação, de sucesso educativo e de inclusão social. É de salientar, o contributo, apoio e colaboração que a Biblioteca Escolar, com os seus recursos e a sua equipa respetivamente, pode dar ao aluno, atendendo às características únicas de que a biblioteca dispõe, na promoção do ensino e da aprendizagem. Ao desenvolver um trabalho colaborativo com os demais docentes, com o intuito de privilegiar a inclusão, a equidade, a partilha de saberes, o desenvolvimento de competências, a Biblioteca Escolar contribui para o sucesso educativo e para a construção do projeto de vida do aluno. Com esta investigação, obtivemos um conhecimento mais preciso, profundo e sustentado, sobre o quotidiano da escola investigada no âmbito das problemáticas dos alunos com Necessidades Educativas especiais (NEE). Este trabalho tomou a forma de um estudo de caso, desenvolvido segundo a abordagem qualitativa. Participaram no estudo diretores de turma, professores de TIC e técnicos dos serviços de apoio, tendo a investigação incidido sobre o universo de alunos com NEE a frequentar a escola investigada. Utilizámos como instrumentos de recolha de dados as entrevistas, a recolha documental, a observação direta não participante e, os diários. Concluímos que as TIC, como ferramentas promotoras de motivação, autonomia, autoestima e interação, oferecem vantagens muito significativas para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional dos alunos com NEE.