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Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE

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  • A edificação de territórios educadores: potencialidades e constrangimentos de um concelho do interior centro de Portugal
    Publication . Cardoso, Maria Manuela Reis; Abrantes, Pedro
    O contexto educativo atual revela recetividade à visão holística da educação que assente na multidimensionalidade do aluno, na participação comunitária e no reconhecimento do potencial educativo dos territórios, desencadeia novas formas de regulação, de organização e de realização do trabalho pedagógico e (re)introduz conceitos como o Território Educador. Esse construto educativo, assumido como uma unidade coesa, orgânica e multidimensional, requereria para a sua edificação uma relação tripartida equilibrada e fluída entre as componentes Território-Escola-Comunidade e uma estrutura competente, multifacetada e multinível que a concretizaria. A presente investigação pretendeu equacionar a viabilidade dessa edificação num concelho do interior centro de Portugal, perspetivando atores, ações e processos, aferindo perceções, e ponderando formas de instituição, participação, gestão e regulação desse construto educativo. Para consecução desses objetivos foi realizado um estudo descritivo assente numa metodologia mista que cruzou informações recolhidas nas entrevistas realizadas a diversos atores, internos e externos, com dados obtidos nos inquéritos por questionário aplicados aos professores dos órgãos colegiais, encarregados de educação e alunos, e com observações reunidas nas atividades concretizadas. Os resultados revelam abertura ao ideário do Território Educador e reconhecimento da importância da articulação entre instituições que o promovam. Indiciam também alguma resistência aparentemente associada a inseguranças face à mudança e a uma visão conservadora do ensino que condiciona práticas pedagógicas inovadoras. A viabilidade deste Território Educador parece exigir recentragem conceptual pois, tendo o património como núcleo central da ação, seria possível potenciar sinergias e maximizar a margem de progressão detetada canalizando-a para o enriquecimento da aprendizagem dos alunos.
  • O que move os alunos para a escola de hoje?: barreiras e motivações
    Publication . Martins, Aurélio José; Almeida, Ana Patrícia
    Esta investigação visa compreender os fatores que influenciam a presença, o envolvimento e a motivação dos alunos no contexto escolar contemporâneo, com especial enfoque nas barreiras que potenciam o abandono e nas dinâmicas que promovem a permanência. Adotando uma metodologia mista, com predominância qualitativa, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas a um conjunto alargado de participantes: alunos dos três ciclos do ensino básico, docentes, técnicos superiores, encarregados de educação e direção pedagógica. A recolha e análise dos dados permitiram uma leitura articulada entre diferentes níveis de responsabilidade educativa. Os resultados revelam a centralidade da motivação intrínseca (Deci & Ryan, 1985, 2000), sustentada pela perceção de autonomia, competência e relação, como motor essencial da implicação dos alunos. Em contrapartida, identificaram-se constrangimentos associados a práticas pedagógicas desmotivadoras, climas escolares negativos e contextos familiares fragilizados, reforçando a influência dos habitus sociais e culturais (Bourdieu, 1986) na trajetória escolar. A análise evidenciou ainda a relevância da agência e da autoeficácia percebida (Bandura, 1986), bem como a importância da experiência escolar como construção de sentido (Dubet, 1994). Este estudo confirma a necessidade de uma abordagem integrada e interativa entre atores escolares e familiares, centrada na escuta, na corresponsabilização e no desenvolvimento de práticas inclusivas e motivadoras. Os dados recolhidos oferecem contributos significativos para o delineamento de políticas educativas orientadas para a prevenção do abandono precoce e a promoção de percursos escolares significativos e resilientes.
  • Práticas de afirmação da autonomia escolar, estudo de caso em duas escolas da Região Autónoma da Madeira
    Publication . Parreira, Teodósio Bento; Neves, Cláudia
    Neste estudo de caso foram analisadas as práticas de afirmação da autonomia escolar em duas escolas da RAM, com foco nas estratégias de gestão e inovação pedagógica implementadas. As escolas, estão inseridas em contextos socioeconómicos distintos e adaptaram as diretrizes nacionais às especificidades locais, utilizando o Projeto Educativo de Escola (PEE) como eixo estruturante. Foram referenciados os documentos estruturantes que as duas escolas têm ao seu dispor para pôr em prática as formas de autonomia escolar como já foi referido o Projeto Educativo de Escola, bem como, o Plano Anual de Escola, o Plano de Atividades, o Regulamento Interno e o Relatório de Autoavaliação, entre outros documentos/projetos alocados a cada estabelecimento de ensino. Procedeu-se à recolha de dados através do google forms de forma a recolher informação que foi tratada em termos estatísticos e representados nos respetivos gráficos e tabelas, registo esse que foi devidamente analisado e tratado, pois os questionários e as entrevistas são instrumentos essenciais para aferir as práticas de autonomia escolar. Neste trabalho houve a preocupação de organizar em capítulos considerados fundamentais neste estudo de caso, tais como: Fundamentação do Tema Escolhido, A Autonomia Escolar em Portugal, A Descentralização das Escolas em Portugal, o Enquadramento da Autonomia Escolar na RAM, as Opções Metodológicas e Descrição dos Instrumentos de Recolha e Análise de Dados e a Análise e Discussão dos Dados. Identificou-se uma forte ênfase na participação democrática, envolvendo professores, alunos e encarregados de educação nos processos de decisão. Os resultados revelaram que a descentralização promovida pela autonomia contribuiu para uma gestão mais eficiente, mas também apontaram desafios, como a escassez de recursos e a necessidade de formação contínua para os profissionais.
  • O papel da biblioteca escolar na liderança e nos processos de inovação e mudança: estudo de caso em dois agrupamentos do concelho de Vila Franca de Xira
    Publication . Antunes, Luísa Maria; Almeida, Ana Patrícia
    Num contexto global pautado pela imprevisibilidade e pela mudança, a Escola e, em particular, as Bibliotecas Escolares, podem oferecer-se como agentes relevantes. Face a esta pertinência e, no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Educacional, este estudo centrou-se na Liderança que as Bibliotecas Escolares podem assumir enquanto estruturas de gestão intermédia e na Mudança e Inovação desenvolvidas. Foram definidos como objetivos específicos: Caraterizar a ação exercida pelo PB/ Coordenador da equipa da Biblioteca Escolar; Conhecer a perceção que a Comunidade Educativa tem sobre a ação exercida pelos responsáveis pela BE, nomeadamente, ao nível da Liderança; Analisar o contributo da Biblioteca Escolar no que concerne aos processos de mudança e inovação desenvolvidos no Agrupamento. A partir de uma abordagem qualitativa de dois Agrupamentos, realizou-se um Estudo de Caso recorrendo à análise documental dos Projetos Educativos, à análise estatística descritiva de questionários mistos aplicados aos Conselhos Gerais e à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas aos Professores Bibliotecários e Diretores. As conclusões indicam-nos que a Liderança exercida pela Biblioteca Escolar sustenta-se na colaboração, na disseminação da ação e das ideias e em deter uma coleção digna. Requer aos PB formação, cultura geral, amplitude mental e intelectual, conhecimento do agrupamento, flexibilidade para gerir múltiplas tarefas e capacidades de interagir e comunicar. Os processos de mudança e inovação recaem nas soluções encontradas para os desafios que surgem, na criação e desenvolvimentos de projetos em articulação com entidades, na participação em projetos promovidos pela RBE/PNL e na colaboração de outros desenvolvidos no agrupamento.
  • Descentralização do ensino no concelho de Cascais: perspetivas dos diferentes intervenientes através do estudo da implementação da reorganização do calendário escolar “Cascais ganha tempo para aprender”
    Publication . Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis; Neves, Cláudia
    A presente dissertação analisa o processo de descentralização do ensino no Concelho de Cascais, com especial enfoque na implementação da reorganização do calendário escolar em regime de semestralidade. Trata-se de um estudo de caso que procura compreender, à luz da experiência local, os efeitos e dinâmicas associadas à delegação de competências do Ministério da Educação ao Município de Cascais, formalizada pelo contrato interadministrativo de 2015. O estudo foca-se em perceber como os diferentes intervenientes – autarcas, diretores escolares, técnicos municipais e membros do Conselho Municipal de Educação (CME) – interpretam e vivenciam esta transformação. A investigação assenta numa abordagem mista, qualitativa e quantitativa, recorrendo à análise de documentos oficiais (atas do CME, Carta Educativa e Plano Estratégico Educativo Municipal) e à realização de entrevistas semiestruturadas. Entre as principais conclusões destaca-se o reconhecimento de que a legislação nacional não originou mudanças abruptas, mas antes formalizou práticas já instaladas no território. A articulação entre os diferentes níveis de governação – central, local e escolar – é valorizada, embora ainda marcada por assimetrias e constrangimentos, especialmente na relação com o poder central. Sublinha-se o respeito da Câmara Municipal pela autonomia pedagógica das escolas, bem como a relevância da proximidade como facilitadora da gestão e inovação. A introdução da semestralidade, promovida pelo projeto “Cascais Ganha Tempo para Aprender”, foi percecionada como um catalisador de mudança pedagógica e organizacional, contribuindo para a diversificação de práticas e para o bem-estar da comunidade educativa. Este trabalho contribui para a reflexão sobre os caminhos possíveis da descentralização educativa em Portugal, oferecendo pistas relevantes sobre o papel dos atores locais na concretização de políticas públicas de educação mais eficazes, ajustadas às realidades do território.
  • O papel das lideranças escolares no apoio à utilização das TIC no processo de ensino/aprendizagem: estudo de caso
    Publication . Silva, Teotónio Filomeno Almeida Correia e; Goulão, Fátima
    Este trabalho de investigação decorreu num Agrupamento de Escolas do Norte do país no ano letivo 2023/24, com o intuito de analisar o papel da liderança na disponibilização dos recursos digitais, na sua gestão bem como na promoção da capacitação dos professores para uma utilização pedagógica efetiva dos recursos e plataformas digitais. Analisa também o modo como o apoio técnico e pedagógico aos docentes é mobilizado pelas lideranças na resolução dos constrangimentos. Esta investigação, de natureza qualitativa, baseou-se em entrevistas semiestruturadas realizadas a seis docentes com funções de liderança e oito docentes apenas com funções letivas. O trabalho permitiu concluir que o envolvimento das lideranças na efetivação da utilização dos recursos e plataformas digitais bem como na promoção da capacitação dos docentes é fundamental para a integração efetiva desses recursos nos processos de ensino e aprendizagem. Permitiu também concluir a importância atribuída pelos docentes ao apoio técnico e pedagógico. Os docentes estão capacitados para utilizar os recursos existentes na escola embora o nível de capacitação não seja idêntico. Assim, foram implementadas ações de formação para aumentar o nível de capacitação dos docentes em função do respetivo grau de proficiência. A escola está muito bem equipada e as lideranças desempenham um papel muito importante na promoção da utilização dos recursos bem como na disponibilização do apoio técnico, aspeto bastante solicitado pelos docentes. A importância das tecnologias na educação na escola é uma realidade e pode ser analisada a partir de diferentes perspetivas, quer ao nível das infraestruturas de rede e comunicações, equipamentos atualizados, apoio técnico-pedagógico, plataformas de gestão pedagógica e de gestão escolar que no seu conjunto contribuem para práticas pedagógicas centradas nas necessidades específicas do aluno. A sua utilização tem sido o motor de mudanças significativas nos métodos de ensino, permitindo personalizar a aprendizagem e desenvolver competências digitais dos alunos.
  • Liderança escolar e inclusão: rumo a uma escola mais diversificada
    Publication . Reis, Sónia da Conceição Afonso dos; Abrantes, Pedro
    Partindo da massificação e democratização da educação, questiona-se o suporte que as lideranças poderão proporcionar perante a diversidade encontrada nos contextos educativos, analisando as perspetivas dos professores relativamente aos conceitos de inclusão e aplicação do decreto-lei nº. 54 de 2018, assim como o suporte por parte da equipa multidisciplinar de apoio e da direção da respetiva unidade orgânica relativamente ao processo de inclusão. Apresenta-se uma breve revisão de estudos internacionais sobre a equidade e inclusão, realçando a emergência de ajuste de práticas educativas que contemplem respostas diferenciadas e personalizadas. Para atender a essa diversidade, permitindo a todos realizar aprendizagens, a diferenciação curricular no seio da criação de uma real comunidade de aprendizagem afigura-se como um recurso a priorizar. Analisam-se alguns indicadores portugueses que apontam no sentido da necessidade de monitorizar a implementação do regime jurídico de apoio à educação inclusivo e delineiam-se perspetivas de ação orientadas para responder à heterogeneidade presentes nas salas de aula, concretamente focando a formação de professores e as práticas em equipa educativa como elementos essenciais para uma resposta educativa de sucesso assente numa comunidade inclusiva.
  • O digital como contributo para uma escola ágil da pandemia à inteligência artificial generativa
    Publication . Soares, Luís Miguel da Silva Inês; Bidarra, José
    A pandemia de COVID-19 exigiu mudanças significativas na educação, forçando a transição para o ensino não presencial (EnP) e destacando o papel central das tecnologias digitais. Este estudo analisa o impacto desse processo num Agrupamento de Escolas, considerando a adaptação das atividades pedagógicas, o papel das lideranças e as perceções dos docentes sobre práticas letivas e tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial Generativa (IAGen). A investigação combina a análise de mais de 3.200 atividades desenvolvidas durante o confinamento e um questionário realizado a professores. A análise compreende a sua categorização e a relação com as práticas e a sua adaptabilidade e eficácia em ambientes digitais. Adicionalmente, o estudo explora o conceito de "escola ágil", propondo a integração de tecnologias emergentes para promover práticas pedagógicas inovadoras e processos administrativos mais eficazes, propondo medidas e uma reflexão sobre a educação para além da IAGen, como a IAG (Inteligência Artificial Geral) e o processamento quântico.
  • Apoio tutorial específico: um caminho para o sucesso educativo?
    Publication . Ferreira, Andreia Raposo; Abrantes, Pedro
    No quadro atual de políticas educativas, o Apoio Tutorial Específico (ATE) surge como uma medida de combate ao abandono escolar precoce e de promoção do sucesso educativo, pelo que o estudo Apoio Tutorial Específico: um caminho para o sucesso educativo? tem como objetivo compreender o respetivo processo de implementação e de que forma o mesmo contribui para a melhoria da qualidade da escola e, paralelamente, para o sucesso educativo. Para o efeito, foram analisados os principais fatores de insucesso escolar/educativo, assim como as principais medidas de política educativa implementadas no nosso país para o debelar, das quais destacámos o objeto do nosso estudo. De forma a melhor compreendermos todo o processo que envolve a implementação desta medida, adotámos um paradigma de investigação interpretativo, num design de estudo de caso, com abordagem mista, suportando-nos em dados qualitativos e quantitativos. Para o seu desenvolvimento realizámos a análise documental ao Projeto Educativo da escola onde o estudo foi realizado e procedemos à elaboração, testagem e aplicação de dois questionários destinados a diretores de turma e a alunos que beneficiaram de ATE. Realizámos, ainda, uma entrevista semiestruturada ao Diretor da escola e um focus group com os professores que se encontravam na altura do estudo a exercer a função de professores tutores. Os resultados do estudo revelam que a equipa de ATE, composta por uma coordenadora, professores tutores, uma psicóloga, uma professora da Educação Especial e uma assistente operacional, tem desenvolvido ações promotoras de uma maior colaboração entre professores e vários outros agentes educativos, provocando, ao longo do tempo, mudanças na cultura da escola, tornando-a muito mais colaborativa.
  • Desafios e potencialidades na (re)construção da cultura organizacional em escolas resultantes de fusão: estudo de caso em duas escolas de diferentes tipologias e contextos da RAM
    Publication . Henriques, Cláudia Sofia da Silva de Freitas; Abrantes, Pedro
    As mudanças decorrentes da reconfiguração da rede escolar na Região Autónoma da Madeira, que têm vindo a acontecer nas últimas décadas, e que se têm traduzido na criação, fusão, extinção ou reestruturação de estabelecimentos de educação ou de ensino, impõem às diferentes comunidades escolares implicadas a (re)construção da sua cultura organizacional. Neste sentido, este estudo tem como principal propósito conhecer os desafios e potencialidades que emergem deste processo em escolas fusionadas, na perceção dos seus docentes. A investigação envolveu duas escolas de diferentes tipologias e contextos da RAM que resultaram de uma fusão com outras escolas, ocorrida num período entre seis e dez anos. Trata-se, assim, de um estudo de caso múltiplo de caráter exploratório, assente numa abordagem metodológica mista, combinando as técnicas quantitativas, com base na aplicação de um questionário aos docentes, e as técnicas qualitativas, por meio da realização de entrevistas às direções das respetivas escolas. Os dados foram tratados com recurso à análise estatística e à análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitiram perceber que a fusão entre estas escolas não foi impactante em termos de práticas e rotinas profissionais e possibilitaram caraterizar a cultura organizacional das duas escolas, marcada pelo equilíbrio entre a conformidade e a inovação, assim como moderadamente adaptável à mudança. Foi possível identificar os desafios e as potencialidades na (re)construção da cultura organizacional, compreender o papel das lideranças na gestão da mudança, assim como identificar as práticas que os docentes privilegiam para fomentar as potencialidades e superar os desafios que daqui advêm.