Repository logo
 

Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 178
  • Práticas de trabalho colaborativo nas equipas educativas: perspetivas dos professores
    Publication . Pedro, Sónia Maria dos Santos; Abelha, Marta
    A presente dissertação procura “Compreender de que forma as Equipas Educativas de uma escola estruturam e promovem as suas práticas de trabalho colaborativo”. Após um enquadramento teórico relativo à(s) cultura(s) docentes e ao conceito de Equipas Educativas, desde a sua génese até aos normativos legais que suportam a sua existência na atualidade, recorremos a uma metodologia de investigação de cariz misto (aplicação de técnicas de recolha de dados qualitativas - análise documental e inquérito por entrevista, aplicado aos coordenadores das Equipas Educativas e técnicas de recolha de dados quantitativas - inquéritos por questionário, aplicados aos professores que integraram as Equipas Educativas). Como principais técnicas de análise dos dados, socorremo-nos da análise estatística simples para tratar os dados quantitativos e da análise de conteúdo para tratar os dados qualitativos. Alguns dos principais resultados do estudo indicam que as práticas de trabalho ao nível das Equipas Educativas resultam da realização de reuniões, que decorrem de acordo com o definido pela organização escolar, embora sem a presença de todos os elementos do conselho de turma, onde são abordados essencialmente casos individuais de alunos e situações de indisciplina. São apontadas como barreiras à colaboração docente, a constituição da própria equipa ou as atitudes dos professores e, como facilitadores, o facto de existir um tempo previsto para as reuniões, a estabilidade do corpo docente e a relação entre os professores. Na perceção dos professores, a colaboração docente nas Equipas Educativas é benéfica para os alunos, para os professores e para a escola em geral. Perante estes resultados, e com vista a uma colaboração mais profunda, ousamos propor uma maior flexibilidade no funcionamento das Equipas, bem como uma planificação e monitorização do trabalho realizado.
  • Projetos ERASMUS+ como instrumentos de gestão para o desenvolvimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
    Publication . Sousa, Ana Margarida Sousa Moreira de Barros Rosário e Rosário de; Neves, Cláudia
    Esta investigação explora o impacto dos projetos ERASMUS+ no desenvolvimento do definido no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Surgiu pela procura de atividades e estratégias motivadoras, onde o aluno fosse o centro do processo de ensino aprendizagem, que se revelassem como aprendizagens significativas, que ficassem para a vida. O estudo baseia-se na experiência da autora como coordenadora de dois projetos ERASMUS+ e na análise de dados recolhidos junto a docentes e discentes participantes nos projetos e na realização de mobilidades. Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, com a recolha de dados através de inquéritos online por questionário (fechados e abertos) e análise documental (PASEO e programa ERASMUS+), sendo os participantes, alunos e professores que participaram em, pelo menos, uma mobilidade. Os resultados demonstraram que os projetos ERASMUS+ contribuem significativamente para o desenvolvimento do PASEO, em particular no que diz respeito às áreas de competências linguísticas em língua(s) estrangeira(s), tanto a nível oral como escrito; competências sociais e interpessoais como a comunicação, o trabalho em equipa, a resolução de problemas e a adaptabilidade a diferentes culturas; competências cívicas e éticas, como a cidadania europeia, o respeito pela diversidade e a responsabilidade social e competências transversais, como a autonomia, a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de aprender a aprender. Em conclusão, os projetos ERASMUS+ são instrumentos valiosos para o desenvolvimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, preparando-os para serem cidadãos ativos, responsáveis e críticos numa sociedade globalizada. A participação em projetos ERASMUS+ deve ser incentivada e vista como uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal para todos os alunos.
  • Projeto Fénix em turmas do 2º Ciclo da escola O Roseiral e do 1º Ciclo da escola Os Girassóis: mudanças na gramática escolar?
    Publication . Antunes, Maria João de Vasconcelos; Almeida, Ana Patrícia
    O presente trabalho realiza-se no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Escolar. Tem por objetivo comprovar que o Projeto Fénix implementado no Agrupamento de Escolas O Nosso Jardim, pela comunidade escolar, operou de fato, uma mudança da gramática escolar. Consciente de que o mesmo depende igualmente de fatores externos. O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNSE) é uma medida governamental que apoia as dinâmicas institucionais através da contratualização de metas de melhoria nos resultados escolares e na redução do abandono escolar. O Projeto Fénix é um recurso proveniente do PNPSE, que visa a prevenção e o combate do insucesso e abandono escolar, pelo desenvolvimento de uma metodologia mais individualizada para cada aluno, nas disciplinas de Português e Matemática, as quais são importantes para o sucesso de outras. O Agrupamento de Escolas O Nosso Jardim é uma unidade educativa de Território de Intervenção Prioritária (TEIP) desde 2012, cuja comunidade escolar se caracteriza pela diversidade socioeconómico e cultural. Este agrupamento desde o ano letivo 2015/2016 até ao presente tem vindo a desenvolver o Projeto Fénix como forma de combater o insucesso escolar no 1º ciclo da Escola Os Girassóis e no 2º ciclo da Escola O Roseiral. Com o intuito de perceber se este Projeto desenvolvido nas referidas escolas promove o sucesso escolar, conseguindo assim uma mudança da gramática escolar, realizaram-se entrevistas aos agentes educativos, questionários aos alunos, analisaram-se grelhas de evolução do sucesso/insucesso escolar e documentos administrativos. Do estudo constatámos que este Projeto pode traduzir-se numa verdadeira mudança na gramática escolar, tendo em conta a coordenação, o trabalho colaborativo, a avaliação sistemática para ajuste da metodologia, o perfil do professor, a fixação deste à escola, o compromisso e responsabilização da comunidade escolar, em especial dos encarregados de educação dos alunos envolvidos no Projeto.
  • A participação da família no processo de escolha do percurso formativo no secundário: um estudo sobre o perfil e a participação das famílias numa escola secundária na zona do Oeste
    Publication . Guedes, Nuno Miguel Pinto; Neves, Cláudia
    Neste estudo procura-se responder e compreender em que medida a participação e perfil da família surge associada à escolha do percurso escolar e ao acompanhamento e apoio no processo de ensino/aprendizagem dos seus educandos. Introduz-se o estado da arte da educação em Portugal, com a evolução das políticas educativas e da respetiva regulação. É realizado a evolução do sistema educativo focado nos resultados escolares conforme as assimetrias e perfil socioeconómico das famílias, revistando estudos e autores nacionais e internacionais. Fundamenta-se todo o estudo tendo presente a questão orientadora e os objetivos da investigação, no enquadramento teórico, dividido em diferentes domínios de investigação e reflexão: percurso formativo no ensino secundário; participação das famílias; comunicação escola e família. É apresentada a contextualização e pertinência do estudo, com a revisão literária com as várias visões da reprodução social e da segregação social existente no contexto da comunidade local da escola objeto de estudo e apresentados dados estatísticos relevantes dos percursos formativos no ensino secundário. Utilizou-se uma metodologia mista, tendo sido utilizados os métodos qualitativos e quantitativos. Foram aplicados questionários no formato digital e à distância aos alunos e família da escola objeto de estudo e feito o tratamento estatístico avançado. Analisou-se e discutiu-se o cruzamento e correlação dos resultados do estudo, tendo sido validado uma reprodução social na escolha do percurso formativo, e refutado o acompanhamento e apoio no processo educativo segundo o perfil socioeconómico da família. Finaliza-se com os aspetos inovadores decorrentes da investigação e indicam-se estudos futuros.
  • Formação, competências e seleção do diretor em diferentes modelos de gestão de escolas na Europa: uma abordagem comparativa entre três países
    Publication . Nunes, Renata Manuela de Sousa Moreira de Barros Rosário e; Neves, Cláudia
    Colocando em evidência a necessidade de políticas educativas europeias comuns promotoras da qualidade e eficácia do ensino público, o papel dos diretores escolares ressalta na medida em que são, por um lado, os responsáveis pela prestação de contas à tutela e, por outro, pela gestão das escolas assente na liderança pedagógica, organizacional, administrativa e financeira. Considerando a Educação Comparada como método de investigação privilegiado para a identificação de políticas educativas comuns, o presente trabalho de investigação pretende abordar, comparativamente, três modelos de gestão relativamente aos processos de recrutamento e seleção do diretor, identificando os requisitos e competências para o desempenho do cargo de diretor escolar. Abordaremos numa primeira parte, o que concluímos relacionar-se com o desempenho deste cargo, apresentando temas como: liderança, gestão, formação profissional, descentralização de competências na Educação, e por fim, a Educação Comparada. Na segunda parte, analisaremos, primeiramente, as políticas educativas na União Europeia para, posteriormente, nos debruçarmos sobre os documentos de referência com recomendações relativas ao modelo de administração e gestão educacional, assim como o enquadramento legislativo de cada um dos países em questão (Portugal, Espanha e Noruega). Os resultados obtidos com esta investigação apontam diferenças substanciais entre o conjunto dos países do Sul da Europa, Portugal e Espanha, países com antepassados políticos ditatoriais, e o modelo de gestão descentralizado da Noruega, evidenciando dois modelos de gestão: centralizado e descentralizado. Para concluir, consideramos ser extremamente complexa a definição única do perfil do diretor do século XXI, atendendo às múltiplas competências que lhe são exigidas na atual estratégia política, social, económica e educativa da Europa
  • A sombra de um diretor escolar: um estudo de caso sobre liderança num agrupamento de escolas em Lisboa
    Publication . Cardeira, Ana Mafalda Ribeiro Ramalho de Almeida; Almeida, Ana Patrícia
    A presente dissertação tem como objetivo traçar o perfil de liderança de um diretor escolar, utilizando a metodologia de jobshadowing. Para isto, foi escolhido um caso de estudo no concelho de Lisboa. Para aplicação da metodologia de investigação, recorreuse a grelhas de observação, tendo sido observados três dias inteiros, uma manhã, uma tarde e dois dias de evento nas imediações do agrupamento. As grelhas foram analisadas num primeiro momento de discussão de resultados e foi realizada uma entrevista ao diretor. Na segunda fase de investigação, foi realizada análise à entrevista. Por fim, os dados da observação e da entrevista foram cruzados para se retirarem conclusões de investigação para o perfil de liderança. A partir de ambas as metodologias, foi possível apontar para um perfil de liderança relacional, em que o diretor tem a preocupação pelo bem-estar da comunidade de escolar. Por outro lado, são realizadas reflexões sobre a metodologia de jobshadowing e a sua pertinência no âmbito de estudos em administração escolar.
  • O Projeto Coopera Escola+ 21-23 na promoção e utilização da aprendizagem cooperativa: efeitos de uma oficina de formação
    Publication . Mendes, Vanessa; Abelha, Marta; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres
    Numa sociedade em constante transformação, as escolas enfrentam enormes desafios. Nesse sentido, emerge o Projeto Coopera que pretende impulsionar a transformação de práticas pedagógicas diferenciadoras. Este projeto tem como modelo teórico e pedagógico a Aprendizagem Cooperativa (AC), desafiando professores e alunos a vivenciarem experiências pedagógicas, que trazem identidade às escolas. O Projeto Coopera integra a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, a Avaliação Pedagógica, a Educação Inclusiva, o Plano de Transição Digital, o Ensino Experimental das Ciências e o Bem-Estar Social e Emocional, indo ao encontro das competências inscritas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). O projeto Coopera desenvolve diferentes ações, investindo na reconfiguração das práticas pedagógicas (incluindo não só o local onde os alunos aprendem, mas também e principalmente a forma como professores e alunos trabalham; como os professores desenvolvem as suas práticas pedagógicas, bem como as relações que estabelecem com os seus alunos). O principal enfoque do projeto é a formação docente. O estudo incidiu sobre o desenvolvimento do trabalho docente, numa turma de uma ação de formação dinamizada pelo Projeto Coopera Escola+ 21|23, designada por “Comunidades Cooperativas de Aprendizagem Profissional” (CCAP), nível 1. A investigação centra-se, exclusivamente, nos 13 formandos que frequentaram a CCAP, pertencentes a um Agrupamento de Escolas da zona norte, de diferentes níveis de ensino (pré-escolar, 1.º e 3.º ciclos do Ensino Básico), tendo em conta as sessões presenciais, em que os professores, em grupos cooperativos experienciam os métodos de AC. O trabalho autónomo implica a implementação desses métodos junto dos alunos. Com esta investigação, ambiciona-se compreender em que medida os efeitos da oficina de formação (Projeto Coopera Escola+ 21-23), no âmbito do trabalho presencial e do trabalho autónomo, se refletem na promoção e utilização da AC em contexto educativo. Atendendo às características do estudo em questão, optou-se por uma metodologia qualitativa. Como técnicas de recolha de dados recorreu-se à entrevista na modalidade de grupo focal e a documentos estruturantes ao desenvolvimento da CCAP. A técnica de análise de dados utilizada nesta investigação foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que os formandos manifestam que a implementação da AC promoveu uma efetiva articulação curricular promovendo a inclusão de todos os alunos e que a CCAP lhes trouxe aprendizagem/atualização de conhecimentos contribuindo o seu desenvolvimento profissional.
  • A escola como organização aprendente: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos
    Publication . Domingos, Rute Alexandra Campos; Goulão, Fátima
    O presente estudo de investigação, conduzido no contexto de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo identificar as características das organizações aprendentes num agrupamento de escolas públicas, bem como analisar a forma como essa instituição promove e gere sua aprendizagem. Além disso, pretende-se contribuir para um maior entendimento e esclarecimento do conceito de escola como comunidade aprendente. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo de caso de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. Diversos dados foram colecionados através de entrevistas, focus groups e análise documental de materiais de referência do agrupamento. Este estudo foi desenvolvido em duas fases: a primeira consistiu no enquadramento teórico da temática, justificando o estudo e contribuindo para a definição do conceito de escola aprendente, abordando também o clima e a cultura organizacional, a comunicação e o papel das lideranças nesse contexto. A segunda fase abrangeu a análise empírica dos dados coletados, com o objetivo de produzir conclusões. Os resultados obtidos sugerem que o agrupamento investigado possui características que podem ser consideradas de uma organização aprendente. No entanto, também evidenciam a necessidade de desenvolver uma cultura de aprendizagem mais sólida e sistemática no ambiente escolar, visando alcançar a excelência educacional. Esta pesquisa contribui para a compreensão dos desafios e potencialidades das escolas enquanto organizações aprendentes, fornecendo orientações para gestores e educadores no sentido de fortalecer a aprendizagem organizacional e, consequentemente, proporcionar uma educação de qualidade aos alunos.
  • Análise comparada das políticas educativas para a educação à distância em três países: Brasil, Portugal e Irlanda, especificamente na pandemia Covid-19
    Publication . Xavier, Adriana Maria Sonego; Barros, Daniela Melaré Vieira
    Esta investigação é incentivada no contexto educativo da aprendizagem à distância no Brasil, em Portugal e na Irlanda, em diferentes perspectivas analíticas. A técnica de entrevista semiestruturada, investigação exploratória e qualitativa foi aplicada para contribuir para a recolha de informações. A análise comparativa recorda-nos a uma visão de metodologia de investigação no sistema educativo, contribuindo para a identificação de semelhanças e de diferenças no campo amplo das políticas educativas nos países em análise. No entanto, na educação comparativa, espera-se que as experiências positivas adquiridas sejam agregadas na educação durante todo o processo de aprendizagem. Ao longo desta investigação, verificou-se que a história econômica e o índice populacional dos três países analisados eram representativos para este estudo. Foi estabelecido que os impactos educativos aumentam a compilação de informações e de mecanismos de como cada país conduz as suas atividades educativas. As políticas públicas na educação à distância permitiram uma análise onde a prática pedagógica se destaca estrategicamente no cenário em que a tecnologia ajuda a aprendizagem com níveis de oportunidade para todos os que dela necessitam. O papel da educação à distância impulsionou a transformação de uma realidade virtual, especialmente com o impacto de Covid-19, que transformou novos paradigmas de utilização do ensino/aprendizagem em sala de aula, para o modelo de ensino da EaD, que integra a tecnologia até a atualidade.
  • A influência das lideranças escolares na implementação de inovação educativa: um estudo de casos no Concelho de Vila Nova de Famalicão
    Publication . Costa, Alberto Carlos Ribeiro da; Henriques, Susana; Constantino, Paulo
    As lideranças escolares têm sido apontadas como o fator-chave para o sucesso das instituições que lideram, nomeadamente pela influência que exercem sobre a ação dos docentes e pelo contributo que dão para a melhoria e para a implementação de práticas educativas inovadoras, entendidas como mudanças dinâmicas que acrescentam valor aos processos pedagógicos e organizativos, de que resulta a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos e a satisfação dos atores educativos. No atual quadro normativo, a liderança das escolas cabe ao diretor, órgão de caráter unipessoal, pelo que é nele que repousa a responsabilidade de superação dos desafios decorrentes das demandas de uma sociedade cada vez mais complexa e exigente. O presente estudo tem como objetivo investigar a influência das lideranças escolares na implementação de inovação educativa nos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Vila Nova de Famalicão, nomeadamente através da identificação do tipo de liderança predominante, da análise da sua ação na implementação de processos de inovação e da identificação de projetos e parcerias inovadores. Em termos metodológicos, a investigação assumiu a forma de um estudo de casos. Recorreu-se a uma metodologia mista em que as técnicas quantitativas, baseadas na aplicação de um questionário às lideranças intermédias, e as técnicas qualitativas, assentes na realização de uma entrevista semiestruturada aos sete diretores dos agrupamentos de escolas e na análise documental dos relatórios da avaliação externa, dos Projetos Educativos e dos Planos Anuais de Atividades, permitiram a recolha e tratamento dos dados necessários à investigação. Os dados apresentados e discutidos nesta investigação, permitiram-nos concluir que o tipo de liderança mais utilizado pelos diretores dos agrupamentos é o transformacional e que a sua ação na implementação e desenvolvimento de processos de inovação é realizada através da promoção do trabalho colaborativo, da partilha de ideias, da agregação e mobilização em torno de desafios e da valorização de parcerias, de que resulta o envolvimento em muitos e variados programas, projetos e atividades.