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Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE

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  • O digital como contributo para uma escola ágil da pandemia à inteligência artificial generativa
    Publication . Soares, Luís Miguel da Silva Inês; Bidarra, José
    A pandemia de COVID-19 exigiu mudanças significativas na educação, forçando a transição para o ensino não presencial (EnP) e destacando o papel central das tecnologias digitais. Este estudo analisa o impacto desse processo num Agrupamento de Escolas, considerando a adaptação das atividades pedagógicas, o papel das lideranças e as perceções dos docentes sobre práticas letivas e tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial Generativa (IAGen). A investigação combina a análise de mais de 3.200 atividades desenvolvidas durante o confinamento e um questionário realizado a professores. A análise compreende a sua categorização e a relação com as práticas e a sua adaptabilidade e eficácia em ambientes digitais. Adicionalmente, o estudo explora o conceito de "escola ágil", propondo a integração de tecnologias emergentes para promover práticas pedagógicas inovadoras e processos administrativos mais eficazes, propondo medidas e uma reflexão sobre a educação para além da IAGen, como a IAG (Inteligência Artificial Geral) e o processamento quântico.
  • Apoio tutorial específico: um caminho para o sucesso educativo?
    Publication . Ferreira, Andreia Raposo; Abrantes, Pedro
    No quadro atual de políticas educativas, o Apoio Tutorial Específico (ATE) surge como uma medida de combate ao abandono escolar precoce e de promoção do sucesso educativo, pelo que o estudo Apoio Tutorial Específico: um caminho para o sucesso educativo? tem como objetivo compreender o respetivo processo de implementação e de que forma o mesmo contribui para a melhoria da qualidade da escola e, paralelamente, para o sucesso educativo. Para o efeito, foram analisados os principais fatores de insucesso escolar/educativo, assim como as principais medidas de política educativa implementadas no nosso país para o debelar, das quais destacámos o objeto do nosso estudo. De forma a melhor compreendermos todo o processo que envolve a implementação desta medida, adotámos um paradigma de investigação interpretativo, num design de estudo de caso, com abordagem mista, suportando-nos em dados qualitativos e quantitativos. Para o seu desenvolvimento realizámos a análise documental ao Projeto Educativo da escola onde o estudo foi realizado e procedemos à elaboração, testagem e aplicação de dois questionários destinados a diretores de turma e a alunos que beneficiaram de ATE. Realizámos, ainda, uma entrevista semiestruturada ao Diretor da escola e um focus group com os professores que se encontravam na altura do estudo a exercer a função de professores tutores. Os resultados do estudo revelam que a equipa de ATE, composta por uma coordenadora, professores tutores, uma psicóloga, uma professora da Educação Especial e uma assistente operacional, tem desenvolvido ações promotoras de uma maior colaboração entre professores e vários outros agentes educativos, provocando, ao longo do tempo, mudanças na cultura da escola, tornando-a muito mais colaborativa.
  • Desafios e potencialidades na (re)construção da cultura organizacional em escolas resultantes de fusão: estudo de caso em duas escolas de diferentes tipologias e contextos da RAM
    Publication . Henriques, Cláudia Sofia da Silva de Freitas; Abrantes, Pedro
    As mudanças decorrentes da reconfiguração da rede escolar na Região Autónoma da Madeira, que têm vindo a acontecer nas últimas décadas, e que se têm traduzido na criação, fusão, extinção ou reestruturação de estabelecimentos de educação ou de ensino, impõem às diferentes comunidades escolares implicadas a (re)construção da sua cultura organizacional. Neste sentido, este estudo tem como principal propósito conhecer os desafios e potencialidades que emergem deste processo em escolas fusionadas, na perceção dos seus docentes. A investigação envolveu duas escolas de diferentes tipologias e contextos da RAM que resultaram de uma fusão com outras escolas, ocorrida num período entre seis e dez anos. Trata-se, assim, de um estudo de caso múltiplo de caráter exploratório, assente numa abordagem metodológica mista, combinando as técnicas quantitativas, com base na aplicação de um questionário aos docentes, e as técnicas qualitativas, por meio da realização de entrevistas às direções das respetivas escolas. Os dados foram tratados com recurso à análise estatística e à análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitiram perceber que a fusão entre estas escolas não foi impactante em termos de práticas e rotinas profissionais e possibilitaram caraterizar a cultura organizacional das duas escolas, marcada pelo equilíbrio entre a conformidade e a inovação, assim como moderadamente adaptável à mudança. Foi possível identificar os desafios e as potencialidades na (re)construção da cultura organizacional, compreender o papel das lideranças na gestão da mudança, assim como identificar as práticas que os docentes privilegiam para fomentar as potencialidades e superar os desafios que daqui advêm.
  • "A Aventura da Vida” nas escolas do 1.º CEB da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria: um programa de educação para a saúde
    Publication . Rodrigues, Elisabete Cristina Silva; Henriques, Susana
    O presente estudo enquadra-se na abordagem da educação para a saúde e na crescente importância desta temática nas escolas, enquanto promotoras de comportamentos saudáveis entre as crianças. A escolha do tema – “A Aventura da Vida nas escolas do 1.º CEB da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria – Um Programa de Educação para a Saúde” – visa avaliar o impacto deste Programa nas escolas onde foi aplicado. Para o efeito, é analisado o aumento de competências na área da educação que têm vindo a ser transferidas para as Autarquias Locais e para as Comunidades Intermunicipais, bem como a forma como a Liderança dos Professores e o Clima de Escola podem contribuir para o sucesso da implementação de Programas desta natureza. Em termos metodológicos, após as devidas autorizações, foi aplicado um inquérito por questionário a 18 professores que frequentaram e concluíram com sucesso a ação de capacitação do Programa “A Aventura da Vida” e 32 alunos de duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico onde foi aplicado o Programa. Depois de realizada a análise descritiva dos dados recolhidos, e como conclusões principais do estudo, destacamos as perspetivas dos professores e dos alunos que salientaram o sucesso da aplicação do Programa “A Aventura da Vida”. Na perspetiva dos alunos, estes revelaram uma maior preocupação com a adoção de estilos de vida saudável, sendo ainda considerado por estes que a aplicação do Programa contribui para favorecer a qualidade das relações entre pares. Relativamente ao impacto da implementação do Programa “A Aventura da Vida” nos Professores, constatamos que os mesmos consideram que o Programa lhes proporcionou uma oportunidade para melhorar o seu trabalho enquanto docentes, fazendo-os refletir sobre a visão que tinham sobre a liderança e contribuindo para que pudessem alterar as suas práticas pedagógicas. Em termos gerais, o Programa “A Aventura da Vida”, destaca-se em áreas como a promoção da qualidade das relações, o aumento do grau de participação e de satisfação com a escola, sendo que os Professores consideram que o mesmo contribuiu para melhorar o Clima de Escola e para melhorar o seu desempenho profissional.
  • Redes na Quint@: que papel na transformação educativa do Bairro Quinta do Alçada?
    Publication . Francisco, Sofia da Silva; Almeida, Ana Patrícia
    A presente investigação foi realizada no contexto do mestrado em Administração e Gestão Educacional, da Universidade Aberta, decorreu no âmbito da Cátedra UNESCO (Rede UnitWin) "Cidade que Educa e Transforma", e foca-se no papel transformador do projeto Redes na Quint@ - 9G, desenvolvido pela Inpulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário, no bairro social Quinta do Alçada, em Leiria. O projeto Redes na Quint@ - E9G intervém junto de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos, promovendo a inclusão social e o sucesso educativo através de práticas participativas, atividades artísticas, desportivas e de desenvolvimento pessoal. Tendo presente a abordagem teórica da Cátedra UNESCO “A Cidade que Educa e Transforma”, pretende-se explorar como é que este conceito se concretiza numa abordagem teórica que entende o espaço urbano como um território pedagógico, de forma a perceber como políticas locais e iniciativas de base, como o projeto gerido pela InPulsar, transformam o bairro num espaço ativo de educação e transformação social. Para isso, metodologicamente, a pesquisa recorreu a observações diretas, entrevistas e análise documental, procurando captar a perceção dos participantes e das suas famílias sobre o papel transformador do projeto Redes na Quint@ - E9G em 2024. Os resultados evidenciam que o projeto Redes na Quint@ - E9G tem um papel crucial na construção de um ambiente educativo inclusivo, reforçando a importância de iniciativas comunitárias em áreas de maior vulnerabilidade social. Conclui-se que o projeto representa um modelo de prática educativa inovadora que pode influenciar positivamente o desenvolvimento local e a implementação de políticas que transformem as cidades em espaços de educação e inclusão contínua.
  • Práticas de trabalho colaborativo nas equipas educativas: perspetivas dos professores
    Publication . Pedro, Sónia Maria dos Santos; Abelha, Marta
    A presente dissertação procura “Compreender de que forma as Equipas Educativas de uma escola estruturam e promovem as suas práticas de trabalho colaborativo”. Após um enquadramento teórico relativo à(s) cultura(s) docentes e ao conceito de Equipas Educativas, desde a sua génese até aos normativos legais que suportam a sua existência na atualidade, recorremos a uma metodologia de investigação de cariz misto (aplicação de técnicas de recolha de dados qualitativas - análise documental e inquérito por entrevista, aplicado aos coordenadores das Equipas Educativas e técnicas de recolha de dados quantitativas - inquéritos por questionário, aplicados aos professores que integraram as Equipas Educativas). Como principais técnicas de análise dos dados, socorremo-nos da análise estatística simples para tratar os dados quantitativos e da análise de conteúdo para tratar os dados qualitativos. Alguns dos principais resultados do estudo indicam que as práticas de trabalho ao nível das Equipas Educativas resultam da realização de reuniões, que decorrem de acordo com o definido pela organização escolar, embora sem a presença de todos os elementos do conselho de turma, onde são abordados essencialmente casos individuais de alunos e situações de indisciplina. São apontadas como barreiras à colaboração docente, a constituição da própria equipa ou as atitudes dos professores e, como facilitadores, o facto de existir um tempo previsto para as reuniões, a estabilidade do corpo docente e a relação entre os professores. Na perceção dos professores, a colaboração docente nas Equipas Educativas é benéfica para os alunos, para os professores e para a escola em geral. Perante estes resultados, e com vista a uma colaboração mais profunda, ousamos propor uma maior flexibilidade no funcionamento das Equipas, bem como uma planificação e monitorização do trabalho realizado.
  • Projetos ERASMUS+ como instrumentos de gestão para o desenvolvimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
    Publication . Sousa, Ana Margarida Sousa Moreira de Barros Rosário e Rosário de; Neves, Cláudia
    Esta investigação explora o impacto dos projetos ERASMUS+ no desenvolvimento do definido no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Surgiu pela procura de atividades e estratégias motivadoras, onde o aluno fosse o centro do processo de ensino aprendizagem, que se revelassem como aprendizagens significativas, que ficassem para a vida. O estudo baseia-se na experiência da autora como coordenadora de dois projetos ERASMUS+ e na análise de dados recolhidos junto a docentes e discentes participantes nos projetos e na realização de mobilidades. Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, com a recolha de dados através de inquéritos online por questionário (fechados e abertos) e análise documental (PASEO e programa ERASMUS+), sendo os participantes, alunos e professores que participaram em, pelo menos, uma mobilidade. Os resultados demonstraram que os projetos ERASMUS+ contribuem significativamente para o desenvolvimento do PASEO, em particular no que diz respeito às áreas de competências linguísticas em língua(s) estrangeira(s), tanto a nível oral como escrito; competências sociais e interpessoais como a comunicação, o trabalho em equipa, a resolução de problemas e a adaptabilidade a diferentes culturas; competências cívicas e éticas, como a cidadania europeia, o respeito pela diversidade e a responsabilidade social e competências transversais, como a autonomia, a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de aprender a aprender. Em conclusão, os projetos ERASMUS+ são instrumentos valiosos para o desenvolvimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, preparando-os para serem cidadãos ativos, responsáveis e críticos numa sociedade globalizada. A participação em projetos ERASMUS+ deve ser incentivada e vista como uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal para todos os alunos.
  • Projeto Fénix em turmas do 2º Ciclo da escola O Roseiral e do 1º Ciclo da escola Os Girassóis: mudanças na gramática escolar?
    Publication . Antunes, Maria João de Vasconcelos; Almeida, Ana Patrícia
    O presente trabalho realiza-se no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Escolar. Tem por objetivo comprovar que o Projeto Fénix implementado no Agrupamento de Escolas O Nosso Jardim, pela comunidade escolar, operou de fato, uma mudança da gramática escolar. Consciente de que o mesmo depende igualmente de fatores externos. O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNSE) é uma medida governamental que apoia as dinâmicas institucionais através da contratualização de metas de melhoria nos resultados escolares e na redução do abandono escolar. O Projeto Fénix é um recurso proveniente do PNPSE, que visa a prevenção e o combate do insucesso e abandono escolar, pelo desenvolvimento de uma metodologia mais individualizada para cada aluno, nas disciplinas de Português e Matemática, as quais são importantes para o sucesso de outras. O Agrupamento de Escolas O Nosso Jardim é uma unidade educativa de Território de Intervenção Prioritária (TEIP) desde 2012, cuja comunidade escolar se caracteriza pela diversidade socioeconómico e cultural. Este agrupamento desde o ano letivo 2015/2016 até ao presente tem vindo a desenvolver o Projeto Fénix como forma de combater o insucesso escolar no 1º ciclo da Escola Os Girassóis e no 2º ciclo da Escola O Roseiral. Com o intuito de perceber se este Projeto desenvolvido nas referidas escolas promove o sucesso escolar, conseguindo assim uma mudança da gramática escolar, realizaram-se entrevistas aos agentes educativos, questionários aos alunos, analisaram-se grelhas de evolução do sucesso/insucesso escolar e documentos administrativos. Do estudo constatámos que este Projeto pode traduzir-se numa verdadeira mudança na gramática escolar, tendo em conta a coordenação, o trabalho colaborativo, a avaliação sistemática para ajuste da metodologia, o perfil do professor, a fixação deste à escola, o compromisso e responsabilização da comunidade escolar, em especial dos encarregados de educação dos alunos envolvidos no Projeto.
  • A participação da família no processo de escolha do percurso formativo no secundário: um estudo sobre o perfil e a participação das famílias numa escola secundária na zona do Oeste
    Publication . Guedes, Nuno Miguel Pinto; Neves, Cláudia
    Neste estudo procura-se responder e compreender em que medida a participação e perfil da família surge associada à escolha do percurso escolar e ao acompanhamento e apoio no processo de ensino/aprendizagem dos seus educandos. Introduz-se o estado da arte da educação em Portugal, com a evolução das políticas educativas e da respetiva regulação. É realizado a evolução do sistema educativo focado nos resultados escolares conforme as assimetrias e perfil socioeconómico das famílias, revistando estudos e autores nacionais e internacionais. Fundamenta-se todo o estudo tendo presente a questão orientadora e os objetivos da investigação, no enquadramento teórico, dividido em diferentes domínios de investigação e reflexão: percurso formativo no ensino secundário; participação das famílias; comunicação escola e família. É apresentada a contextualização e pertinência do estudo, com a revisão literária com as várias visões da reprodução social e da segregação social existente no contexto da comunidade local da escola objeto de estudo e apresentados dados estatísticos relevantes dos percursos formativos no ensino secundário. Utilizou-se uma metodologia mista, tendo sido utilizados os métodos qualitativos e quantitativos. Foram aplicados questionários no formato digital e à distância aos alunos e família da escola objeto de estudo e feito o tratamento estatístico avançado. Analisou-se e discutiu-se o cruzamento e correlação dos resultados do estudo, tendo sido validado uma reprodução social na escolha do percurso formativo, e refutado o acompanhamento e apoio no processo educativo segundo o perfil socioeconómico da família. Finaliza-se com os aspetos inovadores decorrentes da investigação e indicam-se estudos futuros.
  • Formação, competências e seleção do diretor em diferentes modelos de gestão de escolas na Europa: uma abordagem comparativa entre três países
    Publication . Nunes, Renata Manuela de Sousa Moreira de Barros Rosário e; Neves, Cláudia
    Colocando em evidência a necessidade de políticas educativas europeias comuns promotoras da qualidade e eficácia do ensino público, o papel dos diretores escolares ressalta na medida em que são, por um lado, os responsáveis pela prestação de contas à tutela e, por outro, pela gestão das escolas assente na liderança pedagógica, organizacional, administrativa e financeira. Considerando a Educação Comparada como método de investigação privilegiado para a identificação de políticas educativas comuns, o presente trabalho de investigação pretende abordar, comparativamente, três modelos de gestão relativamente aos processos de recrutamento e seleção do diretor, identificando os requisitos e competências para o desempenho do cargo de diretor escolar. Abordaremos numa primeira parte, o que concluímos relacionar-se com o desempenho deste cargo, apresentando temas como: liderança, gestão, formação profissional, descentralização de competências na Educação, e por fim, a Educação Comparada. Na segunda parte, analisaremos, primeiramente, as políticas educativas na União Europeia para, posteriormente, nos debruçarmos sobre os documentos de referência com recomendações relativas ao modelo de administração e gestão educacional, assim como o enquadramento legislativo de cada um dos países em questão (Portugal, Espanha e Noruega). Os resultados obtidos com esta investigação apontam diferenças substanciais entre o conjunto dos países do Sul da Europa, Portugal e Espanha, países com antepassados políticos ditatoriais, e o modelo de gestão descentralizado da Noruega, evidenciando dois modelos de gestão: centralizado e descentralizado. Para concluir, consideramos ser extremamente complexa a definição única do perfil do diretor do século XXI, atendendo às múltiplas competências que lhe são exigidas na atual estratégia política, social, económica e educativa da Europa