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- Práticas de afirmação da autonomia escolar, estudo de caso em duas escolas da Região Autónoma da MadeiraPublication . Parreira, Teodósio Bento; Neves, CláudiaNeste estudo de caso foram analisadas as práticas de afirmação da autonomia escolar em duas escolas da RAM, com foco nas estratégias de gestão e inovação pedagógica implementadas. As escolas, estão inseridas em contextos socioeconómicos distintos e adaptaram as diretrizes nacionais às especificidades locais, utilizando o Projeto Educativo de Escola (PEE) como eixo estruturante. Foram referenciados os documentos estruturantes que as duas escolas têm ao seu dispor para pôr em prática as formas de autonomia escolar como já foi referido o Projeto Educativo de Escola, bem como, o Plano Anual de Escola, o Plano de Atividades, o Regulamento Interno e o Relatório de Autoavaliação, entre outros documentos/projetos alocados a cada estabelecimento de ensino. Procedeu-se à recolha de dados através do google forms de forma a recolher informação que foi tratada em termos estatísticos e representados nos respetivos gráficos e tabelas, registo esse que foi devidamente analisado e tratado, pois os questionários e as entrevistas são instrumentos essenciais para aferir as práticas de autonomia escolar. Neste trabalho houve a preocupação de organizar em capítulos considerados fundamentais neste estudo de caso, tais como: Fundamentação do Tema Escolhido, A Autonomia Escolar em Portugal, A Descentralização das Escolas em Portugal, o Enquadramento da Autonomia Escolar na RAM, as Opções Metodológicas e Descrição dos Instrumentos de Recolha e Análise de Dados e a Análise e Discussão dos Dados. Identificou-se uma forte ênfase na participação democrática, envolvendo professores, alunos e encarregados de educação nos processos de decisão. Os resultados revelaram que a descentralização promovida pela autonomia contribuiu para uma gestão mais eficiente, mas também apontaram desafios, como a escassez de recursos e a necessidade de formação contínua para os profissionais.
- Contributos dos museus de proximidade para a formação e inclusão de públicos escolares culturalmente diversificados [Documento eletrónico] : o estudo de caso do museu agrícola de Riachos, Torres Novas, PortugalPublication . Henriques, Manuel Joaquim Oliveira; Horta, Ana Paula BejaO presente estudo pretende analisar as relações estabelecidas entre os museus de proximidade e as novas dinâmicas de integração da diversidade social e cultural. Mais especificamente, o estudo visa examinar os contributos do Museu Agrícola de Riachos (MAR), Torres Novas, para a formação e inclusão de públicos escolares culturalmente diversificados. A nível teórico, o trabalho sustenta-se no cruzamento de três principais paradigmas considerados de maior relevância para a investigação a realizar, nomeadamente, o atual debate sobre a museologia social e os seus impactos nos processos de formação e de inclusão de públicos-alvo escolares culturalmente heterogéneos. Acresce-se, a teorização sobre os processos de integração local e, também, o papel da educação como mediador de inclusão. A metodologia adotada nesta pesquisa, elege o método de estudo de caso que conjuga várias técnicas de investigação, designadamente: 1. pesquisa bibliográfica e documental; 2. observação participante; 3. Entrevistas com a Curadora e Professoras; 4. Setenta e quatro questionários dirigidos aos alunos do 3º e 4º anos. Os resultados da pesquisa revelam a apropriação do património cultural através das atividades formativas, mostram que o discurso do Museu incentiva os alunos a aceitarem as diferenças étnicas e culturais. A forma como a Curadora do Museu e as Professoras concebem o conhecimento e a aprendizagem é determinante para o modo como os alunos aprendem. Conclui-se que o Museu promove atividades diversificadas para os públicos-alvo, privilegiando a articulação com conteúdos programáticos curriculares escolares, demonstrando que a participação dos alunos contribui para o seu desenvolvimento e inclusão social.