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- Implementação de manuais digitais em duas escolas da Região Autónoma dos AçoresPublication . Rato, Isabel da Encarnação Marques Batista; Bidarra, JoséA introdução da tecnologia digital na educação tem vindo a ganhar destaque nas últimas décadas, com a União Europeia a promover a integração de tecnologias digitais nos sistemas educativos para garantir uma educação de qualidade, inclusiva e acessível. Em Portugal, o Programa "Escolas Digitais", iniciado em 2018, visa modernizar o ensino, oferecendo ferramentas digitais e formação aos professores para integrar as tecnologias pedagógicas. A utilização de manuais digitais surge como uma das principais estratégias para alcançar esses objetivos, proporcionando recursos multimédia e interatividade. O Governo Regional dos Açores, começou a implementar os manuais digitais, no ano letivo de 2022/2023 em todas as escolas públicas aos 6º e 8ºs anos e nos anos seguintes aos restantes. O principal objetivo desta investigação, consistiu em perceber qual a perceção dos professores de uma Escola Básica e Integrada e de uma Escola Secundária da Região Autónoma dos Açores, acerca da utilização dos manuais digitais, nomeadamente no que diz respeito à forma como receberam a medida política, qual o papel das lideranças na gestão das medidas, principais desafios, vantagens, desvantagens e potencialidades e identificação de práticas de superação dos desafios. A metodologia adotada consistiu numa abordagem mista, combinando dados quantitativos obtidos através de questionários aplicados a professores, com dados qualitativos recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a presidentes dos conselhos executivos e pontos focais das escolas envolvidas. A análise dos dados foi realizada com recurso à estatística descritiva e à análise de conteúdo, permitindo uma compreensão abrangente e aprofundada do impacto da digitalização no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados sugerem que, apesar das dificuldades associadas à implementação, como a escassez de recursos tecnológicos e a desigualdade no acesso a dispositivos e internet, os manuais digitais têm o potencial de enriquecer as práticas pedagógicas e melhorar o envolvimento dos alunos.