Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-23"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O digital como contributo para uma escola ágil da pandemia à inteligência artificial generativaPublication . Soares, Luís Miguel da Silva Inês; Bidarra, JoséA pandemia de COVID-19 exigiu mudanças significativas na educação, forçando a transição para o ensino não presencial (EnP) e destacando o papel central das tecnologias digitais. Este estudo analisa o impacto desse processo num Agrupamento de Escolas, considerando a adaptação das atividades pedagógicas, o papel das lideranças e as perceções dos docentes sobre práticas letivas e tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial Generativa (IAGen). A investigação combina a análise de mais de 3.200 atividades desenvolvidas durante o confinamento e um questionário realizado a professores. A análise compreende a sua categorização e a relação com as práticas e a sua adaptabilidade e eficácia em ambientes digitais. Adicionalmente, o estudo explora o conceito de "escola ágil", propondo a integração de tecnologias emergentes para promover práticas pedagógicas inovadoras e processos administrativos mais eficazes, propondo medidas e uma reflexão sobre a educação para além da IAGen, como a IAG (Inteligência Artificial Geral) e o processamento quântico.