Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-28"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel das lideranças escolares no apoio à utilização das TIC no processo de ensino/aprendizagem: estudo de casoPublication . Silva, Teotónio Filomeno Almeida Correia e; Goulão, FátimaEste trabalho de investigação decorreu num Agrupamento de Escolas do Norte do país no ano letivo 2023/24, com o intuito de analisar o papel da liderança na disponibilização dos recursos digitais, na sua gestão bem como na promoção da capacitação dos professores para uma utilização pedagógica efetiva dos recursos e plataformas digitais. Analisa também o modo como o apoio técnico e pedagógico aos docentes é mobilizado pelas lideranças na resolução dos constrangimentos. Esta investigação, de natureza qualitativa, baseou-se em entrevistas semiestruturadas realizadas a seis docentes com funções de liderança e oito docentes apenas com funções letivas. O trabalho permitiu concluir que o envolvimento das lideranças na efetivação da utilização dos recursos e plataformas digitais bem como na promoção da capacitação dos docentes é fundamental para a integração efetiva desses recursos nos processos de ensino e aprendizagem. Permitiu também concluir a importância atribuída pelos docentes ao apoio técnico e pedagógico. Os docentes estão capacitados para utilizar os recursos existentes na escola embora o nível de capacitação não seja idêntico. Assim, foram implementadas ações de formação para aumentar o nível de capacitação dos docentes em função do respetivo grau de proficiência. A escola está muito bem equipada e as lideranças desempenham um papel muito importante na promoção da utilização dos recursos bem como na disponibilização do apoio técnico, aspeto bastante solicitado pelos docentes. A importância das tecnologias na educação na escola é uma realidade e pode ser analisada a partir de diferentes perspetivas, quer ao nível das infraestruturas de rede e comunicações, equipamentos atualizados, apoio técnico-pedagógico, plataformas de gestão pedagógica e de gestão escolar que no seu conjunto contribuem para práticas pedagógicas centradas nas necessidades específicas do aluno. A sua utilização tem sido o motor de mudanças significativas nos métodos de ensino, permitindo personalizar a aprendizagem e desenvolver competências digitais dos alunos.