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- Ser pelas artes: o contributo da educação pela arte para a mudança do clima organizacional: papel e relevância da direçãoPublication . Matos, Simão; Almeida, Ana PatríciaCada escola é singular e, dentro da sua organização, muitos dos indicadores que a tornam particular, podem ser trabalhados de acordo com as necessidades. Configura-se, assim, como um espaço modelável, que pode ser transformado através implementação de certas dinâmicas, pela ação dos atores que a compõem, onde o líder desempenha um papel fundamental. A qualidade da escola depende muito da perceção do clima e da cultura organizacional, sendo que o grau de satisfação que resulte da vivência nesse espaço, poderá ter um impacto positivo na sua redefinição. O estudo teve como finalidade entender a importância do clima organizacional na definição da qualidade da escola, e aferir se o reforço da educação pelas artes, materializada através de um programa de expressão artística e emocional (consciente da importância da expressão artística, do processo criativo, e do trabalho das emoções junto dos alunos), pode contribuir de forma positiva para a melhoria do clima organizacional. Para a concretização dos objetivos, após a revisão bibliografia de modo a esclarecer-nos sobre os conceitos transversais, foi estruturado um programa de expressão artística e emocional e aplicado a um grupo de alunos entre os 15 e 17 anos de idade, durante o período de um ano letivo. Foram recolhidos dados através de aplicação de testes aos alunos em diferentes momentos do estudo, dos relatórios individuais a partir da sua experiência vivencial e dos registos de observação relativos à implementação semanal do programa. Este trabalho incidiu sobre Escola Europeia de Alicante, onde a multiculturalidade dos seus alunos é muito presente, uma vez que são provenientes de diversos países. A análise dos dados indicou existir uma tendência junto dos alunos que vivenciaram o programa (que lhes ofereceu algo mais que não encontram noutras disciplinas), para se sentirem melhor na escola, o que poderá resultar numa influência positiva na perceção que eles mesmos passarão e ter sobre o clima de escola. No entanto as limitações do estudo, não nos permitiram encontrar uma resposta objetiva, sobretudo por existirem múltiplos indicadores que não nos foi possível aferir, sobretudo, fora do contexto de aplicação do programa. No entanto, foram trabalhados indicadores que nos parecem muito úteis, para eventuais futuras investigações mais completas sobre este tema.