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A flexibilização curricular e as mudanças no processo de ensino-aprendizagem: um estudo numa escola não agrupada do distrito de Lisboa

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Abstract(s)

Este estudo foi realizado numa escola não agrupada, secundária, do distrito de Lisboa e tem como objetivo principal realizar uma análise compreensiva do processo de flexibilização curricular e a mudança introduzida no processo de ensino-aprendizagem. O Decreto-Lei 55/2018 de 6 de julho regulou o projeto de “Autonomia e Flexibilidade Curricular” a todas as ofertas educativas e formativas. No seguimento desta medida política e com o intuito de conhecer e compreender o processo de implementação da mesma numa escola não agrupada, emergiram as seguintes questões: Como decorreu o processo de implementação da flexibilidade curricular? Quais são as mudanças globais e organizacionais decorrentes da flexibilidade curricular? Quais as perceções de diferentes atores sobre as mudanças que a flexibilização curricular introduziu, no âmbito do processo ensino-aprendizagem? No sentido de dar resposta a estas questões, desenvolveu-se um estudo de caso, com base no paradigma qualitativo que fez uso de várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente, entrevistas semi-estruturadas; entrevista de grupo (focus group) e inquéritos por questionário. Depreende-se deste estudo que o processo de implementação da flexibilidade curricular e as mudanças globais e organizacionais daí decorrentes encontraram constrangimentos e potencialidades. Como constrangimentos são referidos o pouco tempo disponível para a implementação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, as dúvidas que surgiram, a resistência à mudança e os exames, entre outras questões. Como potencialidades destacaram-se o trabalho interdisciplinar, o trabalho colaborativo, a possibilidade de mudar mentalidades, e a redução de conteúdos e o incentivo à mudança de práticas decorrentes das aprendizagens essenciais. Decorrem também vantagens no processo ensino-aprendizagem.
This study was developed in a secondary school, in the district of Lisbon. The crucial objective is to achieve a comprehensive analysis of the curricular flexibility procedure and the change introduced in the process. Decree-Law 55/2018, of 6 July regulated the “Curriculum Autonomy and Flexibility”. To understand the process of this implementation, some questions came up: How did the process of implementing the curricular flexibility develop? What are the global and organizational changes? What are the actors perceptions about the changes introduced? To achieve answers, a case study was carried out, based on the qualitative paradigm that used semi-structured interviews, focus group and questionnaires. The results of this study say that the implementing curriculum flexibility and the global and organizational changes faced constrictions and possibilities. Some of the constrictions mentioned are the short time offered for the implementation of Decree-Law nº 55/2018, of 6 July, the doubts, the resistance and the exams. The interdisciplinary work, the collaborative work, the possibility of changing mentalities, the incentive to change practices, and other issues are mentioned as possibilities. Advantages in the teaching-learning process are also mentioned.

Description

Keywords

Flexibilidade curricular Consolidação de aprendizagens Desenvolvimento de competências Diferenciação pedagógica Curricular flexibility Consolidate learning Development of competences Pedagogical differentiation

Citation

Rogão, Micaela Cardoso - A flexibilização curricular e as mudanças no processo de ensino-aprendizagem [Em linha]: um estudo numa escola não agrupada do distrito de Lisboa. [S.l.]: [s.n.], 2022. 550 p.

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