Repository logo
 
Publication

A flexibilização curricular e as mudanças no processo de ensino-aprendizagem: um estudo numa escola não agrupada do distrito de Lisboa

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Patrícia
dc.contributor.authorRogão, Micaela Cardoso
dc.date.accessioned2022-07-04T11:43:28Z
dc.date.available2022-07-04T11:43:28Z
dc.date.issued2022-06-21
dc.date.submitted2022-07-04
dc.description.abstractEste estudo foi realizado numa escola não agrupada, secundária, do distrito de Lisboa e tem como objetivo principal realizar uma análise compreensiva do processo de flexibilização curricular e a mudança introduzida no processo de ensino-aprendizagem. O Decreto-Lei 55/2018 de 6 de julho regulou o projeto de “Autonomia e Flexibilidade Curricular” a todas as ofertas educativas e formativas. No seguimento desta medida política e com o intuito de conhecer e compreender o processo de implementação da mesma numa escola não agrupada, emergiram as seguintes questões: Como decorreu o processo de implementação da flexibilidade curricular? Quais são as mudanças globais e organizacionais decorrentes da flexibilidade curricular? Quais as perceções de diferentes atores sobre as mudanças que a flexibilização curricular introduziu, no âmbito do processo ensino-aprendizagem? No sentido de dar resposta a estas questões, desenvolveu-se um estudo de caso, com base no paradigma qualitativo que fez uso de várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente, entrevistas semi-estruturadas; entrevista de grupo (focus group) e inquéritos por questionário. Depreende-se deste estudo que o processo de implementação da flexibilidade curricular e as mudanças globais e organizacionais daí decorrentes encontraram constrangimentos e potencialidades. Como constrangimentos são referidos o pouco tempo disponível para a implementação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, as dúvidas que surgiram, a resistência à mudança e os exames, entre outras questões. Como potencialidades destacaram-se o trabalho interdisciplinar, o trabalho colaborativo, a possibilidade de mudar mentalidades, e a redução de conteúdos e o incentivo à mudança de práticas decorrentes das aprendizagens essenciais. Decorrem também vantagens no processo ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThis study was developed in a secondary school, in the district of Lisbon. The crucial objective is to achieve a comprehensive analysis of the curricular flexibility procedure and the change introduced in the process. Decree-Law 55/2018, of 6 July regulated the “Curriculum Autonomy and Flexibility”. To understand the process of this implementation, some questions came up: How did the process of implementing the curricular flexibility develop? What are the global and organizational changes? What are the actors perceptions about the changes introduced? To achieve answers, a case study was carried out, based on the qualitative paradigm that used semi-structured interviews, focus group and questionnaires. The results of this study say that the implementing curriculum flexibility and the global and organizational changes faced constrictions and possibilities. Some of the constrictions mentioned are the short time offered for the implementation of Decree-Law nº 55/2018, of 6 July, the doubts, the resistance and the exams. The interdisciplinary work, the collaborative work, the possibility of changing mentalities, the incentive to change practices, and other issues are mentioned as possibilities. Advantages in the teaching-learning process are also mentioned.pt_PT
dc.identifier.citationRogão, Micaela Cardoso - A flexibilização curricular e as mudanças no processo de ensino-aprendizagem [Em linha]: um estudo numa escola não agrupada do distrito de Lisboa. [S.l.]: [s.n.], 2022. 550 p.
dc.identifier.tid203037170
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12004
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFlexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectConsolidação de aprendizagenspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectCurricular flexibilitypt_PT
dc.subjectConsolidate learningpt_PT
dc.subjectDevelopment of competencespt_PT
dc.subjectPedagogical differentiationpt_PT
dc.titleA flexibilização curricular e as mudanças no processo de ensino-aprendizagem: um estudo numa escola não agrupada do distrito de Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMAGE_MicaelaRogao.pdf
Size:
4.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format