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- A flexibilização curricular e as mudanças no processo de ensino-aprendizagem: um estudo numa escola não agrupada do distrito de LisboaPublication . Rogão, Micaela Cardoso; Almeida, Ana PatríciaEste estudo foi realizado numa escola não agrupada, secundária, do distrito de Lisboa e tem como objetivo principal realizar uma análise compreensiva do processo de flexibilização curricular e a mudança introduzida no processo de ensino-aprendizagem. O Decreto-Lei 55/2018 de 6 de julho regulou o projeto de “Autonomia e Flexibilidade Curricular” a todas as ofertas educativas e formativas. No seguimento desta medida política e com o intuito de conhecer e compreender o processo de implementação da mesma numa escola não agrupada, emergiram as seguintes questões: Como decorreu o processo de implementação da flexibilidade curricular? Quais são as mudanças globais e organizacionais decorrentes da flexibilidade curricular? Quais as perceções de diferentes atores sobre as mudanças que a flexibilização curricular introduziu, no âmbito do processo ensino-aprendizagem? No sentido de dar resposta a estas questões, desenvolveu-se um estudo de caso, com base no paradigma qualitativo que fez uso de várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente, entrevistas semi-estruturadas; entrevista de grupo (focus group) e inquéritos por questionário. Depreende-se deste estudo que o processo de implementação da flexibilidade curricular e as mudanças globais e organizacionais daí decorrentes encontraram constrangimentos e potencialidades. Como constrangimentos são referidos o pouco tempo disponível para a implementação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, as dúvidas que surgiram, a resistência à mudança e os exames, entre outras questões. Como potencialidades destacaram-se o trabalho interdisciplinar, o trabalho colaborativo, a possibilidade de mudar mentalidades, e a redução de conteúdos e o incentivo à mudança de práticas decorrentes das aprendizagens essenciais. Decorrem também vantagens no processo ensino-aprendizagem.
- Estratégias para uma educação online acessível na plataforma MoodlePublication . Francisco, ManuelaEste trabalho visa contribuir para uma educação online mais acessível, através da partilha de resultados obtidos na análise de acessibilidade à versão 3.9 da plataforma Moodle. Foram realizados testes manuais com recurso ao leitor de ecrã NVDA e navegação por teclado, a quatro temas do Moodle, em ambiente Windows. Esta análise incidiu nas funcionalidades do Moodle que permitem interação do estudante (Recursos e Atividade) e nas ferramentas externas H5P, Perusall e Google Assignments, integradas no Moodle, também analisadas com o perfil de estudante. Com base nos resultados apresentam-se algumas recomendações relativas às funcionalidades mais acessíveis e algumas práticas pedagógicas que podem tornar a educação online mais equitativa.
- Planeamento de experiências e controlo estatístico da qualidade: como interajem [sic] na optimização de problemáticas reaisPublication . Dias, Maria Isabel da Graça; Oliveira, TeresaAs metodologias estatísticas – Planeamento de Experiências (DOE – Design of Experiments) e Controlo Estatístico do Processo (CEP) foram exploradas intensamente numa aplicação a dados reais. A análise dos dados foi efectuada através dos softwares para análise estatística, Minitab e SPSS. Este trabalho foi efectuado na empresa Γ, e iniciou-se devido ao facto de se ter detectado um número anormalmente elevado de reclamações no produto “flocos de trigo”. Inicialmente, na linha de produção começou-se a detectar uma grande quantidade de finos. No entanto a recolha de finos não era pesada/avaliada de forma sistemática e não permitia uma visão objectiva e quantificada do problema. A receita dos flocos de trigo foi alterada no final de Τ. Após se ter iniciado a produção contínua desta nova receita, verificou-se que as perdas de produto sob a forma de finos, eram muito mais elevadas do que na receita anterior. Com esta alteração, os flocos apresentavam-se mais frágeis, mais facilmente desenvolviam aglomerados nos moinhos, e o produto tinha visivelmente menor qualidade relativa à sua aparência. O objetivo desta dissertação foi a exploração das metodologias estatística e computacional ilustras à luz de uma problemática real, e envolveu o estudo dos factores que um grupo multidisciplinar entendeu como poderem ser os mais determinantes, no equipamento mais crítico para a qualidade da massa de flocos de trigo. Este grupo selecionou dois equipamentos: as cozedoras e o secador da massa dos flocos. Na tentativa de se escolher os melhores settings (parâmetros) de cada um dos equipamentos foi aplicada uma técnica estatística designada por Planeamento de Experiências. Foi escolhido um DOE aleatório, factorial 23 para estudo de ambos os equipamentos. Após se ter encontrado os settings mais promissores para melhorar a qualidade da massa e assim evitar a formação de finos, foram feitos estudos de capabilidade do processo. Os estudos de capabilidade do processo pretenderam quantificar se a capabilidade e a performance do processo melhoraram com a introdução dos novos settings nas cozedoras. Estes estudos apontaram para uma melhoria significativa da capabilidade e da performance da linha de processamento.
- Identificação de alguns factores de risco para a obesidade e visualização da informaçãoPublication . Carvalho, Janaína Maria Trinchão Silva; Oliveira, Teresa; Carolino, ElisabeteA obesidade tem se apresentado como uma doença de preocupação mundial e que precisa de medidas preventivas por conta de um crescimento significativo em termos globais. A patologia obesidade potencializa o desenvolvimento de doenças futuras como a hipertensão, diabetes, cardiopatias, e o câncer. Para o estudo da obesidade é pertinente analisar não só as questões genéticas, mas também as clínicas e as sócios-demográficas. O objetivo desse trabalho é identificar alguns fatores de riscos a obesidade e buscar maior visibilidade da informação, apoiando a comunidade médica e cientifica a buscar tratamentos preventivos, personalizados visando o combate, proporcionando melhor qualidade de vida a sociedade como um todo. Nesta dissertação foi investigada o perfil de 714 pacientes relacionados a variáveis sociais, clínicas e genéticas usando técnicas univariadas, bivariadas e o modelo de Regressão Logística que foi fundamental para identificação dos fatores de risco para a obesidade. A visualização da informação como uma ferramenta de apresentação também foi de grande importância para traçar o perfil do nosso paciente e dar apoio para melhores analises e tomada de decisões. Com o uso do software estatístico (SPSS) e de softwares computacionais na área da visualização da informação (Tableau Public e Power BI), foi possível identificar e propor um melhor modelo que melhor demostrasse as características e o conhecimento sobre a obesidade.