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- Perceções da mudança: estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamentoPublication . Matos, Fernando Pedro Canas Nunes de; Almeida, Ana PatríciaA mudança é um processo que permite às organizações irem ajustando a sua cultura às expectativas tanto exteriores como interiores. Contudo, essa cultura é um constructo social onde os indivíduos da organização reagem opondo-se ou aderindo à mudança. Nesta dinâmica pesam fatores de ordem cognitiva e de ordem afetiva, que são representativos da dimensão individual da mudança. Esta contempla, ainda, uma dimensão estrutural da organização onde a respetiva liderança assume um papel determinante. Com efeito, a liderança não segue um modelo particular e este também pode evoluir em função dos apelos com que a organização se debate. As características da liderança contribuem igualmente para modelar a atmosfera de trabalho, também designada de clima organizacional. Este engloba ainda outros componentes que são percecionados pelos atores organizacionais acabando por condicionar as suas reações às iniciativas de mudança. O presente estudo foi gizado envolvendo docentes de duas escolas de uma mesma organização escolar, tendo o roteiro da investigação procurado compreender se as características socioprofissionais condicionam as perceções dos docentes relativamente à mudança, à liderança e ao clima de escola e analisar a influência das perceções da liderança e das perceções do clima de escola nas reações dos professores à mudança. Para o efeito, delineou-se um estudo de caso exploratório onde se procurou descrever e relacionar as perceções dos professores da organização nas três dimensões acima referidas. Recorreu-se a uma metodologia mista onde as técnicas quantitativas, baseadas na aplicação de um questionário, e as técnicas qualitativas, assentes na realização de entrevistas em grupo focal, possibilitaram a recolha e análise de dados necessários à investigação. Através dos dados recolhidos foi possível identificar os fatores de ordem emocional e os de resistência cognitiva como sendo os mais determinantes das reações dos professores da organização às iniciativas de mudança. Aqueles fatores são enfatizados por um estilo de liderança pouco atuante e distante dos professores, sendo estas características da liderança amplificadas por algumas componentes do clima de escola que acabam por retroalimentar os fatores determinantes das reações à mudança.
- Acessibilidade dos conteúdos educacionais online na perspectiva da experiência do aluno cegoPublication . Lisboa, Isolda Veronese Moniz Vianna; Rocha, Tânia; Barroso, JoãoA educação a distância proporciona acesso a conteúdos educativos de forma assíncrona, síncrona e livre de barreiras geográficas, permitindo que um grande número de pessoas, que de outra forma não poderiam estudar, deem continuidade à sua vida acadêmica. O acesso, no entanto, deve ser oferecido a todas as pessoas de forma igualitária – independentemente das suas capacidades e habilidades - e não limitado ao nível instrumental, proporcionando um modelo de qualidade dinâmico que atenda as necessidades do aluno usuário. As plataformas de e-Learning têm o potencial para melhorar a qualidade do aprendizado e aumentar o acesso à educação desde que estejam atentas às necessidades dos diversos tipos de usuários. Perceber a possibilidade de contribuir investigando a experiência do usuário cego na sua interação com conteúdos educacionais online foi um dos motivos que motivou esta pesquisa. Este estudo pretendeu pesquisar o perfil de acessibilidade dos conteúdos dos sites educacionais à distância – eLearning - das instituições de ensino a distânciabrasileiras na perspectiva da experiência do aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais online. A experiência do usuário aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais nas plataformas de e-Learning é positiva? Há limitações que se apresentam para que ele atinja seus objetivos e tenha suas necessidades preenchidas? Usamos para a obtenção dos dados questionários qualitativos e quantitativos online. Efetuamos uma avaliação UX global de forma a apresentar uma perspectiva, a mais completa que nos seja possível dentro desse universo, sobre a real experiência do aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais - e-Learning - nas instituições avaliadas. Identificamos dificuldades vivenciadas pelo aluno cego na sua interação e propusemos linhas de orientação caminhos para proporcionar uma experiência positiva e de qualidade. Ainda, identificamos a necessidade de uma maior conscientização daqueles envolvidos na educação a distância sobre tais dificuldades e desenvolvemos uma ferramenta, no formato de quiz, para este fim, a ser amplamente divulgada para este público.