Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Redes na Quint@: que papel na transformação educativa do Bairro Quinta do Alçada?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TMAGE_SofiaFrancisco.pdf1.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação foi realizada no contexto do mestrado em Administração e Gestão Educacional, da Universidade Aberta, decorreu no âmbito da Cátedra UNESCO (Rede UnitWin) "Cidade que Educa e Transforma", e foca-se no papel transformador do projeto Redes na Quint@ - 9G, desenvolvido pela Inpulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário, no bairro social Quinta do Alçada, em Leiria. O projeto Redes na Quint@ - E9G intervém junto de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos, promovendo a inclusão social e o sucesso educativo através de práticas participativas, atividades artísticas, desportivas e de desenvolvimento pessoal. Tendo presente a abordagem teórica da Cátedra UNESCO “A Cidade que Educa e Transforma”, pretende-se explorar como é que este conceito se concretiza numa abordagem teórica que entende o espaço urbano como um território pedagógico, de forma a perceber como políticas locais e iniciativas de base, como o projeto gerido pela InPulsar, transformam o bairro num espaço ativo de educação e transformação social. Para isso, metodologicamente, a pesquisa recorreu a observações diretas, entrevistas e análise documental, procurando captar a perceção dos participantes e das suas famílias sobre o papel transformador do projeto Redes na Quint@ - E9G em 2024. Os resultados evidenciam que o projeto Redes na Quint@ - E9G tem um papel crucial na construção de um ambiente educativo inclusivo, reforçando a importância de iniciativas comunitárias em áreas de maior vulnerabilidade social. Conclui-se que o projeto representa um modelo de prática educativa inovadora que pode influenciar positivamente o desenvolvimento local e a implementação de políticas que transformem as cidades em espaços de educação e inclusão contínua.
This research was conducted within the context of the master’s degree in educational administration and management at the Universidade Aberta, under the UNESCO Chair (UnitWin Network) "City that Educates and Transforms” and focuses on the transformative role of the Redes na Quint@-9G project in the Quinta do Alçada social housing neighbourhood in Leiria, developed by Inpulsar - Association for Community Development. The Redes na Quint@ - E9G project works with children and young people from disadvantaged socio-economic backgrounds, promoting social inclusion and educational success through participatory practices, artistic and sports activities, and personal development. With the theoretical approach of the UNESCO Chair "The City that Educates and Transforms" in mind, this study aims to explore how this concept materialises in a theoretical approach that views urban space as a pedagogical territory, to understand how local policies and grassroots initiatives, such as the project managed by InPulsar, transform the neighbourhood into an active space of education and social transformation. Methodologically, the research employed direct observations, interviews, and document analysis, seeking to capture the perceptions of participants and their families regarding the role of the Redes na Quint@ - E9G project in 2024. The results highlight that the Redes na Quint@ - E9G project plays a crucial role in building an inclusive educational environment, emphasising the importance of community initiatives in areas of social vulnerability. The study concludes that the project represents an innovative model of educational practice that can positively influence local development and the implementation of policies that transform cities into spaces of continuous education and inclusion.

Description

Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, apresentada à Universidade Aberta.
Este estudo foi realizado no âmbito da Rede UnitWin (Cátedra UNESCO). Cidade que Educa e Transforma, da qual a Universidade Aberta é parceira.

Keywords

Cidade que educa Cidades educativas Educação Cidade Projetos comunitários City that educates Educational cities Education and city Community project.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue