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- Introdução aos estudos linguísticos: Cesário VerdePublication . Seara, Isabel; Piedade, Guilherme; Guerreiro, Maria JoãoAtravés do estudo lexicométrico da obra de Cesário Verde constata-se a importância dos cinco sentidos na sua poesia, em especial da visão.
- O presidente é o fusível de segurança do sistema: discurso de comemoração do mandato presidencial e diálogo subsequente: construção do ethos de proximidade e de autoridadePublication . Seara, IsabelFiel a uma tradição retórica clássica, o atual Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, baseou o seu discurso oficial, no momento de comemoração de dois anos do seu mandato, num ritmo binário que está em consonância, de resto, com o título do livro "Dois anos depois: júbilo e tragédia", que lançou no mesmo dia, 9 de março de 2018, no Palácio de Belém, dia em que iniciou o terceiro ano de mandato presidencial. O objetivo principal deste estudo é analisar a construção da imagem de proximidade e de autoridade do locutor, no discurso oficial proferido nesse dia (duração 7 minutos) e nos quase 40 minutos subsequentes de respostas aos jornalistas, numa perspetiva marcadamente pragmático-discursiva. Assim, a análise assenta em pressupostos teóricos do campo da análise do discurso (Charaudeau, 2013, 2014; Maingueneau, 2005; Plantin, 2008; Amossy, 1999), nomeadamente da análise do discurso político (Marques, 2014). Em sintonia com Marques (2014) que afirma que os discursos presidenciais permitem descortinar posturas políticas, antever posicionamentos ideológicos e confirmar a construção da autoridade presidencial, consideramos que os discursos em análise evidenciam “o que de bom e de dramático” se passou, mas sobretudo apresentam os cinco desafios que o Presidente elenca para o futuro do país, assumindo-se pessoalmente como “fusível de segurança do sistema”. No diálogo com os jornalistas, o Presidente convoca uma dimensão pessoal, lembrando marcas autobiográficas, das suas vivências profissionais anteriores, que estão na base da construção de um ethos de proximidade e, simultaneamente, de autoridade.
- A atenuação como estratégia verbal de aproximação e de cortesiaPublication . Seara, IsabelNuma perspetiva pragmático-discursiva, constatamos que o princípio da delicadeza é frequentemente determinante na atenuação da força ilocutória de determinados atos do discurso e que o uso de atenuadores (Brown& Levinson 1987) permitem suavizar os FTAs, tornando-os menos ameaçadores para as faces dos interlocutores, configurando, assim, um processo de atenuação. Partiremos, assim, da definição de atenuação de BRIZ que sublinha que a atenuação é um mecanismo estratégico de distanciamento linguístico da mensagem e, por sua vez, de aproximação do outro. “(En efecto, la atenuación es un mecanismo estratégico de distanciamiento lingüístico del mensage y a la vez de acercamiento social (lingüisticamente, atenuación significa distancia del mensaje; socialmente, atenuación significa acercamiento al otro”. (2014: 86) De acordo com a classificação de Kerbrat-Oreccioni (1992: 200-233), os atenuadores linguísticos podem ser procedimentos substitutivos de figuração e procedimentos aditivos de figuração, sendo estes os que acompanham a formulação direta e que podem ser expressos através de enunciados de prefiguração, fórmulas reparadoras, desarmadores, minimização, adulação e modalização. Neste texto vamos deter-nos nos procedimentos aditivos de figuração, nomeadamente os que ocorrem em enunciados de prefiguração que acompanham atos de pedido, com fórmulas reparadoras (desculpas e justificações) e, ainda, o uso de formas nominais elogiosas que têm como funções a prevenção ou a reparação, questionando de que forma estão ou não ao serviço da cortesia.
- Projeto acessibilidades: modelo de inclusão no ensino superior a distânciaPublication . Seara, Isabel; Dias, Isabel de Barros; Barros, Daniela Melaré VieiraO Projeto Acessibilidades existe na Universidade Aberta desde outubro de 2008. Desde esta data tem desenvolvido a sua ação em ambiente virtual, tendo por objetivo ajudar e promover a colaboração entre estudantes com dificuldades físicas e sensoriais de acesso aos cursos online da UAb. O presente artigo é constituído por duas partes. Na primeira, apresenta-se o projeto e o perfil dos estudantes que o integram. Na segunda parte, a ação e importância do projeto são exemplificadas com a apresentação de casos específicos de resolução de dificuldades que resultaram no desenho de procedimentos e de estratégias conducentes a uma maior inclusão em ambiente tecnológico de ensino a distância. O perfil dos estudantes e as suas principais necessidades foram identificados graças à análise quantitativa e qualitativa das respostas a questionários online, e à observação de reflexões e debates ocorridos no espaço de diálogo do projeto acessibilidades. Três grandes núcleos de questões foram identificados: 1) a interação docente / estudante e a inerente identificação e valorização das situações que justificam adaptações didáticas e/ou curriculares, 2) o acesso a materiais de estudo adaptados às necessidades dos estudantes, e 3) a adequação do espaço físico e temporal das provas presenciais aos diferentes estudantes. A resposta aos problemas identificados induziu o estabelecimento de diretrizes que procuraram encontrar a justa medida entre a uniformização de protocolos ou procedimentos e o primado da flexibilidade e da adaptabilidade aos casos concretos. Foram promovidas estratégias específicas, de fácil realização e cruzadas por múltiplas vias para evitar perdas de informação, por forma a ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem de pessoas com necessidades especiais, visando, assim, o cumprimento do objetivo de uma docência online inclusiva e sem barreiras.
- Cartas entre amigos : abrigos cúmplices de caligrafias entrelaçadasPublication . Seara, Isabel
- Questões linguísticas na educação a distância: interação verbal e produção de materiaisPublication . Cabral, Ana Lúcia Tinoco; Seara, IsabelConsiderando a linguagem de um ponto de vista enunciativo e interacional e por meio de uma metodologia que consiste em recensear regularidades de uso, o presente estudo visa mostrar alguns resultados que decorrem da análise comparativa e constrastiva de textos instrucionais constantes de unidades curriculares lecionadas em sistema de e-learning, numa universidade portuguesa e numa universidade brasileira, que prestam exclusiva ou particular atenção a esta forma de ensino. As análises focalizam o uso da linguagem em textos instrucionais e buscam estabelecer critérios para a avaliação sobre a adequação da linguagem utilizada, privilegiando, numa dimensão discursivo-pragmática, a eficácia desses enunciados. Observa-se sobretudo a preocupação com a interação que promove a dimensão colaborativa que, neste tipo de ensino, deve ser incentivada. Privilegiar-se-á a análise focalizada em estratégias verbais que estão ao serviço da dimensão colaborativa, nomeadamente as estratégias de cortesia e a construção da dimensão intersubjetiva. Apresenta-se uma abordagem comparativa, a partir da qual se confrontam os resultados de análise do texto português com o brasileiro.
- O recurso a audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns resultadosPublication . Castelo, Adelina; Braz, Ana; Seara, IsabelA relevância de utilizar audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para desenvolver competências linguísticas como a compreensão oral, a expressão oral e o vocabulário tem sido destacada em diversos estudos empíricos e reflexões didáticas. Porém, há indícios de que o potencial destes recursos didáticos não está a ser suficientemente aproveitado. Assim, o presente trabalho visa explorar quais são as práticas, as dificuldades e as potencialidades do uso dos textos sonoros, comparando as perceções de professores e alunos. Para tal, foi disponibilizado um questionário online, ao qual responderam 29 professores e 19 alunos adultos de diversas línguas estrangeiras (incluindo o português) que estudaram ou residiam em Portugal. Esta amostra de conveniência, relativamente heterogénea, foi recrutada através de contactos pessoais e redes sociais e permite-nos captar um pouco do panorama do uso de tais recursos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em Portugal. Destacam-se alguns resultados. Por comparação com os alunos, os professores dominam melhor os conceitos de audiolivro e de podcast e valorizam mais a sua utilidade, mas consideram que o recurso a estes materiais é mais frequente do que o percebido pelos alunos. Alunos e professores mencionam como dificuldades consideráveis no recurso a audiolivros/podcasts a falta de tempo para os pesquisar e usar e a fraca disponibilidade de audiolivros ou podcasts gratuitos. Quanto às potencialidades destes textos, docentes e discentes privilegiam o alargamento do vocabulário, a melhoria da pronúncia e o contacto com diferentes variedades da língua, sendo que os alunos acrescentam a possibilidade de aperfeiçoamento da expressão oral. Na presente comunicação, pretende-se fundamentar a metodologia seguida, apresentar os resultados obtidos e refletir a partir deles sobre ações futuras que promovam um uso mais frequente e proveitoso destes recursos digitais no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira.
- Prólogo: o desafio do(s) encontro(s)Publication . Seara, Isabel; Marquesi, Sueli Cristina; Ferreira, Luiz AntonioEste e-book, que ora se apresenta, é a celebração escrita do encontro. A escrita, essa forma indelével de gravar as palavras, as reflexões, as memórias. É a solenização escrita de diálogos travados em múltiplos encontros de investigadores e pesquisadores que, ao longo das últimas décadas, se têm cruzado em eventos científicos e neles têm entretecido verdadeiras ligações, quer de reflexão científica, quer de construção de elos de amizade. É o resultado de diálogos profícuos que fomos construindo em vários colóquios internacionais sobre Escrita e Leitura, organizados pela PUC - São Paulo, nos congressos do Grupo ERA - Estudos Retóricos e Argumentativos da PUC - São Paulo, bem como nos Simpósios Internacionais sobre Análise do Discurso na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade Federal do Espírito Santo, bem como de Linguística Textual na Universidade Federal do Ceará. Do lado português, na Universidade Aberta, na NOVA de Lisboa, e na Universidade do Porto, em que organizámos, similarmente, encontros internacionais sobre diferentes temáticas.
- Comunicar : tatuagem de afectosPublication . Falé, Isabel; Mântua, Susana; Seara, Isabel
- Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagemPublication . Casotti, Janayna; Seara, IsabelAs interações que se estabelecem por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm-se tornando importante objeto de investigação linguística. Em contexto de cultura digital, intensamente perpassado pelas múltiplas linguagens, é necessário compreender a aprendizagem resultante dessas interações como coconstrução de saberes. Com base em Charaudeau (2008), para quem todo ato de linguagem constitui uma “interação de intencionalidades”, procuraremos perceber de que maneira professores em formação agem na mise en scène do ato de linguagem, a partir da identificação de seus comportamentos enunciativos nos registros de produção de textos que eles mesmos realizam em ambiente virtual de aprendizagem.