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  • Educação digital para adultos em privação de liberdade
    Publication . Moreira, J. António
    Na atual sociedade do conhecimento e em rede, a educação, a capacitação tecnológica e as competências digitais são a chave para a plena integração do cidadão. Em Portugal, como na maioria dos países europeus, educação é um direito constitucional a ser garantido para todas as populações e em diferentes condições e espaços educativos, mesmo para os cidadãos que se encontram reclusos. A utilização de meios digitais é prevista e encorajada pelas diretrizes internacionais e pelas leis portuguesas, no entanto, a prática está longe de funcionar. Esta realidade evidencia a atualidade e pertinência deste texto e justifica a necessidade de produzir conhecimento acerca dos desafios educacionais e das potencialidades da Educação Digital enquanto estratégia para reduzir a discriminação, aumentar a justiça social, a inclusão e a qualificação em prisões nesta era digital. Neste estudo, apresentam-se práticas, experiências, programas e projetos de Educação Digital em prisões por todo o mundo, com destaque para o trabalho desenvolvido em Portugal pela Universidade Aberta (UAb) em parceria com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), relativo à criação e desenvolvimento do Campus Virtual Educonline@pris, que se assume como uma academia de educação, formação, empregabilidade e cidadania digital. Pedagogicamente inspirado pelo modelo de aprendizagem da UAb, este Campus procura responder às necessidades educativas específicas dos estudantes em situação de privação de liberdade, respeitando as limitações legais inerentes à sua condição
  • Quadro de referência das competências pedagógico-digitais de professores. Pedagogical digcompedu reloaded
    Publication . Moreira, José António; Trindade, Sara Dias; Knuppel, Maria Aparecida Crissi; Serra, Ilka
    Tendo em consideração os recentes desenvolvimentos relacionados com a emergência das tecnologias cognitivas de IA e das tecnologias imersivas, e da ausência na versão original do DigCompEdu de competências pedagógico-digitais relacionadas com a educação aberta e online, desenvolveu-se um quadro de referência (framework) e um questionário de autoavaliação de competências digitais docentes com uma maior amplitude de competências nas quatro áreas da dimensão pedagógica do DigCompEdu integrando competências relacionadas, quer com os paradigmas da Educação Aberta e da Educação Digital em Rede, quer com a emergência da Inteligência Artificial Generativa em contexto educativo.
  • Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFE
    Publication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. António
    A sociedade hiperconectada que vem se potencializando, a partir do desenvolvimento de tecnologias digitais em rede, tem exigido movimentos disruptivos em diferentes contextos do viver e do conviver em suas distintas dimensões. O campo da educação, principalmente, devido à pandemia do COVID-19 que impossibilitou a continuidade do desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem em contexto de sala de aula física, pela exigência do isolamento físico, viu-se forçado a usar tecnologias digitais, em rede, a fim de viabilizar a continuidade de seus processos. Essa situação emergencial evidenciou a necessidade de discutir e clarificar diferentes conceitos, tais como o de ensino remoto emergencial, ensino a distância, educação a distância, educação online, educação aberta, educação digital, entre outros, trazidos por Moreira e Schlemmer (2020). Assim, na continuidade da apresentação desses conceitos e, com o intuito de ampliar e adensar a compreensão, bem como identificar o potencial de cada um deles no contexto do hibridismo e da multimodalidade na educação, irão ser analisados neste texto os conceitos de mobile learning, pervasive learning, ubiquitous learning, immersive learning, gamification learning, game based learning, entre outros. Assim o nosso objetivo principal com este texto, de cariz eminentemente teórico, é contribuir com elementos que possibilitem a reflexão, auxiliando professores e gestores na superação de desenhos educacionais baseados na transposição de metodologias e práticas do ensino presencial na geografia física para uma educação digital em rede e na construção de desenhos disruptivos para uma educação OnLIFE
  • Educação digital no ensino superior em Portugal em contexto de reclusão: o campus virtual Educonline@pris
    Publication . Silva, Séfora; Moreira, J. António; Alcoforado, Luís
    A educação é um direito universal e desempenha um papel crucial no desenvolvimento humano, ajudando o indivíduo a construir a sua personalidade e o seu carácter. Mesmo em situação de reclusão os cidadãos possuem os mesmos direitos no acesso à educação, sendo que esta deve ser adequada às exigências das novas configurações da sociedade contemporânea em rede e neste contexto a educação digital pode permitir alcançar estes objetivos. Em Portugal, e no âmbito de um protocolo assinado entre a Universidade Aberta () e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) está a ser desenvolvido um projeto-piloto inovador, o Campus Virtual educonline@pris, que tem como principal objetivo promover a educação e a formação em presídios em Portugal. É precisamente, o funcionamento desse Campus Virtual, potencialidades e limitações que pretendemos avaliar, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de dez estudantes reclusos da . Os resultados revelam, por um lado, que a implementação do Campus teve um impacto muito positivo nos processos pedagógicos desenvolvidos na plataforma de eLearning, quer no acesso online aos recursos digitais e e-atividades de aprendizagem, quer no que diz respeito à possibilidade de aceder às diferentes modalidades de avaliação. Por outro, são destacados os constrangimentos associados à fraca cobertura da rede de internet e as limitações relacionadas com a impossibilidade de comunicar nas salas de aula virtuais com os professores e estudantes da turma, e também a impossibilidade de aceder aos recursos ligados a links externos à plataforma digital, devido às restrições de acesso.
  • Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia
    Publication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira
    A evolução das tecnologias e das redes de comunicação tem provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginava que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do coronavírus. Na realidade, com a chegada abrupta do vírus, as instituições educativas e os professores foram forçados a adotar práticas de ensino a distância, práticas de ensino remoto de emergência, muito diferentes das práticas de uma educação digital em rede de qualidade. Tendo, pois, em consideração esse cenário, o objetivo deste texto é apresentar, resumidamente, os princípios básicos para o design de um ambiente online, relacionado à organização, seleção de recursos, preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem.
  • Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife
    Publication . Moreira, J. António; Schlemmer, Eliane
    A evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação também digitais propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada pela conectividade entre diferentes entidades, o que tem provocado mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. No entanto, não se imaginava, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, devido à expansão do coronavírus que inviabilizou a presença física de professores e estudantes no espaço geográfico das instituições educacionais, e obrigou os professores a transpor metodologias e práticas, adotadas em salas de aula presencial física, para os meios online, resultando em práticas de ensino remoto, de ensino a distância, distintas das práticas consolidadas neste domínio e sustentadas pela pesquisa na área. Tendo, pois, em consideração este contexto, o objetivo deste artigo, de natureza eminentemente teórica é, por um lado, contribuir para delimitação de conceitos fundamentais no domínio da Educação mediada pelo digital, como Ensino Remoto ou Ensino a Distância, Educação a Distância ou eLearning, dentre outros e que muitas vezes são usados de forma indiferenciada sem rigor conceitual, e por outro, apresentar a proposição de um novo conceito e paradigma que designámos de Educação Digital OnLife.
  • A capacitação para a educação digital e em rede: género, equidade e desenvolvimento: perspetivas internacionais
    Publication . Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Moreira, J. António
    A obra intitulada A Capacitação para a Educação Digital e em Rede: Género, Equidade e Desenvolvimento: Perspetivas internacionais, está centrada na necessidade de criar ecossistemas fundamentais, a partir de uma abordagem blended, que permita desenvolver situações de aprendizagem flexíveis e personalizadas. A obra está organizada em três partes. Na parte I, O papel da Universidade na Capacitação para a Educação Digital, foi redigida por professores/as e formadores/as da Universidade Aberta de Portugal (UAb), que estiveram diretamente envolvidos/as em processos de capacitação de professores/as para a docência digital em rede, dá-se especial destaque ao trabalho desenvolvido em Portugal pela UAb, em parceria com a Direção Geral de Educação, relativo à criação e desenvolvimento de ações de capacitação para a docência digital em rede no período da pandemia, quer na fase de transição digital, quer na fase de capacitação digital. A Parte II deste ebook, intitulada A educação digital e género: um caminho para a equidade, foi feita uma abordagem sobre a necessária capacitação de professores em relação ao designado “novo aluno”, com adolescentes ligados a multitarefas, destacando as implicações na capacitação da comunidade educativa e no combate às desigualdades. Paralelamente, são ainda refletidas as desigualdades de género, retratando a necessidade de empoderamento das mulheres, com um recorte para as condições das mulheres estudantes universitárias, durante o período da pandemia. Finalmente, a Parte III, Educação, Saúde e Desenvolvimento apresenta pensamentos sobre a Educação Digital em Rede, pensada como fator de Desenvolvimento, Equidade na área da Saúde e bem-estar, procurando relações desta problemática na capacitação e no desenvolvimento pessoal e social.
  • Desafios contemporâneos e a emergência da educação OnLIFE
    Publication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. António; Di Felice, Massimo
    Os textos que compõem esse livro analisam os desafios da educação contemporânea a partir de um específico ponto de partida: a introdução das ecologias informatizadas nas práticas pedagógicas e a consequente obsolescência das salas de aula, das formas exclusivamente presenciais físicas produzidas pelas arquiteturas feitas de tijolos, de parede, de cadeiras e de portas. Hoje, não necessariamente aprender coincide com um ir até um lugar, mas assume o significado principal de um outro tipo de deslocação que não está relacionado com os espaços físicos, mas sim, com um outro tipo de sair, com uma outra forma de afastamento, aquele que nos possibilita começar um processo de heteronomia e de metamorfose. Do conjunto destes contributos resulta um menu de possibilidades e um conjunto de abordagens concetuais e empíricas reportadas a aspetos distintos no domínio do ensinar e do aprender OnLIFE. Trata-se, pois de uma obra com a qual pretendemos promover uma reflexão aprofundada nesta área, esperando que o produto deste trabalho, para além de constituir uma síntese de alguns estudos realizados pelos autores, neste domínio, possa contribuir, de forma útil, para um alargamento do conhecimento neste domínio emergente
  • Educação digital em rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia
    Publication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira; Goulão, Fátima; Caeiro, Domingos
    O processo de globalização da economia e da comunicação, a evolução das tecnologias e de uma consciência de mundialização em rede têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem digital. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginavam que que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do COVID 19. Com efeito, a suspensão das atividades letivas presenciais, um pouco por todo o mundo, gerou a obrigatoriedade dos professores e estudantes migrarem para a realidade online, transferindo e transpondo metodologias e práticas pedagógicas típicas dos territórios físicos de aprendizagem, naquilo que tem sido designado por ensino remoto de emergência. No entanto, na maioria dos casos, estas tecnologias foram e estão a ser utilizadas numa perspetiva meramente instrumental, reduzindo as metodologias e as práticas a um ensino apenas transmissivo. É, pois, urgente e necessário transitar deste ensino remoto de emergência, importante numa primeira fase, para uma educação digital em rede de qualidade. Mas como proceder então para realizar esta transição? Como se deve desenhar um ambiente online de aprendizagem? Como devem ser organizadas e planificadas as aulas online? Como se deve comunicar de forma assíncrona e síncrona com o grupo que agora se transformou numa comunidade virtual? Como desenvolver práticas pedagógicas online na realidade digital, sem momentos de presencialidade física? Que tecnologias e plataformas podem ser utilizadas para enriquecer o ambiente de aprendizagem? Como devem ser criadas e desenvolvidas atividades online de aprendizagem? E como se deve avaliar os estudantes nestes cenários virtuais? É a este conjunto de questões que se pretende responder, sendo apresentados nesta obra os princípios básicos para o design de um ambiente online, quer a nível da sua organização e seleção de recursos, quer a nível da preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem.