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- Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlifePublication . Moreira, J. António; Schlemmer, ElianeA evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação também digitais propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada pela conectividade entre diferentes entidades, o que tem provocado mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. No entanto, não se imaginava, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, devido à expansão do coronavírus que inviabilizou a presença física de professores e estudantes no espaço geográfico das instituições educacionais, e obrigou os professores a transpor metodologias e práticas, adotadas em salas de aula presencial física, para os meios online, resultando em práticas de ensino remoto, de ensino a distância, distintas das práticas consolidadas neste domínio e sustentadas pela pesquisa na área. Tendo, pois, em consideração este contexto, o objetivo deste artigo, de natureza eminentemente teórica é, por um lado, contribuir para delimitação de conceitos fundamentais no domínio da Educação mediada pelo digital, como Ensino Remoto ou Ensino a Distância, Educação a Distância ou eLearning, dentre outros e que muitas vezes são usados de forma indiferenciada sem rigor conceitual, e por outro, apresentar a proposição de um novo conceito e paradigma que designámos de Educação Digital OnLife.
- Representações sobre a função de Delegado de Disciplina do ensino secundário de São Tomé e PríncipePublication . Coelho, António Joaquim Fernandes Ruas; Miranda, BrancaA educação é um sistema em permanente mutação, evoluindo, mudando, adaptando-se às características da sociedade. A educação universal, inclusiva e de qualidade continua a ser um desígnio dos Estados. As estruturas de supervisão pedagógica, como estruturas intermédias, assumem um importante papel na operacionalização das políticas educativas através do desenvolvimento curricular e profissional dos professores. Uma supervisão que se apoia na reflexão e na colaboração, visando melhores resultados dos alunos. Os Delegados de Disciplina do ensino secundário (7ª a 12ª classes) de São Tomé e Príncipe supervisionam os professores ao nível da escola. Com este estudo pretendemos conhecer a representação que existe sobre a função dos Delegados de Disciplina. Desenvolvemos um estudo descritivo misto, aplicamos um inquérito por questionário aos Delegados e entrevistamos Diretores de escola e Supervisores pedagógicos. Utilizamos a análise estatística para tratar os dados quantitativos e a análise de conteúdo nos dados qualitativos. Os Delegados de Disciplina são um grupo experiente, jovem e nem todos possuem formação superior e/ou pedagógica, que de modo geral cumpre as funções. Nestes coexistem duas representações do conceito de supervisão pedagógica, uma focada na ajuda e colaboração visando o desenvolvimento profissional e outra centrada no controlo e fiscalização das atividades dos professores. Na representação que os Diretores têm da supervisão pedagógica destaque-se o controlo e fiscalização e na dos Supervisores o apoio e colaboração. Esta dualidade reflete a legislação que rege as funções de supervisão. Verificou-se que os recursos que os Delegados têm disponíveis são escassos, o tempo previsto é pouco e existe um sentimento de desmotivação generalizado. O desenvolvimento profissional é visto como um processo contínuo, desenvolvido na escola, mas da responsabilidade do Ministério e a Universidade tem um papel muito reduzido, bem como o contexto escolar. Apresentaram-se algumas sugestões como o desenvolvimento de formações contínuas integradas num sistema formativo, desenvolvidas na escola com os Delegados, os Supervisores e a Universidade ou campanhas informativas junto da comunidade escolar.