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  • Integração curricular da Wikipédia no ensino profissional: um projeto de investigação em pedagogia do eLearning
    Publication . Santos, Natércia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    Neste texto apresentamos o plano de investigação da dissertação aprovado no Mestrado em Pedagogia do eLearning, da Universidade Aberta, motivado pela questão: Wikipédia no Ensino Profissional, que possibilidades de integração curricular? Especificamente, a finalidade do estudo é analisar a referida integração nas práticas letivas da Disciplina de História da Arte, com uma turma do 11.º ano do ensino profissional, numa escola no distrito de Lisboa. Teoricamente, a investigação assenta na educação aberta, sobretudo nos recursos e práticas educacionais abertos. Metodologicamente, suporta-se no paradigma misto, designadamente no estudo de caso. A recolha de dados será concretizada através de grelhas de observação focada, fichas de acolhimento e análise documental. Como resultados antecipamos poder contribuir com propostas e estratégias de integração curricular da Wikipédia no ensino profissional, também com vista a que os alunos possam ampliar um conjunto significativo de competências associadas à literacia digital, a partir daquela enciclopédia online.
  • Wikipédia, uma ferramenta digital para promover a “Educação de Qualidade”?
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Santos, Natércia; Pestana, Filomena
    Apesar de a enciclopédia da atualidade não ser sempre reconhecida enquanto referência válida para os trabalhos escolares e académicos pela maioria dos docentes, os artigos da Wikipédia são acedidos por discentes de todos os níveis de ensino. No entanto, coexiste um número quer de docentes, quer de instituições, que a integram curricularmente, também porque lhe reconhecem potencial pedagógico, nomeadamente para dar corpo ao preconizado no 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, relativo à “Educação de Qualidade”, a saber: garantir o acesso à educação inclusiva de qualidade e equitativa; promover a aprendizagem ao longo da vida para todos. É neste contexto que enquadramos a Wikipédia no fenómeno da Educação Aberta, mais especificamente no seio dos Recursos Educacionais Abertos e das Práticas Educacionais Abertas. Pretendemos, portanto, nesta comunicação, e instigadas pela questão enunciada desde logo no título, refletir sobre “Educação de Qualidade”, Educação Aberta e competências digitais, temáticas perspetivadas e consubstanciadas na Wikipédia. Assim, e no âmbito das Práticas Educacionais Abertas, destacamos quatro dimensões: i) Equilibrar privacidade e abertura; ii) Desenvolver literacias digitais; iii) Valorizar a aprendizagem social; iv) Desafiar as expectativas do papel tradicional de ensino. Pelo exposto, é possível perspetivar que estamos em presença de um recurso que, quando integrado curricularmente, permite promover um conjunto amplo de competências, nomeadamente as competências digitais, ou até mesmo considerar que estamos em presença de uma ferramenta que potencia uma nova literacia. Assim, no que concerne ao potencial pedagógico da Wikipédia, destacamos que, para além de ser possível aceder aos seus artigos sem custos associados, seja online, seja offline, este projeto do ecossistema da Wikimedia Foundation assume especial relevo pelo facto de possibilitar que os docentes, corporizando Práticas Educacionais Abertas, construam manuais que permitam o trabalho com os discentes, e, assim, disponibilizem gratuitamente recursos de ensinoa-prendizagem. Outra das particularidades a destacar está relacionada com a consciencialização dos critérios de qualidade associados e que permite a aquisição de um vasto conjunto de competências, nomeadamente o sentido crítico, necessário, por exemplo, à avaliação dos conteúdos digitais, sobretudo quando se faz uma pesquisa para tarefas de cariz académico/escolar. Por sua vez, a Wikipédia permite igualmente que os estudantes editem os seus artigos e, desta forma, convoquem um outro tipo de trabalho cooperativo e colaborativo, a par de competências e literacias, incluindo digitais. Por último, importa esclarecer que esta comunicação tem como objetivo dar conta da contextualização teórica de suporte à integração curricular da Wikipédia no ensino profissional em Portugal, ou seja, apresenta-se como um recorte de uma investigação mais ampla. Neste sentido, e no âmbito da presente Prática Educacional Aberta, privilegiou-se, entre vários aspetos, a aquisição de competências digitais conforme preconizadas nos referenciais nacionais, europeus e internacionais, dos quais salientamos respetivamente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores e a Agenda 2030 das Nações Unidas, antes aludida. Concluindo, o nosso estudo, que visou a análise de mais uma implementação do Programa WEIWER®, concretizada, neste caso, com alunos do ensino secundário não regular, ilustra a constatação de que a Wikipédia pode ser uma ferramenta digital para promover a “Educação de Qualidade”.
  • Tecnologias educacionais em rede e recursos educacionais abertos na formação de professores: utopia ou realidade
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Valpradinhos, Cândida; Costa, Isabel
    O tema que envolve As Tecnologias Educacionais em Rede e Recursos Educacionais Abertos na Formação de Professores: utopia ou realidade?, de autoria das pesquisadoras, Teresa Cardoso, Filomena Pestana, Cândida Valpradinhos e Isabel Costa, constitui o capítulo três, com o objetivo de pontuar algumas proposições para o contexto da formação de professores a partir da integração “curricular da Wikipédia, que pode ser entendida simultaneamente enquanto Recurso Educacional Aberto e como Prática Educacional Aberta”.
  • Rede Académica Internacional WEIWER®: um exemplo de práticas educacionais abertas
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João
    A Wikipédia enquanto objeto de estudo e estratégia pedagógica está presente nos diversos níveis de ensino no mundo. Em Portugal, a Universidade Aberta, através do LE@D, Laboratório de Educação e Ensino a Distância, é percussora ao promover a sua investigação e integração curricular. É neste campo de ação que foi lançada a Rede Académica Internacional WEIWER® -Wikis, Educação & Investigação | Wikis, Education & Research. A moldura conceptual de suporte está associada à educação aberta e, nesta, a Wikipédia enquanto Prática e RecursoEducacional Aberto. Neste âmbito específico, a Rede WEIWER® integra diversas perspetivas que, resumidamente, se podem segmentar, por um lado, na promoção da literacia digital e, por outro, na implementação de recursos didáticos e técnico-pedagógicos. Ambas traduzem percursos diversos, com abordagens também diversas, atendendo ao público-alvo envolvido. Estes percursos estão articulados com os eixos da Iniciativa Portugal INCoDe.2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
  • Wikipédia, um recurso educacional aberto?
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A Wikipédia é incontornável quando se faz um busca na internet. Esta enciclopédia tem angariado nas instituições educativas ativos seguidores ou opositores gerando uma relação amor/ódio. Quer a academia, quer a Wikimedia Foundation têm vindo a estabelecer programas que se traduzem no envolvimento da comunidade acadêmica na sua edição trazendo vantagens para os intervenientes, seja por se traduzir numa maior qualidade, seja por se traduzir numa maior aquisição de competências por parte dos estudantes. Neste artigo integramos este fenômeno no âmbito da Educação Aberta em geral e nos open scholarship e open educational resources em particular, conceitos que caracterizamos para, posteriormente, refletir sobre a possibilidade de problematizar a Wikipédia enquanto recurso educacional aberto.
  • A Wikipédia como agregador e catalisador de competências para o século XXI
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    No contexto do Ciclo de Conferências “Pensar a(na)escola em contexto de transição digital” organizada pelo Centro de Formação de Escolas António Sérgio, no dia 5 de setembro de 2022, foi apresentada a palestra “A Wikipédia como Agregador e Catalisador de Competências para o Século XXI”, onde foram evidenciadas as vertentes associadas ao conjunto de competências digitais que a integração curricular da Wikipédia promove. Foram, simultaneamente, destacadas a relação direta com referenciais como o DigCompEdu, o PASEO e o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027), sob a dialética entre a pedagogia e o digital.
  • WEIWER®: ADN e cronologia de uma rede de investigação
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, Luciano
    A Wikipédia enquanto objeto de estudo e enquanto estratégia pedagógica tem vindo a tornar-se cada vez mais presente nos diversos níveis de ensino no mundo. Portugal não é exceção, sendo que o percurso iniciado pela Universidade Aberta (UAb), através da sua unidade de investigação, registada na FCT, UID4372, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), tem promovido estudos de integração curricular em diferentes contextos. É neste campo de ação que foi lançada a Rede Académica Internacional WEIWER® (Wikis, Educação & Investigação | Wikis, Education & Research). Neste texto, após a apresentação da WEIWER® e dos referenciais teóricos que a enquadram, damos conta das problemáticas e objetivos de investigação perseguidos na rede, para depois apresentarmos dados relativos quer à equipa, quer às atividades realizadas entre 2019 e 2021.
  • O programa WEIWER® como nova alfabetização: casos à Luz de uma tipologia de práticas educacionais abertas
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A integração curricular da Wikipédia, que pode ser corporizada em diversos níveis de ensino, enquadra-se, nos casos de que damos conta neste capítulo de livro, na Rede Académica Internacional WEIWER®, sediada no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (Portugal). Esta rede, apesar de trabalhar há mais de uma década, formaliza o seu início oficial no ano de 2018, sob o mote “Vamos Partilhar, Aprender & Descobrir?!”. Em particular, assume como objetivos divulgar resultados de pesquisa no domínio da formação e Educação Aberta, disseminar Práticas Educacionais Abertas e estabelecer redes de intervenção neste domínio, com a Wikipédia, numa perspetiva de construção de novas linhas de investigação e desenvolvimento, sobretudo no contexto da formação contínua, nomeadamente de professores, e da aprendizagem ao longo da vida. Assim, após a apresentação da Rede WEIWER®, traçamos a moldura teórica do fenómeno da Educação Aberta, onde os Recursos Educacionais Abertos se assumem relevantes, dado que se consubstanciam em práticas que abordamos neste texto, a partir da relação entre o Programa WEIWER® e as Práticas Educacionais Abertas que temos preconizado e promovido, designadamente a operacionalização da referida integração curricular. Para tal, são identificadas as dimensões a considerar e os eixos associados às tipologias que sustentam as intervenções naquele âmbito, explicitando simultaneamente as opções adotadas, pedagógicas, além das tecnológicas, devidamente alinhadas com os parâmetros organizacionais dos respetivos contextos de implementação. Tais concretizações são ilustradas através de quatro exemplos, a saber, no ensino superior, online, na educação de adultos, face-a-face, e no ensino básico e secundário, face-a-face e, posteriormente, online, devido ao contexto pandémico da COVID-19.
  • A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta: coreografia reflexiva a partir da Rede Académica Internacional WEIWER®
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Gamez, Luciano; Pestana, Filomena; Pinto, João
    No décimo-quarto capítulo, “A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta: Coreografia Reflexiva a partir da Rede Académica Internacional WEIWER®”, Teresa Cardoso, Luciano Gamez, Filomena Pestana e João Pinto refletem sobre a Rede Académica Internacional WEIWER®, nomeadamente no que respeita ao papel da Wikipédia no seio da Educação Aberta, dos Recursos e Práticas Educacionais Abertas e do Programa Wikipédia na Educação. Neste campo de ação, a Wikipédia é entendida enquanto REA e PEA, por exemplo, se inserida no Programa Wikipédia na Educação, relação basilar na Rede Académica Internacional WEIWER®. Também as inúmeras potencialidades dessa enciclopédia enquanto REA e PEA são centrais à Rede WEIWER®, dado que permite integrar diversas estratégias pedagógicas, nomeadamente à luz do trabalho de Zabalza (2006, 2008, 2009, 2016), porque tais ações (práticas) são concebidas como o desenho de uma coreografia didática e institucional.
  • Práticas educacionais abertas na universidade: um caso de integração curricular da Wikipédia
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    Indubitavelmente a Wikipédia é um recurso que é acedido em todo o mundo, mas quando surgiu em 2001, pela mão de Jimmy Wales e Larry Sanger, o seu valor não foi logo reconhecido. Na atualidade, embora ainda não de forma explícita, nem generalizada, identificamos docentes e instituições que a promovem enquanto ferramenta para estimular o processo de ensino-aprendizagem. A integração curricular da Wikipédia, em contexto educativo, tem sido essencialmente concretizada no ensino superior, embora também ocorra noutros níveis de ensino, dependendo da função que lhe é atribuída. No caso de que damos conta na presente comunicação, tal integração está circunscrita ao Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares da Universidade Aberta, mais concretamente à Unidade Curricular de Investigação em Educação. Relativamente à contextualização teórica, está suportada tanto nos conceitos fundadores (motivações) quanto nas práticas e desafios (concretizações) do fenómeno designado por Educação Aberta – das motivações destacamos o movimento “Open Access Education”, a “Web 2.0 Culture” e o movimento “Open Source Software”; das concretizações destacamos fenómenos como o “Open Access”, a “Open Scholarship” e os “Open Educational Resources”. Dada a abrangência do conceito de Educação Aberta, e dos fenómenos evidenciados, começamos por perspetivar o já referido movimento “Open Access Education”, cujo produto mais visível foi a emergência das universidades abertas no mundo, incluindo em Portugal, na qual o mestrado mencionado faz parte da respetiva oferta formativa. Por sua vez, tanto a “Web 2.0 Culture” como o movimento “Open Source Software” fizeram surgir diferentes tipos de software, nomeadamente os Wikis, em particular o MediaWiki (suporte dos artigos da Wikipédia). Uma das características dos Wikis é permitir, de forma fácil, a edição de texto e o trabalho cooperativo e colaborativo online. Além disso, o MediaWiki, por possuir uma licença aberta, assume-se como Recurso Educacional Aberto. Dos restantes movimentos e fenómenos, enfatizamos ainda quer os Recursos Educacionais Abertos, quer as Práticas Educacionais Abertas. Quanto ao Recursos Educacionais Abertos, estes traduzem-se em materiais de ensino, aprendizagem e investigação independentemente do meio, seja digital ou outro, que estejam em domínio público ou possuam uma licença aberta que possibilite o acesso, utilização, adaptação e partilha por terceiros sem restrições ou com restrições limitadas. Já as Práticas Educacionais Abertas traduzem-se na integração dos Recursos Educacionais Abertos nas práticas letivas. Considerando que o foco da nossa comunicação se circunscreve ao desenho curricular das referidas práticas, no caso antes explicitado, estamos em presença de uma integração curricular da Wikipédia que, sob o ponto de vista do contexto, se refere ao Ensino Superior, a que subjaz a criação/edição de artigos da Wikipédia. À luz da tipologia de práticas educacionais abertas que adotamos, no que se refere ao eixo “de centrado no conteúdo a centrado no processo”, estamos em presença de uma implementação centrada no conteúdo e no processo. No que respeita ao eixo “de centrado no professor a centrado no aluno/estudante”, apresenta-se centrada no estudante. Quanto ao último eixo, “de principalmente focado no pedagógico a focado na justiça social”, prevalece a dimensão pedagógica, apesar de se reconhecer a dimensão da justiça social, esta associada sobretudo a aspetos económicos, em virtude do interesse partilhado pelos estudantes no facto de os artigos da Wikipédia consubstanciarem conteúdo que fica acessível para o mundo.