Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Integração curricular da Wikipédia no ensino profissional: um projeto de investigação em pedagogia do eLearning

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Santos_Cardoso_Pestana_El@ies22.pdf843.66 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste texto apresentamos o plano de investigação da dissertação aprovado no Mestrado em Pedagogia do eLearning, da Universidade Aberta, motivado pela questão: Wikipédia no Ensino Profissional, que possibilidades de integração curricular? Especificamente, a finalidade do estudo é analisar a referida integração nas práticas letivas da Disciplina de História da Arte, com uma turma do 11.º ano do ensino profissional, numa escola no distrito de Lisboa. Teoricamente, a investigação assenta na educação aberta, sobretudo nos recursos e práticas educacionais abertos. Metodologicamente, suporta-se no paradigma misto, designadamente no estudo de caso. A recolha de dados será concretizada através de grelhas de observação focada, fichas de acolhimento e análise documental. Como resultados antecipamos poder contribuir com propostas e estratégias de integração curricular da Wikipédia no ensino profissional, também com vista a que os alunos possam ampliar um conjunto significativo de competências associadas à literacia digital, a partir daquela enciclopédia online.

Description

Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

Keywords

Educação aberta Recursos educacionais abertos Práticas educacionais abertas Ensino profissional Integração curricular da Wikipédia

Citation

Santos, N.; Cardoso, T. & Pestana, F. (2023). Integração curricular da Wikipédia no ensino profissional: um projeto de investigação em pedagogia do eLearning. L. Morgado, J. Bidarra, J. Paz, J. Cravinho & A. Loureiro (Edits). Passado, Presente e Futuro(s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES, pp. 152-156. Lisboa: LE@D, Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.34627/leadt.2023.5

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue