Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 129
  • O Programa WEIWE(R)BE no ecossistema da escola digital
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Ferreira Da Cruz, Ana Carolina; Ribeiro Mota, Eduarda
    O programa WEIWE(R)BE, pensado primordialmente para o Ensino Secundário, resulta da parceria entre a Rede Académica Internacional WEIWER®, sediada no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (Portugal) e a Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação de Portugal. O programa tem como objetivo a promoção de estratégias de desenvolvimento das competências de literacia, em particular de competências de literacia da informação, de forma integrada, articulada e sistemática, através do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula, considerando diferentes fontes e recursos, incluindo a Wikipédia. Para tal, os alunos envolvidos realizam trabalhos de pesquisa, fazendo um uso crítico e ético da informação; já os professores frequentam uma ação de formação contínua realizando tarefas conducentes a fomentar áreas do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Assim, neste texto, começamos por considerar os demais principais pressupostos teóricos do programa WEIWE(R)BE, que embasam sobretudo o curso de professores e as sessões dinamizadas diretamente com e para as escolas e turmas envolvidas, com destaque para a Educação Aberta. Paralelamente, consideramos ainda outros referenciais, europeus e nacionais, em estreita articulação com a capacitação docente e o trabalho desenvolvido nas bibliotecas escolares, nomeadamente no que respeita às competências de literacia e à inovação pedagógica, essenciais para a adoção de metodologias ativas, concretamente na modalidade a distância, mas também na modalidade online e em blended-learning. Ao caracterizar o Programa WEIWE(R)BE, na sua génese, fundamentos basilares e ações, como o curso de formação contínua de professores, antes aludido, e o selo-distinção de reconhecimento, que complementamos com dados recolhidos no ano letivo de 2021-2022, podemos concluir que se trata de um contributo efetivo para a referida capacitação docente, que ancoramos nas dimensões pedagógica, tecnológica e organizacional, com repercussões positivas no ecossistema da escola digital e virtual.
  • A Wikipédia como recurso educacional aberto: que possibilidades de integração curricular no ensino superior online?
    Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    À Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa através de um motor de busca, habitualmente, os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online, para alguns autores a maior enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, nomeadamente universitária, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa, quer para assuntos do dia-a-dia, quer para assuntos relacionados com o curso. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizá-la, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Neste sentido, importa recuperar a compreensão do significado da noção de aberto no contexto dos recursos educacionais abertos, nomeadamente à sua associação a partilha, a generosidade, a recursos que são disponibilizados de forma aberta, associados aos 5 Rs – Reuse, Redistribute, Revise, Remix e Retain. Centrando-nos na Wikipédia, indagamos sobre possibilidades de integração curricular deste recurso educacional aberto no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade, mais especificamente em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, a nossa investigação assume um paradigma misto, ou multimodal, em que se conciliam procedimentos qualitativos e quantitativos. Os dados foram recolhidos por inquérito por questionário. A análise preliminar (estatística e de conteúdo) dos resultados permite-nos concluir que o recurso educacional aberto Wikipédia pode e deve ser utilizado como estratégia pedagógica no ensino superior online.
  • Wikipédia, um recurso... aberto? educacional? global?
    Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    A Wikipédia apresenta-se atualmente como uma ferramenta de uso incontornável quando se faz uma pesquisa na Internet. Mas será um recurso educacional? Aberto? Global? Neste texto procuramos encontrar respostas a estas questões, contribuindo, assim, para uma reflexão que julgamos urgente e pertinente. Para o efeito, enquadramos a Wikipédia na educação aberta, explorando o Programa Wikipédia na Educação. Da análise destes referenciais, emerge a utilização da Wikipédia como ferramenta de ensino, aprendizagem, formação e investigação, que defendemos ser uma estratégia pedagógica, a considerar, nomeadamente, em diferentes níveis de ensino e em diferentes contextos educacionais.
  • Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em rede
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Queirós, Paula; Queirós, Luís
    Em "Formação de professores no contexto pandémico: o papel das tecnologias educacionais em rede", os autores portugueses Teresa Cardoso, Filomena Pestana, Paula Queirós e Luís Queirós apresentam reflexões sobre os contributos e a relevância que as Tecnologias Educacionais em Rede (TER) assumem na atualidade, por via da crise pandêmica, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são, presentemente, uma realidade em todos os níveis de ensino e, mais concretamente, na formação de professores. Na primeira parte, as autoras e o autor dedicam-se à contextualização teórica, integrando os temas formação de professores e supervisão pedagógica; e direcionam a discussão para o contexto das TER, em particular os wikis, corporizado pelo MediaWiki, software que suporta todos os projetos da Wikimedia Foundation, destacando a Wikipédia e o seu potencial como ambiente virtual aberto de aprendizagem (AVAA). Na segunda parte, debatem a formação de professores, a partir dos aspetos "contexto" e "caracterização", apresentando os diversos enquadramentos da formação de professores, antes e durante a pandemia da COVID-19.
  • Acessibilidade digital na Wikipédia: análise de práticas da comunidade lusófona
    Publication . Castrelas, Magda; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    As questões da acessibilidade, e em particular a acessibilidade na web, têm vindo a assumir ao longo do tempo uma cada vez maior relevância, por constituírem uma prerrogativa associada ao direito de todos, incluindo das pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente no acesso à internet. Neste sentido, e considerando em particular a acessibilidade digital como um dos aspetos essenciais que importa assegurar, para garantir uma Educação de Qualidade, numa clara alusão ao 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustável da Agenda 2030 das Nações Unidas, pretendemos compreender este fenómeno num dos sites com um vasto número de acessos a nível mundial, a Wikipédia. Mais especificamente, definimos como finalidade identificar e analisar práticas de acessibilidade na Wikipédia Lusófona. Para o efeito, num primeiro momento, traçamos um breve estado da arte em torno do conceito de acessibilidade, e da sua componente digital; posteriormente, apresentamos sucintamente a referida enciclopédia online, no universo Wikimedia e a forma como interage com a Rede Académica Internacional WEIWER®, em que se inscreve a nossa análise, que depois apresentamos, a partir do teste que efetuamos a um dos seus artigos destacados, com recurso ao software accessMonitor (versão 2.1). Por último, são discutidos os resultados devolvidos no relatório de práticas de acessibilidade web testadas. Concluímos, a partir das evidências recolhidas, que embora a comunidade de wikipedistas, que voluntariamente desenvolve aquele projeto global, assuma a preocupação em garantir a respetiva acessibilidade digital, há ainda diversos aspetos a melhor, para que tal acessibilidade possa ser plena.
  • Microsoft Teams no ensino básico e secundário: um projeto inovador de formação
    Publication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A pandemia obrigou as instituições educativas a substituir os ambientes face-a-face por ambientes a distância, assumindo a designação de Ensino Remoto de Emergência. É neste contexto que a formação de professores que se apresenta neste texto emergiu como elemento crucial para mitigar as dificuldades que os docentes sentiram naquele período. Assim, identificamos a ação de formação “Microsoft Teams aplicado à docência” enquanto atividade resultante de um projeto direcionado aos professores de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, nos Açores. Após perspetivarmos a contextualização teórica que suporta a formação e a contextualização metodológica, posteriormente focamos a ação de formação, especificando o contexto, a caracterização e a sinopse das sessões respetivas. Tendo-se demonstrado a sua relevância, e não apenas por motivos determinados pela situação pandémica, é possível concluir que o projeto inovador de formação constitui também um contributo no âmbito dos planos de transição digital, incluindo a nível nacional.
  • Integração curricular do Portugal INCoDe.2030: uma proposta de formação no ensino profissional
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Reis, Ana; Pestana, Filomena
    Neste relato de experiência simultaneamente ao nível de práticas de ensino e ao nível de práticas pedagógicas inovadoras, apresentamos a formação “INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais”, que identificamos como uma proposta inédita no ensino secundário português, ou seja, no sistema educacional brasileiro, no ensino médio. A referida formação integra uma investigação académica no âmbito de uma dissertação do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares da Universidade Aberta (de Portugal), e foi implementada com alunos de uma turma do curso profissional técnico de multimédia no ano letivo de 2019-2020. Além disso, tem subjacente quer os referenciais técnicos, associados aos diferentes tipos de software utilizado, quer a filosofia teórica que suporta a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030”, uma “iniciativa integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais”, em particular no que concerne ao eixo II (educação). As evidências recolhidas permitem-nos concluir que a metodologia de projeto adotada, privilegiando a promoção do trabalho colaborativo e o desenvolvimento de literacias digitais, da informação e comunicação, se revelou adequada. A formação concretizada a pretexto da integração curricular do Portugal INCoDe.2030 resultou ainda em aprendizagens significativas e diferenciadoras, que suscitaram o interesse junto dos alunos e motivaram o seu envolvimento na realização das atividades propostas. Em suma, foi possível observar transformações nos atores educacionais envolvidos na formação proporcionada, simultaneamente a nível pessoal e coletivo, que acreditamos continuem a ter implicações nas suas aprendizagens – nos seus respetivos saberes, fazeres e sentires.
  • A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocal
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A Wikipédia apresenta-se na atualidade como um elemento incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, sendo um projeto universal que tem angariado fervorosos seguidores ou opositores, numa relação amor/ódio. Mais do que banir ou aceitar sem restrições a inclusão da Wikipédia em contexto educativo e académico, importa compreender este fenómeno digital, que entendemos como recurso educacional aberto. Neste sentido, e com o intuito de contribuir para uma reflexão que julgamos urgente e pertinente, enquadramos a Wikipédia na educação aberta, explorando o Programa Wikipédia na Educação, em particular Programa Wikipédia na Universidade. E, da análise destes referenciais, emerge a utilização da Wikipédia como ferramenta de ensino e de investigação, que defendemos ser uma estratégia pedagógica, a considerar, nomeadamente, no ensino superior, incluindo com estudantes online.
  • Metodologias ativas no ensino superior: uma proposta para desenvolver a wikiliteracia
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    Pretendemos, neste texto, apresentar o planeamento da integração curricular da Wikipédia no Ensino Superior, mais concretamente na unidade curricular “Investigação em Educação”, do 1.º ano, 1.º semestre, do plano de estudos do Mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares da Universidade Aberta, Portugal. A exploração pedagógica desta enciclopédia, neste curso, iniciou-se no ano letivo de 2020/2021, mas a inovação de que se dá conta inclui substituição de uma das plataformas anteriormente utilizadas (Google Docs.) pelo MediaWiki, assim ampliando a realização de atividades neste software. Portanto, além de criarem ou editarem artigos da Wikipédia no domínio principal da enciclopédia, os estudantes trabalham simultaneamente nas páginas de teste da Wikipédia e no Open Textbook, também criado no MediaWiki, sobre os temas relacionados com o3.º tema, “Investigação em Educação: recolha e análise de dados”. A nível pedagógico, com o design curricular delineado pretende-se fomentar a colaboração, considerando metodologias ativas, como a aprendizagem invertida, e práticas da Wikipedagogia, no quadro da Educação Aberta, visando em última instância o desenvolvimento de uma literacia holística e integradora como a Wikiliteracia
  • Inteligência artificial e competências de literacia em crianças e jovens
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    O desafio que nos foi endereçado, de falar sobre “inteligência artificial e competências de literacia em crianças e jovens”, para um público como o do FOLIO Educa, é, no mínimo, um risco, ou não fosse este o tema da edição de 2023 do Festival Literário Internacional de Óbidos! Consideramos, de facto, um risco, nomeadamente pela complexidade destes fenómenos, o que dificulta uma sua cabal compreensão. Porém, enquanto seres humanos, dispomos de atributos que nos permitem contornar o risco, ou, como se diria de modo coloquial, ‘dar a volta ao texto’. Esta capacidade será positiva, se ativada para bons propósitos. É esta a premissa que nos move, nas nossas ações e reflexões enquanto professoras e formadoras, enfim, numa palavra, enquanto educadoras. É, pois, esta a premissa que nos move para ir ao encontro dos alunos onde eles estão, a saber, por exemplo, na Wikipédia. Assim, e tomando a enciclopédia da atualidade como ponto de partida desta sessão, integrada no Seminário Internacional “Riscos da Educação” (Painel 2 | 14 de outubro), propomos um itinerário em que revisitamos a “Wikipédia, um locus de (des)encontros entre agentes humanos e não humanos?” (Cardoso & Pestana, 2022a) [http://hdl.handle.net/10400.2/11845]. E, simultaneamente, “A Wikipédia como agregador e catalisador de competências para o século XXI” (Cardoso & Pestana, 2022b) [http://hdl.handle.net/10400.2/12758]. Esperamos, com ambas as paragens, nesta breve viagem, (re)forçar a vontade de acompanhar “A evolução da inteligência artificial na educação”, como sugere o Professor Carlos Ceia, “de mente aberta” [https://observador.pt/opiniao/a-evolucao-da-inteligencia-artificial-na-educacao/ em03.08.2023]. Porque, no final, cabe-nos a todos e a cada um de nós pegar no lápis e riscar, traçar, delinear e marcar os futuros e as utopias necessárias.