Loading...
24 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 24
- Contributo para o estudo da identidade digital: o caso duma comunidade de investigadores júnioresPublication . Oliveira, Nuno Ricardo; Morgado, LinaNos dias de hoje a web social é uma realidade massiva na pesquisa académica, o que leva a questionar a importância da presença digital dos investigadores juniores nesses meios informais e como se relacionam entre si. Com a evolução da internet surgem novos desafios, numa perspetiva de vivência social (web social) e académica. A imersão nestes ambientes digitais promove e sustenta o desenvolvimento de pedagogias abertas, com evidência para as interações entre os membros, salientando-se a forma colaborativa como interagem num contexto de aprendizagem ao longo da vida. Assim, a web social permite o aceso aos conteúdos de investigação de outros investigadores de uma forma rápida e eficaz, partilhando conteúdos e colaborando com os outros especialistas. A evolução digital exige, igualmente, ao investigador, uma atualização constante, de forma a gerir o seu conhecimento digital, para uma vivência em rede, que exige uma série de competências relacionadas com a própria identidade digital do investigador.
- Investigação qualitativa em educação: pesquisa exploratória de políticas para formação de professores e redes de aprendizagemPublication . Machado, Jane do Carmo; Vasconcelos, Maria Celi Chaves; Oliveira, Nuno RicardoEste estudo traz uma reflexão sobre o tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores e como essas políticas têm contribuído para a melhoria das condições de trabalho, promovendo desenvolvimento profissional e enriquecimento do processo de ensino-‐ aprendizagem. A metodologia de investigação é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita com base em estudos como os de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e os de Bernadete Gatti sobre formação de professores. Os resultados apresentam desafios e potencialidades à formação de professores, a sinalização da necessidade de articulação entre as ações políticas, que conduzam à valorização dos profissionais, na avaliação da formação prevista no Plano Estadual de Educação do Rio de Janeiro; e os obstáculos que se colocam aos formadores para a utilização das tecnologias digitais e das redes sociais para divulgar e partilhar conteúdos, promovendo aprendizagem e conhecimento colaborativo
- Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a práticaPublication . Machado, Jane do Carmo; Vasconcelos, Maria Celi Chaves; Oliveira, Nuno RicardoO presente artigo centra a discussão no tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores, analisando como essas políticas articulam discurso e prática na perspectiva de melhoria das condições de trabalho e de desenvolvimento profissional dos professores, de modo a garantir a permanência de lutas e conquistas na carreira docente. A metodologia privilegiada é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita a partir de pressupostos teóricos, cujo diálogo remete aos estudos de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e aos de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação de professores. Os resultados sinalizam a necessidade de romper fragilidades e enfrentar desafios encontrados pelos professores na sua formação e trabalho docentes, assim como apresentam potencialidades a essa formação e trabalho quando consideradas as políticas educacionais instituídas/implementadas
- Online communication and assessment practices during the Covid Pandemic: a study of the portuguese higher education students’ perceptionsPublication . Morgado, Lina; Paz, João; Pereira, Hugo; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Cardoso, Paula; Paiva, Ana Maria Videira; Runa, Ana; Seco, Carlos; Mendes, Elizabete; Vieira, Márcia de Freitas; Oliveira, Nuno RicardoThis proposal is part of an ongoing research and presents the results on the perceptions and pedagogical practices experienced by students from various higher education degrees in Portuguese higher education institutions, during the period of social confinement determined by the Portuguese Government, due to the COVID-19 pandemic. The main objective of the general research was to understand how Higher Education faculty and students experienced the digital transition to emergency education and the pedagogical practices adopted during the period. The research was based on a mixed methods approach and, in order to address the research objectives and describe the pedagogical practices implemented, specific instruments were developed for data collection. A questionnaire was developed, aimed at students, and interviews aimed at both students and faculty, focusing on technological and pedagogical dimensions, as well as the assessment of the experience. Data collection was carried out after the first lockdown, at the end of the first semester of 2020, and took place in eight higher education institutions. In this paper we will present a preliminary analysis of Questionnaire results related to two dimensions: online communication and assessment.
- Digital identity of researchers and their personal learning networkPublication . Oliveira, Nuno Ricardo; Morgado, LinaIn a networked society, everyday experience is shared in networks at a personal, professional and academic level. Thus, there is a need to have digital literacy skills to obtain and produce contents in a collaborative way, sharing the knowledge acquired in the personal learning network. This paper is a reflection of literature revision in the PhD project of Online Distance Education and e-learning, concerning themes such as digital identity and personal learning networks. In this way we aim to make a literature analysis about the necessity of digital literacy so that we may obtain competencies for a personal learning network.
- Learning during emergency remote teaching in Portugal: higher education students' emotional snapshotPublication . Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Paz, João; Mendes, Elizabete; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Oliveira, Nuno Ricardo; Runa, Ana; Pereira, Hugo; Vieira, Márcia de Freitas; Paiva, Ana; Seco, CarlosThis chapter will address results of LE@D’s project “Teaching in Times of Emergency: Digital Transition,” which focused on the experience of rapid digital transition to an “emergency teaching,” a scenario quite different from distance education. Through a mixed methods approach, data was collected through an online questionnaire applied to students and videoconference interviews conducted with both higher education faculty and students. Participants in this research are students and faculty from eight Portuguese higher education institutions, four from universities (three public and one private) and four from polytechnic insti tutes (three public and one private), covering the regions of Lisbon and Tagus Valley, Alentejo and Algarve (Central and Southern Portugal). In this chapter, the authors present a preliminary analysis of the results obtained related to the psychological aspects experienced during this period, aiming at understanding the impact this shift has had on students’ cognitive adaptation and social and emotional processes.
- Building a virtual community of practice of researchers in Open and Distance Learning (ODL): an exploratory studyPublication . Morgado, Lina; Rocha, Maria Antonieta; Seco, Carlos; Saraiva, Fernando; Oliveira, Nuno RicardoThis article describes a study focused on a group of researchers from a Portuguese Higher ducation Research Center (R&DU). We wanted to see if these researchers considered themselves a community of learning, of practice, or of any type, emerging from the use of virtual environments. We conducted an exploratory qualitative study, integrated in a broader research. We started by making a reflection on the concepts of new forms of learning that are currently breaking out in the network. We then conducted a survey doing semi-structured interviews with a limited group of peers, in order to create an instrument to validate the premise that a group of researchers may function as a learning community or a community of practice. Results showed that the researchers highlighted the importance of interaction and involvement with the Center activities, the lack of alignment between peers and projects, and the need to create the conditions for their functioning as a community. With the results from the interview, we identified some areas for future work, like the need to create a digital platform to foster the needs of a virtual learning and sharing.
- Formação pedagógica no ensino superior: desafios e oportunidadesPublication . Salgado, Ana; Freitas, Ana; Oliveira, Nuno Ricardo; Sá, SofiaA atividade docente como tarefa complexa e exigente, que carece de mais do que apenas capacidades inatas e para a qual é necessário um conjunto de saberes que potencie a efetiva aprendizagem dos estudantes e promova a qualidade do ensino, diversas instituições do ensino superior (IES) têm apostado na formação pedagógica dos seus docentes, um pouco por todo o país, contando para tal com formadores pedagógicos.
- Digital identity and PLN in a PhD researchers communityPublication . Oliveira, Nuno Ricardo; Morgado, LinaThe Web 2.0 has been increasingly used by the academic community – teachers, students and researchers – to create, stimulate and expand learning in an informal way, even when knowledge is acquired in a formal context. The appearance of emerging environments and pedagogies has enabled the introduction and adoption of new practices and behaviours of individuals in the university academic context. In the context of lifelong learning and as a complement to formal learning, there is a new reality for the 21st century researchers – the personal learning network. This research project addresses issues related to the researchers’ digital identity in the field of Online Distance Education and eLearning and their personal learning environment, researching the genesis, management and dynamics of the personal learning network of each member in a community of researchers. Within this background, this research aims to analyse how a community of researchers uses social networks to deepen their knowledge, as well as to understand how they create, manage and stimulate their social networks to acquire knowledge based on their contacts.
- Políticas educacionais: a formação de professores e a valorização profissional em focoPublication . Machado, Jane do Carmo; Vasconcelos, Maria Celi Chaves; Oliveira, Nuno RicardoO estudo aborda o tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores e como essas políticas têm contribuído para a melhoria das condições de trabalho, promovendo desenvolvimento profissional e valorização da carreira docente. Como objetivos busca problematizar a aplicação das políticas educacionais para a formação e valorização de profissionais da educação, confrontando o planejado e o realizado, o controle direto ou indireto do estado sobre as práticas de formação profissional, e as aprendizagens que ocorrem no espaço informal das redes sociais que se estabelecem entre os professores. A investigação é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita com base em estudos como os de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e os de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação e valorização profissional. Os resultados apresentam desafios a serem superados para a formação e valorização de professores e sinalizam a necessidade de articulação entre as ações políticas e a realidade destes profissionais de modo a concretizar a qualidade no ensino.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »