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Cardoso, Teresa Margarida Loreiro

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  • Wikipédia como recurso educacional aberto no ensino superior: utopia ou realidade?
    Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    A Wikipédia é largamente utilizada por professores, alunos e estudantes. Contudo, e apesar de continuar a existir algum descrédito e alguma subvalorização quanto à sua utilização, em particular por parte dos docentes, observa-se, nalguns países, um número crescente de académicos que reconhece a mais-valia da Wikipédia como recurso que promove e fomenta a construção e divulgação de conhecimento. Também em contexto nacional temos procurado contribuir para este reconhecimento, sobretudo porque temos defendido e fundamentado que a Wikipédia é um recurso educacional aberto com inúmeras possibilidades de exploração na área da Educação e Tecnologias. Mais concretamente, pretendeu-se integrar curricularmente a Wikipédia em Portugal, especificamente no ensino superior, no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade. Mas antes de o fazer, entendeu-se necessário identificar que acolhimento poderíamos ter. Assim, considerou-se relevante realizar um estudo para compreender a perceção e utilização que professores e estudantes do Ensino Superior Português possuem deste Recurso Educacional Aberto e a forma como o integram no seu quotidiano, nomeadamente em contexto educativo. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem mista, tendo sido criados, com base numa revisão da literatura, dois inquéritos por questionário, disponibilizados online, cada um com vinte questões, direcionados respetivamente a docentes e a estudantes. Estes instrumentos de recolha de dados foram sujeitos a um pré-teste, após validação por especialistas. Cada questionário integra uma estrutura mista (de natureza quantitativa e natureza qualitativa), ou seja, contém tanto questões fechadas com itens fechados como questões fechadas com itens abertos (cf. Ghiglione e Matalon, 1997). Para as primeiras, e uma vez que o LimeSurvey o permite, os dados foram transpostos para o Excel, tendo sido submetidos a tratamento estatístico recorrendo à Estatística Descritiva e à expressão gráfica e tabelar de dados. Já no que concerne às questões fechadas com itens abertos, as respetivas respostas foram trabalhadas recorrendo à análise de conteúdo de acordo com Bardin (2009). No que se refere à amostra (por conveniência), esta é constituída por todos os estudantes e docentes da Universidade Aberta que os devolveram devidamente preenchidos (42 docentes e 232 estudantes). Da análise dos dados, é possível concluir, por exemplo, que ambos, docentes e estudantes inquiridos, acedem à Wikipédia, a “enciclopédia livre que todos podem editar”1 , e desta têm uma conceção positiva. Porém, constata-se ainda ser residual a sua utilização frequente nas práticas letivas. Além disso, também se verifica que os estudantes inquiridos a adotam tanto para trabalho académico como para trabalho não académico, sendo que os docentes inquiridos a assumem preferencialmente para pesquisa de informação de teor não académico. No que à credibilidade diz respeito, constata-se alguma reserva por parte dos docentes inquiridos quanto à correção da informação disponibilizada nesta enciclopédia online; reserva pouco evidenciada pelos estudantes inquiridos, que assumiram mais facilmente a correção integral da informação contida nos artigos ou verbetes da referida enciclopédia. Em suma, embora as conceções e as práticas dos estudantes e dos professores do ensino superior que inquirimos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que esta enciclopédia possa ser integrada de modo consistente e continuado naquele contexto educacional.
  • A integração curricular da Wikipédia no contexto formativo do designer educacional: caso focalizado numa ação de extensão
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gamez, Luciano
    Pretende-se, neste texto, relatar uma experiência de integração curricular da Wikipédia no contexto formativo do Designer Educacional, situada a partir de uma proposta que envolveu o desenho de coreografias didáticas propostas no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo. À proposta formativa, associou-se, também, a realização de um evento de extensão intitulado “Wikipédia no Currículo: Utopia ou Realidade?”. Neste âmbito, apresenta-se, num primeiro momento, o suporte teórico fundamentado nas questões associadas à Educação Aberta, onde se inscreve a Rede Académica Internacional WEIWER®, e, nela, a Wikipédia. Metodologicamente, a investigação suporta-se num estudo de caso sob o prisma do paradigma pragmático, que se socorreu de instrumentos de recolha de dados, que também se perspetivam. Posteriormente, é abordado o contexto formativo no qual se integrou o referido evento de extensão, bem como os resultados dessa iniciativa, com base em dados recolhidos a partir de dois inquéritos, realizados por meio de questionário, e da observação, participante, por meio de grelha de observação focada. Da análise, estatística e de conteúdos das evidências, aponta-se como resultados da investigação que ainda há muito desconhecimento acerca de como estabelecer a integração da Wikipédia no currículo de forma efetiva, o que revela a necessidade de prover informações relevantes em meio académico, a fim de inspirar novos atores, docentes e discentes, a reconhecerem o potencial de uso científico da enciclopédia da atualidade, como uma ferramenta aliada ao desenho de novas coreografias didáticas em contextos educacionais diversos, abertos e em rede, assim consubstanciando novos trilhos pedagógicos e de integração curricular da Wikipédia.
  • Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Seabra, Filipa; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    O estudo apresentado tem como objetivo geral compreender os percursos de persistência dos estudantes do ensino superior a distância, contribuindo para a identificação de fatores relevantes para a sua promoção. Aplicou-se a estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta, Portugal, um inquérito por questionário, que caracteriza entre outros aspetos a dimensão individual dos estudantes permanentes. Os elementos considerados nesta dimensão foram elaborados com base na teoria dos estilos de aprendizagem. Desenvolvemos a vertente dos estilos de aprendizagem no online, a sua importância pedagógica e contribuições para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem.
  • Augmented reality: an enhancer for higher education students in math's learning?
    Publication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, Artur
    In this text, we intend to answer to the following question: is Augmented Reality an enhancer for Higher Education students in math’s learning? For this purpose, we define augmented reality and present a state of the art mapped mainly by studies that focus AR in educational contexts. We also describe our research, including methodological aspects in data collection and the creation of 3D contents in AR. Then, we synthesize the analysis of some preliminary data, briefly presenting perceptions and practices of students in math’s learning with AR contents. Finally, we conclude that the challenges that are nowadays put to teaching methods, acquisition and subsequent knowledge consolidation may be met, to some extent, by the application of available technologies. These, in turn, should enhance a more complete understanding of contents, leading to knowledge endogenization and also to the internalization of more sustained competencies. Among those technologies, we highlight augmented reality since it can encourage motivation, comprehension and a higher involvement with the contents to be learned. Thus, it may increase the use of information and the access to knowledge, improving digital and info-inclusion.
  • Meta-análise da página lusófona do programa Wikipédia na Universidade: o que nos diz a Macro Categoria Referenciais?
    Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) assumem, por via da globalização e da crise pandémica que assolou a Humanidade, especial relevo na Educação. Estes ambientes, quando adequadamente desenhados e integrados curricularmente, permitem a construção do conhecimento e dão lugar a aprendizagens significativas. A Wikipédia pode constituir um desses ambientes, como temos vindo a defender, tal como outros autores que se têm dedicado a este fenómeno. Assim, o presente capítulo é um recorte de uma investigação mais ampla e tem como finalidade apresentar o trabalho de implementação educativa do referido AVA, desenvolvido no âmbito do Programa Wikipédia na Universidade, pela comunidade lusófona. Metodologicamente, no estudo exploratório, de cariz descritivo e índole meta-analítica, de natureza mista, foi adotado o MAECC®, Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico®. Com base nos dados meta-analisados, e perspetivando só os da categoria macro do MAECC® – Referenciais –, podemos referir que, num universo de 92 intervenções educativas, e considerando a categoria meso “Área Curricular”, e nesta as duas categorias micro “Ciências Sociais e Humanas” e “Ciências Exatas”, estamos em presença de valores próximos (51 e 41 respetivamente), sendo que esta diferença se esbate quando relacionamos com o número de implementações (num total de 23 cursos nas Ciências Exatas e 22 cursos nas Ciências Sociais e Humanas). Em suma, pelos nossos resultados, é possível afirmar que ambas as categorias micro mencionadas estão representadas na página da Wikipédia lusófona do Programa Wikipédia na Universidade.
  • Avaliação e tecnologias no ensino superior
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pereira, Alda; Nunes, Luís
    Esta obra constitui um testemunho da discussão ocorrida na I Conferência sobre Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior, realizada em 18 e 19 de julho de 2013 (CATES 2013). O tema em debate centrava-se, como o nome indica, na relação entre a avaliação e as tecnologias e traduziu um momento importante do projeto Elearning e Avaliação no Ensino Superior - @assess.he, financiado pelo Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia.
  • Sucesso, permanência e persistência dos estudantes do ensino superior a distância e online
    Publication . Goulão, Fátima; Seabra, Filipa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    No presente trabalho, propomo-nos realizar um estudo de natureza teórica, que permita delimitar e caracterizar variáveis que têm sido associadas à promoção do sucesso, da permanência e da persistência no Ensino Superior a distância online, pretendendo assim contribuir para informar o desenvolvimento de ações que visem a sua promoção. O texto integra-se num projeto em curso, que pretende incluir fases de recolha e análise de dados, bem como a proposta de ações concretas para a intervenção neste contexto.
  • Assegurar a acessibilidade e a inclusão no ensino superior com o apoio da tecnologia digital: a abordagem integrada de aprendizagem ao longo da vida do projeto EduTech
    Publication . Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Teixeira, António; Paz, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Francisco, Manuela
    Recurso Educacional relativo à apresentação do Projeto Edu Tech, Erasmus+ KA2, Cooperation for innovation and the exchange of good practices, Capacity Building in Higher Education, 609785-EPP-1-2019-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP
  • A Wikipédia no ensino superior: como avaliar?
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A Wikipédia enquanto objeto de estudo, recurso educacional aberto e estratégia pedagógica tem vindo a tornar-se cada vez mais presente nos diversos níveis de ensino, inclusive no ensino superior, a nível mundial. Portugal não é exceção, sendo que o percurso iniciado na Universidade Aberta tem vindo a ser traçado e construído de forma consolidada ao longo do tempo. Neste texto, apresenta-se a proposta de avaliação desenvolvida no âmbito da integração curricular desta enciclopédia online, numa Unidade Curricular de Doutoramento em Educação. No que respeita aos referenciais teóricos, para além do enquadramento do fenómeno Wikipédia no seio da Educação Aberta e do Programa Wikipédia na Universidade, abordam-se as questões associadas à avaliação, nomeadamente no contexto do Modelo Pedagógico da referida Universidade, no contexto da Unidade Curricular antes assinalada e no contexto das especificidades inerentes ao trabalho neste software wiki (MediaWiki), que se traduzem na proposta de avaliação que apresentamos. Mais especificamente, são identificados os procedimentos e ferramentas de avaliação implementados. Concluímos que é possível considerar a Wikipédia não apenas como objeto de estudo, mas também como recurso educacional aberto e estratégia pedagógica, e ainda como instrumento de avaliação, neste caso, num curso do 3.º ciclo do ensino superior universitário português.
  • Modelo pedagógico virtual: cenários de desenvolvimento
    Publication . Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro