Browsing by Issue Date, starting with "2024-08-01"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A integração curricular da Wikipédia no contexto formativo do designer educacional: caso focalizado numa ação de extensãoPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gamez, LucianoPretende-se, neste texto, relatar uma experiência de integração curricular da Wikipédia no contexto formativo do Designer Educacional, situada a partir de uma proposta que envolveu o desenho de coreografias didáticas propostas no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo. À proposta formativa, associou-se, também, a realização de um evento de extensão intitulado “Wikipédia no Currículo: Utopia ou Realidade?”. Neste âmbito, apresenta-se, num primeiro momento, o suporte teórico fundamentado nas questões associadas à Educação Aberta, onde se inscreve a Rede Académica Internacional WEIWER®, e, nela, a Wikipédia. Metodologicamente, a investigação suporta-se num estudo de caso sob o prisma do paradigma pragmático, que se socorreu de instrumentos de recolha de dados, que também se perspetivam. Posteriormente, é abordado o contexto formativo no qual se integrou o referido evento de extensão, bem como os resultados dessa iniciativa, com base em dados recolhidos a partir de dois inquéritos, realizados por meio de questionário, e da observação, participante, por meio de grelha de observação focada. Da análise, estatística e de conteúdos das evidências, aponta-se como resultados da investigação que ainda há muito desconhecimento acerca de como estabelecer a integração da Wikipédia no currículo de forma efetiva, o que revela a necessidade de prover informações relevantes em meio académico, a fim de inspirar novos atores, docentes e discentes, a reconhecerem o potencial de uso científico da enciclopédia da atualidade, como uma ferramenta aliada ao desenho de novas coreografias didáticas em contextos educacionais diversos, abertos e em rede, assim consubstanciando novos trilhos pedagógicos e de integração curricular da Wikipédia.
- O Plano de Recuperação e Resiliência dos Países do Sul da Europa: uma análise comparativa das medidas socioeconómicasPublication . Rodrigues, Laura Fabíola Reinecke Pestana Reis; Porfírio, JoséA pandemia originada pelo COVID-19 foi um acontecimento que marcou as várias sociedades europeias. É neste contexto que surge o Mecanismo de Recuperação e Resiliência enquanto maior componente do instrumento temporário de referência da União Europeia, designado Next Generation EU para a recuperação da crise sanitária mundial. Este mecanismo visa reforçar a oportunidade de retomar e assegurar o crescimento económico dos Estados europeus signatários, por via do estabelecimento de planos nacionais de recuperação e resiliência que descrevem as reformas e projetos de investimento a implementar. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar em que medida as especificidades dos contextos económicos e sociais se encontram refletidos nas metas definidas nos planos de recuperação e resiliência de dois dos países do Sul da Europa - Portugal e Espanha. O ponto de partida para esta análise foi o impacto da crise sanitária no agravamento da desigualdade socioeconómica, do bem-estar social, do desenvolvimento e crescimento económicos. Os resultados mostraram que este grupo de países tinha vindo a desempenhar um papel ativo na construção de um contexto económico favorável ao emprego e criação de riqueza, porém ainda insuficientes, dado que este grupo se carateriza pelo elevado nível de pobreza, desemprego, desigualdade e população não qualificada, i.e., sem formação superior, em contrário dos restantes Estados-Membros da União Europeia. A eficácia dos planos nacionais depende da forma como as políticas púbicas constroem estratégias de desenvolvimento, que exponenciem a economia, indo além da recuperação. A abordagem comparativa que aqui se propõe tem como elementos essenciais alguns indicadores como sejam a taxa de emprego, a população em risco de pobreza ou exclusão social, o índice de Gini sobre a desigualdade, e a população com ensino superior, avaliando a consideração destes fatores nas medidas definidas nos planos nacionais.
- Adopting ISO 20022: opportunities, challenges, and success factors for corporations in payment processingPublication . Constantino, João; São Mamede, Henrique; Silva, Miguel Mira daThis research explores the adoption of ISO 20022, a standard that corporations can leverage to instruct payments to their partner financial institutions. Due to the complexity and case-specific variables involved, the adoption process may be complex and require significant effort from financial institutions and customers over an extended period. This research analyzes the opportunities and challenges for corporate users posed by ISO 20022 and identifies the success factors that must be considered during the adoption process. The research key findings indicate that an implementation approach incorporating flexibility, custom extensions, the use of a markup language for creating and managing messages, pilot testing, and user feedback can be an effective adoption model for ISO 20022. Design Science Research Methodology is employed in designing, building, and evaluating a solution proposal to develop a structured, customized, and flexible solution complying with the ever-changing requirements and landscape. This research contributes to the payment processing field by providing a comprehensive adoption model for ISO 20022 that considers critical factors and challenges. The proposed customized and flexible solution can assist corporations in successfully adopting ISO 20022 and contribute to creating a common language and model for payment data worldwide. The initiative's success depends on the effective adoption by all players, including corporations.