Advisor(s)
Abstract(s)
A Wikipédia enquanto objeto de estudo, recurso educacional aberto e estratégia pedagógica tem vindo a tornar-se cada vez mais presente nos diversos níveis de ensino, inclusive no ensino superior, a nível mundial. Portugal não é exceção, sendo que o percurso iniciado na Universidade Aberta tem vindo a ser traçado e construído de forma consolidada ao longo do tempo. Neste texto, apresenta-se a proposta de avaliação desenvolvida no âmbito da integração curricular desta enciclopédia online, numa Unidade Curricular de Doutoramento em Educação. No que respeita aos referenciais teóricos, para além do enquadramento do fenómeno Wikipédia no seio da Educação Aberta e do Programa Wikipédia na Universidade, abordam-se as questões associadas à avaliação, nomeadamente no contexto do Modelo Pedagógico da referida Universidade, no contexto da Unidade Curricular antes assinalada e no contexto das especificidades inerentes ao trabalho neste software wiki (MediaWiki), que se traduzem na proposta de avaliação que apresentamos. Mais especificamente, são identificados os procedimentos e ferramentas de avaliação implementados. Concluímos que é possível considerar a Wikipédia não apenas como objeto de estudo, mas também como recurso educacional aberto e estratégia pedagógica, e ainda como instrumento de avaliação, neste caso, num curso do 3.º ciclo do ensino superior universitário português.
Description
Integrado em investigação do Doutoramento em Educação na especialidade de Educação a Distância e Elearning, curso do Departamento de Educação a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
Keywords
Wikipédia Ensino superior Avaliação
Citation
Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena - A Wikipédia no ensino superior: como avaliar? In Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior, Braga, 2019 - "Congresso internacional... [Em linha]: atas". Organizado por M. Flores. Braga : Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), 2019. ISBN 978-972-8952-57-0. p. 164-171
Publisher
Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)