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- Education of immigrant students: the experience of a state school in São PauloPublication . Kohatsu, Lineu Norio; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Ramos, NatáliaThe aim of the study is to investigate the experience of a municipal elementary school in São Paulo in welcoming immigrant students. Data collection was conducted through interviews with the principal, pedagogical coordinator, teachers and Bolivian immigrant parents; classroom observations, break time and project meetings for immigrant students; application of student proximity scale and analysis of school performance. The results showed that, in the perception of professionals and parents, there was a significant reduction in the manifestations of prejudice and discrimination, as well as greater interaction among students. School initiatives to enhance the culture of immigrants should be highlighted, as well as the incorporation of the theme of immigration into the curriculum through the learning scripts produced by teachers. Finally, the importance of democratic management and collective participation is highlighted for the achievement of a more inclusive school.
- Migrações ambientais: desafios às políticas públicas, à cidadania e ao desenvolvimentoPublication . Ramos, Maria da Conceição Pereira; Ramos, NatáliaAs migrações representam um desafio para as políticas públicas dos Estados democráticos e para a inclusão social nas sociedades contemporâneas. A globalização e as alterações climáticas trouxeram um novo impulso aos movimentos transnacionais de pessoas, obrigando a repensar as políticas migratórias dos Estados e o modo de integração e direitos dos migrantes, procurando respostas para as novas realidades do fenómeno crescente das migrações ambientais. Este contexto exige também repensar a relação entre migração e cidadania, dois conceitos interligados, constituindo a cidadania um mecanismo importante de inclusão dos migrantes. Apesar do elevado número, os deslocados por razões ambientais não possuem ainda um estatuto formal, razão pela qual a ONU tem apelado ao reconhecimento pelo Direito Internacional do estatuto de “deslocado ambiental” que garanta a sua proteção. O “refugiado ambiental” não é abrangido pela Convenção de Genebra Relativa aos Refugiados (1951), pelo que é urgente um consenso a nível internacional, de modo a que esta nova categoria de refugiados seja reconhecida pelo Direito Internacional, e possa, assim, responder às necessidades crescentes de proteção destes indivíduos (alimentação, alojamento, assistência médica, entre outros). As consequências das alterações climáticas constituem uma ameaça para o bem-estar humano e um desafio para o desenvolvimento, as políticas públicas e a cidadania. As alterações climáticas começam a ter grande visibilidade nas políticas públicas, nacionais e europeias, e é importante o envolvimento das populações e dos municípios, bem como de organismos, decisores políticos, redes e acordos internacionais, nas estratégias de adaptação às mesmas, nomeadamente no que diz respeito às deslocações forçadas de populações, internas e internacionais, por motivos ambientais. A integração da mobilidade humana nas negociações sobre o clima representa uma etapa importante de tomada de consciência e de visualização dos impactos socioambientais da mudança climática sobre diversos aspetos do território, da qualidade de vida, da dignidade e da segurança das pessoas em diferentes regiões do mundo, trazendo uma dimensão humana e solidária para esta discussão no contexto da globalização
- Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentávelPublication . Araújo, Domira Fernandes; Ramos, Maria da Conceição PereiraEste artigo pretende fazer uma reflexão sobre os desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável, que favoreçam a integração de práticas educativas inclusivas. O intercultural implica relação, diálogo e comunicação entre as dife rentes culturas, através dos indivíduos e grupos, na qual se encontram e interagem indivíduos, grupos e instituições originários de universos diferentes. Implica uma troca entre as diversas áreas do conhecimento, cujos olhares interdisciplinares sejam capazes de levar as organizações a desenvolverem propostas de educação voltadas para a inclusão, buscando interagir conceitos de interculturalidade, educação intercultural e turismo sustentável. Porém há uma lacuna de produções que visam explicitar a relação entre educação e turismo sustentável, elemento motivador deste estudo, realizando pesquisa bibliográfica nas bibliotecas da Fundação Visconde de Cairu e da Universidade do Porto. É importante o diálogo dessas relações, numa perspectiva de interdisciplinaridade e de sustentabilidade, fazendo com que a atividade turística seja geradora de efeitos positivos sobre as populações e economias locais, a proteção do ambiente, a preservação da cultura e tradição e a utilização racional de recursos naturais. Estas reflexões teóricas sinalizam para a necessidade de comunicação entre as diferentes culturas, em especial na educação e no turismo, com ênfase na interculturalidade, à luz da revisão da literatura sobre o assunto, na perspectiva de uma sociedade mais igualitária e sustentável.
- Mobility, internationalisation, higher education: european challengesPublication . Ramos, Maria da Conceição PereiraIn this chapter, the authors address the following issues: convergence of internationalisation paths in universities and trends in European higher education; international cooperation and education regarding the internationalisation of higher education policy in Europe and other world regions; mobility trends with the growth of selective and qualified migration; student flows and migration in the higher education globalization and internationalisation process; European and national policies for academic mobility and internationalisation of higher education; consequences of academic mobility and migration regarding the professional value of mobility, interculturalism, and higher education; institutional and social responses to internationalisation, Europeanisation, and globalization of higher education. The authors note how international academic mobility represents a professional added value and a cultural, scientific, and technological enrichment for higher education, which broadens the perspectives of the individuals and institutions involved. The internationalisation of higher education contributes to spreading an educational culture with a tendency to establish itself as a European and global educational model.
- Empreendedorismo em Portugal de imigrantes de países fora da União EuropeiaPublication . Paço, Suzy; Ramos, Maria da Conceição PereiraO crescimento positivo do empreendedorismo imigrante na Europa e o reconhecimento da sua capacidade de criar novos postos de trabalho aumentaram a importância atribuída a esta temática a nível internacional. No entanto, em Portugal, pela escassez e dispersão de dados, a investigação ainda é limitada, importando caracterizar o empreendedorismo imigrante neste país, através da distinção por género, idade, nacionalidade, educação e atividades, e determinar qual o seu contributo. Assim, através de entrevistas semiestruturadas, foi possível obter depoimentos de imigrantes provenientes do Brasil, China, Bangladesh, Ucrânia, Rússia e Índia. Em suma, os empreendedores entrevistados contribuem positivamente em Portugal, criando emprego e transmitindo novos conhecimentos e competências. No que respeita à sua caracterização, os resultados revelaram uma maior presença masculina, empreendedores com idade acima dos 40 anos, de nacionalidade essencialmente brasileira, com qualificações média/alta e com investimentos sobretudo nos setores do retalho e prestação de serviços. Os entrevistados evidenciaram que a burocracia e a língua do país de acolhimento são algumas das dificuldades sentidas na concretização do seu empreendimento e que o envolvimento com associações empresariais e de imigrantes é reduzido.
- Acção social na área do emprego e da formação profissionalPublication . Ramos, Maria da Conceição Pereira
- The overarching issues of the European space: preparing the new decade for key socio-economic and environmental challengesPublication . Pina, Helena; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Remoaldo, PaulaNesta edição de “Grandes Problemáticas do Espaço Europeu”, e na continuidade dos anteriores volumes, prossegue-se a abordagem de diversos problemas, que incidem no contexto europeu, mas igualmente noutros espaços planetários, em contexto multidisciplinar e interuniversitário, participando nesta obra especialistas de diversos países e áreas científicas, que apresentam novas leituras das dinâmicas locais, mas também regionais, nacionais e mundiais, através de uma abordagem holística, multidimensional e global. Perspetiva-se a implementação dos “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável” defendidos pela ONU, abarcando diversas vertentes tal como as alterações climáticas e as suas múltiplas consequências, as desigualdades económicas e sociais, ou ainda a inovação e o desenvolvimento tecnológico, educacional e cultural, num redirecionar estratégico das economias e sociedades para contextos de sustentabilidade, desenvolvimento, equidade, inclusão, justiça e paz.
- Avós e culturas: relacionamentos e vivências intergeracionais em tempo de pandemia COVID-19Publication . Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição PereiraNas diferentes culturas, os mais velhos, em especial os avós, constituem elos de apoio e solidariedade entre gerações, funcionando como âncoras da cultura, do cuidado, educação, afetividade, desenvolvimento e transmissão. Nesta pesquisa objetivou-se analisar relatos vividos por avós, em tempos de pandemia Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e abertas. Participaram desse estudo 37 avós do Brasil, Portugal e Uruguai. Os principais resultados apontam que as relações afetivas se mantêm em período de pandemia, mas o tipo de cuidados e atividades difere entre avós presenciais e virtuais.
- Integração profissional das pessoas com deficiência ou incapacidadePublication . Ramos, Maria da Conceição PereiraA inserção laboral e a gestão da deficiência no local de trabalho colocam grandes desafios à sociedade, aos cidadãos com deficiência, aos empregadores, ao Estado e às políticas e estratégias nacionais, europeias e internacionais. Tem havido nas últimas décadas debates em torno dos direitos das pessoas com deficiência que envolvem os domínios da educação, do emprego, da autonomia pessoal e do envolvimento social, além das garantias legais, mas é ainda reduzida a investigação nesta matéria, nomeadamente em Portugal. Conseguir um lugar no mercado de trabalho é uma tarefa difícil para os cidadãos com deficiência ou incapacidade em comparação com os que não têm qualquer deficiência. A integração profissional desta população vulnerável requer considerar especificidades associadas ao emprego, à formação, às condições de empregabilidade, à luta contra a discriminação, à saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. As transformações ocorridas nos modelos de organização e gestão laborais nos últimos anos, o aumento do desemprego e a intensificação do trabalho trazem novos riscos profissionais para a saúde e segurança dos trabalhadores com deficiência ou incapacidade. Há que promover a saúde nos locais de trabalho, ações de prevenção para garantir um trabalho seguro e saudável, o que implica adaptar o trabalho às necessidades do homem e da mulher e configurar adequadamente os postos de trabalho, as tarefas e os equipamentos ao tipo de deficiência, pois muitos locais de trabalho não estão preparados para integrar as funções dos trabalhadores com deficiências e incapacidades. A ergonomia, a formação, a informação e a sensibilização dos diferentes atores são essenciais. É fundamental aplicar as recomendações das Estratégias e Planos Nacionais, Europeus e Internacionais em matéria de deficiência e de saúde e segurança no trabalho (SST). É importante que o tipo de cuidados de saúde implementados no local de trabalho se adeque às necessidades individuais dos trabalhadores e à atividade profissional da organização. Há que melhorar a empregabilidade das pessoas com deficiência através de medidas que sensibilizem as empresas e informem os empregadores acerca das capacidades das pessoas com deficiência e dos seus diferentes tipos de limitações. Há necessidade de maior responsabilização social na sociedade e no meio laboral, de forma a promover condições de igualdade de participação e inclusão dos cidadãos com deficiência. O governo tem um papel de relevo em fazer cumprir uma legislação eficiente anti discriminatória e em certificar a harmonização de políticas públicas, de forma a oferecer aos cidadãos com deficiência e incapacidade e aos empregadores incentivos e apoios na procura de emprego e na contratação destes trabalhadores, evitando a sua exclusão.
- Mobilidade internacional e desenvolvimento da carreira de jovens migrantes portugueses qualificados no BrasilPublication . Fracalossi, Caroline; Ramos, Maria da Conceição PereiraNo contexto mundial e laboral cada vez mais globalizado, o presente estudo pretendeu verificar quais os fatores influenciadores do aumento da mobilidade dos jovens emigrantes portugueses qualificados para o Brasil, depois do ano de 2008 e do acentuar da crise econômica mundial no continente europeu, com o objetivo de identificar as principais causas deste aumento e as motivações destes emigrantes. Foi utilizada a metodologia qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas de caráter intensivo aplicadas a dez portugueses, emigrantes trabalhadores, jovens e licenciados. A presente investigação destacou o importante papel que os fatores não estritamente económicos exercem na decisão pela migração internacional, com destaque para o crescente aumento do interesse pelo desenvolvimento de carreiras internacionais entre os jovens licenciados.