Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 25
  • Promoção da interculturalidade em eLearning: uma actividade no Second Life®
    Publication . Páscoa, Rui; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina
    No ensino superior em elearning, a utilização de ferramentas de comunicação síncronas, mais concretamente os ambientes virtuais tridimensionais, podem constituir uma alternativa complementar às plataformas assíncronas, no sentido da aproximação entre os estudantes, numa comunicação mais direta e interativa, podendo promover a interculturalidade. Numa investigação ainda a decorrer e através da implementação de algumas atividades específicas, considerou-se importante verificar estes e outros aspetos recorrendo, neste caso particular, ao Second Life®. Os principais resultados, ainda que preliminares, apontam para uma vantajosa utilização desta plataforma, não obstante os constrangimentos tecnológicos e as dificuldades sentidas ao nível do domínio do ambiente gráfico.
  • Educação online no ensino superior : um programa de doutoramento em Educação a Distância e eLearning na Universidadde Aberta (Portugal)
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina
    As extraordinárias mudanças económicas, sociais e culturais associadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação não podem deixar de ser também atuantes nas Universidades e no Ensino Superior em geral nomeadamente pela emergência da Educação Online nas suas diversas cambiantes. Neste artigo descrevemos o processo de virtualização da Universidade Aberta (Portugal) que passou de ser uma Universidade de Educação a Distância tradicional para se transformar numa universidade online. É nesse contexto que surge o Programa de Doutoramento em Educação a Distância e E-Learning da Universidade Aberta. É esse programa que aqui se descreve assinalando-se também as suas possíveis implicações e perspectivas no domínio da investigação e do ensino sobre Educação a Distância e E-Learning.
  • Psicologia das interações online e elearning
    Publication . Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia
    As complexidades da CMC reflectem-se na diversidade dos modelos teóricos que tentam explicar as implicações da comunicação electrónica. As diferentes aproximações não são necessariamente contraditórias, mas enfatizam qualidades ou características diferentes da CMC. Cinco dos modelos mais proeminentes serão aqui revistos: o modelo da Presença Social, o modelo da Riqueza dos Media, o modelo das Pistas Sociais Reduzidas, o modelo da Identidade Social e o modelo da Comunicação Hiperpessoal. Os estudos iniciais sobre CMC tendiam a ver esta forma de comunicação como impessoal e muito limitada para expressar emoções e interacções sociais complexas. Contudo, as investigações mais recentes mostram que a comunicação electrónica pode promover comunicação relacional muito rica e ainda ser efectiva na resolução de problemas ou na obtenção de resultados e na consecução de objectivos em tarefas realizadas a distância. A compreensão destes processos de comunicação passa por análises detalhadas de variáveis como os processos de comunicação nos grupos, a utilização diferencial dos “canais” de comunicação verbais e não verbais em contextos face-a-face e em contextos virtuais, e a construção social, em contextos mediatizados, de processos de conexão, ligação e criação de proximidade psicológica. Os estudos mostram que em vários indicadores de bem estar no grupo ou até mesmo nos níveis de eficácia na tarefa se observam melhores resultados nos grupos virtuais do que nos grupos face-a-face, desde que seja controlada a variável tempo, sendo que um dos resultados emergentes é o de que os grupos virtuais demoram mais tempo a socializarem-se e a chegar aos seus objectivos do que os grupos face-a face. Na presente comunicação são discutidas algumas hipóteses explicativas destes resultados algo surpreendentes e analisadas as suas consequências para os contextos de educação online. Sugere-se que temos já hoje uma compreensão razoável dos processos de comunicação e interacção online e que estes conhecimentos deveriam enformar as práticas dos que trabalham em Educação Online e em Educação a Distância.
  • NOOC: active and gamified learning
    Publication . Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Mendes, António Quintas; Penicheiro, Filipe
    This chapter presents the NOOC "Active and Gamified Learning" (AGL) NOOC developed as part of the European ENID-Teach project. The NOOC focuses on the methodology of active learning, seeking to highlight the contrast between transmissive teaching and active learning. It also discusses fundamental concepts such as interaction and interactivity, types of interaction (teacher-student, student-student, student-content) that lead to active learning, as well as issues of transactional distance. In order to deepen an active learning methodology, greater emphasis is placed on the gamification of learning and the discussion of the conceptual meaning of gamification and its applications in learning. NOOC AGL provides a guided exploration of digital tools for gamified learning and an experience toolbox for designing active and gamified learning activities and a set of 10 descriptive and interactive OERs.
  • Universidade Aberta's pedagogical model for distance education: a university for the future
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José
    This document present the Pedagogical Model for Distance Education in the case of Universidade Aberta of Portugal. It describes the principles and actions for the fully virtualization of the organization and for the learning process.
  • Instrumentos de apoio ao ensino online : guia do professor/tutor e guia do estudante online
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa
  • Contributos para uma pedagogia do ensino online pós-graduado : proposta de um modelo
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Aires, Luísa; Morgado, Lina
    O presente artigo resulta de uma reflexão colectiva que os autores têm vindo a desenvolver tendo em vista a implementação de cursos online ao nível da Pós-Graduação na Universidade Aberta. Partindo quer da análise teórica quer da experiência prática individual, são expostas as grandes linhas orientadoras de um possível modelo pedagógico que por um lado necessariamente se deverá confrontar com o “teste da realidade” mas que, por outro lado, tem já vindo a funcionar, para diversos docentes, como elemento orientador da concepção, desenvolvimento e implementação de diversos módulos, disciplinas e cursos online ao nível pós-graduado.
  • Tendências de investigação em educação aberta, a distância e em eLearning na sociedade em rede: textos selecionados das LE@D Talks 2010-2018
    Publication . Mendes, António Quintas; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Neves, Claudia; Pinto, Maria do Carmo Teixeira
    As LE@D Talks promovidas, desde 2010, pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), unidade de investigação sediada na Universidade Aberta (UAb) e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), têm como objetivo disseminar a investigação produzida pela comunidade de investigadores do LE@D, sejam investigadores integrados, colaboradores, doutorandos, mestrandos, investigadores visitantes ou parceiros de investigação da unidade. O e-book que agora apresentamos - Tendências de Investigação em Educação Aberta, a Distância e eLearning na Sociedade em Rede – inscreve-se no objetivo referido, permitindo, assim, trazer a público uma seleção de textos apresentados no âmbito das LE@D Talks realizadas nos últimos anos [entre 2010-2018].
  • ENID-Teach European network in D-flexible teaching: actions and results
    Publication . Morgado, Lina; Mendes, António Quintas; Afonso, Ana Paula; Aires, Luísa; Penicheiro, Filipe; Souza, Elizabeth; Pinto, João; Areias, Maria Elisa
    ENID-Teach is a pedagogical design proposal aimed at university teachers, professors, trainers, and teacher educators. Its general goal is to help educators master D-Flexible Learning methodologies, apply microlearning techniques, and enhance their digital competence in digital pedagogies. This gola is allinged with a) DiCompEdu - European Framework the Digital Competence Educators. b) UNESCO ICT - Competency Framework for Teachers c) SDG - Sustainable Development Goals. d) OEP and OER - Open Education Practices and Resources.
  • Online communication and E-Learning
    Publication . Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia
    The complexities of computer-mediated communication (CMC) are visible in the diversity of the theoretical models that try to explain the implications of electronic communication. The different approaches are not necessarily contradictory, but they emphasize different qualities or characteristics of CMC. In this chapter we review six of the most prominent models: (1) the social presence model; (2) the media richness theory; (3) the reduced social cues model; (4) the social information processing model; (5) the social identity model; and (6) the hyperpersonal communication theory. Initial studies on CMC tend to view this form of communication as impersonal and very limited in expressing emotions and complex social interactions. However, recent research has shown that electronic communication can promote a very rich relational communication and be effective in problem-solving situations, in attaining results and in achieving objectives in tasks performed at a distance. The understanding of these communication processes involves a detailed analysis of several variables, such as group communication processes, the different use of verbal and non-verbal communication channels in face-to-face and virtual settings, and the social construction of the processes of connecting, bonding and building psychological immediacy in mediated contexts. The studies show that in several indicators of group well-being or in task efficacy indicators, better results are obtained in virtual groups, when compared to their face-to-face equivalents, as long as the time variable is controlled. A relevant aspect to take into account is that virtual groups take more time to socialize and to reach objectives than do face-to-face groups. In this chapter we discuss some explanatory hypotheses for these somewhat surprising results and analyze their consequences in terms of online education. We suggest that we now have a reasonable understanding of online communication and interaction processes, and that this knowledge should shape the practices of those who work in online education and distance education.