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Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE

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  • O “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a biblioteca escolar: estudo de caso no ensino básico no distrito de Setúbal
    Publication . Batista, Ana Luzia Marques Guerreiro Bota; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    Nestes últimos anos, a sociedade e a educação foram confrontadas com significativas mudanças tecnológicas que exigem a adaptabilidade dos indivíduos, sobretudo no modo como adquirem o conhecimento, o partilham e o divulgam. Portanto, a escola, incluindo a biblioteca escolar, é chamada a preparar os alunos para a inovação com as tecnologias de informação e de comunicação, por exemplo, através do desenvolvimento das literacias informacional e digital, entre outras. É nesta dinâmica que a Wikipédia nos surge como recurso e como estratégia de trabalho para o desenvolvimento de competências, inspirando a criação de um clube escolar, o “Clube da Wikipédia”. Pretende-se, assim, por via de um estudo de caso múltiplo, implementado em dois estabelecimentos em Portugal Continental, perspetivar possibilidades de integração curricular da Wikipédia no ensino básico público, designadamente no âmbito do referido clube, em articulação com a disciplina de História, e averiguar se há constrangimentos no desenvolvimento das literacias digitais e informacionais em alunos daquele nível de escolaridade. Metodologicamente, o estudo assenta no paradigma pragmático, porquanto a ação é o foco central da investigação. Os instrumentos de recolha de dados compreendem grelhas de observação focada e fichas de acolhimento, de aferimento e de autoavaliação. Os resultados, obtidos a partir da análise qualitativa e quantitativa dos dados, permitem-nos constatar que o “Clube da Wikipédia” teve impacto nos alunos que nele participaram, especificamente no desenvolvimento das suas competências, em particular no âmbito da literacia da informação e literacia digital, pelo que se sugere alargá-lo a outras áreas disciplinares e a mais alunos.
  • O facebook na divulgação e partilha de informação das bibliotecas escolares: um estudo de caso numa escola de São Miguel
    Publication . Sousa, Pedro Miguel Medeiros; Amante, Lúcia
    Este estudo analisa o impacto do Facebook como ferramenta de comunicação e partilha de informações numa biblioteca escolar da ilha de São Miguel, com enfoque na promoção da literacia informacional e na dinamização das comunidades escolares em ambientes virtuais. O principal objetivo é avaliar como a presença digital da biblioteca contribui para a interação com os utilizadores e a disseminação de práticas pedagógicas, enfrentando os desafios associados ao ambiente digital. O corpus da pesquisa foi construído pelo conjunto das publicações e interações ocorridas na página oficial do Facebook da biblioteca durante o ano letivo de 2021/2022. Complementarmente, foram recolhidas perceções dos utilizadores por meio de um questionário, e realizada uma entrevista estruturada com a coordenadora da biblioteca escolar. Estes métodos complementares permitiram obter dados quantitativos e qualitativos essenciais para explorar as dinâmicas específicas da comunidade virtual associada à biblioteca, bem como os impactos da comunicação no contexto educativo. A fundamentação teórica do estudo assenta em conceitos essenciais sobre redes sociais, comunidades virtuais e o papel das bibliotecas escolares enquanto mediadoras de conhecimento em ambientes digitais. Esta base teórica forneceu informações para interpretar os dados de forma crítica e contextualizada, destacando as vantagens e os desafios da integração de plataformas digitais, com especial ênfase no Facebook como ferramenta de ligação entre a biblioteca e a comunidade escolar. Os resultados demonstram que o Facebook, quando utilizado de forma estratégica, pode consolidar-se como uma ferramenta eficaz para promover práticas educativas e fortalecer as relações nas comunidades escolares em ambientes virtuais. Contudo, sublinha-se a necessidade de estratégias de gestão mais criteriosas, particularmente no que respeita à privacidade, ao alcance de conteúdos e à monitorização de impacto. Conclui-se que a integração do Facebook nas práticas das bibliotecas escolares deve ser acompanhada de um planeamento sólido e orientado para os objetivos pedagógicos, garantindo a sua relevância e sustentabilidade no contexto educativo contemporâneo.
  • A Wikipédia como recurso de ensino e aprendizagem no ensino superior em Moçambique: estudo de caso num curso de biblioteconomia e documentação
    Publication . Muandichalira, Marcelino Dias; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A presente pesquisa, intitulada A Wikipédia como recurso de ensino e aprendizagem no ensino superior em Moçambique: estudo de caso num curso de Biblioteconomia e Documentação, pressupõe sinalizar quer as perceções, quer as práticas de estudantes e professores do ensino superior em Moçambique, designadamente daquele curso da Escola Superior de Jornalismo, na Delegação de Manica, sobre a Wikipédia enquanto recurso de ensino e de aprendizagem, nomeadamente como Recurso Educacional Aberto. Importa notar que a Wikipédia joga um papel preponderante na atual Sociedade da Informação, incluindo em Moçambique. Este facto pode ser explicado pela facilidade do seu acesso e gratuitidade, permitido, inclusivamente, trabalhar online e offline. Metodologicamente, enveredou-se por um estudo misto, ou seja, a pesquisa combina o paradigma positivista com o paradigma qualitativo ou interpretativo. No estudo de caso levado a cabo recorreu-se ao inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados. Assim, foram implementados dois questionários, disponibilizados online, um dirigido aos professores e outro aos estudantes. Para o tratamento e a análise dos dados foi utilizada sobretudo a estatística descritiva. Da análise de dados recolhidos pode concluir-se que tanto professores como estudantes consideram que a Wikipédia é um projeto que permite o acesso de todos à informação. Contudo, denota-se ainda que há a necessidade de que a informação da Wikipédia seja suportada por outras fontes. Além disso, consideram que em comparação com há cinco anos a Wikipédia é atualmente mais utilizada, evidenciando-se alguma abertura na sua utilização enquanto recurso de ensino e de aprendizagem. Por sua vez, nem professores nem estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Delegação Académica da Escola Superior de Jornalismo em Manica se têm destacado na criação e/ou atualização de artigos na Wikipédia, o que sugere a pertinência de lhes proporcionar formação para o efeito.
  • Contributos da Biblioterapia para as bibliotecas escolares
    Publication . Pereira, João Pedro Silva; Novo, Ana
    O presente trabalho retoma essa necessária relação entre a pessoa e o livro como um encaminhamento para o bem-estar individual e, subsequentemente, coletivo, observando-se que ambos são já uma urgência existencial que implica pensar o ato de ler para lá de uma conveniência cultural ou de um consenso educativo rotineiro. A biblioterapia do desenvolvimento possibilita o encadeamento entre o que se acabou de referir e uma das inquietações com que a sociedade, em geral, e a escola, em particular, se deparam: a promoção da leitura. Esta, pelo seu tempo próprio de um modo próprio de ser no tempo, necessita que seja enfatizada essa relação benfazeja entre o leitor e os sentimentos, sustentada por uma metodologia que faz da empatia um processo que possibilita o compartilhamento de vivências e o questionamento da nossa presença no mundo, libertando-o da intencionalidade frívola que faz das emoções mais um qualquer produto transacionável. Seguindo, metodologicamente, uma investigação de cariz qualitativo, procedeu-se, por um lado, a uma revisão comentada da literatura que permitiu a construção de um universo de referência representativo da reflexão sobre a temática desenvolvida e criou-se, por outro, uma dimensão multidisciplinar que possibilitou estabelecer diálogos entre as diversas áreas do saber, solicitando um maior contributo por parte da neurociência, porquanto as investigações feitas neste campo se afiguraram como promissoras para o entendimento das considerações anteriormente apresentadas. Não considerando que a biblioterapia seja a panaceia, a Pedra da Roseta que é imperioso revelar, ela cria as condições para um encontro entre os livros e os leitores, deixando que a liberdade, a amizade, a reflexão, a imaginação, a felicidade e o cuidado para com o próximo façam da escola, da biblioteca e do mundo o que sempre gostamos de sonhar.
  • O cinema enquanto proposta pedagógica na biblioteca escolar e o seu impacto no autoconceito académico de alunos do ensino básico
    Publication . Meireles, Mariana da Luz Guergosso; Moreira, J. António
    Este trabalho de investigação, pretende analisar a importância da integração pedagógica do cinema em contexto da biblioteca escolar e o impacto que pode ter, a nível da promoção do autoconceito académico dos alunos do 1º ciclo, sobretudo, em relação às dimensões da motivação, da orientação para a tarefa, da confiança nas suas próprias capacidades e da relação com os colegas. A Biblioteca Escolar, com os seus recursos, em particular o PNC e atendendo às particularidades da filmografia, pretende desenvolver um trabalho colaborativo com os docentes enriquecendo o processo de ensino e privilegiando o desenvolvimento de competências base nos alunos, contribuindo desta forma para o sucesso e construção do seu projeto de vida. O presente estudo, que se debruça sobre o universo de 19 alunos de uma turma do 3º ano de escolaridade do ensino básico, é de natureza qualitativa e baseia-se numa metodologia de Design Based Research, utilizando como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, inspirado e adaptado da Self Concept as a Learner Scale e respeitando as suas quatro dimensões originais: Motivação; Orientação para a Tarefa; Confiança nas Capacidades e Relações com os Colegas. O objetivo deste trabalho é pôr em evidência o cruzamento fértil entre o cinema, o currículo e o autoconceito académico, analisando os benefícios decorrentes da sua integração no contexto da biblioteca escolar, espaço privilegiado para o desenvolvimento das competências transversais definidas para escola do século XXI. Os resultados do estudo permitem-nos concluir que sugere que a estratégia pedagógica implementada através da incorporação do cinema em contexto da Biblioteca Escolar teve um impacto positivo no autoconceito dos alunos, nas dimensões consideradas.
  • A experiência da informação: contributos da pesquisa desenvolvida por Carol Kuhlthau e Christine Bruce
    Publication . Castro, Helena Madureira e; Bastos, Glória
    O presente estudo apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de conhecer e mapear o estado do conhecimento na área da literacia da informação, incidindo em particular nos modelos apresentados na década de 2000 por Christine Bruce e Carol Kulthau. Adotámos o modelo metodológico da Investigação Analítica, uma modalidade de investigação secundária ou de síntese, cujo trabalho de campo é baseado na análise de documentos escritos, e baseámo-nos no modelo Methodologically Inclusive Research Synthesis (MIRS). Neste percurso, refletimos sobre a definição de informação e conhecimento e sobre a forma como estes conceitos moldam a sociedade contemporânea. Mapeámos a evolução do conceito de literacia da informação, distinguindo três vertentes – científica, institucional e prática -, onde se enquadram os documentos internacionais que formalizam a literacia da informação como um direito humano e os referenciais e modelos que influenciam a ação a desenvolver no contexto da educação formal. Considerámos igualmente a literacia da informação no contexto das novas literacias e debruçámo-nos sobre a evolução do conceito de literacia, incidindo em particular nas propostas que agregam duas ou mais literacias, nomeadamente, a literacia para os media e informação e a transliteracia. Abordámos, finalmente, os modelos de literacia da informação de Bruce e Kulthau e analisámos um conjunto de artigos destas autoras para identificar os fatores que podem influenciar decisivamente a aplicação dos seus modelos em contexto educativo. Para concluir, comparámos os modelos e procurámos perceber o seu impacto na realidade portuguesa.
  • Trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e os professores: uma análise dos resultados do MABE no concelho de Almada
    Publication . Lopes, Adérito Fortes; Bastos, Glória
    No contexto educacional contemporâneo, o trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os professores de turma tem vindo, cada vez mais, a ser visto como uma prática fundamental para promover uma aprendizagem mais significativa e eficaz. Este estudo procurou perceber de que forma os professores dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Almada percecionam e avaliam o trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os professores de turma a partir das respostas dadas aos questionários que compõem o Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares. Compreender como os professores interpretam e avaliam essa parceria é fundamental para identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria no desenvolvimento do trabalho colaborativo. Nesta pesquisa utilizámos uma abordagem mista, analisando elementos quantitativos e qualitativos. Foram analisadas as respostas aos questionários da Rede de Bibliotecas Escolares aplicados aos professores das escolas do concelho de Almada. Os questionários em questão contêm perguntas estruturadas para recolher dados quantitativos sobre o desenvolvimento e avaliação do trabalho colaborativo. Além disso, foram analisados os Planos de Melhoria e respetivos Relatórios, efetuados pelos professores bibliotecários. Estes documentos permitiram verificar as ocorrências e contextos em que o trabalho colaborativo é referido. Os resultados mostraram que existem algumas diferenças na forma como as escolas do concelho analisado abordam a questão do trabalho colaborativo. Se a perceção dos professores nas respostas dadas ao questionário do MABE, em geral, é positiva, nos relatórios notam-se algumas diferenças entre escolas, sendo que a colaboração da BE acontece, sobretudo, com os professores de Português e História.
  • Ambientes digitais e o ScratchJr para a promoção da criança leitora: articulação entre uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a biblioteca escolar
    Publication . Mascarenhas, Helena Isabel Bentes; Pinto, Maribel
    O trabalho apresentado enquadra-se no âmbito da promoção da leitura tendo como foco o papel que a Biblioteca escolar desempenha junto de alunos do 4º ano do 1.º ciclo, em ambientes digitais, com o auxílio e aplicação de ferramentas digitais. Acreditamos que este é um caminho produtivo na promoção da leitura e um forte contributo para uma mudança de paradigma face às práticas de leitura e às atividades passíveis de serem realizadas numa cooperação entre Biblioteca/Professores/Alunos e restante comunidade educativa. Cada vez mais o mundo virtual e os ambientes digitais dominam o nosso dia-adia. Com a chegada e crescente evolução das tecnologias de informação e comunicação às escolas reconfiguraram-se metodologias, alteraram-se perspetivas e ampliaram-se novos horizontes na forma como integrar as novas ferramentas na comunidade educativa nomeadamente nos processos de ensino e aprendizagem. Ainda se colocam muitas dúvidas e interrogações acerca de uma eficaz implementação dos ambientes digitais em contexto de sala de aula e julgamos que as dúvidas inflacionam quando toca à visão de uma parceria com as Bibliotecas Escolares. Perante este cenário inovador é fundamental pensar e repensar em procedimentos eficientes e sustentáveis por forma a que as tecnologias e ambientes digitais façam parte integrante nas dinâmicas escolares. O presente estudo foi certamente, bastante desafiante tanto para professores, professores bibliotecários, alunos e restante equipa que participou no trabalho. Este, enquadra-se numa perspetiva de promoção e gosto pela leitura com recursos a meios e ambientes digitais, pelo que é justificável a sua introdução em ambiente escolar na medida em que estes têm vindo a ocupar um espaço fulcral no quotidiano da sociedade atual. Saber como, onde e porquê utilizar os recursos em ambientes digitais suscita-nos algumas questões especialmente na segurança dos espaços e recursos pesquisados e recolhidos. É, pois, neste sentido importante saber responder a dificuldades e dúvidas que possam surgir, tendo-se para tal traçado como objetivo de investigação, promover a leitura através da compreensão e incentivo ao uso de ferramentas digitais, fomentando ao desenvolvimento de habilidades no domínio das tecnologias digitais, nomeadamente no software de programação ScratchJr. sendo esta uma linguagem de programação desenvolvida para crianças dos cinco aos sete anos, com o objetivo de desenvolver o pensamento computacional com a criação de histórias e jogos interativos além de auxiliar no processo cognitivo onde as crianças podem alargar a sua imaginação e criatividade à escrita e à leitura. O estudo empírico foi desenvolvido num Agrupamento de Escolas em Beja e teve como participantes alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. A técnica de recolha de dados incidiu numa descrição e interpretação do comportamento dos alunos em estudo descritos em guião elaborado para esse fim e registados numa grelha de observação recorrendo a uma Checklist de Envolvimento, refletindo um forte contributo para novas formas de aprendizagem através dos ambientes digitais. Desta forma, é ainda possível, detetar problemas e ultrapassar obstáculos através da prática de novos métodos de trabalho realizado de modo colaborativo. Neste sentido propusemo-nos a analisar o trabalho que a Biblioteca Escolar desenvolve utilizando o método de Observação direta participante realizada com os intervenientes, no seu contexto em sala de aula e no espaço da Biblioteca Escolar.
  • Contributo da biblioteca escolar para a promoção da literacia da informação em escolas do Concelho de Vila Real
    Publication . Grangeia, Andreia Susana Soares Ferreira Silva; Novo, Ana
    Numa sociedade em que somos confrontados com diversa informação, que poderá ter origem dúbia ou ser de fontes pouco credíveis, torna-se pertinente a existência de uma instituição que ajude a dar resposta a este desafio. Neste panorama, a biblioteca escolar pode desempenhar esse papel ao desenvolver competências de Literacia da Informação, nos vários elementos da comunidade escolar, por forma a dar respostas a esta sociedade de informação, no âmbito de uma aprendizagem ao longo da vida. O papel (in)formativo da biblioteca escolar é a razão da sua própria presença, o elemento aglutinador de práticas e projetos, num meio em que o aluno se confronta com uma grande diversidade de suportes e formatos da informação. Com o acelerado crescimento dos estímulos informativos, a biblioteca escolar representa o recurso mediador por excelência, a ferramenta indispensável para a ampla literacia e para a cidadania. A biblioteca escolar oferece as mesmas possibilidades a todos os alunos, independentemente do seu estrato social. A promoção da Literacia da Informação na biblioteca escolar pode contribuir para modificar as relações que os alunos estabelecem com a informação, tornando-os cidadãos autónomos e críticos. Neste trabalho dá-se a conhecer a realidade nas bibliotecas escolares, no concelho de Vila Real, no que se refere à Literacia da Informação. Para tal, foram analisados questionários (Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar - MABE) já aplicados a alunos e professores, em 2015 e 2017, assim como foram analisados os respetivos planos de melhorias, de 2014, 2016 e 2018, no sentido de identificar os pontos fracos e propor soluções de melhoria. Os dados observados nos inquéritos aos alunos revelam que a biblioteca escolar é entendida como o espaço distinto para estudar ou fazer trabalhos, sendo os recursos físicos, nomeadamente livros, os que mais se destacam, em detrimento dos recursos digitais. No entanto, houve melhorias na exploração de tecnologias e ferramentas em ambientes digitais entre os anos de 2015 e 2017.
  • Mais que mil palavras: o livro-álbum no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
    Publication . Nunes, Carla; Bastos, Glória
    O presente trabalho de projeto pretende expor e valorizar o livro-álbum como recurso para promoção da leitura e literacia visual em estudantes de 2.º e 3.º ciclo do ensino básico. Considerando que o sistema educativo é o órgão de excelência que orienta o percurso de aprendizagem dos alunos, convém refletir sobre o modo como podemos acompanhar as exigências visuais e interpretativas destes jovens, com recurso a livros que se constituem como verdadeiros desafios. O projeto em si está orientado para a elaboração de propostas de trabalho diferenciadas com base em livros-álbum contemporâneos, capazes de potenciar a visão criativa e narrativa num contexto de sala de aula e em estreita ligação com o professor bibliotecário e a Biblioteca Escolar. O que se verifica é que após a fase de aprendizagem básica da leitura (no 1.º ciclo), professores e bibliotecários preferem livros que na sua apresentação e estrutura se afastam do chamado livro-álbum ou livro muito ilustrado. Para aferir sobre estes pressupostos face ao livro-álbum, analisaram-se as respostas a questionários dirigidos aos professores de português de 2.º e 3.º ciclo, de modo a perceber quais as conceções sobre os livros-álbum no ensino. São naturalmente abordadas as especificidades destas obras e quais as particularidades na seleção e utilização em contexto escolar, com o intuito de desmistificar o conceito livro-álbum além do universo infantil. Na impossibilidade de colocar em prática o projeto, no tempo disponível para o efeito, pretendeu-se deixar criadas as linhas de aplicação de alguns exemplos para utilização futura em contexto escolar. Assim, são analisadas algumas obras a partir de diferentes relações entre texto e imagem, com perspetivas de utilização em contexto escolar para os diferentes níveis de ensino. Subjacente às suas especificidades, os livros-álbum apresentam caraterísticas subjetivas e interpretativas que tornam a sua análise numa experiência enriquecedora inclusive para o próprio investigador.