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- Fundamentos de causalidade: notações, complicações e soluçõesPublication . Cavique, LuísEste documento pretende complementar a bibliografia da unidade curricular Extração de Conhecimento de Dados (Data Mining) oferecida nos cursos de mestrado MEIW (Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web) e MBB (Mestrado em Bioestatística e Biometria). Para além do debate Rubin versus Pearl que está longe de ser resolvido, a primeira dificuldade em causalidade é a notação. Quando iniciamos o estudo da causalidade são muitos os novos problemas com que nos deparamos. Neste trabalho vamos dividi-los em três grupos: os confundidores associados aos DAGs, os paradoxos nas intervenções com estratos e os contrafactuais da inferência causal. No final propomos duas ferramentas com vista a encontrar soluções em ambientes causais.
- Bom leitor, ótimo falante! = Diskursu ne’ebé di’ak! : a leitura na promoção da língua portuguesa nos Centros de Aprendizagem, em Timor-LestePublication . Mota, Ana Lúcia; Bastos, GlóriaEste estudo parte de uma problemática complexa, procurando compreender e analisar como pode a leitura permitir superar as dificuldades de implementação da língua portuguesa no dia a dia das crianças e jovens timorenses. Para tal, traçou-se como objetivos de investigação caracterizar as bibliotecas escolares existentes nos CAFE; implementar estratégias promotoras da leitura sistemática junto de alunos do 9.º e 12.º anos de escolaridade; perceber até que ponto a existência de Bibliotecas Escolares pode influenciar o desenvolvimento linguístico. O estudo empírico foi desenvolvido nas escolas CAFE de Same e Baucau e teve como participantes, além da investigadora, os alunos e professores dos 9.º e 12.º anos de escolaridade. Seguimos uma investigação de natureza mista, integrando estratégias de investigação sobre a própria prática. Em função da análise efetuada, pode afirmar-se que o ensino da língua portuguesa em Timor-Leste tem dependido das políticas aplicadas pelos sucessivos governos e as oscilações metodológicas não abonam em favor do desenvolvimento linguístico. A formação de professores e os conhecimentos que têm de português são deficitários, pelo que o ensino da língua não acontece com qualidade. Quanto à leitura como desenvolvimento da oralidade, verificámos que, ainda que possa e deva ser um meio a ter em conta, os professores não se encontram pedagógica e didaticamente preparados para desenvolver projetos de leitura em português, uma vez que os próprios não dominam a língua; que os materiais disponíveis são escassos; e que a falta de Bibliotecas no território, bem como a centralização dos recursos e serviços em Díli, são fatores que dificultam a criação de hábitos de leitura.