Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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- O álbum ilustrado e o público juvenil : entre as exigências do currículo e a promoção da literacia visualPublication . Brito, Isabel Maria Cardoso de; Bastos, GlóriaO volume de informação tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, exigindo dos cidadãos competências essenciais ao seu tratamento. Esta competência é, habitualmente, sintetizada no termo literacia e refere-se, de um modo geral, à capacidade de processamento da informação através da palavra, escrita ou oral. No entanto, o século XXI afirma-se, cada vez mais, através de outras formas de representação e expressão simbólica, designadamente aquelas que decorrem do contexto comunicacional do mundo contemporâneo, fortemente marcado pela proliferação da imagem. Assim, a capacidade de interpretar, conferir sentido e comunicar com imagens tornam a literacia visual uma componente educativa que deve ser reforçada em todos os níveis de ensino e à qual não pode ser alheia a biblioteca escolar, enquanto estrutura pedagógica de promoção de competências essenciais ao exercício de uma cidadania participada e de estratégias de ensino partilhado entre os docentes. Porém, as competências de literacia visual não podem ser treinadas em abstrato, pois a interpretação e a construção de sentidos varia de acordo com o contexto de produção e receção das imagens. Existem muitos estudos, maioritariamente orientados para a infância, que provam que as imagens presentes em álbuns ilustrados, onde o curto texto estabelece com elas uma relação de interdependência, têm a capacidade de mobilizar os alunos para a compreensão de temáticas e conceitos que, de outra forma, dificilmente seriam capazes de desconstruir. Este trabalho apresenta um estudo de caso com alunos do 9º ano, a partir de três álbuns ilustrados sobre o Holocausto, demonstrando que este tipo de obras, com um certo grau de sofisticação, se constitui como um recurso valioso para professores e professores bibliotecários que pretendam desenvolver nos alunos o pensamento crítico e uma aproximação positiva à leitura.
- Ambientes digitais e o ScratchJr para a promoção da criança leitora: articulação entre uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a biblioteca escolarPublication . Mascarenhas, Helena Isabel Bentes; Pinto, MaribelO trabalho apresentado enquadra-se no âmbito da promoção da leitura tendo como foco o papel que a Biblioteca escolar desempenha junto de alunos do 4º ano do 1.º ciclo, em ambientes digitais, com o auxílio e aplicação de ferramentas digitais. Acreditamos que este é um caminho produtivo na promoção da leitura e um forte contributo para uma mudança de paradigma face às práticas de leitura e às atividades passíveis de serem realizadas numa cooperação entre Biblioteca/Professores/Alunos e restante comunidade educativa. Cada vez mais o mundo virtual e os ambientes digitais dominam o nosso dia-adia. Com a chegada e crescente evolução das tecnologias de informação e comunicação às escolas reconfiguraram-se metodologias, alteraram-se perspetivas e ampliaram-se novos horizontes na forma como integrar as novas ferramentas na comunidade educativa nomeadamente nos processos de ensino e aprendizagem. Ainda se colocam muitas dúvidas e interrogações acerca de uma eficaz implementação dos ambientes digitais em contexto de sala de aula e julgamos que as dúvidas inflacionam quando toca à visão de uma parceria com as Bibliotecas Escolares. Perante este cenário inovador é fundamental pensar e repensar em procedimentos eficientes e sustentáveis por forma a que as tecnologias e ambientes digitais façam parte integrante nas dinâmicas escolares. O presente estudo foi certamente, bastante desafiante tanto para professores, professores bibliotecários, alunos e restante equipa que participou no trabalho. Este, enquadra-se numa perspetiva de promoção e gosto pela leitura com recursos a meios e ambientes digitais, pelo que é justificável a sua introdução em ambiente escolar na medida em que estes têm vindo a ocupar um espaço fulcral no quotidiano da sociedade atual. Saber como, onde e porquê utilizar os recursos em ambientes digitais suscita-nos algumas questões especialmente na segurança dos espaços e recursos pesquisados e recolhidos. É, pois, neste sentido importante saber responder a dificuldades e dúvidas que possam surgir, tendo-se para tal traçado como objetivo de investigação, promover a leitura através da compreensão e incentivo ao uso de ferramentas digitais, fomentando ao desenvolvimento de habilidades no domínio das tecnologias digitais, nomeadamente no software de programação ScratchJr. sendo esta uma linguagem de programação desenvolvida para crianças dos cinco aos sete anos, com o objetivo de desenvolver o pensamento computacional com a criação de histórias e jogos interativos além de auxiliar no processo cognitivo onde as crianças podem alargar a sua imaginação e criatividade à escrita e à leitura. O estudo empírico foi desenvolvido num Agrupamento de Escolas em Beja e teve como participantes alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. A técnica de recolha de dados incidiu numa descrição e interpretação do comportamento dos alunos em estudo descritos em guião elaborado para esse fim e registados numa grelha de observação recorrendo a uma Checklist de Envolvimento, refletindo um forte contributo para novas formas de aprendizagem através dos ambientes digitais. Desta forma, é ainda possível, detetar problemas e ultrapassar obstáculos através da prática de novos métodos de trabalho realizado de modo colaborativo. Neste sentido propusemo-nos a analisar o trabalho que a Biblioteca Escolar desenvolve utilizando o método de Observação direta participante realizada com os intervenientes, no seu contexto em sala de aula e no espaço da Biblioteca Escolar.
- A animação em contextos lúdicos de aprendizagem da leitura: estudo de casoPublication . Romano, Maria Isabel Correia; Bastos, GlóriaEsta investigação pretendeu perceber e analisar como o projeto de animação para a leitura” Contos Contigo”, desenvolvido em contexto de Biblioteca Escolar, direcionado para os alunos de 1º ciclo do ensino básico, poderá ser uma prática eficaz para incentivar hábitos de leitura. O projeto surgiu a partir de uma situação concreta, ou seja, da necessidade imperativa de agir para desenvolver competências leitoras, motivar para a leitura e o gosto pelo livro, face a alunos que não manifestavam interesse particular pela leitura. Foi nosso propósito, com este estudo de caso, analisar e refletir sobre os resultados obtidos relativamente à procura do livro, criação de hábitos de leitura e examinar a influência educacional relacionada com a animação em contextos lúdicos de aprendizagem da leitura para a promoção de hábitos leitores. Com a análise dos dados obtidos, através dos instrumentos de recolha de informação utilizados e das atividades realizadas, verificámos que a Biblioteca Escolar, através do projeto de animação “Contos Contigo”, desempenhou um papel relevante para a promoção da leitura e contribuiu desta forma para uma mudança significativa de atitudes em relação ao gosto pelo livro por parte do público-alvo.
- A aplicação de cenários de aprendizagem com recurso a programação e a objetos tangíveis no contexto de uma biblioteca escolar do 1.º CEBPublication . Menezes, Sílvia Raquel Prieto e; Bastos, GlóriaEste trabalho tem como problemática base a análise da aplicação de cenários de aprendizagem com recurso à utilização de objetos tangíveis programáveis com o intuito de trabalhar o currículo, no contexto da biblioteca escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico, tentando perceber a sua influência nas aprendizagens dos alunos envolvidos. Para isso foram traçados como objetivos de investigação a análise do nível de impacto deste tipo de atividades na melhoria das aprendizagens e nos resultados escolares dos alunos, em conjunto com uma reflexão sobre o papel da Biblioteca Escolar no âmbito da formação interna de professores na criação e utilização destes cenários de aprendizagem. Foi realizada uma revisão da literatura sobre a temática e foi desenvolvido um estudo de caso baseado na prática com turmas do 1.º CEB. Foram utilizadas múltiplas fontes de informação para a recolha de dados: grelhas de observação, a aplicação de um questionário do tipo teste de verificação de conhecimentos pré e pós sessão, e a realização de entrevistas em profundidade aos professores envolvidos. Os resultados obtidos revelam que a criação de cenários de aprendizagem que envolvam a programação e a robótica, através da aplicação de metodologias ativas, como a gamificação, permitem uma exploração interdisciplinar da leitura e restantes conteúdos curriculares, onde o conhecimento se torna mais substancial e permanente para os alunos.
- Aprender com a biblioteca escolar: o professor bibliotecário e a formação colaborativaPublication . Costa, Magda; Novo, AnaO referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (2017) prevê que o professor bibliotecário seja um profissional detentor de um perfil altamente estimulante e agregador, quer dos seus pares, quer da comunidade escolar em geral, quer ainda da comunidade mais alargada (instituições, entidades externas à escola, municípios, entre outros). Supõe ainda um papel muito ativo no que diz respeito às aquisições estruturantes, junto dos alunos, de competências de multi-literacias. Sustentada quer na literatura de especialidade, quer na prática docente de mais de duas décadas, afigura-se certo que o maior investimento que um professor bibliotecário poderá fazer no sentido de atingir estes objetivos será, em primeiríssimo lugar, no estímulo à formação investigativa junto dos seus pares. Esta será a que, partindo das necessidades do profissional docente e da comunidade onde este se insere, mais proficuamente responderá a essas mesmas necessidades, potenciará a criação de práticas de trabalho colaborativo e terá verdadeiro impacto de longo prazo junto dos alunos. A presente dissertação, enquadrada num modelo de investigação-ação, em contexto de trabalho colaborativo, representa uma tentativa de avaliar esta perceção através da implementação de uma formação (realizada por solicitação do professor bibliotecário de um Agrupamento de Escolas do distrito de Lisboa), cuja finalidade foi dotar os professores de ferramentas para desenvolver as literacias junto dos seus alunos. A questão de investigação proposta (Como levar à prática o referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares no Ensino Básico?) proporcionou a promoção de um estudo cujos resultados apontam para que os objetivos defendidos no documento referencial estejam a ser alcançados pelo professor bibliotecário em funções no referido Agrupamento.
- A aprendizagem baseada em recursos e a promoção da autonomia dos alunos no Quadro da Biblioteca EscolarPublication . Pais, Maria Paula Marques Baptista Coelho; Bastos, GlóriaA aprendizagem centrada em recursos (resource based learning) envolve uma forte apropriação do processo de ensino-aprendizagem pelos alunos e a tomada de consciência de que o conhecimento é algo de muito pessoal que se vai construindo de acordo com o ritmo de aprendizagem individual e os interesses pessoais. Atual porquanto reconhecedora da importância fundamental da personalidade do aprendente no próprio processo de ensino-aprendizagem, esta metodologia apresenta um grande apelo ao trabalho do mediador enquanto elo de ligação aos recursos, escritos e não escritos e de mobilizador ativo dos estudantes na procura dos mesmos. Profundamente interligada ao aperfeiçoamento das novas tecnologias, novos suportes e novas literacias, responsáveis pela multiplicidade dos recursos disponíveis em contexto educativo, esta abordagem contribuiu igualmente para atenuar o tradicional fosso existente entre professores e alunos no acesso à informação, contribuindo para uma maior acessibilidade e democratização deste caminho. Desempenham aqui um papel fundamental as Bibliotecas Escolares, trabalhando as múltiplas competências afetas às literacias da informação, suporte de escolhas críticas e refletidas no campo da leitura e da aprendizagem, da pesquisa da informação e promotora de formas mais claras e sistemáticas de organização, seleção e recuperação da mesma. Assim, colocaram-se como como pontos de partida a esta investigação, questões que se prendem com a relação desenvolvida entre os alunos e os recursos de que dispõem para o seu trabalho académico, através dum processo mais individualizado de aprendizagem e com o papel da biblioteca escolar enquanto polo essencial para a elaboração, conservação e disponibilização destes recursos. Pretendeu-se analisar a relação existente entre a autonomia pedagógica dos alunos e a construção de recursos didáticos no contexto da biblioteca escolar, promovendo o papel pedagógico da mesma no seio da comunidade educativa. Pretendeu-se verificar como é que a apropriação desse espaço em termos emocionais poderá ser promotor da sua autonomia académica e do próprio processo de aprendizagem por parte dos alunos, com vista a uma maior apetência pelo sucesso escolar. Deste modo, esta dissertação desenvolveu-se, em dois grandes blocos. A primeira parte destinada ao enquadramento conceptual e suas implicações, bem como ao papel dos professores e, particularmente, do professor bibliotecário enquanto mediador deste processo. A segunda parte apresenta o estudo empírico, a abordagem metodológica ao problema em estudo, procedendo-se à caracterização e contextualização do mesmo e terminando com a descrição do projeto de intervenção e a apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos. No final apresentam-se as conclusões e as principais linhas de rumo por elas lançadas.
- A área de projecto do 12º ano e a biblioteca escolar num contexto de mudançaPublication . Silva, Maria Teresa Castanheira e; Bastos, GlóriaO presente estudo incide sobre a colaboração entre a Biblioteca Escolar e a Área de Projecto do 12.º ano num contexto de mudança. Esta última é aqui vista não apenas numa vertente societal, mas também no que esta área curricular não disciplinar contém de intrinsecamente inovador. Analisa-se, no enquadramento teórico, aspectos referentes à cultura das escolas, sobretudo no que diz respeito às resistências relativamente à mudança, e as características inerentes à Área de Projecto do 12.º ano, tendo em conta as suas especificidades no conjunto do currículo deste ano terminal. Na parte de estudo empírico, optou-se por uma investigação qualitativa, alicerçada fundamentalmente na observação de aulas da Área de Projecto, de três turmas do 12.º ano. Utilizámos como instrumentos de recolha de dados, para além da observação, o questionário, notas de campo e um diário. Pretendeu-se, a partir de um contexto e situação concretos, fazer um levantamento de problemas e procurar soluções, orientadoras de práticas futuras. O coordenador da Biblioteca Escolar terá uma função privilegiada, constituindo-se como uma espécie de ponte entre professores, programas e alunos, e construindo conjuntamente actividades com sentido, quer para uns quer para outros. Em relação à Área de Projecto do 12º. ano, esta relaciona-se, de facto, com a mudança, pois desenvolve-se em termos de pedagogia de projecto, a qual subverte por completo as funções tradicionais de professores e de alunos. É uma área de importância fulcral na preparação dos alunos para um mundo em rápida transformação, sendo de lamentar que se encontre apenas no final do Ensino Secundário.
- A arte de esculpir a colecção : o desbastePublication . Póvoa, Maria Clara de Oliveira; Vasconcelos, Ana IsabelEste estudo procurou conhecer o modo como se procede ao desbaste da colecção das Bibliotecas das Escolas Secundárias integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, tendo em vista a sua actualização, de forma a responder às necessidades dos utilizadores. Verificou-se a frequência, regularidade, regras e modo como o desbaste da colecção, nas suas diversas vertentes, é levado a cabo. Procurou apurar-se, também, as percepções dos coordenadores relativamente a este processo de Gestão da Colecção, bem como explorar o contexto legal e institucional que o rodeia. A abordagem metodológica foi essencialmente quantitativa, tendo sido utilizado, como instrumento principal de recolha de dados, o inquérito por questionário, aplicado à totalidade do universo em estudo, os 62 coordenadores das Bibliotecas das Escolas Secundárias, do território continental, que integravam a Rede de Bibliotecas Escolares em 2007-2008. Concluiu-se, desta forma, que o desbaste era uma prática existente, levada a cabo mais frequentemente a nível da colecção tangível que digital, na maior parte dos casos com critérios definidos, com uma frequência regular mas não uniforme, variando, sobretudo a nível da colecção tangível, com: o tempo de experiência do coordenador; a formação complementar em Bibliotecas Escolares; a existência de uma Política de Desenvolvimento da Colecção ou de critérios explícitos nesse ou noutro documento; o nível de conhecimento das leis e orientações sobre desbaste; e o tipo de horário do coordenador. Ficou clara a necessidade de formação dos responsáveis em Gestão da Colecção, de modo a desmistificar conceitos, clarificar e instituir práticas que tornem as Bibliotecas Escolares um serviço eficaz e com recursos actualizados. É também urgente a clarificação, por parte do Ministério da Educação/ Rede de Bibliotecas Escolares, das leis que regem o Património do Estado, pois só suprindo esta lacuna legislativa e publicando Linhas Orientadoras de Desbaste, se poderá desenvolver este processo sem receios. Se a criação de uma rede de depósitos concelhios ou distritais comuns à Rede de Bibliotecas Escolares e de Leitura Pública pode servir de apoio ao desbaste, fomentando o empréstimo inter-bibliotecas, a existência de coordenadores a tempo inteiro será um elemento facilitador dessa prática, desde que a institucionalização do processo em Políticas de Desenvolvimento da Colecção e em Regulamentos Internos e Projectos Educativos apresente uma visão dinâmica da Gestão da Colecção da Biblioteca Escolar.
- Biblioteca escolar : à procura da sua acção pedagógica : uma visão sobre o percurso de bibliotecas escolares integradas na RBEPublication . Carvalho, Helena Paz dos Reis; Bastos, GlóriaQuestionamos, neste estudo, se a acção pedagógica das bibliotecas escolares tem correlação na acção educativa da escola. Dá-se conta da revisão da literatura em áreas como o novo paradigma de educação que vai emergindo, a gestão do conhecimento, a qualidade e eficácia das escolas enquanto organizações, as literacias e aprendizagens. Para responder à questão que se coloca, comparamos a situação de um conjunto de bibliotecas escolares a partir de dois questionários, um aplicado pela Rede de Bibliotecas Escolares, em 2001, e outro realizado no âmbito deste estudo e aplicado em 2006
- A biblioteca escolar como espaço de cidadaniaPublication . Jesus, Gabriela de Fátima Estêvão; Bastos, GlóriaA Educação para a Cidadania pode ser encarada como um dos grandes desafios da escola sociedade atual e entendida como uma competência transversal. A escola é um meio importante para assegurar o desenvolvimento de um trabalho sistemático, organizado e contínuo de promoção junto dos alunos de valores e princípios de Cidadania como: a democracia, a igualdade, a justiça social e a solidariedade. Educar para a Cidadania na Escola e, mais concretamente, na Biblioteca Escolar, constituiu-se como um meio para formar cidadãos mais justos, mais equilibrados e atentos a questões relevantes como a exclusão social e a sua consciencialização de ser um cidadão. O presente trabalho parte da relevância da Biblioteca Escolar como espaço central da organização escola, onde através da realização de várias atividades, em especial em colaboração com os professores, se podem debater princípios e valores de Cidadania e de Cosmopolitismo para consciencialização do aluno como cidadão que se vai integrando numa Sociedade/Estado/Mundo. Na primeira parte do estudo reflete-se sobre um conjunto de temáticas que enquadram a problemática analisada, com especial foco nos conceitos e papel da Biblioteca Escolar e da Educação para a Cidadania. Na parte empírica do trabalho, baseado num estudo de caso, pretendeu-se aferir sobre a relevância da abordagem de conteúdos relacionados com a área de Cidadania e Desenvolvimento, para professores de diferentes áreas curriculares com dados recolhidos mediante inquéritos por questionário. Foram ainda realizadas entrevistas ao professor-bibliotecário e ao docente responsável pela área de Educação para a Cidadania para posterior confronto com os dados recolhidos do questionário.