Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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- Biblioteca escolar e sala de aula : intersecção de duas realidades através do trabalho colaborativo : estudo numa escola secundáriaPublication . Freire, Adelina da Conceição; Bastos, GlóriaO pressuposto distanciamento entre um ideal de biblioteca escolar com funções formativa e educativa e as práticas pedagógicas tendentes a efectivá-las, nomeadamente o trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os professores disciplinares, está na base do presente estudo. Relacionámos a problemática do trabalho colaborativo com a cultura profissional dos docentes e com a influência que o aprofundamento teórico pode ter na alteração das suas concepções e práticas. Assim, através de uma metodologia eminentemente qualitativa, desenvolvemos um estudo de caso em investigação-acção com professores do departamento de línguas de uma escola secundária. Pretendíamos, por um lado, saber se, e de que modo, os professores da amostra seleccionada integravam, nas suas práticas pedagógicas, a colaboração com a equipa da biblioteca escolar; por outro, conduzi-los a um processo de aprofundamento teórico em torno da problemática da cultura colaborativa entre o professor bibliotecário e os professores disciplinares, para estudar, posteriormente, o impacto dessa reflexão teórica nas suas percepções iniciais e na adopção de práticas de trabalho colaborativo com o professor bibliotecário. Estas são facilitadoras da consecução de objectivos comuns a uma área disciplinar e à biblioteca escolar, tais como a necessidade de desenvolver competências em literacia da informação ou de formar leitores. Utilizámos três tipos de instrumentos de recolha: um inquérito por questionário, uma entrevista semi-directiva e notas de campo resultantes da nossa observação no terreno, transversais às diversas fases do nosso projecto de investigação-acção. Os resultados do questionário inicial mostraram-nos, entre outros dados importantes, a inexistência de um verdadeiro trabalho colaborativo promotor da intersecção dos objectivos da biblioteca escolar com os da área curricular disciplinar. A entrevista individual, efectuada após a fase de aprofundamento teórico, revelou-nos um impacto positivo na evolução das percepções dos professores face ao trabalho colaborativo com o professor bibliotecário, num grau de elevado envolvimento entre os profissionais. Na sequência da reflexão teórica empreendida, um terço dos professores da amostra desenvolveu trabalho colaborativo com a coordenadora da biblioteca (já neste ano lectivo de 2006/2007), num modelo de elevada interdependência. Esta colaboração apenas começou, sendo necessário um aprofundamento que influencie positivamente as aprendizagens dos alunos e contribua para o incremento de uma cultura de colaboração (não balcanizada) na escola em estudo
- Biblioteca escolar : à procura da sua acção pedagógica : uma visão sobre o percurso de bibliotecas escolares integradas na RBEPublication . Carvalho, Helena Paz dos Reis; Bastos, GlóriaQuestionamos, neste estudo, se a acção pedagógica das bibliotecas escolares tem correlação na acção educativa da escola. Dá-se conta da revisão da literatura em áreas como o novo paradigma de educação que vai emergindo, a gestão do conhecimento, a qualidade e eficácia das escolas enquanto organizações, as literacias e aprendizagens. Para responder à questão que se coloca, comparamos a situação de um conjunto de bibliotecas escolares a partir de dois questionários, um aplicado pela Rede de Bibliotecas Escolares, em 2001, e outro realizado no âmbito deste estudo e aplicado em 2006
- As escolas e o Programa Rede de Bibliotecas Escolares : um estudo sobre os processos de desenvolvimento das bibliotecas integradas na RBEPublication . Pereira, Angelina Maria Martins Rodrigues; Bastos, GlóriaO trabalho de investigação aqui apresentado tem como objectivo central procurar traçar um quadro evolutivo de dezasseis bibliotecas escolares, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) Num primeiro momento, apontamos algumas das linhas de força que caracterizam a actual sociedade de informação, para uma melhor contextualização da missão e objectivos das bibliotecas escolares. Fazemos o levantamento de alguns dos mais importantes estudos internacionais e nacionais realizados nesta área. Traçamos, brevemente, o historial da implantação e evolução da Rede de Bibliotecas Escolares e apresentamos algumas razões justificativas do papel que as bibliotecas desempenham na promoção do sucesso educativo. Com os dados colhidos através de um questionário por nós concebido e aplicado em 2006 e com aqueles recolhidos através de um questionário lançado pelo Gabinete da RBE em 2000, fazemos uma análise comparativa, tendo como referência parâmetros de qualidade definidos internacionalmente e adoptados pelo Programa da RBE e apresentamos as conclusões que nos pareceram mais evidentes e pertinentes
- Espaços de leitura e formação de leitores : estudo de um projecto em escolas do 1º ciclo do Concelho de ChavesPublication . Freitas, Maria Filomena Abreu de; Vasconcelos, Ana IsabelPartindo de uma abordagem teórica à importância da leitura sobretudo em contexto escolar, esta dissertação debruça-se sobre uma vertente de um projecto lançado pela AMAT (Associação de Municípios do Alto Tâmega), intitulado “Lendas, Contos e Tradições do Alto Tâmega e Barroso: Do Contexto Oral à Expressão Escrita". A vertente que aqui se aprecia diz respeito à criação, em escolas de 1º ciclo, de Espaços de Leitura Animada (ELAN), tendo como objectivo principal a promoção do livro e da leitura. Dada a especificidade do problema, optou-se por um estudo de caso, com o qual se verifica até que ponto alunos, professores e outros agentes da comunidade educativa intervêm na criação e dinamização desses espaços de leitura, assim como constata que tipo de estratégias/actividades são aí realizados.
- O clube de pais leitores do Agrupamento Vertical de Maria LamasPublication . Soares, Fernanda Inês M. P. da Rocha; Martins, AmílcarO trabalho de investigação apresentado assenta na criação e organização de um Clube de Pais Leitores na Escola do Ensino Básico do Primeiro Ciclo – EB1 dos Castelos – Agrupamento Vertical de Maria Lamas, que tem como objectivo principal a promoção de hábitos de leitura nos alunos e o envolvimento na dinâmica das relações entre escola e família. Com esta intenção promoveu-se a cooperação entre escola-família-biblioteca escolar. Colocou-se o enfoque num trabalho comum e comunicacional que favorecesse a relação e a cooperação entre a tríade mencionada e promovesse a leitura como prazer. As principais linhas de força que nortearam este projecto vinculam-se às quatro principais acções destacadas no quadro teórico-conceptual desta pesquisa: a leitura como uma prioridade na educação; os conceitos de leitura e literacia; a leitura como condição para o exercício da cidadania; e a interacção entre escola-família-biblioteca escolar. O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da figura do contador de histórias apoiado numa metodologia de análise qualitativa, de cariz etnográfico, associada a uma observação participante. Esta metodologia de acção-investigação, permitiu-nos mergulhar, envolver, viajar, reencontrar e reescrever esta narrativa vivida ao longo do ano lectivo de 2007/08 com um grupo de seis pais, em contexto escolar, na biblioteca da escola. Esta narrativa foi construída, analisada e interpretada, a partir de diários de bordo dos participantes no projecto, de grelhas de observação, imagens videográficas, fotográficas e fonográficas, de mapas mentais e de encontros, que descrevem e explicam a dimensão de que se revestiu esta nossa procura de sentido. Os resultados obtidos são indicadores do elevado grau de relevância e de participação atingidas, bem como do impacto transformador desta acção-investigação enquanto via promotora e facilitadora da comunicação e, portanto, da educação para a sensibilidade e, consequentemente, para a cidadania de todos os intervenientes. A Mandala “A Magia da Palavra”, que acompanha cada uma das dez actividades descritas, constituiu-se como ideia geradora e dela nasceu uma outra Mandala, a Mandala espiralante do Clube dos Pais Leitores, traduzindo valores e sentimentos comuns que emergem da interpretação do projecto.
- A biblioteca escolar e o desafio da literacia da informação : um estudo empírico no Distrito de ViseuPublication . Tomé, Maria da Conceição; Bastos, GlóriaA explosão informacional associada ao advento das Tecnologias de Informação e Comunicação configura uma nova sociedade onde a informação, caminho para o conhecimento, ocupa um lugar cimeiro. As mudanças significativas na produção, distribuição e troca de informação exigem dos cidadãos competências em informação essenciais não só para a sua realização pessoal e profissional, mas também para o exercício pleno da cidadania. A literacia da informação, enquanto capacidade para aceder e usar, de forma intencional e efectiva, a informação de variados suportes, constitui-se como a competência de sobrevivência para os cidadãos na Sociedade da Informação. A partir da análise conceptual e perspectiva histórica do conceito "literacia da informação", elabora-se uma súmula de informação sobre esta temática, na sua relação medular com a Biblioteca Escolar. Reflecte-se também sobre a missão desta estrutura educativa - núcleo de organização pedagógica da escola - e o papel nevrálgico do professor bibliotecário na promoção e desenvolvimento da literacia da informação. Exploram-se ainda, a partir da Biblioteca Escolar, e num quadro de um programa integrado e abrangente, as diferentes possibilidades e contornos que essa promoção pode assumir. Finalmente, apresenta-se o estudo empírico realizado nas escolas do ensino básico com segundo e terceiro ciclos do Distrito de Viseu. A recolha de dados foi efectuada mediante a aplicação de um questionário aos coordenadores das respectivas Bibliotecas Escolares, tendo-se analisado a forma como as mesmas estão a enfrentar o desafio exigente e urgente da literacia da informação.
- Da leitura ao prazer de ler : contributos da biblioteca escolarPublication . Nina, Isabel Feliz Andrade; Bastos, Glória
- A arte de esculpir a colecção : o desbastePublication . Póvoa, Maria Clara de Oliveira; Vasconcelos, Ana IsabelEste estudo procurou conhecer o modo como se procede ao desbaste da colecção das Bibliotecas das Escolas Secundárias integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, tendo em vista a sua actualização, de forma a responder às necessidades dos utilizadores. Verificou-se a frequência, regularidade, regras e modo como o desbaste da colecção, nas suas diversas vertentes, é levado a cabo. Procurou apurar-se, também, as percepções dos coordenadores relativamente a este processo de Gestão da Colecção, bem como explorar o contexto legal e institucional que o rodeia. A abordagem metodológica foi essencialmente quantitativa, tendo sido utilizado, como instrumento principal de recolha de dados, o inquérito por questionário, aplicado à totalidade do universo em estudo, os 62 coordenadores das Bibliotecas das Escolas Secundárias, do território continental, que integravam a Rede de Bibliotecas Escolares em 2007-2008. Concluiu-se, desta forma, que o desbaste era uma prática existente, levada a cabo mais frequentemente a nível da colecção tangível que digital, na maior parte dos casos com critérios definidos, com uma frequência regular mas não uniforme, variando, sobretudo a nível da colecção tangível, com: o tempo de experiência do coordenador; a formação complementar em Bibliotecas Escolares; a existência de uma Política de Desenvolvimento da Colecção ou de critérios explícitos nesse ou noutro documento; o nível de conhecimento das leis e orientações sobre desbaste; e o tipo de horário do coordenador. Ficou clara a necessidade de formação dos responsáveis em Gestão da Colecção, de modo a desmistificar conceitos, clarificar e instituir práticas que tornem as Bibliotecas Escolares um serviço eficaz e com recursos actualizados. É também urgente a clarificação, por parte do Ministério da Educação/ Rede de Bibliotecas Escolares, das leis que regem o Património do Estado, pois só suprindo esta lacuna legislativa e publicando Linhas Orientadoras de Desbaste, se poderá desenvolver este processo sem receios. Se a criação de uma rede de depósitos concelhios ou distritais comuns à Rede de Bibliotecas Escolares e de Leitura Pública pode servir de apoio ao desbaste, fomentando o empréstimo inter-bibliotecas, a existência de coordenadores a tempo inteiro será um elemento facilitador dessa prática, desde que a institucionalização do processo em Políticas de Desenvolvimento da Colecção e em Regulamentos Internos e Projectos Educativos apresente uma visão dinâmica da Gestão da Colecção da Biblioteca Escolar.
- Problemática de gestão e desenvolvimento de colecções de bibliotecas escolares em rede : desafios emergentesPublication . Santos, Vespertina do Futuro Saúde Carvalho de; Vasconcelos, Ana Isabel; Barrulas, JoaquinaPara compreender a problemática de gestão e desenvolvimento das colecções de bibliotecas escolares, começámos por fazer um enquadramento teórico dos conceitos biblioteconómicos envolvidos, revendo o que diz a literatura da especialidade sobre selecção e aquisição de materiais, visibilidade da colecção, conservação e manutenção de materiais, questões éticas e de censura e, finalmente, avaliação da colecção e da política documental. Este estudo pretendeu descrever e explicar como foram constituídas e estão a ser geridas as colecções de bibliotecas de doze Escolas Básicas e nove Escolas Secundárias que colaboraram connosco, num total de 21 escolas da Área Pedagógica 9 (Queluz – Sintra). Visou, além disso, averiguar como estão estas escolas a preparar-se para os desafios que o ambiente digital coloca às colecções das bibliotecas escolares. O estudo empírico realizado adoptou um paradigma misto, com predominância qualitativa, seguindo a concepção do estudo de caso, na variante de caso “embebido” ou “encaixado”. Os instrumentos que usámos para recolha de dados foram o inquérito por questionário, a entrevista e a observação directa. Esta investigação centrou-se em quatro questões e foi concretizada através de um trabalho de campo que contou com a colaboração dos professores coordenadores das bibliotecas das escolas acima referidas. Para nortear o trabalho de investigação que empreendemos, elegemos o caminho apontado por Patton: tornar evidente o que já é óbvio, questionar o que parece óbvio e revelar o oculto. As conclusões a que chegámos confirmaram, em grande parte, as hipóteses de investigação que inicialmente tínhamos formulado: na actual situação institucional das bibliotecas escolares, a gestão das colecções limita-se a dar resposta a solicitações pontuais de aquisição de documentos, apresentadas pelos professores curriculares, não tendo sido alterado – na maioria dos casos – o modelo de gestão e desenvolvimento das colecções pelo facto de as bibliotecas escolares terem entrado no Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, ainda que os professores coordenadores das bibliotecas escolares valorizem a existência de um plano de desenvolvimento da colecção para uma eficaz gestão e desenvolvimento das colecções. Concluímos também que, na actual situação das escolas, as bibliotecas escolares não estão preparadas para os desafios que o paradigma digital lhes coloca.
- A promoção da leitura no 3º ciclo : um projecto dinamizado pela biblioteca escolarPublication . Mateus, Ana Maria Catambas Figueira; Bastos, GlóriaO presente trabalho enquadra-se no âmbito dos estudos sobre a problemática da promoção da leitura, perspectivando em particular o papel que a biblioteca escolar poderá desempenhar junto de pré-adolescentes e adolescentes. Na primeira parte, relativa ao enquadramento teórico, são focados aspectos relacionados com o paradigma tecnológico e a sociedade de informação, que conduziram inevitavelmente a um novo paradigma educacional e determinaram uma mudança de práticas na escola. Neste contexto, a necessidade de capacitar os alunos com competências em literacia da informação e da leitura constitui um grande desafio para a escola e também para a biblioteca escolar. É neste âmbito que desenvolvemos a nossa reflexão sobre os desafios que se colocam à biblioteca escolar e ao seu coordenador, enquanto mediador de leituras. Na segunda parte descrevemos e analisamos o projecto de intervenção na área da leitura, a partir da biblioteca escolar, que foi desenvolvido com alunos do 7.º ano de escolaridade. Alguns desses alunos apresentavam grandes dificuldades na leitura, facto que nos motivou também a perceber os mecanismos da aprendizagem inicial da leitura e a incluir neste trabalho aspectos teóricos ligados a esta temática. A questão da motivação e do desenvolvimento do gosto de ler, através de actividades lúdicas, são de toda a pertinência num quadro pouco favorável à leitura quer a nível do contexto familiar, quer a nível do contexto escolar. A análise dos resultados do inquérito inicial mostrou-nos essa evidência. O trabalho de campo consistiu no desenvolvimento do projecto “Descobrir o prazer da leitura”, que contemplava actividades de leitura regulares e actividades complementares. A análise dos dados recolhidos através dos vários instrumentos utilizados, permitiu-nos reflectir sobre os elementos que se cruzam na actividade de leitura. Revelou-nos também que a biblioteca escolar pode ser uma importante força mobilizadora, no sentido de procurar unir esforços com os docentes e a família para um trabalho sistematizado e continuado de promoção da leitura com vista a desenvolver o gosto pelo acto de ler e também a competência leitora. Este esforço comum contribuiu para uma mudança de atitude dos alunos face às propostas de leitura com implicações muito positivas no sucesso escolar de alguns deles e abriu caminho para um trabalho futuro mais consistente e mais abrangente