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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A explosão informacional associada ao advento das Tecnologias de Informação e Comunicação
configura uma nova sociedade onde a informação, caminho para o conhecimento,
ocupa um lugar cimeiro. As mudanças significativas na produção, distribuição e troca
de informação exigem dos cidadãos competências em informação essenciais não só para
a sua realização pessoal e profissional, mas também para o exercício pleno da cidadania.
A literacia da informação, enquanto capacidade para aceder e usar, de forma intencional
e efectiva, a informação de variados suportes, constitui-se como a competência de
sobrevivência para os cidadãos na Sociedade da Informação.
A partir da análise conceptual e perspectiva histórica do conceito "literacia da informação",
elabora-se uma súmula de informação sobre esta temática, na sua relação medular
com a Biblioteca Escolar. Reflecte-se também sobre a missão desta estrutura educativa -
núcleo de organização pedagógica da escola - e o papel nevrálgico do professor bibliotecário
na promoção e desenvolvimento da literacia da informação. Exploram-se ainda, a
partir da Biblioteca Escolar, e num quadro de um programa integrado e abrangente, as
diferentes possibilidades e contornos que essa promoção pode assumir.
Finalmente, apresenta-se o estudo empírico realizado nas escolas do ensino básico com
segundo e terceiro ciclos do Distrito de Viseu. A recolha de dados foi efectuada mediante
a aplicação de um questionário aos coordenadores das respectivas Bibliotecas Escolares,
tendo-se analisado a forma como as mesmas estão a enfrentar o desafio exigente e urgente
da literacia da informação.
Description
Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
Keywords
Sociedade da informação Bibliotecas escolares Informação/bibliotecas,papel Educação para os media Literacia Tecnologia da informação e comunicação