Repository logo
 
Publication

A biblioteca escolar e o desafio da literacia da informação : um estudo empírico no Distrito de Viseu

dc.contributor.advisorBastos, Glória
dc.contributor.authorTomé, Maria da Conceição
dc.date.accessioned2009-02-09T10:38:45Z
dc.date.available2009-02-09T10:38:45Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractA explosão informacional associada ao advento das Tecnologias de Informação e Comunicação configura uma nova sociedade onde a informação, caminho para o conhecimento, ocupa um lugar cimeiro. As mudanças significativas na produção, distribuição e troca de informação exigem dos cidadãos competências em informação essenciais não só para a sua realização pessoal e profissional, mas também para o exercício pleno da cidadania. A literacia da informação, enquanto capacidade para aceder e usar, de forma intencional e efectiva, a informação de variados suportes, constitui-se como a competência de sobrevivência para os cidadãos na Sociedade da Informação. A partir da análise conceptual e perspectiva histórica do conceito "literacia da informação", elabora-se uma súmula de informação sobre esta temática, na sua relação medular com a Biblioteca Escolar. Reflecte-se também sobre a missão desta estrutura educativa - núcleo de organização pedagógica da escola - e o papel nevrálgico do professor bibliotecário na promoção e desenvolvimento da literacia da informação. Exploram-se ainda, a partir da Biblioteca Escolar, e num quadro de um programa integrado e abrangente, as diferentes possibilidades e contornos que essa promoção pode assumir. Finalmente, apresenta-se o estudo empírico realizado nas escolas do ensino básico com segundo e terceiro ciclos do Distrito de Viseu. A recolha de dados foi efectuada mediante a aplicação de um questionário aos coordenadores das respectivas Bibliotecas Escolares, tendo-se analisado a forma como as mesmas estão a enfrentar o desafio exigente e urgente da literacia da informação.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1222
dc.language.isoporen
dc.subjectSociedade da informaçãoen
dc.subjectBibliotecas escolaresen
dc.subjectInformação/bibliotecas,papelen
dc.subjectEducação para os mediaen
dc.subjectLiteracia
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação
dc.titleA biblioteca escolar e o desafio da literacia da informação : um estudo empírico no Distrito de Viseuen
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameTomé
person.givenNameMaria da Conceição
person.identifier.ciencia-idF215-DF55-212F
person.identifier.orcid0000-0002-2251-4470
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
relation.isAuthorOfPublication22dde0e3-0825-469a-8dc8-2ef1fa012714
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery22dde0e3-0825-469a-8dc8-2ef1fa012714

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMGIBE_MConceicaoTome.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: