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A biblioteca escolar e o desafio da literacia da informação : um estudo empírico no Distrito de Viseu
dc.contributor.advisor | Bastos, Glória | |
dc.contributor.author | Tomé, Maria da Conceição | |
dc.date.accessioned | 2009-02-09T10:38:45Z | |
dc.date.available | 2009-02-09T10:38:45Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta | |
dc.description.abstract | A explosão informacional associada ao advento das Tecnologias de Informação e Comunicação configura uma nova sociedade onde a informação, caminho para o conhecimento, ocupa um lugar cimeiro. As mudanças significativas na produção, distribuição e troca de informação exigem dos cidadãos competências em informação essenciais não só para a sua realização pessoal e profissional, mas também para o exercício pleno da cidadania. A literacia da informação, enquanto capacidade para aceder e usar, de forma intencional e efectiva, a informação de variados suportes, constitui-se como a competência de sobrevivência para os cidadãos na Sociedade da Informação. A partir da análise conceptual e perspectiva histórica do conceito "literacia da informação", elabora-se uma súmula de informação sobre esta temática, na sua relação medular com a Biblioteca Escolar. Reflecte-se também sobre a missão desta estrutura educativa - núcleo de organização pedagógica da escola - e o papel nevrálgico do professor bibliotecário na promoção e desenvolvimento da literacia da informação. Exploram-se ainda, a partir da Biblioteca Escolar, e num quadro de um programa integrado e abrangente, as diferentes possibilidades e contornos que essa promoção pode assumir. Finalmente, apresenta-se o estudo empírico realizado nas escolas do ensino básico com segundo e terceiro ciclos do Distrito de Viseu. A recolha de dados foi efectuada mediante a aplicação de um questionário aos coordenadores das respectivas Bibliotecas Escolares, tendo-se analisado a forma como as mesmas estão a enfrentar o desafio exigente e urgente da literacia da informação. | en |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/1222 | |
dc.language.iso | por | en |
dc.subject | Sociedade da informação | en |
dc.subject | Bibliotecas escolares | en |
dc.subject | Informação/bibliotecas,papel | en |
dc.subject | Educação para os media | en |
dc.subject | Literacia | |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | |
dc.title | A biblioteca escolar e o desafio da literacia da informação : um estudo empírico no Distrito de Viseu | en |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Tomé | |
person.givenName | Maria da Conceição | |
person.identifier.ciencia-id | F215-DF55-212F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2251-4470 | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | masterThesis | en |
relation.isAuthorOfPublication | 22dde0e3-0825-469a-8dc8-2ef1fa012714 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 22dde0e3-0825-469a-8dc8-2ef1fa012714 |