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Advisor(s)
Abstract(s)
Para compreender a problemática de gestão e desenvolvimento das colecções de
bibliotecas escolares, começámos por fazer um enquadramento teórico dos conceitos
biblioteconómicos envolvidos, revendo o que diz a literatura da especialidade sobre selecção
e aquisição de materiais, visibilidade da colecção, conservação e manutenção de materiais,
questões éticas e de censura e, finalmente, avaliação da colecção e da política documental.
Este estudo pretendeu descrever e explicar como foram constituídas e estão a ser
geridas as colecções de bibliotecas de doze Escolas Básicas e nove Escolas Secundárias que
colaboraram connosco, num total de 21 escolas da Área Pedagógica 9 (Queluz – Sintra).
Visou, além disso, averiguar como estão estas escolas a preparar-se para os desafios que o
ambiente digital coloca às colecções das bibliotecas escolares.
O estudo empírico realizado adoptou um paradigma misto, com predominância
qualitativa, seguindo a concepção do estudo de caso, na variante de caso “embebido” ou
“encaixado”. Os instrumentos que usámos para recolha de dados foram o inquérito por
questionário, a entrevista e a observação directa.
Esta investigação centrou-se em quatro questões e foi concretizada através de um
trabalho de campo que contou com a colaboração dos professores coordenadores das
bibliotecas das escolas acima referidas. Para nortear o trabalho de investigação que
empreendemos, elegemos o caminho apontado por Patton: tornar evidente o que já é óbvio,
questionar o que parece óbvio e revelar o oculto.
As conclusões a que chegámos confirmaram, em grande parte, as hipóteses de
investigação que inicialmente tínhamos formulado: na actual situação institucional das
bibliotecas escolares, a gestão das colecções limita-se a dar resposta a solicitações pontuais
de aquisição de documentos, apresentadas pelos professores curriculares, não tendo sido
alterado – na maioria dos casos – o modelo de gestão e desenvolvimento das colecções pelo
facto de as bibliotecas escolares terem entrado no Programa da Rede de Bibliotecas
Escolares, ainda que os professores coordenadores das bibliotecas escolares valorizem a
existência de um plano de desenvolvimento da colecção para uma eficaz gestão e
desenvolvimento das colecções. Concluímos também que, na actual situação das escolas, as
bibliotecas escolares não estão preparadas para os desafios que o paradigma digital lhes coloca.
Description
Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
Keywords
Informação/bibliotecas,papel Bibliotecas escolares Leitura Projetos Promoção da leitura Hábitos de leitura