Repository logo
 
Publication

Problemática de gestão e desenvolvimento de colecções de bibliotecas escolares em rede : desafios emergentes

dc.contributor.advisorVasconcelos, Ana Isabel
dc.contributor.advisorBarrulas, Joaquina
dc.contributor.authorSantos, Vespertina do Futuro Saúde Carvalho de
dc.date.accessioned2009-02-18T10:45:33Z
dc.date.available2009-02-18T10:45:33Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractPara compreender a problemática de gestão e desenvolvimento das colecções de bibliotecas escolares, começámos por fazer um enquadramento teórico dos conceitos biblioteconómicos envolvidos, revendo o que diz a literatura da especialidade sobre selecção e aquisição de materiais, visibilidade da colecção, conservação e manutenção de materiais, questões éticas e de censura e, finalmente, avaliação da colecção e da política documental. Este estudo pretendeu descrever e explicar como foram constituídas e estão a ser geridas as colecções de bibliotecas de doze Escolas Básicas e nove Escolas Secundárias que colaboraram connosco, num total de 21 escolas da Área Pedagógica 9 (Queluz – Sintra). Visou, além disso, averiguar como estão estas escolas a preparar-se para os desafios que o ambiente digital coloca às colecções das bibliotecas escolares. O estudo empírico realizado adoptou um paradigma misto, com predominância qualitativa, seguindo a concepção do estudo de caso, na variante de caso “embebido” ou “encaixado”. Os instrumentos que usámos para recolha de dados foram o inquérito por questionário, a entrevista e a observação directa. Esta investigação centrou-se em quatro questões e foi concretizada através de um trabalho de campo que contou com a colaboração dos professores coordenadores das bibliotecas das escolas acima referidas. Para nortear o trabalho de investigação que empreendemos, elegemos o caminho apontado por Patton: tornar evidente o que já é óbvio, questionar o que parece óbvio e revelar o oculto. As conclusões a que chegámos confirmaram, em grande parte, as hipóteses de investigação que inicialmente tínhamos formulado: na actual situação institucional das bibliotecas escolares, a gestão das colecções limita-se a dar resposta a solicitações pontuais de aquisição de documentos, apresentadas pelos professores curriculares, não tendo sido alterado – na maioria dos casos – o modelo de gestão e desenvolvimento das colecções pelo facto de as bibliotecas escolares terem entrado no Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, ainda que os professores coordenadores das bibliotecas escolares valorizem a existência de um plano de desenvolvimento da colecção para uma eficaz gestão e desenvolvimento das colecções. Concluímos também que, na actual situação das escolas, as bibliotecas escolares não estão preparadas para os desafios que o paradigma digital lhes coloca.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1256
dc.language.isoporen
dc.subjectInformação/bibliotecas,papelen
dc.subjectBibliotecas escolaresen
dc.subjectLeituraen
dc.subjectProjetosen
dc.subjectPromoção da leitura
dc.subjectHábitos de leitura
dc.titleProblemática de gestão e desenvolvimento de colecções de bibliotecas escolares em rede : desafios emergentesen
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PP TESE 2008.pdf
Size:
847.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: