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- Project management and scheduling 2022Publication . Servranckx, Tom; Coelho, José; Vanhoucke, MarioThis article summarises the research studies published in the special issue on Project Management and Scheduling devoted to the 18th International Conference on Project Management and Scheduling (PMS). The special issue contains state-of-the art research in the field of (non-)robust project and machine scheduling and the contribution of each individual study to the academic literature are discussed. We notice that there is a growing interest in the research community to investigate robust scheduling approaches and optimisation problems observed in real-life business settings. This allows us to derive some interesting future research directions for the project and machine scheduling community.
- Contributos da Biblioterapia para as bibliotecas escolaresPublication . Pereira, João Pedro Silva; Novo, AnaO presente trabalho retoma essa necessária relação entre a pessoa e o livro como um encaminhamento para o bem-estar individual e, subsequentemente, coletivo, observando-se que ambos são já uma urgência existencial que implica pensar o ato de ler para lá de uma conveniência cultural ou de um consenso educativo rotineiro. A biblioterapia do desenvolvimento possibilita o encadeamento entre o que se acabou de referir e uma das inquietações com que a sociedade, em geral, e a escola, em particular, se deparam: a promoção da leitura. Esta, pelo seu tempo próprio de um modo próprio de ser no tempo, necessita que seja enfatizada essa relação benfazeja entre o leitor e os sentimentos, sustentada por uma metodologia que faz da empatia um processo que possibilita o compartilhamento de vivências e o questionamento da nossa presença no mundo, libertando-o da intencionalidade frívola que faz das emoções mais um qualquer produto transacionável. Seguindo, metodologicamente, uma investigação de cariz qualitativo, procedeu-se, por um lado, a uma revisão comentada da literatura que permitiu a construção de um universo de referência representativo da reflexão sobre a temática desenvolvida e criou-se, por outro, uma dimensão multidisciplinar que possibilitou estabelecer diálogos entre as diversas áreas do saber, solicitando um maior contributo por parte da neurociência, porquanto as investigações feitas neste campo se afiguraram como promissoras para o entendimento das considerações anteriormente apresentadas. Não considerando que a biblioterapia seja a panaceia, a Pedra da Roseta que é imperioso revelar, ela cria as condições para um encontro entre os livros e os leitores, deixando que a liberdade, a amizade, a reflexão, a imaginação, a felicidade e o cuidado para com o próximo façam da escola, da biblioteca e do mundo o que sempre gostamos de sonhar.