Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A dataficação da educação como elo de interligação entre a Indústria 4.0 e a Educação 4.0Publication . Negas, Mário CarrilhoA transformação digital está a redefinir profundamente a educação e a indústria, destacando-se a Datificação da Educação (DE) como um elemento central neste processo. No contexto da Educação 4.0, que promove a personalização do ensino através de tecnologias digitais, e da Indústria 4.0, marcada pela automação e pelo uso de tecnologias avançadas como big data e inteligência artificial (IA), a DE surge como um elo estratégico para reforçar a integração destas áreas. Este estudo explora como a DE pode incrementar a interligação dos dois domínios, contribuindo para a criação de um ecossistema educacional e industrial mais coeso e eficaz a lidar com os desafios. A necessidade de alinhar competências educacionais às exigências da Indústria 4.0 é amplamente reconhecida valorizando o modelo de sociedade atual. A DE, ao transformar dados educacionais em inteligência acionável (os sistemas para além de interpretar os dados, também atuam com base neles), fomenta soluções promissoras para personalizar o ensino, monitorizar o progresso dos estudantes e adaptar currículos às dinâmicas do mercado de trabalho. Simultaneamente, na Indústria 4.0, a análise de dados permite identificar lacunas de competências e desenvolver programas de formação contínua alinhadas com a procura de competências tecnológicas. Esta análise adota uma metodologia mista, incluindo uma revisão da literatura e a análise de casos práticos em instituições educacionais e industriais que implementaram práticas de DE. Pretende-se analisar e salientar que a DE tem potencial para: • Personalizar o ensino e melhorar a experiência de aprendizagem. • Identificar lacunas de competências e otimizar a formação de trabalhadores. Este estudo também procura evidenciar o facto da DE não ser apenas um elo entre a Educação 4.0 e a Indústria 4.0, mas também um catalisador de transformação, permitindo alinhar objetivos educacionais e industriais, onde as preocupações de um sector dão lugar às oportunidades do outro sector.
- A Wikipédia como recurso de ensino e aprendizagem no ensino superior em Moçambique: estudo de caso num curso de biblioteconomia e documentaçãoPublication . Muandichalira, Marcelino Dias; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA presente pesquisa, intitulada A Wikipédia como recurso de ensino e aprendizagem no ensino superior em Moçambique: estudo de caso num curso de Biblioteconomia e Documentação, pressupõe sinalizar quer as perceções, quer as práticas de estudantes e professores do ensino superior em Moçambique, designadamente daquele curso da Escola Superior de Jornalismo, na Delegação de Manica, sobre a Wikipédia enquanto recurso de ensino e de aprendizagem, nomeadamente como Recurso Educacional Aberto. Importa notar que a Wikipédia joga um papel preponderante na atual Sociedade da Informação, incluindo em Moçambique. Este facto pode ser explicado pela facilidade do seu acesso e gratuitidade, permitido, inclusivamente, trabalhar online e offline. Metodologicamente, enveredou-se por um estudo misto, ou seja, a pesquisa combina o paradigma positivista com o paradigma qualitativo ou interpretativo. No estudo de caso levado a cabo recorreu-se ao inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados. Assim, foram implementados dois questionários, disponibilizados online, um dirigido aos professores e outro aos estudantes. Para o tratamento e a análise dos dados foi utilizada sobretudo a estatística descritiva. Da análise de dados recolhidos pode concluir-se que tanto professores como estudantes consideram que a Wikipédia é um projeto que permite o acesso de todos à informação. Contudo, denota-se ainda que há a necessidade de que a informação da Wikipédia seja suportada por outras fontes. Além disso, consideram que em comparação com há cinco anos a Wikipédia é atualmente mais utilizada, evidenciando-se alguma abertura na sua utilização enquanto recurso de ensino e de aprendizagem. Por sua vez, nem professores nem estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Delegação Académica da Escola Superior de Jornalismo em Manica se têm destacado na criação e/ou atualização de artigos na Wikipédia, o que sugere a pertinência de lhes proporcionar formação para o efeito.
- Formação Flash sobre IA Generativa: algumas notas para o desenvolvimento profissional docentePublication . Rocio, Vitor; Cruz, Elisabete; Freitas, João Correia de; Pereira, Carolina
- Conversas Abertas. Histórias de Vida de EstudantesPublication . Universidade Aberta; Branco, Mauro; Falé, PedroNa primeira parte do programa, são dadas a conhecer as histórias de vida de estudantes da UAb: Roberto Reis, estudante do Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, residente em São Miguel, Açores. Depoimentos dos coordenadores dos três Centros Locais de Aprendizagem da UAb no arquipélago dos Açores: Leonardo Ferraz de Sousa, coordenador do CLA da Ribeira Grande, Patrícia Frederico, coordenadora do CLA da Praia da Vitória e de Sandro Miguel Jorge, coordandor do CLA da Madalena. Para assinalar o 36.º aniversário da Universidade Aberta, convidámos a reitora Carla Padrel de Oliveira que falou sobre a importância da Universidade na valorização das pessoas.