Percorrer por data de Publicação, começado por "2024-12-13"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
- Conversas Abertas. Histórias de Vida de EstudantesPublication . Universidade Aberta; Branco, Mauro; Falé, PedroNa primeira parte do programa, são dadas a conhecer as histórias de vida de estudantes da UAb: Roberto Reis, estudante do Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, residente em São Miguel, Açores. Depoimentos dos coordenadores dos três Centros Locais de Aprendizagem da UAb no arquipélago dos Açores: Leonardo Ferraz de Sousa, coordenador do CLA da Ribeira Grande, Patrícia Frederico, coordenadora do CLA da Praia da Vitória e de Sandro Miguel Jorge, coordandor do CLA da Madalena. Para assinalar o 36.º aniversário da Universidade Aberta, convidámos a reitora Carla Padrel de Oliveira que falou sobre a importância da Universidade na valorização das pessoas.
- A dataficação da educação como elo de interligação entre a Indústria 4.0 e a Educação 4.0Publication . Negas, Mário CarrilhoA transformação digital está a redefinir profundamente a educação e a indústria, destacando-se a Datificação da Educação (DE) como um elemento central neste processo. No contexto da Educação 4.0, que promove a personalização do ensino através de tecnologias digitais, e da Indústria 4.0, marcada pela automação e pelo uso de tecnologias avançadas como big data e inteligência artificial (IA), a DE surge como um elo estratégico para reforçar a integração destas áreas. Este estudo explora como a DE pode incrementar a interligação dos dois domínios, contribuindo para a criação de um ecossistema educacional e industrial mais coeso e eficaz a lidar com os desafios. A necessidade de alinhar competências educacionais às exigências da Indústria 4.0 é amplamente reconhecida valorizando o modelo de sociedade atual. A DE, ao transformar dados educacionais em inteligência acionável (os sistemas para além de interpretar os dados, também atuam com base neles), fomenta soluções promissoras para personalizar o ensino, monitorizar o progresso dos estudantes e adaptar currículos às dinâmicas do mercado de trabalho. Simultaneamente, na Indústria 4.0, a análise de dados permite identificar lacunas de competências e desenvolver programas de formação contínua alinhadas com a procura de competências tecnológicas. Esta análise adota uma metodologia mista, incluindo uma revisão da literatura e a análise de casos práticos em instituições educacionais e industriais que implementaram práticas de DE. Pretende-se analisar e salientar que a DE tem potencial para: • Personalizar o ensino e melhorar a experiência de aprendizagem. • Identificar lacunas de competências e otimizar a formação de trabalhadores. Este estudo também procura evidenciar o facto da DE não ser apenas um elo entre a Educação 4.0 e a Indústria 4.0, mas também um catalisador de transformação, permitindo alinhar objetivos educacionais e industriais, onde as preocupações de um sector dão lugar às oportunidades do outro sector.
- A Wikipédia como recurso de ensino e aprendizagem no ensino superior em Moçambique: estudo de caso num curso de biblioteconomia e documentaçãoPublication . Muandichalira, Marcelino Dias; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA presente pesquisa, intitulada A Wikipédia como recurso de ensino e aprendizagem no ensino superior em Moçambique: estudo de caso num curso de Biblioteconomia e Documentação, pressupõe sinalizar quer as perceções, quer as práticas de estudantes e professores do ensino superior em Moçambique, designadamente daquele curso da Escola Superior de Jornalismo, na Delegação de Manica, sobre a Wikipédia enquanto recurso de ensino e de aprendizagem, nomeadamente como Recurso Educacional Aberto. Importa notar que a Wikipédia joga um papel preponderante na atual Sociedade da Informação, incluindo em Moçambique. Este facto pode ser explicado pela facilidade do seu acesso e gratuitidade, permitido, inclusivamente, trabalhar online e offline. Metodologicamente, enveredou-se por um estudo misto, ou seja, a pesquisa combina o paradigma positivista com o paradigma qualitativo ou interpretativo. No estudo de caso levado a cabo recorreu-se ao inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados. Assim, foram implementados dois questionários, disponibilizados online, um dirigido aos professores e outro aos estudantes. Para o tratamento e a análise dos dados foi utilizada sobretudo a estatística descritiva. Da análise de dados recolhidos pode concluir-se que tanto professores como estudantes consideram que a Wikipédia é um projeto que permite o acesso de todos à informação. Contudo, denota-se ainda que há a necessidade de que a informação da Wikipédia seja suportada por outras fontes. Além disso, consideram que em comparação com há cinco anos a Wikipédia é atualmente mais utilizada, evidenciando-se alguma abertura na sua utilização enquanto recurso de ensino e de aprendizagem. Por sua vez, nem professores nem estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Delegação Académica da Escola Superior de Jornalismo em Manica se têm destacado na criação e/ou atualização de artigos na Wikipédia, o que sugere a pertinência de lhes proporcionar formação para o efeito.
- Formação Flash sobre IA Generativa: algumas notas para o desenvolvimento profissional docentePublication . Rocio, Vitor; Cruz, Elisabete; Freitas, João Correia de; Pereira, Carolina
- Teaching through community artistic practices in informal urban agriculture laboratoryPublication . Carvalho, Isabel Cristina; Sousa, Raquel Luz; Viana, David Leite; Brandão, Emílio; Morais, Franklim; Carvalho, Isabel Cristina; Duarte, José Pinto; Brandão, NicolauThe chapter advocates teaching contexts that involve community art practices, framing them as contributing to the collective construction of well-being. Based on an informal urban agriculture laboratory, it suggests approaches for teaching Architecture and Urbanism that explore the pedagogical potential of action research and experimental research methods to structure living spaces regarding proximity, solidarity, intergenerationality, multifunctionality and sustainability. Aiming at social, biophysical, and ecological integration, the promotion of difference and gender equality, and raising awareness of the importance of active citizenship, collaborative processes of co-planning and co-management are developed in implementing plural green urban spaces.
