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- Guerra em tempo de paz ou uma Europa híbrida no século XXIPublication . Carvalho, Maria Augusta de Oliveira; Martins, MargaridaGuerra em Tempo de Paz ou Uma Europa Híbrida no Século XXI, investiga a relação complexa entre a dicotomia guerra e paz na Europa, desde a Antiguidade Clássica até aos dias de hoje, com foco nas tensões geopolíticas contemporâneas intensificadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. O estudo analisa como as teorias da guerra e da paz evoluíram ao longo da história europeia, explorando desde a glorificação da guerra na Grécia Antiga, através do conceito de areté, até às tentativas modernas de mitigar os conflitos armados por meio do Direito Internacional Humanitário. Este estudo propõe que a Europa neste início do século XXI deva ser entendida como um espaço híbrido, onde a paz e a guerra coexistem de maneira paradoxal. Este conceito de "Europa Híbrida" reflete as contradições internas do continente, que, apesar de se orgulhar dos seus avanços em direitos humanos, democracia e estado de direito, continua a ser palco de conflitos armados e tensões políticas. A dissertação explora a fragilidade das democracias liberais europeias num contexto crescente de nacionalismo radical, que ameaça os ideais de solidariedade e cooperação supranacional que sustentam a União Europeia. A análise do Direito Internacional Humanitário revela tanto os seus avanços assim como as suas limitações na proteção de civis e na regulamentação da conduta durante os conflitos, especialmente em cenários complexos como o da Ucrânia. O estudo conclui que a Europa, diante de crises contínuas e da ascensão de movimentos nacionalistas radicais, enfrenta desafios significativos para preservar a paz e a democracia. A manutenção da paz no continente depende da capacidade da União Europeia de reforçar os seus mecanismos de governança, promover uma integração mais inclusiva e democrática, e garantir a aplicação eficaz do Direito Internacional Humanitário. Esta dissertação pretende contribuir para um entendimento mais profundo das dinâmicas que moldam a Europa contemporânea e refletir sobre políticas que procurem fortalecer a paz e a democracia num contexto global instável.
- Promover o livro e a leitura junto de alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do distrito de Leiria: uma missão intemporal da biblioteca escolarPublication . Vaz, Maria Emília Teixeira; Novo, AnaEsta investigação explora uma temática que, ao longo do tempo, se tem apresentado como uma das grandes debilidades do nosso país, a leitura. Com efeito, são preocupantes as fragilidades que a população portuguesa, especialmente a população em idade escolar, tem evidenciado no que diz respeito à leitura e aos seus hábitos. O objetivo deste estudo é perceber de que modo as bibliotecas escolares, no distrito de Leiria, são capazes de promover o gosto pelo livro e pela leitura contribuindo, assim, para melhorar os índices de leitura da sua população estudantil. Optou-se pelo estudo de caso com recurso a uma metodologia de cariz quantitativo. Os dados utilizados foram recolhidos das respostas aos inquéritos realizados pela Rede de Bibliotecas Escolares MABE 2019 (Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar) e aplicados aos alunos e professores das bibliotecas escolares do distrito de Leiria, tendo-se analisado o domínio B - Leitura e literacia e, escolhido as questões que mais diretamente estão relacionadas com a leitura. Pode-se concluir que as bibliotecas escolares do distrito de Leiria promovem hábitos de leitura e estimulam o interesse e o gosto dos alunos para a leitura, embora não se verifiquem índices de articulação expressivos, dentro da comunidade escolar, nem exista um significativo envolvimento com as famílias.